domingo, 8 de novembro de 2020

A importância da escola e de estudar

 


 Autor: Professor Adilson Bauer Silva, graduado em Geografia e pós-graduado em Metodologia do Ensino em Geografia e História.

Vimos anteriormente que após a Revolução Industrial o acesso à educação por crianças e adolescentes começou se popularizou no mundo. Porém, recordando a última aula, ainda existem muitas diferenças entre viver e estudar em um país rico e fazer o mesmo em um país pobre. Quanto ao Brasil, a educação iniciou uma fase de grande expansão na década de 1990. A aprovação de leis especificas, a criação de programas e fundos e a elaboração de parâmetros[1] para a educação brasileira ajudaram a transformar o cenário educacional do país. No entanto, as condições de acesso e permanência continuam desiguais. E, de maneira geral, a qualidade do ensino deveria ser melhor. 

Lembre-se: A palavra escola representa aqui todas as escolas existentes, e não somente a nossa escola! Por que a escola é importante? Por que devo estudar? Estas são as questões que nos guiarão na aula de hoje. Levaremos em consideração a realidade do nosso país.

A importância da escola

Na maioria das vezes é o lugar mais frequentado do bairro, o mais conhecido da região. Mas qual é a importância da escola? Por que devemos cuidar dela? O primeiro ponto de destaque está no processo de ensino-aprendizagem, é na escola que aprendemos a ler, escrever, realizar operações matemáticas e desenvolvemos outras inúmeras habilidades[2] e competências[3] que nos ajudarão a interpretar textos, mapas e gráficos, a resolver problemas complexos, a compreender o pensamento da pessoas em diferentes épocas e lugares, a trabalhar em grupo, a conhecer nossa realidade e se manter critico diante dela, entre outras milhares de possibilidades... Enfim, é na escola que iremos adquirir grande parte do conhecimento que precisamos para viver.

E não para por aí! O segundo ponto de destaque encontra-se no fato de conhecermos e interagirmos com outras pessoas e de fazer amizades. A escola é um espaço para a interação e integração. Sendo também onde muitas crianças e adolescentes despertarão seu interesse por algo novo (músicas, jogos, profissões....). E terão seu primeiro contato real com o mundo.

O último ponto de destaque (do texto, mas não da realidade provavelmente) baseia-se no amparo socioeconômico que acontece por meio da escola. Através dela muitas crianças e adolescentes têm acesso a uma refeição de qualidade (a única para muitos discentes), programas de assistência social e de vacinação são divulgados e até roupas e alimentos podem ser distribuídos usando o espaço disponível na escola em tempos de crise.

E por que devemos cuidar da escola? Por tudo isso que foi colocado neste texto! 

Por que estudar?

Antes de tudo, devemos estudar para construir e ampliar nosso conhecimento. Trata-se de algo que ninguém terá como tirar de nós. Sabendo disto, vamos a próxima etapa. Você com certeza já ouviu a frase “Conhecimento é poder!”. Mas de qual “poder” estamos falando? Por enquanto, trataremos do poder de conseguir ver e obter as melhores oportunidades, do poder de ter mais possibilidades, do poder de realizar sonhos e ser mais feliz.

Quanto as oportunidades, quem estuda tem acesso aos melhores empregos e àqueles que podem pagar mais consequentemente. As estatísticas confirmam, a média salarial de quem possui ensino superior completo (“fez faculdade”) é maior que a média de quem cursou apenas o ensino básico[4].

Nas possibilidades, muitas vezes ter mais estudo poderá não garantir um salário realmente maior, mas te dará mais chances de conseguir um emprego. E dependendo da situação, você será capaz de escolher qual a melhor opção de trabalho.

Por último, porém não menos importante, se você possui mais possibilidades e pode ter acesso às melhores oportunidades de emprego, a realização de seus sonhos estará mais próxima, e como resultado disto, existe a tendência de você ser mais feliz também. E provavelmente você se preocupará menos com o futuro, quem tem mais estudo consegue uma estabilidade maior (ou seja, permanece mais tempo no mesmo serviço).


[1] Neste caso, orientações a serem seguidas por escolas e professores.

[2] De maneira simplificada, é saber fazer algo.

[3] De modo simples, conjunto de habilidades utilizadas para resolver determinada situação ou problema.

[4] O ensino básico no Brasil abrange a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Uma visão geral da educação no mundo e no Brasil atualmente


 Autor: Professor Adilson Bauer Silva, graduado em Geografia e pós-graduado em Metodologia do Ensino em Geografia e História.

            Como estudamos na aula anterior, ver crianças e adolescentes indo para a escola se tornou parte de nosso dia-a-dia somente a partir do século XX. Antes disto, a educação era uma exclusividade das classes mais abastadas, ou seja, apenas uma pequena parcela da população tinha acesso aos estabelecimentos de ensino. Raras exceções fugiam desta “regra”. Atualmente, a maioria dos jovens frequentam ou frequentaram a escola. O problema encontra-se agora na desigualdade de condições de acesso e permanência, principalmente após os primeiros anos do ensino fundamental.

Países ricos e países pobres

            A desigualdade existente entre as nações do planeta pode ser observada diretamente na educação. Quanto mais rico for um país, mais tempo na escola suas crianças e seus adolescentes permanecerão. Sendo que um período maior na escola proporcionará mais possibilidades de aprendizado. E, ao concluir o ensino básico, estes jovens terão oportunidades melhores na vida profissional e no ensino superior.

            O oposto disto ocorre nos países pobres. Sem conseguir oferecer um ensino de qualidade a seus cidadãos, estas nações também não têm potencial para atrair investimentos. Infelizmente, é um ciclo vicioso!

            Nos países ricos, os alunos permanecem mais de cinco horas por dia durante, pelo menos, dez anos na escola. Já nos países mais pobres, grande parte aprenderá somente a ler, escrever e realizar as operações básicas e muitos nunca terão a chance de estudar.

A educação no Brasil

            Você já deve ter percebido que em nosso país a educação é prioridade apenas nos discursos políticos. Além da desigualdade nas condições de acesso e permanência, o Brasil foi um dos últimos países a possuir universidades no Continente Americano, por exemplo. Até a metade do século XX, uma grande parcela da população brasileira ainda era analfabeta. Nas décadas de 1980 e 1990, concluir o ensino médio consistia no sonho de muitos brasileiros. “Ir para a faculdade” ou “entrar na universidade” fazia parte das expectativas de poucas pessoas (para ser mais preciso, de menos de 3 a cada 100 brasileiros). É verdade que a partir do final dos anos de 1990 as previsões começam a melhorar.

Em dezembro de 1996, o Governo Federal aprovou uma nova lei para educação no Brasil. E com ela inicia-se um período de ampliação massiva do acesso à educação, milhares de vagas foram abertas desde então. Em seguida foram publicados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) com o objetivo de conduzir o processo de ensino-aprendizagem no país. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – criado em 1985 – ganha força e todo ano passa a distribuir milhões de exemplares aos alunos da rede pública. Já no século XXI, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) torna-se uma fonte importantíssima de recursos para escolas e professores. E recentemente, elaborou-se uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que substitui os PCNs.

Brasil: acesso, qualidade e permanência

            Se por um lado o acesso à educação no Brasil pode ser considerado amplo, ou seja, atingindo quase que a totalidade dos jovens. Por outro, muitas vezes, a qualidade da educação ofertada deixar a desejar. Entre os fatores que agravam este cenário, podemos destacar a falta de investimentos na conservação e manutenção dos prédios, os baixos salários recebidos pelo educadores, a falta de modernização (no sentido de disponibilidade de internet, projetores ou televisões, computadores ou tablets para os discentes ) e também o desinteresse  de grande parte dos alunos pelo temas trabalhados na escola.

            Em relação a permanência, uns dos problemas enfrentados pela educação brasileira trata-se a evasão escolar (popularmente, o abandono dos estudos ou da escola). A maioria dos adolescentes que desistem de ir à escola por um destes por três motivos: 1) necessidade de trabalhar para sobreviver; 2) lacunas na aprendizagem que resultam em seguidas reprovações, e; 3) simplesmente a falta de interesse.


quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Cuidar do Próximo em Tempos de Pandemia


 Autor: Professor Adilson Bauer Silva, graduado em Geografia e pós-graduado em Metodologia do Ensino em Geografia e História.

            Como você já deve ter percebido, estamos vivendo tempos atípicos[1]. As escolas estão fechadas, há um número menor de pessoas circulando pelas ruas, todos têm de usar máscaras, o comércio estava quase completamente fechado até algumas semanas atrás. Mas o que exatamente está acontecendo?

            Segundo órgãos e organizações ligadas à saúde, estamos enfrentando uma pandemia. Esta não é a primeira pela qual a humanidade passa. E, para a nossa tristeza, provavelmente não será a última também. Mas o que é uma pandemia?

            Pandemia é quando uma doença transmissível[2] (geralmente causada por vírus) se propaga muito rapidamente atingindo um grande número de pessoas, em pouco tempo e por todo o planeta. Uma doença também pode provocar surtos, endemias e epidemias. Estas últimas, as epidemias, acontecem quando uma doença se espalham por um país[3] ou uma região e, às vezes, quase atingem um continente inteiro.

            A pandemia que estamos enfrentando é causada por um Coronavírus, mais precisamente o SARS-CoV-2[4]. Ele dá origem a uma doença chamada de COVID-19, que pode levar a complicações respiratórias (podendo gerar uma pneumonia e, em casos mais graves, levar a morte). Surgiu na China e se espalhou pelo mundo em apenas três meses depois de ser descoberta. Mas por que isso aconteceu?

            Existem várias maneiras de uma doença transmissível se espalhar. Porém, assim como a gripe (influenza comum ou H1N1), o Coronavírus se propaga através de gotículas[5] de saliva ou muco que saem do corpo quando alguém fala, tosse, espirra ou, simplesmente, respira. Estas gotículas contaminadas ficam pelo ar ou em superfícies próximas. Quando uma outra pessoa respira este “ar contaminado” ou toca nessas superfícies, e após isto coloca as mãos nos olhos, na boca ou nariz, ela poderá contrair o vírus e, por consequência, desenvolver a doença. Sendo este o jeito mais fácil de uma doença ser transmitida.

E como podemos cuidar do próximo nesta situação?

            O primeiro cuidado que devemos ter é evitar o máximo possível situações aonde poderemos nos contaminar. Ou seja, só saia de casa se for realmente necessário. Mas por que isso é importante? Evitando “pagar” o vírus, você também evitará espalhar ele, principalmente para sua própria família. E se mesmo assim você se contaminar?

            Caso você se contamine, faça de tudo para não contaminar outras pessoas. É uma questão de ética e de cidadania. Isto vale para a COVID-19 e para qualquer doença transmissível, desde uma gripe, resfriado ou até mesmo o HIV.

            E, por fim, mantenha contato. O ser humano é um ser social, ele necessita interagir com seus semelhantes. Converse com sua família e, se possível, com seus amigos e colegas. Hoje em dia não é preciso sair de casa para “falar” com outras pessoas. A internet possibilitou uma comunicação quase que instantânea com qualquer parte do mundo, use-a.



[1] Atípicos: que estão fora da normalidade.

[2] Que se pode transmitir/passar.

[3] O Brasil, por exemplo, já passou por várias epidemias como de Dengue e Meningite.

[4] Este número 2 no final indica que ele é o segundo deste “tipo” de vírus que pode infectar seres humanos.

[5] Gotas muito pequenas.