Quando Howard Gardner referiu-se pela
primeira vez à questão das múltiplas inteligências, disse que não havia motivo
para se pensar que sete seria um número definitivo, enfatizando que mais
inteligências poderiam ser identificadas. Em seu livro "Estruturas da
Mente", Gardner chamou-as de "inteligências candidatas".
Thomas Hoerr e colegas especularam se senso de humor,
habilidades educativas ou velocidade de raciocínio, entre outros, não seriam
possíveis inteligências, porém ao aplicarem os critérios de Gardner sobre o que
constitui uma inteligência, descobriram que essas "inteligências
candidatas" eram parte de uma inteligência já identificada ou não se
classificavam como tal. Por exemplo, quanto ao senso de humor, concluíram que
cada inteligência tem sua própria forma de humor. Quando o humor é expressado
por um jogo de palavras ou mímicas, a pessoa está manifestando a inteligência
linguística ou corporal–cinestésica , respectivamente.
Gardner relata que inteligências
candidatas são freqüentemente apresentadas a ele, desde inclinação à culinária
até espiritualidade. Afirma que não quer ser o árbitro para decidir o que é ou
não uma "inteligência oficial", e que os critérios para determinar
uma inteligência devem servir a esse propósito.
Em 1996, Gardner fez a primeira
ampliação da sua listagem original acrescentando a inteligência naturalística.
Ele descreveu o naturalista como um indivíduo "apto para reconhecer flora
e fauna, fazendo distinções relativas ao mundo natural e para usar essa
habilidade produtivamente na agricultura ou nas ciências biológicas".
Apesar da habilidade de apreciar a vida ao ar livre ou de sentir-se confortável
junto à natureza sejam importantes aspectos dessa inteligência, ela tem sido caracterizada
mais como uma capacidade para discernir, identificar e classificar plantas e
animais, do que uma habilidade de conviver com a natureza.
Charles Darwin foi caracterizado como
possuidor de uma inteligência naturalística muito marcante. Stephen Jay Gould,
usou a teoria das múltiplas inteligências para ajudar a explicar o seu sucesso.
Gould observou que Darwin foi um estudante indiferente: "Absolutamente
nada em qualquer registro documenta características indicativas de brilho
intelectual." Contudo, segundo Gould: "Ele coordenava as
inteligências múltiplas para ver, obter e ordenar informações." A
habilidade de Darwin para identificar e classificar insetos, pássaros, peixes e
mamíferos, resultou na sua teoria da evolução, que figura como uma das maiores
contribuições intelectuais do século dezenove.
Porém, as habilidades de observar,
coletar e categorizar podem ser também aplicadas ao meio humano, como uma
criança que organiza figurinhas de seus ídolos em um álbum de esportes ou de um
adulto que classifica variações em impressões digitais.
Implicações
para a Educação
Atualmente, o meio ambiente está
bastante diferente daquele que existia na segunda metade do século 19, quando
Darwin navegou no H. M. S. Beagle. As áreas selvagens são raras, vestígios
identificados e protegidos de uma era remota.
A juventude de hoje passa as férias
em shoppings com ar condicionado e as crianças têm poucas oportunidades para
familiarizarem-se com a natureza, para desenvolverem sua inteligência
naturalística e adquirirem um sentido de mundo com plantas e animais. Porém,
Gardner sugere que os jovens usem sua inteligência naturalística, para
reconhecer, classificar e organizar figuras sobre esportes ou automóveis, por
exemplo.
O trabalho com a inteligência naturalística
está apenas começando. Por exemplo, estuda-se suas diferenças e semelhanças com
a inteligência lógico-matemática . Procura-se um meio de deixar os estudantes
usarem suas habilidades para identificar e organizar. Idealmente, pode-se
fornecer um cenário naturalista para essa inteligência. Pode-se pedir aos estudantes para criarem
categorias de classificação de personagens históricos e organizá-los de modo
que explique os acontecimentos, ou então levar a classe para uma viagem a uma
área natural de preservação. É necessário começar a procurar por essa
inteligência nos estudantes, pois a razão de trazer a teoria das inteligências
múltiplas para as salas de aula é fornecer aos alunos mais caminhos para serem
bem sucedidos, e a inteligência naturalítica oferece um meio a mais para ajudar
os estudantes a compreender e aprender.
Estratégias
Educacionais para a Inteligência Naturalística
Coletar objetos do mundo
natural
Classificar espécies
naturais
Organizar grupos
Observar a natureza
Perceber as mudanças no meio
ambiente
Caracterizar objetos
Aprender características do
mundo natural
Usar lentes de aumento,
telescópios ou microscópios para estudar a natureza
Desenhar ou fotografar
objetos naturais
Caminhar junto a natureza ou
viajar em ambiente natural
Jardinagem
Cuidar de animais de
estimação
Proteger a vida natural
Visitar zoológicos e jardins
botânicos
Visitar museus de história
natural
Secar flores
Consultar livros sobre a
natureza
Pesquisar sobre o trabalho
de naturalistas famosos, tais como Darwin
COPYRIGHT ©
Copyright
© construindohistoriahoje.blogspot.com.br Você pode
republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o
conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História
Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de
artigos de Construindo História
Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo
para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O
link não é exigido para citações. A republicação de artigos de
Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às
condições dessas fontes e seus atributos de direitos autorais.
Você quer saber mais?
(PÁGINA NO TUMBLR)
(REDE SOCIAL VK)
(ALBUM WEB PICASA)
(ALBUM NO FLICKR)
(CANAL NO YOUTUBE)
(MICRO BLOGUE TWITTER)
(REDE SOCIAL PINTEREST)
(BLOGUE WORDPRESS HISTORIADOR NÃO
MARXISTA)
(BLOGUE BLOGSPOT CONSTRUINDO
PENSAMENTOS HOJE)
(BLOGUE WORDPRESS O CONSTRUTOR
DA HISTÓRIA)
(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O
CAPITALISMO)
(BLOGUE BLOGSPOT
DESCONSTRUINDO O COMUNISMO)
(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O
NAZISMO)
(BLOGUE WORDPRESS
CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)
(REDE SOCIAL FACEBOOK
CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)
(REDE SOCIAL GOOGLE + CONSTRUINDO
HISTÓRIA HOJE)
(MARCADOR DICAS DE LEITURA)
(MARCADOR ARQUEOLOGIA)
(MARCADOR ÁFRICA)
(MARCADOR ANTIGUIDADE)
(MARCADOR PERSONAGENS DA
HISTÓRIA)
(MARCADOR HISTÓRIA DO BRASIL)
(MARCADOR FÉ)
(MARCADOR COMUNISMO)