quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Alegoria da Caverna de Platão: uma interpretação moderna.


            Baseando-me na Alegoria da Caverna de Platão, a caverna nos dias atuais em relação ao processo educativo brasileiro, seria a sociedade brasileira como um todo, desde suas estruturas mais básicas escolares até os mais complexos projetos políticos e econômicos. Fundamentada nas suas aparentes verdades. Uma sociedade que não questiona o modelo educacional, politico e socioeconômico que solidificou a verdade, não como ela realmente é, mas sim como pensam ser. Pois, para os cidadãos brasileiros é mais cômodo e fácil estar atento pura e simplesmente ao externo do que buscar o que realmente é o fator decisivo na Alegoria da Caverna, a descoberta da Educação como libertadora da ignorância.

            Os prisioneiros dessa caverna são todos os cidadãos brasileiros. Que de uma forma ou outra estão procurando sua realidade naquilo que não passa de sombras da realidade. Realidade que só pode ser alcançada através da Educação sob a luz da filosofia.

            Aqueles que estão na caverna, são brasileiros prisioneiros da sua ignorância que condicionados pelo mundo das aparências, procuram solidificar a verdade, não como ela realmente é, mas sim como pensam ser e desse modo enganam-se a si mesmos. Para eles é mais fácil estar atento pura e simplesmente ao externo do que buscar o que realmente é o fator decisivo nessa demonstração visual. A Educação brasileira!

            Em relação ao prisioneiro que se liberta. É aquele cidadão curado de sua ignorância. Sua visão da realidade se modifica quando busca o mundo das luzes, do conhecimento da educação. Sobe ao mundo superior aonde as sombras da ignorância dissipam-se e um futuro apresenta-se.

            A função do prisioneiro liberto é a do cidadão brasileiro que adquire conhecimento e educação. E desse modo prepara seus concidadãos para conhecerem as luzes do mundo do conhecimento. Ele deverá conduzir seus compatriotas em uma jornada pela busca de uma completa mudança estrutural no Brasil. Aonde a Educação Filosófica conduzirá a sociedade brasileira rumo à verdade, que é um processo de busca e jamais de conclusão, um processo de aprimoramento constante. Somente assim teremos uma verdadeira transformação em nossa sociedade como um todo. Não com escolas sucateadas e professores mal remunerados, mas ao invés disso teremos uma sociedade consciente que a base de todas as mudanças está na Educação do povo e para o povo.
  

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Psicologia Reversa


              Você provavelmente está familiarizado com a psicologia reversa: quando tentamos convencer alguém a fazer algo, dizendo-lhe para fazer o contrário.

            Teoricamente, as pessoas não gostam de ter sua liberdade restringida por algum motivo e se rebelam. Mas o que as pesquisas psicológicas tem a nos dizer? Realmente relacionamos a restrição a liberdade, com o desejo de fazer o que foi restringido?

            Em algumas circunstâncias, a resposta é sim. Uma vez que esses dois experimentos comprovam:

"Crianças de 2 anos de idade foram orientadas a não brincar com um brinquedo específico. De repente o brinquedo proibido era o mais requisitado de todos. [...] Os alunos foram informados que deveriam escolher 5 posters, e em seguida foi dito que um deles não estava mais disponível: "- Como assim um a menos?" (Trecho do livro Psicologia social e a natureza humana).

"...A classificação indicativa de programas de televisão violentos (variando de 14 a 18 anos) tem maior probabilidade de atrair pessoas que estão fora desse grupo a assistir o programa. Se o programa estivesse sem classificação não surgiria o mesmo efeito." (Chadee, 2011)

A ideia é que, quando dizem que você não pode ter ou fazer algo, as seguintes três coisas acontecem:

1-Você vai querer.

2-Você se rebela para reafirmar a sua liberdade.

3-Você se sente irritado com a pessoa que está restringindo sua liberdade.

Em outras palavras, você é imediatamente transformado novamente em um adolescente irritante.

            A psicologia reversa funciona melhor com pessoas que tem características contrárias ou resistentes. Ao contrário das pessoas "mais fáceis", que ​​tendem a atender com mais facilidade suas solicitações.

            Porém cuidado, as pessoas odeiam ser manipuladas. Se a pessoa na qual você está tentando usar a psicologia reversa perceber sua real intenção, uma forma de psicologia reversa inversa pode se manifestar. No caso o efeito não vai ser o esperado.

            A psicologia reversa é um tema complicado tanto na vida real quando nos estudos psicológicos. Pesquisadores descobriram que é difícil determinar exatamente quando a psicologia reversa funciona e quando não funciona. Porém, podemos apontar alguns fatores que podem aumentar a reatância psicológica:

            Quanto mais atraente e importante for a coisa que está sendo restringida, maior será o efeito psicológico.

            O maior retardante psicológico é a privação à liberdade.

            Ameaças que envolvam algum tipo de decisão produzem um nível maior de retardância, por não fazer muito sentido, deixa as pessoas ainda mais rebelde.

            Na vida real, a psicologia reversa funciona melhor quando usada com moderação e sutilmente, aplicando principalmente sobre as pessoas que são resistentes aos pedidos.

            A Psicologia reversa é a psicologia do paradoxo, segundo a qual você tenta obter um resultado positivo através de uma sugestão negativa ou vice-versa.

            É uma estratégia onde utilizamos técnicas que visam mover a pessoa para uma determinada ação contrária a qual estamos falando. Um exemplo para você entender melhor seria eu dizer: “Não continue lendo esse texto agora.”
            Se você continuou, você “caiu” em uma das estratégias. Na Psicologia Reversa utilizamos um comando contrário, a real ação que desejamos que a pessoa execute, como no exemplo acima onde eu falei para você não continuar lendo, meu objetivo era exatamente o oposto.

            A Psicologia Reversa é extremamente efetiva com pessoas resistentes e autoritárias, nesse breve artigo de hoje veremos alguns dos usos dessa estratégia.

            Cada ser humano é único, e cada pessoa possui uma forma de comprar ou/e dizer “Sim” diferente, uma parte das pessoas irão se adaptar melhor com ordens diretas como: Compre Agora, Garanta Sua Vaga, Assine Já etc. Entretanto, há um grupo de pessoas que não vão aceitar ordens tão diretas como essas, nesses casos o uso da psicologia reversa é o mais indicado.

            Há várias formas de utilizar e vários padrões linguísticos, abaixo irei citar alguns:

1 – Apelo a Identidade:

“Você é o tipo de pessoa que_______? então deixe para (Ação) importante, outro momento.

Exemplo: “Você é o tipo de pessoa que não gosta de assumir compromissos? Então deixe para depois a leitura desse artigo importante”

“Eu aposto que você_____”

Exemplo: “Eu aposto que você não consegue assumir compromissos.”

Esse padrão requer algum grau de afinidade com a pessoa.

Função: O apelo a identidade é bom ser utilizado quando você conhece um pouco a pessoa, pois esse padrão terá que dizer o contrário do que ela é, pois assim ela fará o que você pede sem que necessariamente você dê uma ordem direta.

2 – Comando Negativo

“Você não precisa (ação) agora/hoje.”

Exemplo: “Você não precisa utilizar esses padrões hoje.”

“Eu não vou dizer que_____”

Exemplo: “Eu não vou dizer que o uso desses padrões vão alavancar suas vendas.”

Função: Esse padrão utiliza o gatilho do “Não” como suavizador, enquanto faz com que o cérebro faça uma representação interna da ação que deve ser feita, outro exemplo para clarificar mais é: “Não pense na cor vermelha”, você certamente já pensou.

3 – Reforço de Autonomia

“Eu não posso (Ação) por você, mesmo que (benefícios). Apenas você pode decidir isso.”

            Exemplo: “Eu não posso decidir a compra por você, mesmo que esse curso vai ajudá-lo a alavancar o seu potencial de vendas. Apenas você pode decidir isso.”

Função: Reforça a autonomia de decisão da pessoa, aqui você precisa dizer aos seus clientes/prospectos o que você não pode fazê-los fazer algo que eles não querem fazer, mesmo que haja muitos benefícios na ação.

4 – Uso da autoridade externa

“Especialistas dizem____, nunca/dificilmente_____”.

Exemplo: “Especialistas dizem que jovens empreendedores, dificilmente conseguiriam ver os benefícios desse treinamento”.

Função: A metamessagem é dizer que outras pessoas disseram que o prospecto/cliente não vai conseguir fazer determinada ação, isso faz com que a pessoa faça o oposto. 

            O uso da psicologia reversa é muito efetivo, mas requer cuidados, a pessoa não pode perceber conscientemente que você quer mudar os comportamentos dela, por isso para ter um resultado efetivo você precisará não ser nada óbvio e utilizá-los com sutileza.

Algumas considerações sobre a Psicologia Reversa

            A psicologia reversa é um tema complicado tanto na vida real quando nos estudos psicológicos. Pesquisadores descobriram que é difícil determinar exatamente quando a psicologia reversa funciona e quando não funciona. Porém, podemos apontar alguns fatores que podem aumentar a reatância psicológica:

            Quanto mais atraente e importante for a coisa que está sendo restringida, maior será o efeito psicológico.