Há um sentido de vida, que é novo, e que precisamos decifrar.
Fala-se geralmente num crepúsculo da civilização. Eu prefiro falar num crepúsculo da Humanidade.
Não é uma civilização que está terminando o seu ciclo: é uma Humanidade que está em face de outra Humanidade. Não é um sistema econômico que está isoladamente em jogo: é um senso de vida, de concepção cósmica. Não se trata de rumos políticos, mas de algo mais profundo, de que dependem os rumos políticos.
Temos, diante de nós, problemas morais, culturais, multiplicando-se em problemas pedagógicos, estéticos, jurídicos e administrativos. E todos esses problemas não podem ser tratados segundo a mentalidade das civilizações extintas, mas segundo o sentido de uma época que se desdobra em novos planos e novas finalidades.
Você quer saber mais?
SALGADO, Plínio. A Quarta Humanidade. São Paulo, Ed. Das Américas, 1957.
http://construindohistoriahoje.blogspot.com/2010/07.html
http://construindohistoriahoje.blogspot.com/search/label/F%C3%89
http://construindohistoriahoje.blogspot.com/search/label/PESSOAL
http://construindohistoriahoje.blogspot.com/search/label/INTEGRALISMO
http://www.ielb.org.br/
Querido amigo; belo post! Concordo plenamente com você. Acho que a humanidade perdeu sua identidade e objetivos. Diversos problemas que desvirtuam o próprio sentido da vida.
ResponderExcluirBom fim de semana! Beijos
Prezado Leandro
ResponderExcluirAcho que a humanidade precisa cada vez mais recuperar o seu lado humanístico. Se isso não acontecer, teremos o caos. Valeu pelo post!
Abraços e um ótimo domingo!
Olá amigo Leandro. Demorei mais cheguei. Concordo com o texto.A humanidade perdeu o rumo, o fio da meada. A vida perdeu o sentido devido os tantos problemas que o próprio sentido dela corrompem.Temos, diante de nós tantos problemas, que não sei se esse sistema falido consegue resolver um dia.Desejo um ótimo fim de semana cheio de coisas maravilhosa. Obrigada pelo carinho! Beijo grande!
ResponderExcluirSmareis
Olá, amiga Olhos de Mel. Obrigado! Estamos perdendo aquilo nos torna seres humanos. O mundo tornou-se um lugar frio e calculista, aonde acreditam alguns que tudo tem seu preço, mas não tem.
ResponderExcluirLogo estarei lendo seu post mais recente, pois a cada um que leio mais aprendo coisa novas.
Saudações,
Leandro CHH
Prezado Professor Adinalzir,
ResponderExcluirEstamos a cada dia perdendo mais nossa humanidade, se algo não for feito por todos nós logo teremos uma catástrofe pior que a guerra entre nações. Teremos o caos dentro das nações.
Abraços fraternais,
Leandro CHH
Oi querida amiga Smareis,
ResponderExcluirSão tantos os problemas que atribulam a humanidade, mas devemos continuar lutando pelo que chamamos de espírito humano, o que nos torna humanos.
Lutemos pela verdade, lealdade, amor, liberdade e todas as virtudes que provêm da alma humana.
Um grande abraço,
Leandro CHH