sábado, 12 de março de 2011

A mulher na sociedade egípcia

A rainha Ahmose Merit-Amon. Esta escultura de Madeira (da qual se vê aqui um detalhe) representa a esposa de Amenófis I. O rosto é bem individualizado, os olhos são realçados por inscrustação de pedras coloridas. Os lábios são orlados com perfeição. A touca é constituída de uma peruca cujas tranças são representadas em relevo e realçadas pela cor.

O lugar da mulher no Egito Antigo é essencial. Para convencer-se disso é suficiente estudar a documentação desse período: desde estatuetas de terra ocre do Neolitico até os relevos que exaltam a beleza de Nefertiti, ou o encanto matizado de helenismo de Cleópatra. Os Traços físicos sublinham as origens afro-asiáticas da população; as representações , os objetos e as inscrições comprovam o interesse atribuído à beleza, aos penteados, às vestimentas, aos cuidados do corpo e do gosto pelos perfumes preciosos.

A mulher tem um estatuto próximo ao do homem. Os textos jurídicos tratam do casamento, da gestão dos bens, sem esquecer o divórcio, o futuro do patrimônio dos filhos e as questões de herança. Mas, qualquer que seja sua posição social, a mulher é primeiramente uma dona de casa, que administra o cotidiano com seus imprevistos, vela pela manutenção corrente da casa, ocupa-se dos filhos, sem esquecer os pais idosos. Na alta sociedade, as esposas de funcionários administram a vida doméstica e, eventualmente, acolhem os hóspedes e preparam as festas, como nas áreas rurais, a casa possui um bom número de criadas, cujos vínculos são bem diversos: da liberdade à completa servidão.

Na arte egípcia, encontram-se numerosas representações de mulheres nos trabalhos de artesanato – tecelãs de linho, padeiras etc. – bem como nos trabalhos dos campos. São representadas também como carregadoras de oferendas em procissões. Por último, encontram-se muitas “carpideiras”, cujas lamentações acompanham a dor das famílias durante os dias que dura o ritual fúnebre.

Você quer saber mais?

SALLES, Catherine. Larousse das Civilizações Antigas: Vol. I – Dos Faráos à Fundação de Roma, 2006.

http://construindohistoriahoje.blogspot.com/search/label/PESSOAL

6 comentários:

  1. Ola!!
    Gostei muito de seu blog, parece ter a linha de rasciocinio da minha prima Drêycka do O Estranho curioso. Bem, sou apaixonada pelo egito, não é pra menos pois as mulheres daquela civilização tiveram destaques inimagináveis para aquela época muito machista. Trazendo para os dias de hoje, observamos que as mulheres ganharam muito espaço, porém muitas areas ainda resistem ao preconceito e o chamado "sexo frágil". E até as próprias mulheres estão esquecendo seus valores, por comodismo e falta de esperança.
    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Danielly.
    Obrigado pela visita. É verdade, as mulheres tem que ter seu espaço garantido na sociedade com respeito e justiça.
    Um abraço,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o post. Confesso que pouco conhecia sobre a atuação da mulher na civilização Egípcia. Um abraço aos amigos do CHH.

    ResponderExcluir
  4. Leandro, vim retribuir a sua visita e gostei, pois é justamente no dia em que aborda a temática da mulher (na sociedade egípcia). Como viu, eu inaugurei a minha exposição de fotografia e poseia no Dia da Mulher - uma responsabilidade que abracei com carinho.

    Um abraço além-atlântico,
    Isabel Montes
    http://isabelmontes-poemas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. É verdade amigo Leonardo, a temática do Antigo Egito é muito abrangente e por demais interessante.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  6. Olá, amiga Isabel.
    Seja bem vinda ao Construindo História Hoje.
    E um outro abraço desse lado do Atlântico.

    ResponderExcluir