quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Faixas sugerem dinossauros podiam nadar!

Nadadores Pré-historicos

Pegadas antigas apresentaram provas convincentes de que alguns dinossauros eram capazes de nadar, relatam os cientistas. O rastro (50 pés) de 15m, que revela uma odisséia submarina animal foi descoberto na Bacia de Cameros, em Espanha, em um grande lago.

O S-shaped estampas sugerem que a besta com garras em sedimentos no fundo do lago, uma vez que nadava em cerca de 3m (10ft) de água. As marcas são de 125 milhões de anos, datando do início do período cretáceo, a equipe escreve na revista Geology.

Elas foram deixadas por um dinossauro grande, bípedes carnívoro. "Nos deparamos com eles cerca de três ou quatro anos atrás", explicou o Dr. Loic Costeur, paleontólogo da Universidade de Nantes, na França, e um co-autor do papel."A Bacia Cameros tem milhares de pegadas de dinossauros a pé da fauna diversa, mas quando vimos estas foi imediatamente óbvio que este era um dinossauro nadando."

Imediatamente óbvio

O rastro submarino, que está bem preservada em arenito, é composta de 12 impressões consecutivas cada uma delas constituída de duas a três marcas de arranhões."As pegadas são muito peculiares em sua forma e morfologia - eles não são em todas as pegadas, como caminhadas," Dr. Costeur disse à BBC. "Em pegadas andando, você pode reconhecer o formato do pé, mas aqui não é em todos os casos: é conjuntos de sulcos na superfície do sedimento. "Você começa a idéia que o corpo dos animais, foi apoiada pela água que estava arranhando o sedimento." As estrias onduladas ao redor da pista sugeriu que o dinossauro nadava contra a corrente, tentando manter um caminho reto, a equipe disse.

Outras investigações da pista bem preservado revelou mais sobre o estilo da fera da natação. "O dinossauro nadava com movimentos alternados das duas patas traseiras: um movimento de natação de impulso pélvico", disse Costeur. "É um estilo de natação amplificado andando com movimentos semelhantes aos usados por bípedes modernos, incluindo as aves aquáticas".Por muitos anos, a questão de se os dinossauros eram capazes de nadar ficaram sem resposta.

As investigações sobre a anatomia dos dinossauros e da ecologia sugeriu que era possível, mas muito poucas evidências existentes documentar esse comportamento. Mas o Dr. Costeur descreveu a descoberta como "extremamente interessante" e disse que desde a primeira evidência convincente de que os dinossauros eram capazes de nadar.

"O rastro de La Virgen del Campo abre as portas para diversas novas áreas de investigação", disse Costeur. "Nova modelagem biomecânica irá aumentar a nossa compreensão da fisiologia do dinossauro e capacidades físicas, bem como nossa visão de nichos ecológicos em que viveram.

Você quer saber mais?

http://www.univ-nantes.fr/

http://www.gsajournals.org/perlserv/?request=index-html&issn=0091-7613

Nenhum comentário:

Postar um comentário