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sábado, 16 de novembro de 2024

Os Códigos de honra da cavalaria medieval

     Os códigos de honra da cavalaria medieval, frequentemente associados ao ideal cavaleiresco, combinavam normas éticas e morais que orientavam o comportamento dos cavaleiros. Esses códigos eram fortemente influenciados pelo cristianismo e pelas necessidades da sociedade feudal. Embora não existisse um código único e formal, as práticas e valores cavaleirescos eram amplamente reconhecidos e incluíam:

1. Fidelidade e lealdade

        Ser fiel ao seu senhor feudal e cumprir os deveres como vassalo. Proteger os interesses da Igreja e da fé cristã.

2. Defesa dos fracos e oprimidos

        Proteger os indefesos, como mulheres, crianças e idosos. Agir em favor de quem necessitasse, muitas vezes representado no ideal de servir à "dama" ou ao senhor.

3. Honra e honestidade

        Manter a palavra dada e respeitar acordos, mesmo em situações adversas. Evitar traição e desonra pessoal ou à ordem cavaleiresca.

4. Coragem e bravura

        Enfrentar batalhas e desafios com coragem, mesmo diante de grande perigo. Lutar contra o mal, representado por inimigos da fé ou ameaças ao seu feudo.

5. Justiça

        Agir de forma justa, garantindo que os inocentes não fossem prejudicados. Combater a injustiça, seja contra sua terra ou contra a cristandade.

6. Piedade e caridade

        Demonstrar devoção religiosa e respeito à Igreja. Auxiliar os pobres e necessitados, promovendo atos de bondade e generosidade.

7. Respeito às mulheres

        Enaltecer a mulher idealizada, muitas vezes representada na figura da "dama". Evitar ações que pudessem desrespeitar sua honra.

Influências Culturais e Literárias

        Os romances de cavalaria, como os ciclos arturianos (ligados ao Rei Arthur e aos Cavaleiros da Távola Redonda), ajudaram a consolidar esses valores, difundindo a ideia do cavaleiro como defensor da justiça e do bem.

        Os códigos de honra da cavalaria medieval representam um dos marcos éticos da Idade Média, refletindo tanto as aspirações quanto os desafios de uma época profundamente marcada por valores religiosos e hierárquicos.

Você quer saber mais?

BARBER, Richard. A Cavalaria: Uma História do Ideal Cavaleiresco no Ocidente Medieval. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

FLORI, Jean. Cavaleiros e Cavaleiros: Do Ideal à Realidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

O estabelecimento das fronteiras portuguesas na América

 A formação territorial da América Portuguesa foi um processo complexo e dinâmico, que começou com a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, sob o comando de Pedro Álvares Cabral. Inicialmente, o território foi dividido em capitanias hereditárias, estabelecidas em 1534 por Dom João III, com o objetivo de estimular a colonização e a exploração econômica. As capitanias eram grandes porções de terra concedidas a donatários, que eram responsáveis pela administração e defesa. No entanto, a ineficácia de muitas dessas capitanias levou à centralização da administração em 1549, com a criação do Governo-Geral, sob o comando de Tomé de Souza. Nesse período, o Brasil começou a se expandir para o interior, principalmente com a produção de açúcar e a exploração de outros recursos naturais.

O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 entre Portugal e Espanha, delimitava as terras coloniais das duas nações através de uma linha imaginária a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. Esse tratado determinava que as terras a leste da linha pertenciam a Portugal, enquanto as áreas a oeste seriam da Espanha. Contudo, a imprecisão na definição dos limites gerou conflitos, especialmente à medida que os portugueses começaram a explorar áreas além dessa linha, o que levou a tensões com os espanhóis.

A resolução desses conflitos aconteceu ao longo dos séculos por meio de diversos tratados. O mais importante deles foi o Tratado de Madrid, de 1750, que redefiniu os limites territoriais entre Portugal e Espanha, estabelecendo as fronteiras atuais de grande parte do Brasil, reconhecendo, por exemplo, a posse portuguesa das regiões das Missões Jesuíticas. No entanto, os confrontos e disputas territoriais continuaram.

Em 1777, um novo tratado foi assinado, o Tratado de São Ildefonso, que tratou da questão das fronteiras entre os dois impérios coloniais na América. Esse tratado foi um marco, pois resolveu as disputas na região da Guiana, onde tanto Portugal quanto Espanha possuíam interesses. Pela convenção, Portugal cedeu à Espanha a região de Sacramento, na margem esquerda do Rio da Prata, enquanto a Espanha reconheceu a posse portuguesa de diversas áreas, incluindo a região do atual Mato Grosso. O Tratado de São Ildefonso foi crucial para a consolidação do território brasileiro, pois fortaleceu as fronteiras do Brasil com as possessões espanholas.

No século XVII, a presença de outras potências europeias, como os franceses e holandeses, também aumentou as tensões. Os franceses tentaram estabelecer colônias no Rio de Janeiro e no Maranhão, enquanto os holandeses ocuparam a região nordeste, especialmente Pernambuco, entre 1624 e 1654, o que gerou uma série de confrontos militares com os portugueses e culminou na expulsão dos holandeses em 1654.

A descoberta de ouro e pedras preciosas no século XVIII, especialmente nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, levou à expansão do território e ao aumento da população, consolidando as fronteiras brasileiras. A luta pela definição do território foi também intensificada por conflitos com os espanhóis, especialmente nas regiões do atual Paraguai e Argentina. O Tratado de El Pardo, de 1761, ajustou novamente as fronteiras entre as duas potências.

Portanto, a formação territorial da América Portuguesa foi marcada por uma série de acordos diplomáticos, como os Tratados de Tordesilhas, Madrid, São Ildefonso e El Pardo, além de confrontos militares. Esse processo moldou o Brasil territorialmente até sua independência, em 1822.

Você quer saber mais?

COSTA, Sérgio. História do Brasil Colonial. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes: Formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

VARGAS, José Roberto Martins. A Expansão Portuguesa na América: Conflitos e Fronteiras. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.2/2

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

A Servidão Medieval e a Escravidão Moderna: Distinções e Implicações Sociais e Econômicas

 A servidão medieval e a escravidão moderna representam formas distintas de exploração da mão de obra, refletindo as características econômicas, sociais e culturais de seus respectivos contextos históricos.

Na servidão medieval, predominante na Europa feudal, o servo era ligado à terra e ao senhor feudal. Os servos, embora tivessem sua liberdade limitada, não eram propriedade do senhor; em vez disso, estavam vinculados à terra onde nasciam e não podiam ser vendidos separadamente. Eles tinham algumas garantias, como a posse de um pedaço de terra para seu sustento e a proteção do senhor em caso de invasões ou guerras. Em troca, o servo devia obrigações, como trabalhos agrícolas e pagamentos de tributos. A relação era, portanto, de dependência mútua: o senhor provia segurança, e o servo, trabalho.

Já a escravidão moderna, especialmente aquela praticada nos continentes americano e africano entre os séculos XVI e XIX, assumiu um caráter mais cruel e desumanizador. Diferente dos servos, os escravos eram vistos como propriedades dos seus donos, que podiam comprá-los, vendê-los e até separá-los de suas famílias. Eles eram privados de sua identidade, sendo tratados como mercadorias. Além disso, a escravidão moderna estava ligada ao sistema econômico capitalista emergente, sendo uma peça central na acumulação de riquezas para as metrópoles europeias através do trabalho forçado nas plantações e minas das colônias.

Essas diferenças demonstram como a servidão medieval estava associada a um sistema agrário, em que o vínculo com a terra era a base da economia, enquanto a escravidão moderna foi um componente chave para a expansão capitalista, transformando pessoas em instrumentos de lucro, sem qualquer tipo de vínculo social ou proteção jurídica.

Você quer saber mais?

Bloch, Marc. A Sociedade Feudal. São Paulo: Martins Fontes, 2017

Williams, Eric. Capitalismo e Escravidão. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2002.

Davis, David Brion. O Problema da Escravidão na Cultura Ocidental. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.

O Império Luso-brasileiro

 O Império Luso-Brasileiro foi uma das mais poderosas forças políticas e culturais do mundo moderno. Formado a partir da expansão ultramarina portuguesa, que teve seu auge nos séculos XVI e XVII, o império permitiu a Portugal controlar vastas regiões do planeta, desde partes da África, Índia e do Sudeste Asiático, até o vasto território brasileiro na América do Sul. Graças à bravura de navegadores e à habilidade diplomática da monarquia portuguesa, os lusos consolidaram um dos maiores impérios marítimos e comerciais da história, contribuindo significativamente para a globalização e para a troca de saberes entre povos de continentes distantes.

O Brasil, como a maior e mais rica colônia, era um dos pilares dessa grandiosa estrutura imperial, desempenhando papel central na economia do império com a produção de açúcar, ouro, tabaco e, mais tarde, café. As riquezas brasileiras sustentaram o Reino de Portugal e ajudaram a moldar uma civilização rica em diversidade e singularidade. Além disso, o Império Luso-Brasileiro soube enfrentar ameaças e resistir a investidas de outras potências europeias, como a Espanha, a França e os Países Baixos, firmando-se como um império resiliente e determinado.

Um dos grandes marcos da glória luso-brasileira foi a transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808, que, ao transformar o Brasil em sede do governo monárquico, elevou a colônia ao status de Reino Unido a Portugal e Algarves. Esse movimento pioneiro consolidou o país como centro do poder português e lançou as bases para a futura independência. As conquistas culturais e políticas do Império Luso-Brasileiro deixaram um legado duradouro na língua, nos costumes e nas instituições que até hoje unem Portugal e Brasil. Assim, o império permanece uma memória de força, superação e realização.

Você quer saber mais?

NOVAIS, Fernando A. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

DIAS, Maria Odila Leite da Silva. A interiorização da metrópole e outros estudos. São Paulo: Alameda, 2005.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Laurentino. O Império Luso-Brasileiro: da colonização à independência. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Estados Unidos e América latina no século XIX

    No século XIX, as relações entre os Estados Unidos e a América Latina foram moldadas por uma série de eventos e políticas que refletiam a expansão territorial americana, o imperialismo e a intervenção direta na região. Este período foi marcado pela Doutrina Monroe, anunciada em 1823 pelo presidente James Monroe, que estabelecia o continente americano como uma esfera de influência exclusiva dos EUA, visando impedir a recolonização europeia após as independências latino-americanas. A doutrina também refletia a visão expansionista americana, conhecida como "Destino Manifesto", que justificava a expansão territorial dos Estados Unidos como um direito divino e natural.

    A expansão para o oeste foi uma das maiores realizações da política territorial dos EUA no século XIX. Com a compra da Louisiana em 1803, a anexação do Texas em 1845, e a Guerra Mexicano-Americana (1846-1848), os EUA dobraram seu território, chegando até o Oceano Pacífico. A Guerra Mexicano-Americana, em particular, resultou na perda de mais de um terço do território mexicano, incluindo os atuais estados da Califórnia, Arizona e Novo México, e consolidou o poder dos EUA na América do Norte. Este avanço intensificou o interesse econômico e militar na América Latina, especialmente em áreas estratégicas como o Caribe e a América Central.

   Outro fator importante foi a Guerra Civil Americana (1861-1865), que teve efeitos indiretos na América Latina. A vitória do Norte, industrial e antiescravagista, consolidou o poder federal e influenciou a política externa dos EUA, que passou a intensificar a sua presença na América Latina após o fim do conflito. A guerra também interrompeu temporariamente a expansão territorial dos EUA e levou o país a buscar novas formas de projeção de poder, como o imperialismo econômico.

    No final do século XIX, os Estados Unidos adotaram uma postura mais agressiva e intervencionista em relação à América Latina. Em 1898, a Guerra Hispano-Americana marcou o início do imperialismo norte-americano no Caribe, resultando na anexação de Porto Rico e na ocupação de Cuba. Ao mesmo tempo, os EUA buscaram expandir seu controle sobre a América Central, principalmente em relação à construção de um canal que ligasse os oceanos Atlântico e Pacífico, o que culminaria mais tarde com a construção do Canal do Panamá.

    Essas intervenções consolidaram a hegemonia dos EUA sobre a América Latina e criaram uma base para o "Big Stick" e a Doutrina do Corolário Roosevelt, políticas do início do século XX que formalizariam a intervenção americana na região sempre que necessário. No século XIX, os EUA moldaram sua política externa com base no interesse econômico e estratégico, estabelecendo-se como potência regional e lançando as bases para o imperialismo no continente.

Você quer saber mais?

BETHELL, Leslie. História da América Latina: da independência a 1870. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

LYNCH, John. As revoluções hispano-americanas 1808-1826. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções: 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

SKIDMORE, Thomas E.; SMITH, Peter H. História contemporânea da América Latina. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

3T- Das unificações italiana e alemã até à abolição da escravidão

 Unificação italiana e alemã

Embalada pelo Primavera dos Povos de 1848, o reino de Piemonte-Sardenha, mais industrializado da península itálica, deu início a um processo de unificação. Em 1859, o primeiro ministro conde de Cavour, apoiado por Napoleão III, da França, derrotou as forças austríacas e incorporou diversos territórios ao norte da península. No sul, o republicano Giuseppe Garibaldi, organizou os camponeses no exército dos camisas vermelhas, tomam o Reino das Duas Sicílias. Com essa vitória, em 1861, a unificação da Itália foi concretizada por Vitor Emanuel II, rei do Piemonte-Sardenha, foi proclamado rei da Itália. Em 1866, Veneza é incorporada e em 1870 a cidade de Roma é anexada e a unificação concluída. Desde o Congresso de Viena de 1815, a Alemanha estava dividida em vários Estados, reunidos na Confederação Germânica. Liderados pelo Império Austríaco e pela Prússia. Em 1862, por escolha de Guilherme I, rei da Prússia, Otto von Bismarck assumiu o cargo de chanceler. Ele foi um dos principais líderes da Restauração e se transformou na figura mais importante da unificação alemã. Bismarck para despertar  sentimento nacional dos alemães, escolheu a guerra. Dominou regiões ao norte ocupadas pela Dinamarca, depois declarou guerra a Áustria e vitorioso reunião todos os Estados do Norte na Confederação Germânica do Norte, liderada pela Prússia. Mais tarde na Guerra Franco-Prussiana anexou a Alsácia-Lorena, rica em carvão. Em 1871, Guilherme I foi coroado imperador da Alemanha, e Bismarck tornou-se chefe militar do país.

Consequências da Guerra do Paraguai

As causas da Guerra do Paraguai estão centradas no processo de formação das nações platinas no contexto da segunda metade do século XIX. Cada nação possuía seus interesses econômicos e políticos, e a defesa desses interesses causou o choque entre o Paraguai e Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra deixou grandes prejuízos tanto no Brasil como no Paraguai, que foi arrasado. Aproximadamente 70% da população masculina foi dizimada e o que restou eram velhos, crianças e mutilados de guerra. Com relação ao Brasil, a contenda custou milhares de vidas e afetou bastante a economia, sendo necessário tomar vários empréstimos para manter o equilíbrio financeiro. A Inglaterra não participou diretamente do conflito, porém foi o único  país a lucrar com ela.

Características do Segundo Reinado no Brasil

O Segundo Reinado é o momento em que o Brasil se consolida como nação. O regime político do país era a monarquia parlamentarista, onde o Imperador escolhia o Presidente do Conselho (equivalente ao cargo de primeiro-ministro) através de uma lista com três nomes. No plano econômico, o café adquire importância fundamental, sendo o produto mais exportado pelo Brasil. Chegam as primeiras ferrovias e barcos a vapor com o objetivo de melhorar a circulação do chamado "ouro negro". Em meio à prosperidade cafeeira, o Brasil se encontra num dilema, pois quem trabalhava nas plantações de café eram pessoas escravizadas. Desde o governo de Dom João VI, o país havia se comprometido a abolir a escravidão. No entanto, a elite cafeeira se opunha, pois isso acarretaria perdas econômicas. A solução é terminar com o trabalho servil de forma gradual. Será no Segundo Reinado que o Brasil se vê às voltas com o maior conflito armado da América do Sul: a Guerra do Paraguai. Por fim, sem apoio das elites rurais e do exército, a monarquia é derrubada através de um golpe militar. A Família Imperial é obrigada a deixar o país e se instala a república.

Marcos da Segunda Revolução Industrial

    Da mesma forma que o uso do carvão  e do ferro marcou a industrialização inglesa do século XVIII, o aço, o petróleo e a eletricidade se transformaram em símbolos da Segunda Revolução Industrial, que, ao contrário da primeira, se espalhou por vários países. Algumas das principais descobertas desse período foram: O Processo Bessemer, descoberto em 1856 por Henry Bessemer, a injeção de um jato de ar frio no minério de ferro em fusão permitia retirar as impurezas do minério e obter o aço. Em 1870, o motor de combustão interna, que transforma a energia térmica em mecânica por meio da queima de combustíveis. A invenção do dínamo, em 1870 que transforma energia mecânica em energia elétrica.

Capitalismo financeiro e sua influência no imperialismo na África, Índia e na China

    Nas últimas décadas do século XIX, a economia capitalista se expandiu enormemente. As indústrias passaram a ser controladas por bancos e instituições financeiras. Com isso, elas se capitalizaram e puderam ampliar ainda mais seus negócios. Tomava forma o capitalismo financeiro. A necessidade  de novos mercados e de novas fontes de matérias-primas tornou-se mais urgente. Os países mais industrializados da Europa passaram então a buscar mercados consumidores para seus produtos em outras regiões do planeta, como África, China e Índia. Ao dominar novos territórios e transformá-los em colônias as nações industrializadas formaram impérios.

Rebelião Ashanti

    Uma das revoltas mais significativas contra o domínio britânico na África, ocorreu entre os anos de 1890-1900. 

Ópio

    Em 1836, apesar de não exercer o domínio político na China, a Companhia das Índias Orientais Britânicas comercializavam com o território chinês. E o ópio era o principal produto comercializado.

Revoltas do Período Regencial

    Durante o Período Regencial no Brasil, houve diversas revoltas provinciais, que ameaçaram dividir o jovem Estado brasileiro em diferentes repúblicas. As principais revoltas foram: Sabinada (Bahia, 1837), Revolta dos Malês (Salvador, 1835), Balaiada (Maranhão, 1838-1841), Cabanagem (Grão-Pará, 1835-1840), As Rusgas Cuiabanas (Mato Grosso, 1834) e Guerra dos Farrapos (Rio Grande do Sul, 1835-1845).

Partido Conservador e Partido Liberal no Segundo Reinado

   Durante o Segundo Reinado no Brasil existiam duas forças políticas principais, o Partido Conservador e o Partido Liberal. Respectivamente suas principais características eram: Em essência eram semelhantes, pois ambos representavam os interesses da aristocracia rural. Mas, enquanto o Partido Liberal tinha uma base urbana e de fendiam mais autonomia nas províncias, o Partido Conservador representava os setores agrários favoráveis à centralização.

Abolição da escravidão

    A abolição da escravidão no Brasil foi lenta e gradual, e seus principais momentos foram: 1850-Lei Eusébio de Queiroz proíbe o tráfico de escravos; 1871-Lei do Ventre Livre declara livres os filhos nascidos a partir dessa data; 1885-Lei dos Sexagenários liberta os escravos com mais de 60 anos; 1888-Lei Áurea assinada pela princesa Isabel abole a escravidão definitivamente do Brasil.

Mapa

Império do Brasil, China, Índia e continente africano.