A reestruturação do integralismo no pós-guerra também representou um rompimento com o determinismo em relação aos judeus, tristemente comum na sociedade brasileira da década de 1930, e especialmente presente em alguns das centenas de escritos de Gustavo Dodt Barroso, líder integralista, que abandonou a militância em 1946.
Tal tema controverso, o “anti-semitismo de Gustavo Barroso”, não é abordado aqui. Em cerca de 500 documentos escritos por Oswaldo Tagliavini, entre os anos de 1939 e 2004, consultados para a realização da obra “O Integralismo na cidade de Matão”, não há uma citação se quer à etnia judaica. O que nos mostra a relevância desse tema para os integralistas da época.
Você quer saber mais?
Ferreira, Marcus. O Integralismo na cidade de Matão: Oswaldo Tagliavini e sua máquina de fazer idéias, Rio de Janeiro, 2006.
Pompêo, A. Porque é que sou Integralista, Empresa Grafhica “Revista dos Tribunaes, São Paulo, 1935.
Salgado, Plínio. O Integralismo Perante A Nação, Livraria Clássica Brasileira, Rio de Janeiro, 1950.
O Integralismo e a Educação" - Rio de Janeiro - Livraria Clássica Brasileira/Edições GRD - s/data - 217 págs. - "Enciclopédia do Integralismo" - Vol.IX.