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quarta-feira, 21 de julho de 2010

ELEFANTES NA AMAZÔNIA.

Garimpeiro acha dente de elefante no sul da Amazônia

Um único dente achado por garimpeiros em Rondônia indica que a maior floresta tropical do mundo também já foi o lar do maior mamífero terrestre do planeta. A Amazônia de 45 mil anos atrás tinha elefantes, sugere uma nova pesquisa.
Mario Cozzuol, paleontólogo da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), mostrou as estruturas em forma de lâmina no fragmento de molar, que mede 12 cm. São reforços que ajudavam a estrutura dentária a triturar alimentos muito abrasivos.
"Só elefantes e capivaras têm dentes com essa estrutura laminar, mas os de capivara não passam de 5 cm. Se por acaso existiu uma capivara do tamanho sugerido por esse dente, o fóssil é mais notícia ainda", brinca ele.

Cozzuol e sua ex-aluna Ednair Rodrigues do Nascimento, da Unir (Universidade Federal de Rondônia), apresentarão o achado no 7º Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados, que acontece nesta semana no Rio.
Se estiverem corretos, cai por terra a ideia de que havia uma espécie de barreira impedindo a entrada de elefantes na América do Sul durante a Era do Gelo.

Dente Molar

PARECE, MAS NÃO É!

Até hoje, o Brasil só parecia ter abrigado mastodontes, feras de tromba extintas que, embora se pareçam com elefantes, são parentes distantes desses últimos. "Sabia-se que elefantídeos haviam chegado à Costa Rica, mas não mais ao sul", diz Cozzuol.
A coisa ainda estaria nesse pé se não fosse por Chico da Pampa, garimpeiro que, no começo dos anos 1990, doou o fóssil que achou em Porto Velho a Miguel Sant'Anna, do Laboratório de Paleontologia da Unir.

Anos depois, Nascimento estava catalogando fósseis no laboratório quando percebeu as estruturas laminares no dente. "Logo pensei em elefantes", diz.
A análise confirmou a impressão, mas ainda não é possível saber a qual espécie exata pertence o dente. Uma possibilidade é que se trate de um

sábado, 17 de julho de 2010

DESCOBERTA ARTISTICA NA ARQUEOLOGIA.

Em uma Pedreira em Cambridgeshire na Inglaterra foi encontrada uma pedra esculpida de 4.500 anos de idade.



TEXTO POR:
Dr. Chris Evans, Diretor da Unidade de Arqueologia de Cambridge.


Uma peça notável de arte rupestre do Neolítico , como nunca antes encontrados no leste da Inglaterra, foi desenterrada na vila de Cambridgeshire.
O artefato do tamanho da mão, que podem datar de 2.500 aC, foi encontrada por um participante em um curso de final de semana geológicas que estava sendo executado pela Universidade de Cambridge Instituto de Educação Continuada.
É constituída por uma mão de tamanho laje de arenito intemperizado com dois pares de círculos concêntricos gravados na superfície - um tema que, segundo os arqueólogos , é típico da " Grooved Ware "a arte da era neolítica tarde.




CIRCULOS CONCÊNTRICOS GRAVADOS EM PEDRA DE 4.500 ANOS.


Enquanto exemplos de arte similar Ware Grooved foram descobertos em locais no resto do Reino Unido , esta é a primeira vez que encontrar algum tenha sido encontrado no leste da Inglaterra, que podem fornecer mais informações sobre as conexões das comunidades que habitaram a área 4.500 anos atrás.
A motivação de quem criou o design não são claras. Os investigadores dizem que ele poderia representar os esforços ornamental de um Picasso pré-históricos, mas pode apenas como facilmente ter sido uma inscrição sem rumo.
"É realmente um achado fantástico , certamente tivemos nada parecido em qualquer dos nossos sites antes ", disse o Dr. Chris Evans, Diretor da Unidade de Arqueologia Cambridge , que funciona junto do Departamento de Arqueologia da Universidade de Cambridge, disse.


"Na verdade, ele é único no Leste da Inglaterra, com o exemplo mais próximo comparável a ser os padrões de risco semelhante em uma placa de arenito de um site Ware Grooved em Leicestershire. contrário, você teria que olhar para Wessex ou Grã-Bretanha do Norte o mais formal megalítico Arte do período. "
"A grande questão, no caso da pedra Over é se devemos realmente ser chamado de arte -lo significativo, ou se elevaram-se a não mais do que rabiscar Neolítico. De qualquer maneira é um grande achado."


A pedra fará sua primeira aparição pública desde a descoberta foi feita neste sábado ( 17 de julho ), quando ele vai na exposição sobre a aldeia do carnaval.
Ele foi encontrado por Susie Sinclair , que estava participando do curso de fim de semana conduzida pelo Dr. Peter Sheldon (Do Departamento de Ciências da Terra e do Ambiente, da Universidade Aberta) com Needingworth Hanson Agregados ' Quarry. A pedreira fica ao norte e oeste do Mais ao lado da Grande Rio Ouse.


A Unidade de Arqueologia Cambridge tem escavado sites na pedreira de 15 anos , em parte , em um esforço para melhor compreender a forma e a natureza da paisagem em tempos pré-históricos. A pedra, no entanto, estava escondida sem estragar na pedreira , em um dos montes de resíduos materiais geológicos descartados pelos trabalhadores da pedreira. Os investigadores acreditam que tivesse sido depositada dentro de um antigo rio que atravessam a área e que, com as informações existentes que têm sobre o layout geográficas da região, o ponto onde ela foi encontrada pode ser reconstruído com relativa facilidade.


A área em torno Over e do Rio Great Ouse teria olhado dramaticamente diferente 4.500 anos atrás. Enorme, "S" em forma de curvas do rio originalmente todo de pântanos e os esforços para domesticá-los só começou realmente a sério no período medieval.
Segundo as últimas pesquisas, no momento da pedra sobre estava sendo esculpido, o campo teria sido dominada pelo curso do rio serpenteando , seus canais tributários e as inundações. Isto essencialmente ter quebrado a área acima em uma paisagem delta de pequenas ilhas, canais e pântanos .


VOCÊ QUER SABER MAIS?


http://www-cau.arch.cam.ac.uk/


http://www.admin.cam.ac.uk/news/dp/2010071601

sexta-feira, 16 de julho de 2010

UMA NIGÉRIA DE MASSACRES.

Assassinatos em Enugu , Nigéria


TEXTO POR:


Chika Okeke-Agulu


Professor Assistente de Arte e Arqueologia e Estudos Americanos Africano.


Princeton University




Soldados nigerianos ao lado de corpos de civis mortos em tiroteio


Se você seguir as novidades da Nigéria, de perto, você deve agora estar cansado de histórias de constantes atos de violência imponderável que incidem sobre os cidadãos pelas polícias estaduais e as forças de segurança. Ainda mais que durante os anos das ditaduras militares, a escala de assassinatos em curso na Nigéria hoje chamadas de condenação internacional, uma vez que o governo nigeriano não parece disposta a prestar muita atenção a este fenômeno terrível.




Yusuf morto sob custódia da policia.


No início do ano de 2009, o exército da Nigéria foi elaborado para sufocar a revolta violenta da seita radical islâmica Boko Haram no Nordeste da Nigéria. Como é que ele termina? Bem, o líder da seita Mohammad Yusuf foi preso, desfilou na frente da mídia e, posteriormente, entregue à polícia. A próxima coisa que se viu foi o seu cadáver. A polícia disse inicialmente que ele foi morto em um tiroteio, até que um oficial do exército contradisse o relato policial, afirmando que Yusuf foi entregue à polícia vivo e saudável (com exceção de algumas pequenas lesões que sofreu durante a revolta). Fotos mostram ele sob custódia da polícia vieram à tona. A polícia mudou a sua história: ele foi morto quando tentava escapar da prisão. Quando grupo de direitos humanos reclamou o ministro da Informação, Sulkingly afirmou que a morte do homem vai ser cuidadosamente investigada. E não foi só isso o pai de Yusuf, um financiador da seita, foi executado ilegalmente por soldados, na frente das câmeras.




Civis mortos pela policia nigeriana entre confronto com rebeldes


Agora, tanto a BBC e alguns jornais de circulação nacional estão relatando o enterro em massa recente de mais de 70 corpos entregue no necrotério da Universidade da Nigéria Hospital de Enugu, a ex-capital do leste da Nigéria. Corpos aparentemente depositados pela polícia desde os últimos seis meses do ano passado . A polícia voltou a surgir com o seu costumeiro mantra : estes corpos, foram vítimas da troca tiros entre policiais e assaltantes armados. Mas relatos da mídia indicam que 6 dos corpos são de homens jovens, a polícia havia desfilado na vida pública recentemente como uma gangue de seqüestradores. Eles nunca foram processados. Mas seus corpos apareceram no necrotério. Em outro exemplo, a polícia afirma que um dos corpos pertencia a um adolescente suspeito de assaltos à mão armada.


Essa história me deixa irritado. Isso me faz pensar que nação sangrenta - Eu sei que é um salto de pensar a Nigéria como uma "nação" - pensa tão pouco da vida dos seus cidadãos. Alguém tem de explicar essas vidas desperdiçadas. Alguém deve ser responsável pela aparente brutalidade destes agentes de segurança.




Membros do grupo Boko Haram mortos em conflito com o governo.


O que me irrita é que o Ministério nigeriano da Informação está ocupado comprando lavadores de imagem para ajudar a “Re-marca” da Nigéria. O mínimo que o Ministério pode fazer para os meus concidadãos é investigar e deixar o mundo saber como as pilhas de corpos depositados na necrotério Unth aconteceu. As famílias de alguns dos "desaparecidos" estão suplicando por ajuda, e se é verdade que os direitos humanos destes cidadãos nigerianos foram tão violentamente violados, nenhuma quantidade de disfarce politico vai ajudar a imagem país.


Líder do Boko Haram da Nigéria morto sob circunstâncias suspeitas.




Membros do Boko Haram.


polícia nigeriana reivindicaram a morte de Mohammed Yusuf , o líder do grupo islâmico Boko Haram , enquanto em detenção.
Um policial disse Yusuf , acusado de violência que matou centenas de pessoas no norte da Nigéria , foi morto a tiros após sua captura na quinta-feira .
"Ele foi morto . Você pode entrar e ver seu corpo na sede do comando da polícia estadual ", Isa Azare , porta-voz do comando da polícia na cidade de Maiduguri , disse.




Última imagem de Mohammed Yusuf ainda vivo.


O anúncio veio após a morte de relatórios , disse que pelo menos 180 pessoas foram mortas e milhares deslocadas na sequência dos confrontos entre as forças de segurança e os combatentes do grupo , que pretende impor a lei islâmica em todo o país mais populoso da África.
Yvonne Al Jazeera Ndege , elaboração de relatórios de estado de Borno, no norte da Nigéria , afirmou: "Não pode ser cem por cento certo de que a polícia está dizendo sobre a captura e morte de Mohammed Yusuf por dois motivos .


" Um deles, o exército e a polícia estão sob pressão política sustentada para erradicar Boko Haram. Dois, na quarta-feira fomos informados de que Yusuf e pelo menos 300 de seus partidários fugiram para Maiduguru porque eles estavam sendo perseguidos pelas forças de segurança nigerianas.
A notícia da morte de Yusuf foi relatado para estar entre as dezenas de pessoas que morreram depois que as tropas atacaram a base do grupo Boko Haram , na cidade de Maiduguri .


CAÇADA


As forças de segurança estavam dizend avançar com a caça para os membros da Boko Haram.




Membros do Boko Haram sob custódia da policia.


O governo alertou as pessoas a evacuar a área e, em seguida descascados e invadiram a mesquita e a sede do grupo na noite.
Um tiroteio seguiu-se a recuar membros Boko Haram armados com rifles de caça caseiras, coquetéis molotov , arcos e flechas , machados e cimitarras .
Um repórter da agência de notícias Associated Press viu soldados atirar o seu caminho para a mesquita antes de abrir fogo contra seus ocupantes.
O repórter mais tarde contou com cerca de 50 corpos no interior do edifício e outro 50, no pátio exterior.
O correspondente disse que houve uma redução "em alguns dos combates e que é porque as forças de segurança nigerianas foram capazes de expulsar alguns membros do Boko Haram”.




Mesmos membros do Boko Haram que aparecem sob custódia policia são encontrados mortos.


"Parece agora muitos dos membros do Boko Haram fugiram da cena, mas não houve mais violência em outro estado - Estado de Kano - não muito longe do estado de Borno , onde entendemos que as forças de segurança bulldozed uma mesquita e uma casa onde o suposto líder estava vivendo ", afirmou .


Pedestres mortos


Um porta-voz de um grupo de direitos humanos disse que as forças do governo mataram transeuntes e outros civis como eles enfrentaram os membros da seita.
Mas um porta-voz militar negou a acusação e disse que era impossível para os direitos dos trabalhadores para diferenciar entre civis e membros do Boko Haram .




Pedestres mortos em tiroteio entre policia e grupo islamico Boko Haram.


Abubakar Umar Gada , um senador do estado de Sokoto no norte da Nigéria , disse à Al Jazeera que os agentes de segurança haviam sido implantadas e fortemente "a situação está totalmente sob controle ".


Ele disse que tinha vantagem Boko Haram "levado ao grande número de pessoas que estão desempregadas "e falta de oportunidades para melhorar suas vidas .


"Nós temos em grande parte um problema social que tem sido aproveitado por esses meliantes para causar caos e confusão ", disse Gada .


Boko Haram , que significa " a educação ocidental é proibido " no dialeto local Hausa , apelou para a aplicação da sharia , mesmo entre os não-muçulmanos .
140 milhões de habitantes da Nigéria são quase igualmente dividida entre cristãos, que dominam o sul, e principalmente os muçulmanos norte -based.




Bandeira da Nigéria


A lei islâmica foi implementado em 12 estados do Norte depois da Nigéria retornou ao governo civil em 1999, após anos de regime militar.
Os confrontos começaram no domingo no estado de Bauchi nas proximidades, com lutadores atacando delegacias de polícia , antes de derramar sobre em Yobe .
Moradores disseram que os combatentes armados com facões, facas , arcos e flechas e explosivos caseiros atacaram edifícios da polícia e qualquer um que se assemelha um policial ou funcionário do governo da cidade.
Mas a maioria das vítimas parece ter sido em Maiduguri , a cidade do nordeste conhecida como o berço e reduto do grupo.


VOCÊ QUER SABER MAIS?


http://chikaokeke-agulu.blogspot.com/search?updated-min=2009-01-01T00%3A00%3A00-05%3A00&updated-max=2010-01-01T00%3A00%3A00-05%3A00&max-results=39


http://www.thisdayonline.com/nview.php?id=150277


http://www.nigeriavillagesquare.com/index.php/content/view/12896/55


http://www.nigeriavillagesquare.com/


http://www.guardian.co.uk/commentisfree/belief/2009/jul/31/nigeria-violence-boko-haram


http://www.guardian.co.uk/profile/cameronduodu


http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/8178820.stm

terça-feira, 13 de julho de 2010

A CAVALARIA MEDIEVAL!

Símbolo do imaginário da Idade Média, passou de título de nobreza e figura essencial no campo de batalha a um ideal romantizado, exercitado em torneios e popularizado graças aos contos de cavalaria.

Armaduras.

Para um cavaleiro medieval, perder um cavalo significava desespero. Além do alto custo de adquirir um novo animal de boa linhagem com todos os equipamentos necessários, a cavalaria era, por volta do século 12, intimamente associada à nobreza - ou seja, lutar a pé era uma evidente perda de status. Por isso, compreende-se o apelo angustiado do rei inglês Ricardo III: “Um cavalo, um cavalo, meu reino por um cavalo!”, ele repetia, ao perder sua montaria durante a Batalha de Bosworth, em 1485 - e a fala está na peça Ricardo III do dramaturgo inglês William Shakespeare. Dá uma boa idéia do que representavam o cavaleiro e a montaria na Idade Média. Eram fundamentais nos combates. Alguns viraram lendas pelas atuações nas batalhas e nos torneios de cavaleiros, outros foram idealizados em contos, livros e peças como a de Shakespeare.

O COMEÇO NA CAVALARIA

A conexão do futuro cavaleiro, sempre de linhagem nobre e muitas vezes com sangue real, com a prática começava cedo. Ao 7 anos, o garoto era iniciado em sua formação como pajem. Aos 12, passava a servir seu senhor feudal, quando recebia instrução militar e subia ao posto de escudeiro. Era com esse status que partia com seu suserano para assistir a suas primeiras batalhas reais e aprendia o manejo da lança e da espada. Se sobrevivesse à experiência, provasse seu valor e tivesse dinheiro suficiente para arcar com os custos, entre os 18 e 20 anos ele era armado cavaleiro num ritual que marcava a passagem da adolescência para a idade adulta.
O ritual de sagração de cavaleiro dava a medida da importância do título. Implicava em mostrar sua virilidade em combates simulados durante uma festa – às vezes até em presença do rei –, na observação do jejum e em uma noite de vigília das armas, seguida da comunhão, que incluía a bênção da espada do aspirante. O rapaz fazia então seu juramento, prometendo seguir os códigos de lealdade e honra. De acordo com o professor Wolfgang Henzler, especialista em história e armas medievais da Universidade de Freiburg, na Alemanha, "ele recebia um tapa no rosto ou um golpe no ombro ou na nuca do seu senhor, que finalmente dizia: `Eu te faço cavaleiro em nome do Padre e do Filho e do Espírito Santo, de São Miguel e de São Jorge. Sê valente, destemido e leal´. E dali saía montado em seu cavalo".

No campo de batalha, as formações da cavalaria começavam com as lanças. Funcionava assim: cada lança trazia uma fileira com o cavaleiro, seu escudeiro, um pajem e dois arqueiros ou besteiros. Cerca de seis lanças se configuravam como uma bandeira, que por sua vez constituíam uma companhia de homens de armas. "Não é à toa que os cavalos recebiam um tratamento muitas vezes superior ao despendido aos soldados. A perda do cavalo em combate podia custar a vida de seu cavaleiro, já que suas armaduras eram mais leves do que as dos soldados desmontados, resistindo bem menos a flechas e golpes de espada”, diz Henzler.

 Em campo as batalhas eram duras e sangrentas.

CONTRA A DECADÊNCIA, FESTIVAIS.

No século XIV, na era das cruzadas, a cavalaria ganhou um aspecto mais

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A GLÓRIA DO POVO BASCO!

País Basco (Espanha)


O País Basco ou Euskadi é uma das 17 comunidades autônomas da Espanha, situada no nordeste daquele país, junto aos Pirenéus, e possui "Nacionalidade Histórica" reconhecida pela Constituição Espanhola.




ESCUDO DO PAÍS BASCO




BANDEIRA DO PAÍS BASCO




MAPA DO PAÍS BASCO


A sua denominação oficial é Comunidad Autónoma del País Vasco, em castelhano, e Euskal Autonomia Erkidegoa, em basco. Os nacionalistas bascos consideram este território, o "País Basco do Sul" ou Hegoalde como parte da nação basca, junto com a Comunidade Foral de Navarra (Nafarroa, em basco), também em Espanha e três partes do departamento francês dos Pirineus Atlânticos, nomeadamente, Sola (Zuberoa) Lapurdi e Baixa Navarra (Nafarroa Beherea), que formam o "País Basco do Norte" (Iparralde) ou "País Basco francês".


O País Basco espanhol está dividido em três províncias: Álava (Araba), Biscaia (Bizkaia) e Guipúscoa (Gipuzkoa).


Principais Cidades:Bilbao/Bilbo(a mais populosa),Donostia/San Sebastian,Gasteiz/Vitoria(a capital politica de Euskara/Pais Basco).


Principal aeroporto internacional:Bilbao/Bilbo(BIO).


História dos bascos


Presume-se que o povo basco tenha ocupado a Península Ibérica por volta do ano 2000 a.C. e tenha resistido as constantes invasões sofridas pela região ao longo dos séculos. Apesar da dominação romana, os bascos mantiveram sua língua, costumes e tradições, num processo de constante resistência. A língua basca ou euskera não tem parentesco com as línguas indo-europeias, embora seja a língua mais antiga falada hoje na Europa, o vasconço somente constitui-se como língua escrita no século XVI e reforçou o sentimento de união do povo.


Entre os séculos XV e XVI, a região sul foi submetida ao Estado Espanhol, que havia sido iniciado com o casamento dos reis católicos Fernando e Isabel.
Há no território vasco, entre outros, movimentos que desejam uma relação mais federalista com a Espanha e alguns que desejam a separação desta. Ainda que não se saiba a proporção desta parcela, todos os partidos legais, bem como a maioria da população da região condenam a ação do grupo terrorista ETA.


Geografia


Sua região é principalmente montanhosa, conformada pelos Montes Bascos e a imponente Serra Cantábria no sul, com o Toloño como máxima altitude.
No País Basco podem distinguir-se quatro zonas climáticas: a vertente atlântica ao norte, uma zona de clima subatlântico (Vales Ocidentais de Álava e a Llanada Alavesa), uma zona de clima submediterrâneo e, ao extremo Sul, entrando na depressão do Ebro e Rioja Alavesa, onde se passa a um clima com verão claramente seco e caloroso do tipo continental.


Organização territorial



Paisagem do País Basco.


Territórios históricos


O País Basco compreende três províncias da Espanha, as quais recibem a denominação de territórios históricos:


• Álava (299.957 habitantes). Capital: Vitoria


• Guipúzcoa (688.708 habitantes). Capital: San Sebastián


• Vizcaya (1.136.181 habitantes). Capital: Bilbao


Municípios


O País Basco divide-se em 253 municípios, 51 em Álava, 88 em Guipúzcoa e 114 em Vizcaya.


DEMOGRAFIA


Graças a ser um dos focos iniciais da revolução industrial na Espanha, a população do País Basco teve um grande crescimento desde meados do século XIX até princípios dos anos 70, recebendo uma grande imigração de outras regiões espanholas. Entretanto, o fim do protecionismo, a crise industrial, a instabilidade política e o descenso da natalidade tem provocado um retrocesso demográfico e desde a Transição, a região está com crescimento.
Segundo o censo Instituto Nacional de Estatística da Espanha (o INE) de 2006, o País Basco conta com uns 4,01% de imigração, o que representa uma das porcentagens mais baixas da Espanha e constitui menos da metade da média nacional (9,27%).


Economia


Apesar de sua extensão relativamente pequena, o País Basco concentra um grande volume de indústrias e é uma das regiões mais ricas da Espanha: 117,1% da média européia do PIB per capita (dados Eustat, ano 2002). A meados dos anos 80, em plena crise económica, produziu-se a reconversão industrial e a reindustrialização, o qual produziu um importante recesso e, já recuperada desta situação desde muito tempo, é na atualidade uma das regiões mais desenvolvidas da Espanha e segundo um estudo do Instituto Basco de Estatística seguindo metodologia da ONU a região alcançaria em 2004 um dos Índices de Desenvolvimento Humano mais altos do mundo.


Línguas


No País Basco fala-se duas línguas: o castelhano e o euskera, sendo esta última a língua originária da região. O euskera, ao contrário do resto das línguas ibéricas modernas, não procede do latim nem pertence a família indo-europeia. No ano de 2001, 49,6% da população era monolíngue em castelhano, 32,2% era bilingue e 18,2% era bilingue passivo (entendia euskera ainda que o falasse com dificuldade).[3] Estas porcentagens variam de um território histórico a outro, sendo Guipúzcoa onde mais se fala euskera e Álava onde menos.


Política



Museu Guggenheim de Bilbao.
A opção política maioritária desde a transição democrática é do "nacionalismo basco", em suas diversas variantes desde as mais moderadas até as mais radicais e com suas diferentes concepções para a configuração da atual Comunidade Autônoma (independente, autonôma, federalista …). Dita opção disputa o mapa eleitoral com outras ideologias denominadas "não nacionalistas", de amplo respaldo no território histórico de Álava, tradicionalmente castelhano-falante.


Segurança


O País Basco dispõe de uma policia própria, a Ertzaintza. Atualmente tem cuidado de todas competências exceto na luta antiterrorista, no controle de aduanas, documentação, passaportes e visas. A Guarda Civil e a Policía Nacional contam com um número mínimo de efetivos e encarregam-se das aduanas e da tramitação de documentos oficiais. A presença da Policía Nacional no País Basco se reduz a 4 comissários, das quais duas encontram-se em Guipúzcoa (San Sebastián e Irún), uma em Vizcaya (Bilbao) e outra em Álava (Vitoria), enquanto que a Guardia Civil dispõe mais de duas dezenas de quartéis repartidos pela geografia basca.


VOCÊ QUER SABER MAIS?

http://www.euskadi.net/r33-2220/es/">

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http://www.muturzikin.com/carte.htm">

http://www.ethnologue.com/">

segunda-feira, 28 de junho de 2010

COMO OS MAIAS CONTAVAM O TEMPO?

Calendário maia


O calendário maia é um sistema de calendários e almanaques distintos, usados pela civilização maia da Mesoamérica pré-colombiana, e por algumas comunidades maias modernas dos planaltos da Guatemala.


Estes calendários podem ser sincronizados e interligados, suas combinações dando origem a ciclos adicionais mais extensos. Os fundamentos dos calendários maias baseiam-se em um sistema que era de uso comum na região, datando pelo menos do século VI a.C.. Tem muitos aspectos em comum com calendários empregados por outras civilizações mesoamericanas anteriores, como os zapotecas e olmecas, e algumas civilizações suas contemporâneas ou posteriores, como o dos mixtecas e o dos astecas. Apesar de o calendário mesoamericano não ter sido criado pelos maias, as extensões e refinamentos por eles efetuados foram os mais sofisticados. Junto com os dos astecas, os calendários maias são os melhores documentados e compreendidos.
Pela tradição da mitologia maia, como está documentado nos registros colonais iucatecas e reconstruído de inscrições do Clássico Tardio e Pós-clássico, a deidade Itzamna é frequentemente creditada como tendo levado o conhecimento do sistema de calendários aos maias ancestrais, junto com a escrita em geral e outros aspectos fundacionais da cultura maia.


O mais importante destes calendários é aquele com período de 260 dias. Este calendário de 260 dias era prevalente em todas as sociedades mesoamericanas, e é de grande antiguidade (quase certamente o mais velho dos calendários). Ainda está em uso em algumas regiões de Oaxaca, e pelas comunidades maias dos planaltos da Guatemala. A versão maia é conhecida pelos estudiosos como tzolkin, ou Tzolk'in na ortografia revisada da Academia de Lenguas Mayas de Guatemala. O tzolkin é combinado com outro calendário de 365 dias (conhecido como haab, ou haab'), para formar um ciclo sincronizado durando 52 haabs, chamado de roda calendárica. Ciclos menores de 13 dias (a trezena) e 20 dias (a vintena) eram componentes importantes dos ciclos tzolkin e haab, respectivamente.


Uma forma diferente de calendário era usada para manter registros de longos períodos de tempo, e para a inscrição da data de calendário (identificando quando um evento aconteceu em relação a outros). Esta forma, conhecida como calendário de contagem longa mesoamericano ou contagem longa, é baseada no número de dias transcorridos desde um ponto inicial mítico. De acordo com a correlação entre a contagem longa e os calendários ocidentais aceita pela grande maioria dos pesquisadores maias (conhecida como a correlação GMT), este ponto inicial é equivalente ao dia 11 de agosto de 3114 a.C. no calendário gregoriano proléptico, ou 6 de setembro no calendário juliano (-3113 astronômico). A correlação Goodman-Martinez-Thompson foi escolhida por Thompson em 1935 baseado em correlações anteriores de Joseph Goodman em 1905 (11 de agosto), Juan Martínez Hernández em 1926 (12 de agosto), e John Eric Sydney Thompson em 1927 (13 de agosto). Pela sua natureza linear, a contagem longa podia ser estendida para se referir a qualquer data no futuro ou passado distantes. Este calendário envolvia o uso de um sistema de notação posicional, em que cada posição significava um múltiplo cada vez maior do número de dias.


O sistema numérico maia era essencialmente vigesimal (ou seja, tinha base numérica 20), e cada unidade de uma dada posição representava 20 vezes a unidade na posição que a precedia. Uma exceção importante foi feita no valor de segunda ordem, que em vez disto representava 18 × 20, ou 360 dias, mais próximo do ano solar do que seriam 20 × 20 = 400 dias. Deve-se contudo notar que os ciclos da contagem longa eram independentes do ano solar.
Muitas inscrições da contagem longa maia são suplementadas com uma série lunar, que fornece informações sobre a fase lunar e posição da Lua em um ciclo semi-anual de lunações.


Um ciclo de Vênus com 584 dias também era mantido, e registrava as ascensões heliacais de Vênus como estrela da manhã ou da tarde. Muitos eventos neste ciclo eram vistos como sendo astrologicamente inauspiciosos e perniciosos, e ocasionalmente as guerras eram iniciadas de forma a coincidir com estágios deste ciclo.
Outros ciclos, combinações e progressões de calendários menos prevalentes ou mal-compreendidos, também eram seguidos. Uma contagem de 819 dias aparece em algumas poucas inscrições. Conjuntos repetitivos de intervalos de 9 e 13 dias associados com diferentes grupos de deidades, animais e outros conceitos significativos também são conhecidos.


Conceito maia de tempo


Com o desenvolvimento do calendário da contagem longa e sua notação posicional (que se acredita herdada de outras culturas mesoamericanas), os maias tinham um sistema elegante no qual os eventos podiam ser registrados de forma linear uns relativamente aos outros, e também com respeito ao próprio calendário ("tempo linear"). Em teoria, este sistema pode ser estendido para delinear qualquer extensão de tempo desejado, simplesmente aumentando o número de marcadores de maior ordem usados (gerando assim uma sequência crescente de múltiplos de dias, cada dia na sequência identificado univocamente por seu número da contagem longa). Na prática, a maioria das inscrições maias da contagem longa limitam-se em registrar somente os primeiros 5 coeficientes neste sistema (uma contagem b'ak'tun), que era mais do que adequado para expressar qualquer data histórica ou atual (20 b'ak'tuns são equivalentes a cerca de 7885 anos solares). Mesmo assim, existem inscrições que apontavam ou implicavam sequências maiores, indicando que os maias compreendiam bem uma concepção linear do tempo (passado-presente-futuro).


Contudo, e em comum com outras sociedades mesoamericanas, a repetição dos vários ciclos calendáricos, os ciclos naturais de fenômenos observáveis, e a recorrência e renovação da imagética de morte-renascimento em suas tradições mitológicas eram influências importantes e ominpresentes nas sociedades maias. Esta visão conceitual, em que a "natureza cíclica" do tempo é destacada, era preeminente, e muitos rituais estavam ligados à conclusão e recorrência dos vários ciclos. Como as configurações particulares do calendário eram novamente repetidas, também o eram as influências "sobrenaturais" a que elas estavam associadas. Desta forma, cada configuração particular do calendário tinha um "caráter" específico, que influenciaria o dia que exibia tal configuração. Divinações poderiam então ser feitas a partir dos augúrios associados com uma certa configuração, uma vez que os eventos em datas futuras seriam sujeitos às mesmas influências conforme as datas correspondentes de ciclos prévios. Eventos e cerimônias eram marcados para coincidir com datas auspiciosas, e evitar as inauspiciosas.


O final de ciclos de calendário significativos ("finais de período"), como um ciclo k'atun, geralmente eram marcados pela ereção e dedicação de monumentos específicos (principalmente inscrições em estelas, mas algumas vezes complexos de pirâmides gêmeas como as de Tikal e Yaxha), comemorando o final, acompanhado por cerimônias dedicatórias.
Uma interpretação cíclica também é notada nos mitos de criação maias, em que o mundo atual e os humanos nele foram precedidos por outros mundos (de um a cinco outros, dependendo de onde vem a tradição) que foram feitos de várias formas pelos deuses, mas subsequentemente destruídos. O mundo atual teria uma existência tênue, requerendo súplicas e ofertas de sacrifícios periódicos para manter o equilíbrio de existência continuada. Temas similares fazem parte dos mitos de criação de outras sociedades mesoamericanas.


Calendário tzolk'in


O tzolk'in (na ortografia maia moderna , também escrito tzolkin) é o nome comumente empregado pelos estudiosos da civilização maia para o Ciclo Sagrado Maia ou calendário de 260 dias. A palavra tzolk'in é um neologismo cunhado na língua maia iucateque, para significar "contagem de dias". Os vários nomes deste calendário usados pelos povos maias pré-colombianos ainda são debatidos pelos estudiosos. O calendário asteca equivalente foi chamado tonalpohualli, na língua náuatle.
O calendário tzolk'in combina vinte nomes de dias com os treze números do ciclo trezena para produzir 260 dias únicos. Ele é usado para determinar o momento de eventos religiosos e cerimoniais e para divinação. Cada dia sucessivo é numerado de 1 a 13 e então começa novamente em 1. Além disso, a cada dia é dado um nome uma lista sequencial de 20 nomes de dias:




Calendário tzolk'in: nomes dos dias e glifos associados (em sequência)


Notas:
1. o número sequencial do dia designado no calendário Tzolk'in.


2. Nome do dia, na ortografia padrão revista padrão da Academia Guatemalteca de Línguas Maias.


3. Exemplo de glifo (logograma) para o dia designado. Notar que para a maior parte destes existem várias formas diferentes; as aqui mostradas são as versões talhadas nos monumentos (estas são versões em cartela).


4. Nome do dia, conforme registros em língua iucateque do século XVI, principalmente de Diego de Landa; até há pouco tempo, esta ortografia era largamente difundida.


5. Na maioria dos casos, não é conhecido o verdadeiro nome do dia, tal qual era falado nos tempos do período clássico(c. 200-900) em que foi feita a maioria das inscrições. As versões aqui apresentadas (em maia clássico, a principal língua usada nas inscrições) são reconstruções baseadas em evidências fonológicas, se existentes; o símbolo '?' indica que se trata de uma tentativa de reconstrução.


Alguns sistemas começavam a contagem em 1 Imix', seguido por 2 Ik', 3 Ak'b'al, etc. até 13 B'en. Os números de dias da trezena então começa novamente em 1 enquanto a sequência de nomes de dias continua, assim os próximos dias na sequência são 1 Ix, 2 Men, 3 K'ib', 4 Kab'an, 5 Etz'nab', 6 Kawoq, e 7 Ajau. Com todos os vinte nomes de dias usados, estes começam a repetir o ciclo enquanto a sequência numérica continua, assim o próximo dia após 7 Ajaw é 8 Imix'. A repetição completa destes ciclos interconectados de 13 e 20 dias portanto leva 260 dias para se completar (ou seja, para que todas as combinações possíveis de número/nome de dia acontecer uma vez).


Origem do Tzolk'in


A origem exata do Tzolk'in não é conhecida, mas existem várias teorias. Uma teoria é que o calendário vem de operações matemáticas baseadas nos números 13 e 20, que eram números importantes para os maias. Os dois números multiplicados um pelo outro dão 260. Outra teoria é que o período de 260 dias vem da duração da gestação humana. Este número é próximo do número médio de dias entre o primeiro período menstrual perdido e o nascimento, diferente da Regra de Naegele, que é de 40 semanas (280 dias) entre a última menstruação e o nascimento. É postulado que as parteiras teriam desenvolvido originalmente este calendário para prever as datas de nascimento dos bebês.


Uma terceira teoria vem do entendimento da astronomia, geografia e paleontologia. O calendário mesoamericano provavelmente se originou com os olmecas, e um assentamento existia em Izapa, no sudeste de Chiapas, México, antes de 1 200 a.C.. Lá, a uma latitude de cerca de 15ºN, o Sol passa pelo zênite duas vezes por ano, e existem 260 dias entre as passagens no zênite, e gnômons (usados geralmente para a observação do percurso do sol e em particular suas passagens pelo zênite) foram encontrados nesse e noutros lugares. O almanaque sagrado pode muito bem ter sido iniciado em 13 de agosto de 1359 a.C, em Izapa. Vincent H. Malmström, um geógrafo que sugeriu este local e data, apresenta suas razões:


Astronomicamente, é a única latitude na América do Norte onde um intervalo de 260 dias (a duração do "estranho" almanaque sagrado usado na região em tempos pré-colombianos) pode ser medido entre posições verticais do Sol -- um intervalo que começa no dia 13 de agosto -- o dia que os povos da Mesoamérica acreditavam que o mundo presente foi criado; Historicamente, era o único lugar nesta latitude que era antigo o suficiente para ser o berço do almanaque sagrado, que naquela época (1973) se pensava datar dos séculos IV ou V a.C; e Geograficamente, era o único lugar sobre o paralelo de latitude apropriado que está em um nicho ecológico tropical de terras baixas onde criaturas como jacarés, macacos e iguanas eram nativos -- todos eles usados como nomes de dias no almanaque sagrado.
Malmström também oferece fortes argumentos contra duas das explicações anteriores.
Uma quarta teoria é a de que o calendário é baseado nas colheitas. Do plantio à colheita há aproximadamente 260 dias.


HAAB:






CALENDÁRIO HAAD


O Haab' era o calendário solar maia composto de dezoito meses de vinte dias cada mais um período de cinco dias ("dias sem nome") no fim do ano conhecidos como Wayeb' (ou Uayeb na ortografia do século XVI). Bricker (1982) estimou que o Haab' foi usado pela primeira vez cerca de 550 a.C. com o ponto de início no solstício de inverno.
Os nomes dos meses do Haab' são conhecidos atualmente pelos nomes correspondentes em maia iucateque da eras colonial, conforme transcritos por fontes do século XVI (em particular, Diego de Landa e livros como o Chilam Balam de Chumayel). Análises fonêmicas dos nomes de glifos Haab' em inscrições maias pré-colombianas demonstram que os nomes destes períodos de vinte dias variavam consideravelmente de região para região e de período para período, refletindo diferenças na(s) lingua(s) de básica e usos nas eras Clássica e Pós-clássica predatando seus registros por fontes espanholas.
Cada dia no calendário Haab' era identificado por um número de dia do mês seguido pelo nome do mês. Os números dos dias começam com um glifo traduzido como "assento de" um nome de mês, que é usualmente atribuído como o dia 0 do mês, apesar de uma minoria o tratar como o dia 20 do mês que precede o mês nomeado. No último caso, o "assento de Pop" é o dia 5 de Wayeb'. Para a maioria, o primeiro dia do ano era 0 Pop (o assentamento de Pop). Ele era seguido de 1 Pop, 2 Pop, até 19 Pop, então 0 Wo, 1 Wo, e assim por diante.
Como um calendário para manter registro das estações, o Haab' era um pouco impreciso, já que tratava o ano como tendo exatamente 365 dias, e ignorava o excedente de um quarto de dia (aproximado) no ano tropical real. Isto significa que as estações se moviam com respeito ao calendário por um quarto de dia a cada ano, de forma que os meses do calendário com nomes de estações em particular não mais corresponderiam a estas estações após alguns séculos. O Haab' é equivalente ao ano de 365 dias dos antigos egípcios.


Wayeb'


Os cinco dias sem nome no fim do calendário, chamados Wayeb', eram dias que se acreditavam perigosos. Foster (2002) escreve que "durante o Wayeb' , os portais entre o reino mortal e o submundo se dissolviam. Nenhum limite impedia que as deidades mal-intencionadas causassem desastres". Para afastar os maus espíritos, os maias tinham costumes e rituais que eram praticadas durante o Wayeb' . Por exemplo, as pessoas evitavam sair de casas e lavar ou pentear o cabelo.


Ciclo de Calendário


Nem o sistema Tzolk'in nem o Haab' numeram os anos. A combinação de uma data Tzolk'in e uma data Haab' era suficiente para identificar uma data para a satisfação da maior parte das pessoas, já que uma combinação destas não se repete antes de 52 anos, muito acima da expectativa de vida geral da época.
Estes dois calendários eram baseados em 260 e 365 dias respectivamente, o ciclo completo se repete exatamente a cada 52 anos Haab'. Este período era conhecido como um Ciclo de Calendário. O fim do Ciclo de Calendário era um período de tensão e má sorte entre os maias, eles esperavam para ver se os deuses concederiam outro ciclo de 52 anos.


Contagem longa




Detalhe mostrando três colunas de glifos da Estela 1 de La Mojarra do século II d.C.. A coluna da esquerda dá a data de contagem longa 8.5.16.9.9, ou 156 d.C.. As duas colunas da direita são glifos da escrita epiolmeca.
Como as datas da roda calendárica só podem distinguir 18 980 dias, equivalentes a cerca de 52 anos solares, o ciclo se repete aproximadamente uma vez em uma vida, e portanto, um método mais refinado para manter datas era necessário para registrar a história de forma mais precisa. Assim, para manter datas sobre períodos mais longos que 52 anos, os mesoamericanos criaram o calendário da contagem longa.
O nome maia para dia era k'in. Vinte destes k'ins são conhecidos como um winal ou uinal. Dezoito winals fazem um tun. Vinte tuns são conhecidos como k'atun. Vinte k'atuns fazem um b'ak'tun.


O calendário da contagem longa identifica uma data contando o número de dias desde a criação maia, 4 Ahaw, 8 Kumk'u (11 de agosto de 3114 a. C. no calendário gregoriano proléptico ou 6 de setembro no calendário juliano). Mas em vez de usar um esquema de base 10 (decimal), como a numeração ocidental, os dias da contagem longa eram registradas em um esquema de base 20 modificado. Assim, 0.0.0.1.5 é igual a 25, e 0.0.0.2.0 é igual a 40. Como a unidade winal reinicia ao chegar a 18, a contagem longa usa a base 20 consistentemente só se o tun for considerada a unidade primária de medida, não o k'in, com o k'in e winal sendo os números de dias em um tun. A contagem longa 0.0.1.0.0 representa 360 dias, em vez de 400 em uma contagem de base 20 pura.




Tabela de unidades da contagem longa


Existem também quatro ciclos de ordem superior raramente usados: piktun, kalabtun, k'inchiltun, e alautun.
Como as datas da contagem longa não são ambíguas, esta estava particularmente bem adaptada para o uso em monumentos. As inscrições monumentais não só incluíam os cinco dígitos da contagem longa, mas também incluíam os dois caracteres tzolk'in seguidos pelos dois caracteres haab'.
A interpretação incorreta do calendário mesoamericano de contagem longa forma a base de uma crença do movimento Nova Era, de que um cataclismo aconteceria no dia 21 de dezembro de 2012. 21 de dezembro de 2012 é apenas o último dia do 13º b'a'ktun. Não é o final da contagem longa, pois ainda se seguirão os b'a'ktuns 14º a 20º.
Sandra Noble, diretora executiva da organização de pesquisa mesoamericana FAMSI, aponta que "para os antigos maias, era motivo de grande celebração chegar ao fim de um ciclo completo". Considera ainda, que a apresentação de dezembro de 2012 como um evento de fim de mundo ou mudança cósmica como "uma total invenção e uma chance para muita gente ganhar dinheiro".


Ciclo de Vênus


Outro calendário importante para os maias era o ciclo de Vênus. Os maias eram astrônomos hábeis, e podiam calcular o ciclo de Vênus com extrema precisão. Existem seis páginas no Códex de Dresden (um dos códices maias) devotadas ao cálculo preciso da ascensão heliacal de Vênus. Os maias conseguiram atingir tal precisão por observação cuidadosa ao longo de muitos anos. Existem várias teorias sobre porque o ciclo de Vênus era especialmente importante para os maias, incluindo a crença de que estava associado com a guerra e que era usado para adivinhar bons períodos (chamada astrologia eletiva) para coroações e guerras. Os governadores maias planejavam o início das guerras quando Vênus ascendia. Os maias possivelmente também registravam os movimentos de outros planetas, incluindo Marte, Mercúrio, e Júpiter.


VOCÊ QUER SABER MAIS?


Academia de las Lenguas Mayas de Guatemala. Lenguas Mayas de Guatemala: Documento de referencia para la pronunciación de los nuevos alfabetos oficiales. Guatemala City: . Refer citation in Kettunen and Hemke (2005:5) for details and notes on adoption among the Mayanist community.


"Mythological" in the sense that when the Long Count was first devised sometime in the Mid- to Late Preclassic, long after this date; see for e.g. Miller and Taube (1993, p.50).


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