A consciência de que existem
formas diferentes de aprender e de ser inteligente é importante para que os
professores possam adequar o ensino à diversidade dos seus alunos e para que
estes se conheçam melhor e rentabilizem o seu trabalho adotando um método de
estudo conveniente às suas características.
Já reparou que perante um
mesmo problema há quem o resolva de forma lógica a partir de uma reflexão
cuidadosa, enquanto outros procedem por tentativa e erro e outros ainda quase
intuitivamente? Hoje em dia não se fala de inteligência mas sim de várias
inteligências com características específicas. Gardner definiu sete
inteligências: inteligência linguística, inteligência lógico-matemática inteligência
visual-espacial, inteligência quinestésica, inteligência musical, inteligência
interpessoal e inteligência intrapessoal. A consciência de que existem formas
diferentes de aprender e de ser inteligente é importante para que os
professores possam adequar o ensino à diversidade dos seus alunos e para que
estes se conheçam melhor e rentabilizem o seu trabalho adotando um método de
estudo conveniente às suas características. Neste artigo debruçar-nos-emos
sobre a inteligência lógico-matemática.
Inteligência
lógico-matemática
Características:
Números e raciocínio lógico
são algo que agrada particularmente a quem possui uma inteligência
lógico-matemática desenvolvida. São pessoas caracterizadas pelo gosto e pela
competência na interpretação e na categorização dos factos e da informação, no
cálculo, no raciocínio lógico e na busca de explicação para tudo. Sentem-se
desafiadas perante problemas envolvendo raciocínio, que procuram resolver de
forma metódica e persistente. Divertem-se a resolver os "quebra-cabeças"
das revistas e dos jornais.
Como podem os
professores/educadores ajudar os alunos/crianças/jovens no desenvolvimento
desta inteligência:
Há vários recursos e
atividades que estimulam a inteligência lógico-matemática e que, por
conseguinte, os professores/educadores podem utilizar com os seus
alunos/educandos (e também com eles próprios). Entre eles contam-se: puzzles,
jogos, computador, materiais manipulativos, categorização de factos e de
informação, analogias, pesquisa, experiências laboratoriais, mnemónicas, mapas
de ideias.
Em vários artigos anteriores
referimos algumas das atividades enunciadas, particularmente as mnemónicas e os
mapas de ideias. As mnemónicas são palavras ou frases criadas com o objetivo de
servirem de auxiliares de memória e podem ser criadas pelo próprio aluno (Quem
não se lembra da célebre quadra: Trinta dias tem novembro/abril, junho e
setembro/Com 28 só há um/Os restantes 31?). Os mapas de ideias são uma das
várias formas possíveis de organizar graficamente a informação, articulando-a
de forma lógica, constituindo preciosos auxiliares na compreensão da matéria
que se estuda e em revisões posteriores.
A prática de diversos jogos
é uma forma lúdica de desenvolver a inteligência lógico-matemática. A título de
exemplo referiremos o Jogo do Galo, o Quatro em Linha, o Xadrez e o Su Doku.
Trata-se de jogos diferentes, com graus de dificuldade variados.
Tarefas que envolvem
abstração, tão do agrado de quem tem a inteligência lógico-matemática
desenvolvida, podem mostrar-se mais difíceis e menos apelativas para quem tem
dificuldades nessa área. Além das atividades já sugeridas para o seu
desenvolvimento, o recurso a gravuras, movimento ou materiais manipulativos
pode facilitar a resolução de problemas a essas crianças, favorecendo também o
sentimento de competência pessoal necessário à criação/ao reforço da autoestima
e ao gosto pela aprendizagem.
Se lhe parece que a
inteligência lógico-matemática não é o seu 'forte' ou o do seu filho, não
desespere. As várias sugestões dadas são apenas algumas atividades e recursos a
que pode deitar mão para desenvolver essa área. Por outro lado, certamente
terá, como predominante, um dos outros tipos de inteligência de que temos vimos
a falar noutros artigos ou de que ainda viremos a falar. Sugerimos a sua
consulta.
Antunes,
C. (2005). As inteligências múltiplas e os seus estímulos.Porto: Edições ASA.
Chapman, C. (1993). If the shoe
fits... How to develop multiple intelligences in the classroom.Palatine,
Illinois: IRI/Skylight, Inc.
Chapman, C. & Freeman, L.
(1997). Multiple intelligences: Centers and projects.Palatine, Illinois:
IRI/Skylight, Inc.
Gardner, H. (1993). Frames of
Mind: The Theory of Multiple Intelligences.London: fontana Press.
Zenhas,
A., Silva, C., Januário, C., Malafaya, C., & Portugal, I. (2002). Ensinar a
estudar Aprender a estudar (4.ª ed.). Porto: Porto Editora.
COPYRIGHT ©
Copyright
© construindohistoriahoje.blogspot.com.br Você pode
republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o
conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História
Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de
artigos de Construindo História
Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo
para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O
link não é exigido para citações. A republicação de artigos de
Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às
condições dessas fontes e seus atributos de direitos autorais.
Você quer saber mais?
(PÁGINA NO TUMBLR)
(REDE SOCIAL VK)
(ALBUM WEB PICASA)
(ALBUM NO FLICKR)
(CANAL NO YOUTUBE)
(MICRO BLOGUE TWITTER)
(REDE SOCIAL PINTEREST)
(BLOGUE WORDPRESS HISTORIADOR NÃO
MARXISTA)
(BLOGUE BLOGSPOT CONSTRUINDO
PENSAMENTOS HOJE)
(BLOGUE WORDPRESS O
CONSTRUTOR DA HISTÓRIA)
(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O
CAPITALISMO)
(BLOGUE BLOGSPOT
DESCONSTRUINDO O COMUNISMO)
(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O
NAZISMO)
(BLOGUE WORDPRESS
CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)
(REDE SOCIAL FACEBOOK
CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)
(REDE SOCIAL GOOGLE + CONSTRUINDO
HISTÓRIA HOJE)
(MARCADOR DICAS DE LEITURA)
(MARCADOR ARQUEOLOGIA)
(MARCADOR ÁFRICA)
(MARCADOR ANTIGUIDADE)
(MARCADOR PERSONAGENS DA
HISTÓRIA)
(MARCADOR HISTÓRIA DO BRASIL)
(MARCADOR FÉ)
(MARCADOR COMUNISMO)