-

-

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dicas de Leitura. Santo Agostinho: uma biografia.


Saudações aos amigos do Construindo História Hoje. Hoje venho informar a todos a criação de um novo Marcador; DICAS DE LEITURAS. Seu objetivo será indicar aos meus visitantes livros que li, que estou lendo, livros que estão cotados como Best-Sellers e também livros indicados por você amigo. Isso mesmo, esse Marcador irá contar com a participação de todos. Basta enviar através do Formulário de Contato o Título do Livro e Autor que o Construindo História Hoje realizará uma postagem no Marcador Dicas de Leituras sobre ele.

Sobre a obra:

Para começar irei indicar um livro excelente que estou lendo atualmente; Santo Agostinho: uma biografia de Peter Brown. Está biografia clássica foi originalmente publicada em 1967 e, há mais de trinta anos, firmou-se como a narrativa-padrão sobre a vida e os ensinamentos de Santo Agostinho – conhecido como o “Santo da Inteligência”. Este doutor da Igreja e filósofo viveu entre 354 e 430, durante a dominação romana, em uma colônia sem tradição, na província da Numídia, atual território da Argélia. Ele foi Consagrado como grande pensador da condição humana, por meio da investigação de temas como conhecimento e amor; memória e presença; sabedoria; Deus e o destino do homem.

Esta narrativa que realta a trajetória do vaidoso professor de retórica, voltado inicialmente à busca mundana dos bons negócios e do prazer, recria com vigor o panorama da vida nas colônias romanas do Mediterrâneo. Aborda o descompromisso do jovem Agostinho, seus relacionamentos amorosos, os casamentos, a busca de oportunidades profissionais e status nos centros políticos e intelectuais do Império como Roma e Milão, e a influência da filosofia Greco-romana. Investiga aspectos curiosos do relacionamento de Agostinho com sua mãe, Mônica, fundamental na formação e conversão do filho.

A extraordinária descoberta recente de um número considerável de cartas e sermões agostinianos lançou uma nova luz sobre a primeira e a última década de sua experiência como bispo em Hipona, na África do Norte. Esses textos circunstanciam a levar historiador Peter Brown a reexaminar algumas de suas avaliações de Agostinho, tanto como autor das Confissões (397 d.C) e Cidade de Deus (413-427) quanto como o bispo idoso que pregou e escreveu durante os últimos anos de dominação romana.

As reflexões do professor Brown sobre a importância desses empolgantes documentos encontram-se nos dois capítulos de seu substancial epílogo da biografia agostiniana (cujo texto não foi alterado). Ele também reviu as mudanças ocorridas nos estudos sobre Agostinho desde a década de 1960. Há um fascínio pessoal, bem como de erudição, no epílogo de dimensões livrescas e nas notas que o professor Brown acrescentou a este seu aclamado retrato do Bispo de Hipona.

Sobre o Autor:

Peter Brown nasceu em 1935 em Dublin, República da Irlanda. Formou-se na Universidade Oxford. Lecionou no All Saint College, em Oxford; na Universidade de Londres e na Universidade da Califórnia, em Berkeley. É catedrático de História na Universidade de Princeton. Publicou The World of Late Antiquity; The Cult of Saints: Its Rise and Function in Latin Christianity; The Body and Society; Power and Persuasion in Late Antiquity; Towards a Christian Empire; The Rise of Western Christendom; Poverty and Leadership in the Later Roman Empire, entre outras obras.

Sobre a Crítica:

“Comovente e cativante (...). Saúdo Brown pela proeza de retirar Agostinho do túmulo da doutrina teológica e pôr a mente e as emoções agostinianas para trabalhar diante de nossos olhos.”

_Richard Souther, New Statesman

“Merecidamente aplaudido, por sua inteligência e pela habilidade com que relaciona a vida e o pensamento de um homem morto há mais de 1.500 anos com nosso atual estilo de vida.”

_Frank Kermode, autor de A Linguagem de Shakespeare, The Observer.

Leandro Claudir

COPYRIGHT ATRIBUIÇÃO - NÃO COMERCIAL © 

Copyright Atribuição –Não Comercial© construindohistoriahoje.blogspot.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Não Comercial.  Com sua atribuição, Não Comercial — Este trabalho não pode ser usado  para fins comerciais. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Construindo História Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes e seus atributos de direitos autorais.




Você quer saber mais? 


BROWN, Peter. Santo Agostinho: uma biografia. Rio de Janeiro: Editora Record, 2011.








LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"O Homem inventou a máquina. A máquina, agora, quer fabricar homens. E se um dia saírem homens do ventre das usinas, também os úteros das mulheres gerarão homens-máquinas, sem coração, sem afeto, meros aparelhos de produção..."

Plínio Salgado.