-

-

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Acelerador de partículas dá início a colisões de íons de chumbo para entender Universo.


O grande acelerador de partículas do Cern (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), o mais potente do mundo, provocou as primeiras colisões de íons de chumbo, despertando mais incógnitas sobre a origem do Universo.

Segundo o organismo, os experimentos com as partículas pesadas começaram nesta segunda-feira, pois conseguiram condições estáveis no funcionamento do acelerador e nas colisões.

Estes experimentos com íons de chumbo abrem uma nova fase na pesquisa do programa do acelerador para sondar a matéria, como acontecia nos primeiros instantes do Universo, logo depois do Big Bang, segundo o Cern.

"Um dos principais objetivos desta nova fase é produzir quantidades ínfimas desta matéria e estudar sua evolução para aquela que constitui o Universo atualmente"
, divulgou o centro.

"A rapidez na transição para as colisões de íons de chumbo representa um sintoma de maturidade do maior acelerador de partículas do mundo", segundo o diretor-geral do Cern, Rolf Heuer.

O acelerador chocará íons de chumbo até 6 de dezembro, momento em que a máquina fará uma parada técnica para sua manutenção, antes de retomar as atividades em fevereiro de 2011 para experimentação.

Você quer saber mais?

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/821748-dupla-de-astrofisicos-diz-ter-provas-da-materia-escura.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/817483-evidencias-sobre-universo-paralelo-podem-surgir-em-breve-dizem-cientistas-do-cern.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/802384-acelerador-de-particulas-na-suica-registra-fenomeno-inedito-em-colisoes-de-protons.shtml

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"O Homem inventou a máquina. A máquina, agora, quer fabricar homens. E se um dia saírem homens do ventre das usinas, também os úteros das mulheres gerarão homens-máquinas, sem coração, sem afeto, meros aparelhos de produção..."

Plínio Salgado.