O Primeiro Imperador Jimmu Tenno, filho da deusa Sol Amaterasu.
No
budismo japonês cultuam-se os BUTSU e BOSATSU (ser iluminado). Três desses seres têm
grande relevância:
AMIDA:
preside a “Terra Pura” ou paraíso ocidental.
KANNON: é
o protetor das crianças, e das mulheres em trabalho de parto é também o bosatsu
daqueles que buscam o perdão.
JIZO:
também se preocupa com as crianças, particularmente com as almas daquelas que
morreram (inclusive, em épocas recentes, como os fetos abortados), é também o
bosatsu daqueles que sentem dor.
Tanto
os KAMI,
quanto os BOSATSU
são considerados essencialmente complementares. E o número de divindades é
importante para o xintoísmo como para o budismo.
HACHIMAN, um
importante deus guerreiro, baseado no semilegendário imperador OJIN (300 d.C).
Ele é venerado em quase todo o Japão. Os santuários Hachiman, são os locais
preferidos para o ritual OMIYAMAIRI.
Em que bebês são levados aos santuários, pela primeira vez, para serem
purificados. Outra divindade com raízes
históricas é SUGAWARA
NOMICHIZANE
conhecido também como TENJIN ou “Pessoa Celestial”. Viveu de 845 – 903
d.C, era um sábio e brilhante administrador e membro da corte de HEIAN.
Foi acusado falsamente e
exilado onde morreu.
exilado onde morreu.
Os deuses Izanagi e Izanami. O deus Izanagi colocando a lança na substancia primordia para criar as primeiras terras.
Após
sua morte Heian a Capital imperial (Atual Quioto), foi devastada por incêndios
e epidemias. As autoridades relacionaram os eventos como punição divina pela
morte injusta de Sugawara. Para acalmar o seu espírito enfurecido e apaziguar o
fantasma construíram um santuário importante para o sábio morto como um KAMI com
o nome de TENJIN:
o magnífico Santuário de KITANO TEMMANGU que continua a ser um dos importantes
templos xintoístas mais importantes na QUIOTO moderna. Segundo a história, após a
construção do Templo as condições em Heian melhoraram imediatamente. Sendo
então Tenjin Sugawara, uma importante divindade do panteão xintoísta. Cultuado
com patrono do ensino e educação.
Com
frequência são adicionados novos nomes à lista dos Kami principais. O imperador
Meiji (1867-1912), teve seu espírito elevado a Kami, devido ao magnífico
reinado. Com um templo em TÓQUIO, o MEIJI-JINGU.
O
espírito de IEYASU,
o primeiro xogum Tokugawa, (morto em 1616), foi o homem que unificou o Japão
sob seu Xogunato. Tem seu magnífico templo em NIKKO.
Os
escritos Xintoístas mais importantes são o KOJIKI e o NIHONSHOKI.
KOJIKI: (Registro
dos Assuntos Antigos), escrito em japonês arcaico, em 712 d.C, por ONOYASUMARO.
Inspirado pelo gênero chinês da “Crônica Imperial”, que servia para legitimar a
dinastia dominante. Onoyasumaro, foi encarregado de fazer uma crônica japonesa
estabelecendo a supremacia do CLÃ YAMATO.
Contando
a criação das ilhas do Japão pelos deuses originais IZANAGI e IZANAMI, o nascimento da deusa Sol AMATERASU,
e o surgimento de seu descendente JIMMU TENNO, o primeiro imperador.
Susano, o deus dragão das águas e tempestades.
Mas
os principais clãs japoneses ficaram insatisfeitos com o Kojiki, porque
enfatizava a história do clã imperial Yamato, em detrimento dos demais clãs. A
corte então encomendou o NIHONSHOKI (Crônicas do Japão), que foi copilado
em 720 d.C, que deixa bem clara a extensão e a diversidade da antiga mitologia
xintoísta e seus Kami. Foi escrito em Chinês clássico. Segue um trecho:
“No principio o mundo era um
caos fluido, turbulento e sem forma, surgiram 7 gerações de Kami invisíveis. Na
8° geração, a divindade Izanagi (o homem augusto), e sua irmã a deusa Izanami
(a mulher agusta) e tomaram forma parados na “ponte flutuante” (arco-íris)
mergulharam uma lança adornada com joias naquela massa gelatinosa e criaram uma
ilha, ONOGORO. Essa foi à primeira terra.
Izanagi e Izanami desceram até a ilha. Nesse momento eles tomaram consciência
de sua diferença de gênero e tornaram-se um. Izanami então deu luz a uma série
de Kami também algumas ilhas como O ARQUIPELAGO
JAPONÊS. Mas o nascimento de seu último filho, o deus do fogo causa-lhe
queimaduras tão serias que ela morreu e foi para o YOMI,
a terra dos mortos.Izanagi tentou inutilmente resgatar Izanami do Yomi. Ao
voltar do Yomi, Izanagi teve que se purificar no RIO
SAGRADO HI. Enquanto se banhava nasceram do seu corpo a deusa sol AMATERASU, o deus da lua TSUKIYOMI,
o deus dragão da tempestade SUSANO. Dos descendentes de
AMATERASU, nasceu o primeiro imperador JIMMU TENNO, estabelecendo a primeira linhagem
imperial com o fim da ‘ERA DOS DEUSES’.”
O
Kojiki e o Nihonshoki, não são as únicas fontes da crença xintoísta, temos
ainda as coleções que cito a seguir:
MANYOSHU: uma
coleção de 10 mil folhas datadas de 700 d.C, abrange poesia, mitologia, versos,
e poemas longos.
FUDOKI:
crônicas provincianas de 713 d.C. Lendas dos Kami locais.
ENGISHIKI: são
50 livros que contêm as “LEIS DO XINTOÍSMO”. Coleção datada do final do
século X d.C. Inclui orações, rituais e liturgia xintoísta e regras para a
realização das cerimônias nos santuários, as JINGI-RYO.
Autor: Leandro
CHH
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Você quer saber mais?
LITTLETON,
Scott.C. Conhecendo o Xintoísmo: origens, crenças, práticas, festivais,
espíritos e lugares sagrados. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
Olá amigo, Tudo bem Leandro?
ResponderExcluirQue postagem em?
Me perdi com tantos detalhes dessa historia do Xintoísmo.Quantos Deuses, e quantas Leis.
Seu blog faz jus ao nome tem...
Parabéns pela postagem!
Obrigada pelas palavras de carinho e amizade que sempre deixa no meu blog.
Que Deus te abençoe ricamente tua vida e de toda tua familia.
Tenho estado bastante ausente da internet, por isso a demora em passar aqui .
Grande abraço e ótima semana!
Olá amiga Smareis,
ResponderExcluirA história do Japão muitas vezes se confunde e se junta a história do Xintoísmo. Podemos dizer que todo Japonês é xintoísta! Mesmo que prátique outro credo no fundo ele (o japonês), sempre terá consigo os costumes e as crenças dessa religião, pois a mesma da abertura e não proíbe a prática de outra crença. Acho muito interessante essa linha de pensamento oriental para ser estudada.
Saudações fraternas,
Leandro CHH