Bíblia Sagrada, tradução João Ferreira de Almeida, 1899. Imagem: Acervo pessoal.
De
forma sucinta, mas completa vamos procurar revelar os mistérios que estão
presentes na formação do Cânon. A Bíblia levou muito tempo até ter a forma como
a conhecemos hoje. Desde as primeiras histórias do povo hebreu, que eram
contadas de geração a geração, até que tudo estava escrito, são quase dois mil
anos: desde 1850 a. C ( Abraão, Sara, Isaque, Rebeca...) até o ano 100 de nossa
era. Os primeiros textos escritos são da época do Rei Salomão, ou seja, em
torno do ano de 950 a.C.
Por
muito tempo, os livros bíblicos existiam de forma independente.
Eles
eram, conservados em rolos de papiro ou, mais tarde, de pergaminho (pele de
carneiro).
Só
depois é que começaram, a ser escritos em papel. Na forma impressa como a
conhecemos hoje, a Bíblia só aparece por voltas de 1454 com a criação da
imprensa por Johannes Gutenberg (1398-1468), na Alemanha.
LUTERO - O
reformador Martim Lutero tinha a certeza de que a Bíblia pertence ao povo e não
deve ser lida somente pelos estudiosos. Por isso, uma das obras mais
importantes de Lutero foi a tradução da Bíblia para o alemão. Esta versão
continua sendo usada.
O PRIMEIRO LIVRO IMPRESSO – A Bíblia foi o primeiro livro
impresso do mundo. Gutenberg imprimiu a Bíblia em pergaminho e para as suas 30
primeiras Bíblias ele precisou da pele de 5.000 cabras. Para imprimir a Bíblia,
trabalharam seis impressores, 12 tipógrafos e mais dois auxiliares durante oito
anos, além de Gutenberg, é claro.
O
povo de Israel registrava momentos importantes de sua história com Deus. O povo
via a presença de Deus na história de suas famílias, de seus antepassados, dos
seus reis e profetas. Também nas tradições de suas festas, de suas leis e
cultos.
No
início, essas histórias e tradições eram passadas de pais e mães para os filhos
e filhas de forma oral. Aos poucos, tudo foi sendo registrado por escrito. Como
vemos, a Bíblia não foi sempre assim como conhecemos hoje. Primeiro, ela foi
vivida, depois foi falada, para então ser escrita.
A Bíblia é vida
A
Bíblia é fruto da vida de um povo todo e não apenas de algumas pessoas.
Inspirados por Deus, homens e mulheres, jovens, idosos e idosas, pais, mães e crianças, pessoas em diversas situações de vida foram contando e escrevendo a experiência vivida com Deus.
Inspirados por Deus, homens e mulheres, jovens, idosos e idosas, pais, mães e crianças, pessoas em diversas situações de vida foram contando e escrevendo a experiência vivida com Deus.
Tradição oral
Como
a Bíblia se manteve através dos tempos antes de ser escrita?
Da mesma maneira que hoje conservamos outras tradições, elas vão passando de geração em geração. Como, por exemplo, o costume que temos de realizar certas festas que não estão escritas em livro algum.
O Papiro
O
papiro é uma planta que teve sua origem no Egito. Os egípcios transformavam o
caule dessa planta em uma espécie de folha que era usada para escrever.
Escrevia-se nessas folhas somente um lado, depois de escritas, eram guardadas em rolos. Essa folha de papiro chamava-se “biblos” na língua grega. Mais tarde, passou a significar o rolo ou o livro. Daí vem a palavra em português Bíblia, que significa o conjunto de livros da Sagrada Escritura.
As Línguas da Bíblia
O
Antigo Testamento foi escrito originalmente em hebraico e aramaico, e o Novo
Testamento em grego.
A Bíblia toda ou em partes foi traduzida para mais de 2.200 das cerca de 6.000 línguas e dialetos conhecidos no mundo.
A Bíblia toda ou em partes foi traduzida para mais de 2.200 das cerca de 6.000 línguas e dialetos conhecidos no mundo.
João Ferreira de Almeida foi o primeiro tradutor da Bíblia para o língua portuguesa. Nasceu no interior de Portugal em 1628 e faleceu aos 63 anos de idade. Aos 14 anos mudou-se para a ilha de Java, onde conheceu uma pequena comunidade protestante. Resolveu ser pastor. Foi Missionário no Ceilão, na Índia. Lá iniciou a tradução da Bíblia em 1681, mas não chegou a terminar a sua tradução.
Ezequiel já estava quase pronto quando faleceu. Missionários dinamarqueses terminaram a tradução ainda na Índia. A Bíblia completa em português foi impressa em 1753.O primeiro Novo Testamento em português foi publicado no Brasil em 1781 e a Bíblia completa em português em 1790.
Divisão da Bíblia em capítulos e
versículos
A
divisão da Bíblia em capítulos ocorreu em 1227, e em versículos em 1661, bem
mais tarde de a Bíblia ter sido escrita.
As versões católicas.
As Bíblias católicas contêm
73 livros, sete a mais do que as Bíblias protestantes. Esta diferença vem do fato de que a
Igreja Católica adotou a versão
grega do Antigo Testamento. Martinho Lutero, por sua vez, adotou a versão em
hebraico, colocando
os sete livros no final de sua tradução da Bíblia.
Ele os considerava menos inspirados que os outros, mas muito úteis de serem lidos pelas comunidades.
Um livro da Bíblia sem o nome de Deus.
Você sabia que existe um
livro na Bíblia que não menciona uma única vez o nome de Deus em seus 10
capítulos?
Trata-se do livro de Ester, de autor desconhecido, que narra à história de um período de 10 anos de forte nacionalismo judeu. Embora o nome de Deus não seja mencionado, a soberania de Deus é evidente em toda a narrativa.
A
Bíblia está dividida em duas partes: Antigo e Novo Testamento. A palavra
testamento significa aliança.
Para
as pessoas cristãs, o Antigo Testamento é a primeira aliança de Deus com seu
povo, e o Novo Testamento, a nova aliança realizada por Jesus Cristo com toda a
humanidade.
O
Antigo testamento é um livro em que estão escritos a lei e o mandamento de
Deus, ao lado de histórias tanto daqueles que os observam como dos que não os
observam. (Martim Lutero)
Antigo Testamento - (39 livros)
Pentateuco - Os primeiros cinco livros da Bíblia
são chamados de Pentateuco. Eles contam a história do surgimento do povo de
Deus, seus costumes e suas leis. Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.
Livros Históricos – Estes livros são chamados históricos,
porque relatam a maneira como
o povo foi organizando a sua vida e como se formou o Estado de Israel, com um rei e um território. Josué, Juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis,1 Crônicas, 2 Crônicas, Esdras, Nehemias, Éster.
o povo foi organizando a sua vida e como se formou o Estado de Israel, com um rei e um território. Josué, Juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis,1 Crônicas, 2 Crônicas, Esdras, Nehemias, Éster.
Poemas e Sabedoria – O povo fala com Deus através de
cantos, de poemas e de orações. Assim nascem os Salmos e os Cânticos de amor
declamados e cantados em culto a Deus.
Este
Bloco de livros contém também o ensino transmitido de geração a geração através
de provérbios e da sabedoria popular. Jô, Salmos, Provérbios, Eclesiastes,
Cântico dos Cânticos.
Livros proféticos – Algumas pessoas, chamadas de
Profetas, falavam com entusiasmo, fazendo comparações e denunciando as
injustiças que o povo estava vivendo naquela época.
Estas
pessoas se sentiram chamadas por Deus para anunciar a paz e trazer esperança em
meio ao sofrimento. Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel,
Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias,
Ageu, Zacarias, Malaquias.
Primeira carta de Pedro: carta de
ontem, carta de hoje
Bíblia Sagrada, tradução João Ferreira de Almeida, 1899. Imagem Capa: Acervo pessoal.
Como
vimos anteriormente no último informativo, a primeira carta de Pedro foi
redigida para comunidades cristãs primitivas da Ásia Menor por volta dos anos
70-80 d. C., com algumas observações referente a autoria e datação, se
realmente tratava-se de um escrito Petrino, como vai salientar alguns
pensadores cristãos dos dois primeiros éculos do cristianismo.
Pois
bem, indo um pouco mais além em nosso comentário, o autor da carta escreve de
Roma (*1) (cf 1Pd 5,13) a essas Comunidades consideradas da dispersão (cf 1Pd
1,1), o que vem explicitar que os destinatários sejam cristãos vindos do
Judaísmo, pois tal termo é próprio do cenário pós-exílio babilônico
experimentado pelos Israelitas no século VI a. C. (Reis 1 e 2). Neste sentido
os cristãos são enviados pela carta, se familiarizando com ela, pois sua
linguagem de conforto e esperança (1Pd 3,1ss) explicita sua eleição (1Pd1,2) e
os fazem formar o Edifício espiritual, Povo de Deus (1Pd 2,9-10) na perspectiva
cristã.
Hoje,
não pode ser diferente, embora o cenário seja outro, seja este político,
religiosos, geográfico, cultural e até lingüístico (*2), mas o Senhor é o mesmo,
e assim as causas motivadoras devem ser as mesmas, na vivência da fé na
dinâmica da eleição, da escolha (1Pd1,2) em meio às tribulações, que nos
cercam, constituindo-nos na alegria do Senhor (1Pd1,6).
*1 – Babilônia designa no texto da carta a cidade de Roma.
Isto porque a opressão do cativeiro-exílio da Babilônia (587-538 a.C.), por
Nabucodonosor sobre o reino de Judá, foi marco de identificação de toda a
capital Imperial opressora.
No
contexto de Jesus e das primeiras comunidades a opressão é trazida pelo Império
Romano.
*2 – A língua da Carta é o Grego Koiné-Comun, embora a carta
sirva deste grego, o autor elabora o seu texto de forma muito rica.
O Novo testamento é um livro em que estão escritos o Evangelho e a promessa
de Deus,bem como ainda a história de ambos: dos que crêem nisto e dos que não
crêem. (Martim Lutero)
Novo Testamento - (27 livros)
Evangelhos e Atos dos Apóstolos – A palavra Evangelho
significa boa noticia. Os quatro evangelhos narram a vida de Jesus desde o seu
nascimento até sua morte na cruz, ressurreição e ascensão. Evangelho não é nem
pode ser outra coisa senão uma pregação de Cristo (Martim Lutero). Mateus,
Marcos, Lucas, João e Atos.
Cartas – As Cartas de Paulo e de outros
apóstolos foram escritas a partir das perguntas que surgiram nas primeiras
comunidades cristãs.
Mesmos
que estas cartas tenham sido escritas numa outra época, elas continuam
orientando as comunidades hoje e permanecem fiéis à mensagem de Cristo. Romanos,
1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses,1
Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito, Filemom,
Hebreus, Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João, Judas.
Apocalipse - Apocalipse é uma palavra grega, que
significa revelação, descoberta. Ele foi escrito em linguagem codificada. As
visões e os símbolos desse livro falam de pessoas e fatos que só os cristãos
entendiam. Os poderes do mal podem ameaçar as pessoas de Deus, mas, no fim,
Deus os derrotará.
Seguem-se algumas razões pelas quais rejeitamos os apócrifos (ou como chamam os católicos Deuterocanonicos:
1. Ensino da Arte Mágica
Tobias
6:5-8. "Então, o anjo lhe disse: toma as entranhas deste peixe e guarde
para ti seu coração, o fel e seu fígado. Pois são necessários para medicinas
úteis. . . Logo, Tobias perguntou ao anjo e lhe disse: Eu te rogo, irmão
Azarias, para quais remédios são boas essas coisas, que tu pediste separar do
peixe. E o anjo, respondendo, lhe disse: Se puseres um pedacinho do seu coração
sobre as brasas, seu fumo há de espantar toda a espécie de demônios, seja de um
homem ou de uma mulher, de modo que não possam mais voltar a eles."
Tal ensino não se dá em nenhuma outra parte das Escrituras. O coração de um peixe não possui poder mágico e sobrenatural para espantar "toda a espécie de demônios." É inexplicável acreditar-se que Deus tivesse mandado a um de Seus anjos dar a Tobias ou a algum outro homem o conselho de praticar semelhante arte feiticeira.
Satanás não pode ser expulso por algum truque. Qualquer pessoa que pretenda usar alguma das artes aludidas para executar coisas sobrenaturais não procede de acordo com os 66 livros dos Escritos Inspirados.
S. Marcos 16: 17. Cristo afirma que Satanás seria expulso em Seu nome.
Atos 16:18. Paulo mandou o espírito sair da mulher em NOME DE Jesus CRISTO. Ela foi livrada do poder maligno. Tudo isso não se harmoniza com os escritos de Tobias.
2. Dar Esmolas Purifica do Pecado?
Tal ensino não se dá em nenhuma outra parte das Escrituras. O coração de um peixe não possui poder mágico e sobrenatural para espantar "toda a espécie de demônios." É inexplicável acreditar-se que Deus tivesse mandado a um de Seus anjos dar a Tobias ou a algum outro homem o conselho de praticar semelhante arte feiticeira.
Satanás não pode ser expulso por algum truque. Qualquer pessoa que pretenda usar alguma das artes aludidas para executar coisas sobrenaturais não procede de acordo com os 66 livros dos Escritos Inspirados.
S. Marcos 16: 17. Cristo afirma que Satanás seria expulso em Seu nome.
Atos 16:18. Paulo mandou o espírito sair da mulher em NOME DE Jesus CRISTO. Ela foi livrada do poder maligno. Tudo isso não se harmoniza com os escritos de Tobias.
2. Dar Esmolas Purifica do Pecado?
Tobias
12:8, 9. "A oração é boa como o jejum e esmolas; é melhor do que guardar
tesouros de ouro, pois, esmolas livram da morte, e é o mesmo que espia os
pecados e conduz à misericórdia e vida eterna."
Se ofertas caridosas pudessem expiar os nossos pecados, não teríamos necessidade do sangue de Jesus Cristo.
I S. Pedro 1:18, 19. Somos salvos, não por coisas corruptíveis, como prata e ouro ou esmolas, mas pelo sangue precioso de Cristo. Essa doutrina das "Obras de Satisfação."
Eclesiástico 3:33. "As esmolas rebatem os pecados." Não se atribui ao poder de Cristo, segundo essa frase, mas às obras. (S. Judas 24).
3. Pecados Perdoados pela Oração
Se ofertas caridosas pudessem expiar os nossos pecados, não teríamos necessidade do sangue de Jesus Cristo.
I S. Pedro 1:18, 19. Somos salvos, não por coisas corruptíveis, como prata e ouro ou esmolas, mas pelo sangue precioso de Cristo. Essa doutrina das "Obras de Satisfação."
Eclesiástico 3:33. "As esmolas rebatem os pecados." Não se atribui ao poder de Cristo, segundo essa frase, mas às obras. (S. Judas 24).
3. Pecados Perdoados pela Oração
Eclesiástico
3:4. "Quem amar a Deus, receberá perdão de Seus pecados pela oração."
Os pecados não se perdoam pela oração. Se fosse assim, não teríamos necessidade de Jesus. Todos os povos pagãos fazem orações, mas os pecados não se perdoam somente pela oração.
Prov. 28:1; 1 S. João 1: 9. A confissão e a renúncia do pecado por Jesus Cristo é o que ensina a palavra veraz.
I S. João 2: 1, 2. Cristo, nosso Advogado, pode perdoar o pecado.
Os pecados não se perdoam pela oração. Se fosse assim, não teríamos necessidade de Jesus. Todos os povos pagãos fazem orações, mas os pecados não se perdoam somente pela oração.
Prov. 28:1; 1 S. João 1: 9. A confissão e a renúncia do pecado por Jesus Cristo é o que ensina a palavra veraz.
I S. João 2: 1, 2. Cristo, nosso Advogado, pode perdoar o pecado.
4. Orações pelos Mortos
II
Macabeus 12:42-46, "E, fazendo uma arrecadação, mandou doze mil dracmas de
prata a Jerusalém para ser oferecido um sacrifício pelos pecados dos mortos, e
fez bem em pensar religiosamente na ressurreição, (pois, se não tivesse
esperança que os que haviam sido mortos ressuscitassem novamente, haveria de
ser supérfluo e em vão orar pelos mortos). E considerava que, os que haviam
adormecido no temor de Deus, alcançaram para si muita graça. Portanto, é um
pensamento santo e nobre orar pelos mortos para que sejam libertos dos
pecados." Somente esse versículo é
muito pouco para afirmar a doutrina do Purgatório.
5. Destino Selado por
Ocasião da Morte
Atos
2:34. Consoante à Palavra de Deus, os mortos não vão ao lugar da recompensa.
Davi, um homem segundo o coração de Deus, ainda não acendeu ao céu.
Isa. 38:18. Os mortos levados à sepultura "não esperarão em Tua verdade." Ao falecer alguém, seu destino está selado aqui e pela eternidade. Todas as preces e sufrágios dos vivos não lhe são de proveito.
Lucas 16:26. "E, além disso, está posto um grande abismo." Não há passagem ou graduação desde o lugar de sofrimento até às delícias do céu.
Isa. 8:20. São rejeitados os livros dos Macabeus por ensinar doutrinas contrárias às que se acham em outras partes da Bíblia. "À Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva."
6. O Ensino do Purgatório
Isa. 38:18. Os mortos levados à sepultura "não esperarão em Tua verdade." Ao falecer alguém, seu destino está selado aqui e pela eternidade. Todas as preces e sufrágios dos vivos não lhe são de proveito.
Lucas 16:26. "E, além disso, está posto um grande abismo." Não há passagem ou graduação desde o lugar de sofrimento até às delícias do céu.
Isa. 8:20. São rejeitados os livros dos Macabeus por ensinar doutrinas contrárias às que se acham em outras partes da Bíblia. "À Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva."
6. O Ensino do Purgatório
Sabedoria
3:1-4. "Mas, as almas dos justos estão na mão de Deus; e o tormento da
morte não as tocará. Aos olhos dos ignorantes pareciam eles morrer e sua
partida foi considerada desgraça. E, sua separação de nós, por uma extrema
perda. Mas, eles estão em paz. E, embora aos olhos dos homens sofram tormentos,
sua esperança está plenamente na imortalidade."
Como Cristãos não podemos basear a crença da doutrina do purgatório somente por causa destes versículos citados: "Embora aos olhos dos homens sofram tormentos, sua esperança está plenamente na imortalidade."
"Os tormentos" nos quais se acham os "justos", diz a Igreja, referem-se ao fogo do purgatório, onde os pecados estão sendo expiados.
"Sua esperança está plenamente na imortalidade", pois a igreja interpreta isso, declarando que após suficiente tempo de sofrimento no meio do fogo, poderão passar para o céu.
I S. João 1:7. Esse ensino aniquila completamente a expiação de Cristo. Se o pecado pudesse ser extinguido pelo fogo, não teríamos necessidade do nosso Salvador.
7. O Anjo Relata uma Falsidade
Como Cristãos não podemos basear a crença da doutrina do purgatório somente por causa destes versículos citados: "Embora aos olhos dos homens sofram tormentos, sua esperança está plenamente na imortalidade."
"Os tormentos" nos quais se acham os "justos", diz a Igreja, referem-se ao fogo do purgatório, onde os pecados estão sendo expiados.
"Sua esperança está plenamente na imortalidade", pois a igreja interpreta isso, declarando que após suficiente tempo de sofrimento no meio do fogo, poderão passar para o céu.
I S. João 1:7. Esse ensino aniquila completamente a expiação de Cristo. Se o pecado pudesse ser extinguido pelo fogo, não teríamos necessidade do nosso Salvador.
7. O Anjo Relata uma Falsidade
Tobias
5:15-19. "O anjo disse-lhe (a Tobias): Guiá-lo-ei para lá (o filho de
Tobias) e o farei voltar a ti. E Tobias lhe disse (ao anjo): Eu te rogo,
dize-me, de que família ou de que tribo és tu? E Rafael, o anjo, respondeu: . .
. Eu sou Azarias, o filho do grande Ananias. Respondeu-lhe Tobias: Tu és de uma
grande família."
Se um anjo de Deus mentisse acerca de sua identidade, tornar-se-ia culpado de violação do nono mandamento.
S. Lucas 1:19. Confrontando esta declaração com o que está registrado no livro de Tobias, compreenderemos logo porque Cristo nunca Se referiu aos livros apócrifos.
Se um anjo de Deus mentisse acerca de sua identidade, tornar-se-ia culpado de violação do nono mandamento.
S. Lucas 1:19. Confrontando esta declaração com o que está registrado no livro de Tobias, compreenderemos logo porque Cristo nunca Se referiu aos livros apócrifos.
8. Uma Mulher Jejuando Toda
Sua Vida
Judith
8:5, 6. "E ela fez para si um aposento separado no andar superior de sua
casa no qual vivia com suas servas. Seu vestido era de cabelo de crina e ela
jejuava todos os dias de sua vida, com exceção dos sábados, das luas novas e
demais festas da casa de Israel."
Esta passagem é parecida a outras lendas, com respeito a santos canonizados. Uma mulher dificilmente jejuaria toda sua vida, com exceção de um dia da semana e algumas outras ocasiões durante o ano. Cristo jejuou quarenta dias, porém não toda a sua vida.
Esta passagem é parecida a outras lendas, com respeito a santos canonizados. Uma mulher dificilmente jejuaria toda sua vida, com exceção de um dia da semana e algumas outras ocasiões durante o ano. Cristo jejuou quarenta dias, porém não toda a sua vida.
9. Outra Contradição Bíblica
Judith
9:2. "Ó Senhor Deus, do meu pai Simeão, a quem deste a espada para
executar vingança contra os gentios."
Jesus não tinha nenhuma relação com o fato de ser dada "a espada para executar vingança" contra os habitantes de Siquém.
Gên. 34:30. Notemos o que Jacó, o pai de Simeão, disse, conforme se acha registrado em Gênesis: "Tendes-me turbado, fazendo-nos cheirar mal entre os moradores desta terra."
Gên. 49:5-7, ao estender a sua bênção antes de morrer, pronunciou uma maldição sobre Simeão e Levi, por seu ato cruel. Disse ele: 'maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura'. E, devido a isso, haviam de ser divididos e espalhados em Israel.
Rom. 12:19. A vingança pertence a Deus. É Ele quem há de recompensar.
Rom. 12:17. Não tornemos mal por mal. Simeão estava fazendo justamente o contrário. O livro de Judith deve ser colocado entre os livros não inspirados, e não deve ter lugar no Cânon.
10. Ensinos da Crueldade e do Egoísmo
Jesus não tinha nenhuma relação com o fato de ser dada "a espada para executar vingança" contra os habitantes de Siquém.
Gên. 34:30. Notemos o que Jacó, o pai de Simeão, disse, conforme se acha registrado em Gênesis: "Tendes-me turbado, fazendo-nos cheirar mal entre os moradores desta terra."
Gên. 49:5-7, ao estender a sua bênção antes de morrer, pronunciou uma maldição sobre Simeão e Levi, por seu ato cruel. Disse ele: 'maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura'. E, devido a isso, haviam de ser divididos e espalhados em Israel.
Rom. 12:19. A vingança pertence a Deus. É Ele quem há de recompensar.
Rom. 12:17. Não tornemos mal por mal. Simeão estava fazendo justamente o contrário. O livro de Judith deve ser colocado entre os livros não inspirados, e não deve ter lugar no Cânon.
10. Ensinos da Crueldade e do Egoísmo
Eclesiástico
12:6. "Não favoreças aos ímpios; retêm o teu pão e não o dês a eles."
Poderá alguém pensar que Deus havia de inspirar a algum homem a escrever semelhante conselho? Eis, o que está escrito:
Prov. 25:21, 22. "Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o Senhor te retribuirá."
Rom. 12:20. O apóstolo Paulo, que teve de sofrer muito nas mãos de seus inimigos, citou essas palavras dos provérbios em sua epístola aos Romanos.
S. João 6:5. Certamente Cristo, quando andou neste mundo, alimentou a muitos de Seus perseguidores.
S. Mat. 6:44-48. Em Seu sermão da Montanha mencionou a regra cristã a ser seguida e explicitamente nos exorta a amar, abençoar e orar pelos nossos inimigos.
Poderá alguém pensar que Deus havia de inspirar a algum homem a escrever semelhante conselho? Eis, o que está escrito:
Prov. 25:21, 22. "Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o Senhor te retribuirá."
Rom. 12:20. O apóstolo Paulo, que teve de sofrer muito nas mãos de seus inimigos, citou essas palavras dos provérbios em sua epístola aos Romanos.
S. João 6:5. Certamente Cristo, quando andou neste mundo, alimentou a muitos de Seus perseguidores.
S. Mat. 6:44-48. Em Seu sermão da Montanha mencionou a regra cristã a ser seguida e explicitamente nos exorta a amar, abençoar e orar pelos nossos inimigos.
Textos de Hans Kersten e Mary E. Walsk;
Org.
Leandro
Claudir
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