O Zohar é uma coletânea de comentários sobre a Torah. Imagem: Arquivo pessoal CHH.
1) O que é o Zohar?
O Zohar é uma coleção de comentários sobre a Torah,
com o propósito de guiar aquelas pessoas que já alcançaram níveis espirituais
elevados desde a raíz (ou origem) de suas respectivas almas.
O Zohar compreende todos os estados espírituais que
experimentam as pessoas à medida que suas respectivas almas evoluem. No final
do processo, as almas alcançam aquilo que os Cabalistas chamam de “o final da
correção”, o mais alto nível espiritual.
Para aqueles que não alcançaram nenhum nível
espiritual, o Zohar pode parecer apenas uma compilação de alegorias e lendas
que podem ser interpretadas e percebidas distintamente por cada individuo. Mas
para aqueles que já alcançaram níveis espírituais, ou seja Cabalistas, o Zohar
é um guia prático para levar a cabo as ações internas com o propósito de
descobrir estados de percepção e de sensação mais profundos e elevados.
Quando perguntaram ao Rav Kook- o grande Cabalista do
século 20 e o mais importante Rabino de Israel – quem poderia estudar Cabala,
sua resposta foi inequívoca: "Qualquer um que queira". Nos últimos
cem anos, todos os Cabalistas, sem exceção, e em muitas ocasiões, deixaram
claro que hoje a Cabala está disponível para todos. Disseram também que ela é a
ferramenta necessária para resolver a crise global que previam viria a
acontecer e que hoje estamos enfrentando.
De acordo com todos os Cabalistas, os dias em que a
Cabala era um segredo acabaram. A sabedoria da Cabala manteve-se oculta no
passado porque os Cabalistas temiam que ela fosse mal aplicada e mal entendida.
E realmente o pouco que escapou gerou muitos mal-entendidos. Porque os
Cabalistas dizem que a nossa geração está pronta para entender o realsignificado
da Cabala, e para acabar com os mal-entendidos, esta ciência está agora sendo
revelada para todos que desejam aprender.
De acordo com todos os Cabalistas e de acordo com o
início do livro, o Zohar foi escrito pelo Rabino Shimón Bar Yochai(Rashbi), que
viveu nos séculos II e III da nossa era. Existem algumas opiniões nos círculos
acadêmicos que afirmam que o Zohar foi escrito no século XI pelo cabalista
Rabino Moises de Léon. Esta opinião foi negada pelo próprio Rabino Moises de
Léon, que afirmou que o livro foi escrito pelo Rashbi.
Para o enfoque Cabalístico, é muito mais importante o que
é o Zohar do que quem o escreveu. O propósito do
Zohar é ser um guia para as pessoas alcançarem a origem das suas almas.
Este caminho até a origem da alma de cada um consiste
em 125 etapas. Rabino Yehuda Ashlag escreve que um Cabalista que passa por
todas estas etapas e que compartilhe a mesma percepção espiritual que o autor
do livro, vê claramente que o autor não poderia ser outro a não ser o Rashbi.
4) Por que o estudo do
Zohar esteve oculto por tanto tempo?
O Zohar foi mantido oculto por 900 anos, entre o
século II e o século XI da nossa era, devido a que os que possuíam sua
sabedoria compreendiam que naqueles tempos as pessoas não a necessitavam e por
isso interpretariam incorretamente o seu conteúdo. No século XVI apareceu um
Cabalista que explicou os fundamentos da Cabala. Este Cabalista foi o Santo
Ari, o Rabino Isaac Luria (1534 – 1572). O Ari afirmava que deste momento em
diante a sabedoria da Cabala estava preparada para ser revelada para todo o
mundo.
Os comentários sobre os trabalhos de Ari e do Zohar
apareceram apenas no século XX, no século onde se vê mais nìtidamente a
explosão da história dos desejos humanos. Durante este período apareceu uma
alma única, a do Rabino Yehuda Ashlag (Baal HaSulam). Baal HaSulam, Cabalista
do século XX, escreveu comentários sobre o Zohar e os trabalhos do Ari.
Isto não significa que não houve grandes Cabalistas
antes dele, simplesmente os trabalhos deles não são fácilmente compreendidos
pelos estudantes contemporâneos. A popularidade atual e a grande demanda pela
Cabala confirmam o desejo da nossa geração em absorver sua mensagem universal e
compreender os textos autênticos que falam sobre a raíz de nossas vidas e como
alcançá-la.
5) Onde posso encontrar mais informações a respeito do
Zohar?
Atualmente o Zohar não pode ser compreendido e
assimilado diretamente, uma vez que requer conceitos iniciais de
espiritualidade, antes que uma pessoa se dedique ao livro. O maior de todos os
Cabalistas de nossos tempos Rabbi Yehuda Ashlad (Baal HaSulam), escreveu
introduções ao Zohar precisamente para nos guiar no enfoque deste livro tão
profundo, antes de começá-lo a estudar diretamente.
Estes artigos cultivam as qualidades espirituais de
uma pessoa para perceber a realidade Superior. Além do mais, estes textos nos
trazem conhecimento de como interpretar termos, frase e conceitos do Zohar,
para maximizar seu uso como um guia para o crescimento espiritual, evitando
perder-se em representações materializadas que a mente humana está sempre
inclinada a formar.
O Bnei Baruch fornece não somente estas introduções
mas também aulas grátis sobre as mesmas, assim como artigos mais curtos que
descrevem conceitos do Zohar e como preparar-se para o encontro com estes
conceitos.
Descobir o Zohar significa descobrir o nosso mundo
interior e nosso potencial ilimitado. Bnei Baruch deseja a todos êxito no seu
avanço espiritual.
O Mistério do Zohar
Por que o Zohar foi escondido das primeiras
gerações?
O Zohar permaneceu escondido durante 9
séculos, entre os séculos IV e XIII. Isto ocorreu apesar de que estas gerações
eram muito mais maduras espiritualmente e mereciam por completo o estudo deste
livro. Sua maturidade espiritual foi consequência da pureza de seus desejos. É
por isso que não necessitavam do livro do Zohar para sua correção.
Por que não houve comentários válidos do livro do Zohar antes do Ari?
Simplesmente porque durante 13 séculos
(do IV ao XVI), entre a época do Rashbi e do Ari nenhum Cabalista alcançou o
nível necessário para explicar o Zohar e a Cabala como um todo.
O Ari, o rabino Isaac Luria
(1534-1572) explicou os fundamentos da Cabala, mas nunca escreveu nenhum
comentário sobre o Zohar. Somente a partir do século XVI começaram a circular
as versões impressas do Zohar.
Por que não há nenhum comentário dos trabalhos do Ari e o Zohar entre a época do Ari e a atual?
Nunca houve nenhum comentário similar
ao do Sulam por séculos e sobre os trabalhos do Ari durante 3 séculos. Somente
quando chegou a hora correta da difusão da Cabala é que houve a reincarnação da
alma do rabino Yehuda Ashlag. Ele transmitiu a ciência da Cabala da forma que
pudesse ser compreendida pela nossa geração.
Isto não significa que não existiram
grandes Cabalistas antes da nossa geração; pelo contrário, mas o que eles
aprendiam somente era útil em trabalhos privados. Não lhes foi permitido
ensinarem a Cabala. Houve Cabalistas antes do Rashbi cujos conhecimentos foram
tão impressionantes como o dele, mas que não tinham o direito de revelar os
segredos da Cabala.
Alguns
dos grandes Cabalistas do passado foram:
Rabino Moshe Haym
Luzzato (Ramjal,
1700-1746), escreveu vários livros sobre Cabala.
Israel Baal Shem Tov (1698-1760),
fundador do Hasidismo.
Rabino Elyahu, Gaón
de Vilna
(1710-1798), autor de trabalhos sobre Cabala, assim como aspectos práticos e
teóricos da Halajah. Também escreveu comentários sobre os principais livros
Cabalísticos, como o “Sefer Yetzirah”, “Sefer haBahir”, “Sifra de Tsniuouta”,
etc.
O fato é que nos dias de hoje são
possíveis o estudo da Cabala e o aumento do círculo de estudantes, (de acordo
com os princípios do Ari) o que responde ao desejo do Criador de conceder à
nossa geração a fortaleza que leva a conquista da correção.
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