Israel ben Elizer (Baal Shem Tov), fundador do judaísmo hassídico.
Desde
o princípio houve duas correntes no seio do judaísmo: de um
lado o formalismo ritual da Bíblia e o Talmud e do outro, a tendência ao misticismo, ao ocultismo que criou a Cabalá e
o Zohar. Daí a oposição entre fariseus e essênios na época do Talmud e entre talmudistas
e cabalistas na
Idade Média. O formalismo ritual, tão rigorosamente praticado pelas massas
do povo na Europa Oriental entre os séculos XVII e XVIII, tendia fatalmente a
produzir uma reação e daí nasceu o hassidismo, isto é, o sistema de
"hassid", que em hebraico significa "pio".
Foi
fundado no ano de 1740 na Polônia pelo místico Israel ben Eliezer, conhecido pelo nome de Baal Shem Tov: "o senhor
de boa fama".
O
"hassidismo", que começou por abandonar o formalismo ritual,
despertou maior importância ao sentimento religioso que à prática. Proclamou a
onipresença de Deus e por isso ordenou que a oração fosse feita com devoção psicológica e alegria especial, até
chegar a um êxtase que permitia ao homem entrar em comunicação direta com a
divindade. Tornou sua a opinião da Cabala, segundo
a qual toda ação humana tem suas repercussões nas esferas do mundo divino e
assim o homem pio e justo, o "Tsadik", o ser que chega a despojar-se
de todo pensamento material e que vive nada mais que pelo espírito e para o
espírito, pode ser suscetível de modificar o curso dos acontecimentos.
Assim
como o "hassidismo" teve eminentes defensores como um Dov Beer, Levi
Isaac, Josef Ha-Cohen, etc., teve também grande oposição na
pessoa do Gaón de Vilna e os "masquilim", isto é, os simpatizantes da
cultura moderna.
Seja
qual for a crítica que se haja podido fazer ao "hassidismo", este,
segundo a opinião de Edmond Fleg, devolveu à alma popular o sentido profundo do
divino que a casuística poderia ter lhe feito perder e deu à vida religiosa e
social do judaísmo, nos dois últimos séculos, a forma de uma grande
originalidade que inspirou a muitos escritores de valor.
Filosofia
hassídica é o conjunto de ensinamentos, interpretações do Judaísmo e misticismo
articulado pelo moderno movimento hassídico. Ela inclui os elementos religiosos do povo carismático do hassidismo, mas principalmente descreve seu
pensamento estruturado, expressado no seu conjunto de teologia à filosofia.
A
palavra deriva do hebraico "hesed" ("bondade") e a apelação
"hasid" ("temente a Deus") possui uma
história no Judaísmo para a pessoa que possui motivos sinceros em servir a Deus
e ajudar os outros. Alguns movimentos judaicos atuais também são chamados por
este nome, renovação populista do Judaísmo, iniciada pelo Rabbi Israel ben
Eliezer (Baal Shem Tov) no século VIII, na Podólia e Volínia (hoje Ucrânia).
Seus discípulos mais próximos desenvolveram a filosofia nos primeiros anos do
movimento. Da terceira geração, a liderança superior tomou suas diferentes
interpretações e dispersou-se através da Europa Oriental, da Polónia, Hungria e
România para Lituânia e Rússia.
Atribuem-se
ao Baal Shem
Tov o poder da cura e vários milagres, sobretudo no confronto com espíritos
malignos, os quais ele teria vencido usando como arma a fé e a alegria de
viver. O rabino ia de aldeia em aldeia levando o alívio aos doentes e
divulgando seus ensinamentos. Afinal reuniu seus seguidores em torno de um corpo doutrinário
sistematizado, constituindo o hassidismo como uma disciplina de natureza
religiosa.
O elemento central do
hassidismo é a devekut, isto é, a união mística com Deus - uma metodologia espiritual que tem como
meta libertar o ser humano dos reveses da vida terrena. Seus discípulos
pregam que o Homem tem o poder de se desligar dos bens materiais e de tudo o
que está relacionado ao mundo, por meio
da prece meditativa, o Daven, o qual
pode conectar o indivíduo a Deus. O Baal
Shem Tov admite a Shekhiná, ou seja, a
presença divina em cada vida, como uma prova da compaixão divina pelo ser
humano e por todas as suas criaturas.
Sepultura de Menahem Mendel de Kolzk.
Por
outro lado, uma das lideranças mais significativas do hassidismo no século XIX, Menahem Mendel
de Kotzk, representa a polaridade oposta, pois destaca a revolta diante das imperfeições do Homem
e de seus sofrimentos. Sua ira o conduz ao conceito do Tikun Olam, a redenção do Cosmos.
As ideias opostas destes dois ícones do movimento hassídico imprimem nesta corrente a piedade
alegre e compadecida, de um lado, e a busca
implacável da justiça austera, do outro. O
hassid, seguidor dessa esfera mística, está constantemente imbuído da presença
do Criador, pois se encontra quase
sempre em estado de meditação, a qual não traz em si apenas os típicos
lamentos judeus, mas igualmente as melodias que se repetem por um longo tempo e
a coreografia hassídica.
A
comunidade judaica se beneficiou amplamente do hassidismo, uma vez que ele
provocou uma reestruturação extrema da sociedade judaica, reforçando o senso
comunitário com base no conceito de uma vivência mística na vida cotidiana. A doutrina
hassídica é um tanto complexa, pois se fundamenta no panenteísmo, segundo o
qual Deus é a existência de fato, a essência de tudo que há. Em sua versão mais
radical, afirma que nada existe a não ser o Criador, e tudo o mais é ilusão.
Não
se deve confundir o panenteísmo com o panteísmo, movimento que prega a
imanência divina ao Universo e à natureza. Na concepção panenteísta, Deus se revela em cada
evento universal, constituindo a realidade última, a única existência
consistente. O mundo estaria encoberto por um manto que, uma vez removido,
manifestaria tão somente a presença do Criador. Assim sendo, Ele está no
interior de cada ser, mas também transcende a criatura, a qual nada mais seria
que uma dissimulação do Ser Divino. Portanto, a Divindade atua como uma conexão
entre todos os seres, os quais estão interligados em uma alteridade consagrada.
Desta
forma, todos podem ser recuperados e alteados, aprimorados de tal forma que
podem, assim, voltar ao seio divino. Cada indivíduo tem como papel principal na
existência promover esse resgate do outro. Eis
porque o hassid não acredita no mal e o vê apenas como uma máscara deturpada do
que ainda não foi salvo.
Espíritos
Dybbuk, segundo o judaísmo hassídico
No judaísmo
hassídico , um dybbuk é um espírito maligno possuidor, acredita-se que seja a
alma "deslocada" de uma pessoa morta.
Representação de Dibbuk.
Dybbuks
são almas que escaparam de Geena (um termo hebraico vagamente análogo ao
conceito de inferno) ou almas em que
a entrada em Geena foi negada por terem cometido uma grave transgressão como o
suicídio. A palavra dybbuk é
derivada do Hebraico דיבוק e significa "anexo", o
dybbuk se "anexa" (possui) ao corpo de uma pessoa viva e habita a sua
carne. Segundo a crença, uma alma que foi incapaz de cumprir sua função durante
a sua vida é dada outra oportunidade para fazê-la em forma de dybbuk. Ele
supostamente deixa o corpo do hospedeiro, uma vez que tenha conseguido seu
objetivo, ou em algumas vezes depois de ser "ajudado".
Um
ser humano que é possuído por um espírito ou uma criatura de outro mundo é um
fenômeno encontrado em uma miríade de culturas e religiões. Judaísmo hassídico
chama o espírito que faz com que esta ocorrência rara, mas notável um
"dybbuk". Uma dybbuk (pronuncia-se "dih-buk") é o termo
para uma alma errante que se anexa a uma pessoa viva e controla o comportamento
dessa pessoa para realizar uma tarefa . No entanto, por vezes, ter um dybbuk é
uma coisa muito ruim. Rabbi Gershon Winkler vem
estudando folclore judaico, espiritualidade e suas raízes xamânicas há mais de
25 anos. Ele tem escrito livros que cobrem a perspectiva judaica sobre fantasmas,
aparições, magia e reencarnação, incluindo um livro intitulado Dybbuk . Rabino
Winkler disse, "[os judeus] não
acredita em possessão demoníaca. Acreditamos que, em
ocasiões muito raras, pode haver uma posse de uma pessoa viva pela alma de quem
deixou o corpo, mas não o mundo, e eles estão buscando um corpo para
possuir para terminar o que eles precisam para terminar." Winkler
explicou como histórias de dybbuk nas escrituras antigas. No Antigo Testamento
da Bíblia, no Livro de Samuel (18:10), um espírito mau é brevemente descrito
como anexando-se ao rei Saul, o primeiro rei eleito chefe das antigas tribos de
Israel: "E aconteceu que, no dia seguinte, que o
espírito maligno da parte de Deus se apoderou de Saul ...” Mais tarde, na Bíblia, no Livro dos Reis, o profeta
Elias é possuído pelo espírito de um morto que está tentando fazer com que o
profeta engane o Rei em ir para a guerra, quando não era necessário. Winkler
disse: "Você tem histórias como essa, que só indiferença mencionar
espíritos de pessoas que nos deixaram descer para efetuar alguma mudança, algum
fenômeno neste mundo." Rabino Winkler tem uma perspectiva única sobre
dybbuk e outros folclores judaico. Embora os tipos de coisas que ele está
escrevendo e ensinando sobre não podem ser discutidos na sua sinagoga local, Winkler explica
como fantasmas e espíritos são definitivamente parte do Judaísmo.
Os Sheydim, podem ser espíritos bons ou maus.
Winkler
disse: "Nossas escrituras e nossa tradição mística está cheia de fantasmas
- fantasmas que significa a alma desencarnada ainda vagando. Temos também ensinamentos sobre o que eles
chamam em português “Demônios", mas
eles não são todos mal - eles são chamados 'sheydim'
em hebraico. Há sheydim, bons e maus
de acordo com a nossa tradição antiga, sheydim (demônios) são seres como nós
somos, assim como os animais são. Eles foram criados no crepúsculo da criação após o ser humano
foi criado, logo antes do clímax da criação, de modo que eles são nem deste
mundo, nem do outro mundo, mas pouco dos dois. Há ensinamentos sobre como nossos ancestrais, como o
rei Salomão se envolveu em demonologia, e ele aprendeu um monte de feitiçaria
mistérios do famoso chefe de todos os demônios, Ashmedai.
Rabbi Gershon Winkler
Como um dybbuk toma posse de
uma pessoa? Winkler disse: "O dybbuk é atraído para alguém que está no estado em que sua alma e seu corpo não estão totalmente conectados uns com
os outros por causa de grave melancolia, psicose, coisas assim. Onde
você não está integrado ela procura uma determinada pessoa que, em sua vida
atual está passando pelos mesmos interesses do espírito passou, e assim o
espírito que possui é atraída para compatibilidade, a alguém que está lutando
com a mesma coisa que fez. Digamos que no meu coração eu tenho um desejo de
roubar todas as lojas de conveniência, mas eu não sigo adiante, porque eu não
tenho coragem. O espírito de alguém que realmente fez isso será atraído para o
meu desejo de fazê-lo e vai me possuir porque somos compatíveis. Ceder às suas inclinações más não significa
necessariamente que você é vítima de um dybbuk. A posse verdadeira tem sinais específicos. Winkler explicou: "Você pode dizer que é real se a pessoa é capaz de falar
coisas que eles não seriam capazes de saber. Porque a alma que está neles não
está integrado com eles o suficiente para ser sujeito ao tempo, espaço e
matéria , eles seriam capazes de dizer coisas que eles normalmente não sabem
-., como o que você sonhou na noite passada, o que está acontecendo do outro
lado da rua, talvez eles podem até falar uma língua diferente que nunca viu
antes " Se este tipo de mau posse toma conta, a solução é exorcismo.”
Ritual de exorcismo judaico hassídico
O
ritual de exorcismo judeu é realizado por um rabino que
tem dominado a
Cabala prática. A cerimônia envolve um quorum de 10 pessoas que se reúnem em um círculo em torno da pessoa possuída.
O grupo recita o
Salmo 91 três vezes, e o rabino sopra o shofar (chifre
de carneiro). Rabino Winkler já
realizou quatro exorcismos em sua vida até agora. Ele disse: "Nós
sopramos o chifre de carneiro de certa maneira, com algumas notas, com efeito
de destruir o corpo, por assim dizer. Assim que a alma que está possuindo será
abalada soltando-o. Depois de ter sido abalada e solta, podemos começar a se
comunicar com ele e pedir-lhe o que deseja. Podemos orar por ele e fazer uma
cerimônia para ele para habilitá-lo a se sentir seguro e terminou de forma que
ele pode deixar o corpo da pessoa. “O ponto do exorcismo é curar a pessoa que está sendo
possuído e o espírito fazendo a possuir”. Este é um contraste gritante com o exorcismo
católico que se destina a afastar o espírito de ofensa ou demônio. Winkler
disse: Nós não tiramos nada de ninguém o que queremos fazer é curar a alma que
é possuída e curar a pessoa. É tudo sobre a cura. Fazemos a cerimônia em nome
de ambas às pessoas." Em alguns
casos, uma pessoa pode apresentar sinais de dybbuk, mas o problema é puramente
psicológico. Rabino Winkler contou uma história do folclore judaico, que teve
lugar no século XVIII - na época o primeiro despertador de corda foi inventado.
Uma mulher levou sua filha ao seu rabino, porque ela suspeitava de uma dybbuk.
O rabino diagnosticou a menina e não encontrou quaisquer sinais reais de posse,
ele a mandou para casa com um despertador e disse-lhe para levá-lo ao longo do
dia. O rabino disse para a mulher e sua filha que às 4:30 da tarde, o dybbuk
deixaria a menina. Às 4:30, a família acreditava que o dybbuk se foi pelo
simples choque de ouvir o sino sair exatamente 4:30. Há também um aspecto
positivo a um dybbuk. Às vezes, um espírito virá a uma pessoa em um momento de
necessidade para ajudar.
Winkler disse: "O segundo tipo de
posse é chamado de 'sod ha'ibbur’", que em hebraico significa
"mistério de impregnação”. Este tipo de posse é uma boa posse -. Que é um guia
espiritual. O espírito de alguém que
tem lutado e superado o que você tem lutado contra e não pode superar será
emprestado a você do mundo espiritual para possuí-lo, incentivá-lo, e ajudá-lo
a superar o que você não foi capaz de superar e o que ele tem sido capaz em sua
vida. Então, quando ele é feito e que você conseguiu alcançar o que você
precisa para alcançar em sua vida, ele te deixa. Às vezes, as pessoas chegam
altos pináculos de realização e eles caem em depressão profunda, e isso é
explicado como a perda desse espírito. Portanto, há um sentimento de perda, e é
interpretado como a depressão. Se a pessoa se dá conta disso, eles podem ser
gratos de que eles tinham um guia espiritual para ajudá-los, e eles precisam continuar
a levantar o seu próprio espírito. "A
maioria dos sistemas de crenças têm alguma noção de um guia espiritual ou anjo
da guarda, e eles também reconhecem uma força espiritual malévola que pode nos
influenciar. O conceito judaico de dybbuk reconhece que o nosso mundo físico e o
mundo espiritual podem se entrelaçar por motivos positivos e negativos. Se
essas razões que se cruzam são negativos, o judaísmo tem um processo de cura
para consertar a colisão por isso tanto o possuidor e o possuído podem seguir
em frente.
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LEONE,
Alexandre. "A oração como experiência mística em Abraham J. Heschel: uma
filosofia da espiritualidade judaica contemporânea", in Dora Incontri.
Educação e Espiritualidade – Interfaces e Perspectivas. Bragança Paulista:
Comenius, 2010, pp. 173-175.
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