domingo, 21 de outubro de 2012

A Primeira Guerra Mundial. Parte III. 1916: Período de estagnação da guerra.



Aviões de guerra da Alemanha usados em combate na Primeira Guerra Mundial. Imagem: Primeira Guerra Info.

Com a vitória ocorrida em 1915, a Alemanha iniciou sua ofensiva nas operações da frente ocidental.  Posteriormente, ocorreu a Batalha de Somme, onde os aliados atacaram e os britânicos, utilizando carros de combate mais modernos. Enquanto isso, na frente oriental, a Rússia atacou os austríacos. Como consequência desse ataque, a Romênia entrou na guerra para apoiar os aliados em agosto de 1916. As tropas austro-alemães invadiram a Romênia no final daquele ano e no início de 1917, ela já estava tomada.

Já a frente que era liderada pela Itália, durante o ano de 1916, ficava concentrada na 5 batalha do Rio Isonzo e junto à ofensiva austríaca, em Trentino. Enquanto isso, forças aliadas começaram a intervir na política da Grécia, durante o ano de 1916. Nos Balcãs, ocorreram dois ataques naquele ano: a Sérvia e Itália realizaram um ataque conjunto contra as tropas búlgaras e alemãs e ainda uma ofensiva conjunta à Macedônia. Além disso, houve o confronto naval mais importante da guerra que foi denominada a batalha da Jutlândia, entre a Frota Britânica e a Frota de Ultramar Alemã. O confronto naval foi vencido pelos britânicos.

Soldados da Força Aérea americana carregam bombas na traseira de um caminhão, por volta de 1917. Imagem: Primeira Guerra Info


1917: Entrada dos Estados Unidos


Até 1917, os Estados Unidos permaneceram neutros em relação àPrimeira Guerra Mundial; porém, quando a Alemanha anunciou que iniciaria uma guerra submarina, os EUA cortaram relações diplomáticas com o país. Eles declaram guerra aos alemães em 06 de abril daquele ano. Com sua entrada na guerra, o país enviou para a Europa a Força Expedicionária Americana (AEF).

Vários países da América Latina apoiaram a entrada do país no conflito. O Brasil começou a participar da guerra em outubro de 1917, após alguns navios terem afundado. Enviaram para apoiar os aliados, uma divisão naval. Para a França, foi encaminhada uma missão médica, aviadores brasileiros que faziam o patrulhamento do Atlântico e alguns navios brasileiros fizeram o transporte de soldados americanos até a Europa.

Soldados britânicos em um Tanque, festejam o final da Primeira Guerra Mundial. Imagem: Primeira Guerra Info.

Nesse ano, os aliados lançaram ofensivas para desfazer as linhas da Alemanha na frente ocidental. O primeiro ataque foi contra a linha Hindenburg e a segunda, eles tentaram passar as posições alemãs em Flandres. Várias batalhas passaram sem que ocorresse algum avanço das tropas aliadas. Por outro lado, a Alemanha fracassava na guerra submarina.

Em março de 1917, ocorreu a primeira fase da Revolução Russa e a abdicação do czar Nicolau II. Com isso foi implantado um governo provisório no país. A Alemanha passou a ocupar cidades que pertenciam a Rússia e diversas ilhas russas do mar báltico. No dia 20 de novembro, os russos solicitaram dos alemães que eles cessassem as hostilidades e no dia 15 de dezembro, Rússia, Áustria e Alemanha assinaram um documento para acabar com a luta na frente oriental.

Na frente balcânica, começaram a invadir a Grécia e isso culminou com a abdicação de Constantino I. No dia 27 de junho, os gregos declaram guerra aos impérios centrais. Já no Oriente Médio, as forças britânicas ocuparam Bagdá e Jerusalém.

Um soldado alemão ferido, em maio de 1915. Imagem: Primeira Guerra Mundial Info.

1918: O final do conflito

Em 03 de março de 1918, a Rússia colocava um fim na guerra contra os impérios centrais por meio do Tratado de Brest-Litovsk. Posteriormente, a Romênia assinou o Tratado de Bucarest e nele cedia para a Alemanha e Áustria-Hungria vários territórios. No entanto, as lutas que ocorriam nos balcãs foram desastrosas para os impérios centrais, pois uma tropa de mais de 700.000 soldados aliados realizaram uma ofensiva contra os alemães, austríacos, búlgaros e sérvios.

Tropas americanas avançando sobre Cantigny, na França, em 28 de maio de 1918. Imagem: Primeira Guerra Mundial Info.

Os búlgaros foram derrotados e assinaram um armistício. Com a derrota, ocorreram revoluções no Império Austro-Húngaro e esse também assinou um armistício. Consequentemente, Carlos I abdicou e em 12 de novembro ocorreu a proclamação da República da Áustria.

A frente turca também abdicou da guerra, pois os britânicos ocuparam o Líbano e a Síria, tomando Damasco e outros pontos importantes. A marinha da França ocupou a cidade de Beirute e assim o governo otomano solicitou a retirada da guerra. Ainda no início daquele ano, os alemães resolveram tomar Paris; entretanto, foram impedidos pelos franceses e americanos. Com a derrota da Alemanha, destronaram o rei da Baviera e o imperado Guilherme II abdicou-se do  governo. Ocorreu a proclamação da República de Weimar na Alemanha e eles enviaram uma comissão para que negociassem com os aliados.

Soldados americanos em um posto avançado na França, em outubro de 1918. Um deles está armado com um lançador de granadas. Imagem: Primeira Guerra Info.

Em novembro de 1918, a Alemanha assinou com os aliados sua saída da guerra; porém, teve que se submeter às condições que foram impostas por eles.

COPYRIGHT ATRIBUIÇÃO - NÃO COMERCIAL © 

Copyright Atribuição –Não Comercial© construindohistoriahoje.blogspot.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Não Comercial.  Com sua atribuição, Não Comercial — Este trabalho não pode ser usado  para fins comerciais. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Construindo História Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes e seus atributos de direitos autorais.



Você quer saber mais? 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário