Será a inteligência inata e
imutável ao longo da vida ou, pelo contrário, poderá ser desenvolvida? A
investigação tem confirmado esta última hipótese. Gardner, um psicólogo
americano, define inteligência como a capacidade para resolver problemas e
criar produtos valorizados num contexto cultural específico. A sua teoria das
inteligências múltiplas preconiza que:
- existem diferentes tipos
de inteligência;
- a inteligência pode ser
ensinada, treinada e desenvolvida;
- o desenvolvimento da
inteligência depende de vários fatores, como por exemplo as oportunidades, as
experiências, as influências e a escola;
- todas as pessoas podem
aprender e desenvolver as suas inteligências, sendo as suas expectativas e a
sua motivação fatores fundamentais.
Esta concessão de
inteligência coloca grandes responsabilidades sobre os educadores, em geral, e
os professores, em particular, a quem cabe um importante papel no
desenvolvimento da inteligência das crianças e dos jovens, através da criação
de oportunidades e de experiências de aprendizagem diversificadas no âmbito das
múltiplas inteligências.
Gardner identificou e
definiu sete inteligências: inteligência linguística, inteligência
lógico-matemática, inteligência visual-espacial, inteligência quinestésica,
inteligência musical, inteligência interpessoal e inteligência intrapessoal.
Neste artigo vamos analisar a inteligência musical.
Inteligência
musical
Características
Os jovens com inteligência
musical gostam de estar rodeados de som. Gostam de estudar com música. Ouvem
muita música e aprendem facilmente canções e ritmos. No seu pensamento surgem
muitas vezes ritmos e melodias. Possivelmente cantam com frequência e/ou
tocam/querem aprender a tocar um instrumento. Poderão também gostar de assobiar
e de cantarolar. Gostam mais de contar histórias do que de as ler. Podem gostar
de marcar ritmos com o corpo, por exemplo, com o pé, ou batendo com um lápis ou
uma caneta.
Como podem os
professores/educadores ajudar os alunos/crianças/jovens no desenvolvimento
desta inteligência:
- Criando um ambiente
musical.
- Dando-lhes oportunidade de
aprenderem a tocar um instrumento.
- Utilizando canções
adequadas na apresentação de matéria nova em diferentes disciplinas.
- Criando canções, raps,
poemas ou mnemónicas para a aprendizagem dos conteúdos e ensinando-os a criarem
eles próprios esses tipos de textos para o seu estudo autónomo.
- Levando-os a verbalizarem
em voz alta diferentes atividades que realizam, por exemplo: leitura,
pensamento durante a resolução de um problema, raciocínio acerca de informação
nova.
- Sugerindo-lhes e
proporcionando-lhes a audição de música como forma de relaxamento.
- Permitindo que ouçam
música enquanto estudam.
Como vimos, Gardner definiu
sete tipos de inteligência. Num artigo anterior falámos já sobre a inteligência
linguística. Em artigos futuros, abordaremos as restantes inteligências.
Bibliografia:
Chapman, C. (1993). If the shoe
fits... How to develop multiple intelligences in the classroom. Palatine,
Illinois: IRI/Skylight, Inc.
Chapman, C. & Freeman, L.
(1997). Multiple intelligences: Centers and projects.Palatine, Illinois:
IRI/Skylight, Inc.
Gardner, H. (1993). Frames of
Mind: The Theory of Multiple Intelligences. London:
fontana Press.
Zenhas,
A., Silva, C., Januário, C., Malafaya, C., & Portugal, I. (2002). Ensinar a
estudar - Aprender a estudar (4.ª ed.). Porto: Porto Editora.
COPYRIGHT ©
Copyright
© construindohistoriahoje.blogspot.com.br Você pode
republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o
conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História
Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de
artigos de Construindo História
Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo
para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O
link não é exigido para citações. A republicação de artigos de
Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às
condições dessas fontes e seus atributos de direitos autorais.
Você quer saber mais?
(PÁGINA NO TUMBLR)
(REDE SOCIAL VK)
(ALBUM WEB PICASA)
(ALBUM NO FLICKR)
(CANAL NO YOUTUBE)
(MICRO BLOGUE TWITTER)
(REDE SOCIAL PINTEREST)
(BLOGUE WORDPRESS HISTORIADOR NÃO
MARXISTA)
(BLOGUE BLOGSPOT CONSTRUINDO
PENSAMENTOS HOJE)
(BLOGUE WORDPRESS O
CONSTRUTOR DA HISTÓRIA)
(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O
CAPITALISMO)
(BLOGUE BLOGSPOT
DESCONSTRUINDO O COMUNISMO)
(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O
NAZISMO)
(BLOGUE WORDPRESS
CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)
(REDE SOCIAL FACEBOOK
CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)
(REDE SOCIAL GOOGLE + CONSTRUINDO
HISTÓRIA HOJE)
(MARCADOR DICAS DE LEITURA)
(MARCADOR ARQUEOLOGIA)
(MARCADOR ÁFRICA)
(MARCADOR ANTIGUIDADE)
(MARCADOR PERSONAGENS DA
HISTÓRIA)
(MARCADOR HISTÓRIA DO BRASIL)
(MARCADOR FÉ)
(MARCADOR COMUNISMO)