Antropologia estrutural, é
um termo criado por Claude Lévi-Strauss (1908-2009), título de dois de seus
livros, na "busca de elementos duradouros e correspondências estruturais
entre sociedades de tipos diferentes para descobrir se existem estruturas
fundamentais que seriam a base da Antropologia". Segundo ele, a noção de
estrutura social em termos de complexidade se associa às noções ou estudo do
estilo, das categorias universais da cultura e da linguística estrutural. A
antropologia estrutural portanto situa-se no âmbito da antropologia cultural
Para Laplantine, foi a partir do estudo do parentesco que se
constituiu o estruturalismo de Lévi-Strauss. O parentesco para ele, é uma
linguagem onde não basta conhecer os seus termos, é necessário conhecer as
relações entre esses termos, regidas por leis de troca análogas às leis
sintáticas da língua. Quando se estuda o parentesco, a linguagem ou economia
das trocas estamos diante de diferentes modalidades de uma única e mesma
função: a comunicação (ou a troca), que é a própria cultura.
Teoria
e Método
Para a Antropologia
estrutural as culturas definem-se como sistemas de signos partilhados e
estruturados por princípios que estabelecem o funcionamento do intelecto. Em
1949 Lévi-Strauss publica "As estruturas elementares de parentesco",
obra em que analisa, entre outros povos, os aborígenes australianos e, em
particular, os seus sistemas de matrimônio e parentesco. Nesta análise,
Lévi-Strauss demonstra que as alianças são mais importantes para a estrutura
social que os laços de sangue. Termos como exogamia, endogamia, aliança,
consanguinidade passam a fazer parte das preocupações etnográficas.
Antropologia
estrutural de Lévi-Strauss
Lévi-Strauss é o principal
expoente da corrente estruturalista na Antropologia. Para fundá-la,
Lévi-Strauss buscou elementos das ciências que, no seu entender, haviam feito
avanços significativos no desenvolvimento de um pensamento propriamente
objetivo. Sua maior inspiração foi a Lingüística Estruturalista da qual faz
constante referência, por exemplo, a Jakobson.
Ao apropriar-se do
pensamento estruturalista para aplicá-lo à antropologia, Lévi-Strauss pretende
chegar ao modus operandi do espírito humano. Deve haver, no seu entender,
elementos universais na atividade do espírito humano entendidos como partes
irredutíveis e suspensas em relação ao tempo que perpassariam todo modo de
pensar dos seres humanos.
Nesta linha de pensamento,
Lévi-Strauss chega ao par de oposições como elemento fundamental do espírito:
todo pensamento humano opera através de pares de oposição. Para defender esta
sua tese, Lévi-Strauss analisa milhares de mitos nas mais variadas sociedades
humanas encontrando nelas modos de construção análogas em todas.
Para fundamentar o debate
teórico, Lévi-Strauss recorre a duas fontes principais: a corrente psicológica
criada por Wilhelm Wundt e o trabalho realizado no campo da lingüistica, por
Ferdinand de Saussure, denominado Estruturalismo. Influenciaram-no, ainda,
Durkheim, Jakobson (teoria linguística), Kant (idealismo) e principalmente
Marcel Mauss.
Principais
obras
As estruturas elementares do
parentesco. Paris, Presses universitaires de France, 1949.
Antropologia Estrutural.
Paris, Libraire Plon, 1958.
Antropologia Estrutural II.
Paris, Libraire Plon, 1973.
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