Habilidade escrita.
Habilidade comunicativa.
A teoria das inteligências
múltiplas de Gardner apresenta sete tipos de inteligências com características
diferentes. A consciência da existência de vários tipos de inteligência, muitos
dos quais tradicionalmente não valorizados pela escola, é importante para que
os professores e educadores proporcionem experiências de aprendizagem
diversificadas e adequadas aos seus educandos.
Certamente já teve
necessidade de pedir ou de dar informações sobre a forma de chegar do local
onde se encontra a um outro. Provavelmente já verificou que diferentes pessoas
recorrem a processos diferentes para cumprirem essa tarefa:
- há quem descreva o trajeto
utilizando uma linguagem clara e pormenorizada;
- há quem acompanhe a sua
explicação com gestos, quase lembrando um sinaleiro;
- há quem desenhe um mapa ou
um esquema.
Cada uma destas pessoas
pensa e apreende a realidade de uma maneira particular.
A teoria das inteligências
múltiplas de Gardner apresenta sete tipos de inteligências com características
diferentes. A consciência da existência de vários tipos de inteligência, muitos
dos quais tradicionalmente não valorizados pela escola, é importante para que
os professores e educadores proporcionem experiências de aprendizagem
diversificadas e adequadas aos seus educandos. Quais são então as inteligências
definidas por Gardner?
- Inteligência linguística
- inteligência
lógico-matemática
- inteligência
visual-espacial
- inteligência quinestésica
- inteligência musical
- inteligência interpessoal
- inteligência intrapessoal.
Neste artigo, deter-nos-emos
sobre a inteligência linguística. As restantes serão alvo de atenção mais
pormenorizada nos próximos artigos.
Inteligência linguística
Características
Está relacionada com o uso
da linguagem. Os estudantes com este tipo de inteligência têm muita
sensibilidade para os sentidos das palavras e para a sua manipulação.
Manifestam gosto pela leitura e pela escrita. Comunicam bem, oralmente e por
escrito. São eficazes na ligação das ideias e têm facilidade na sua
transmissão. Pensam utilizando palavras.
Como podem os
professores/educadores ajudar os alunos/crianças/jovens no desenvolvimento
desta inteligência:
-
Modelando a utilização de uma linguagem correta.
-
Motivando-os a escrever e apoiando o seu trabalho.
-
Demonstrando formas eficazes de comunicação.
-
Lendo alto para os alunos, com frequência.
-
Criando/desenvolvendo o gosto pela leitura.
-
Dando aos alunos oportunidades para, individualmente, lerem, escreverem,
ouvirem e falarem.
-
Promovendo debates sobre assuntos do programa de qualquer disciplina.
-
Criando jornais de turma/escola.
-
Promovendo correspondência em português com alunos de outras escolas/países
lusófonos ou em língua estrangeira com jovens de outros países.
A língua materna é
transversal a todo o currículo. Ela está presente em todas as disciplinas. Por
conseguinte, as atividades sugeridas são pertinentes em qualquer disciplina. A
língua materna está também presente em qualquer contexto da vida quotidiana. É
na família que a criança começa a ter contacto com ela. As sugestões dadas são
exequíveis igualmente em contexto familiar. Vários artigos anteriores se
debruçaram sobre atividades que podem ser realizadas pelos pais com os seus filhos
com vista ao desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita e ao
alargamento do vocabulário, fundamentais para o desenvolvimento da inteligência
linguística.
Bibliografia:
Chapman, C. (1993). If the shoe
fits... How to develop multiple intelligences in the classroom. Palatine,
Illinois: IRI/Skylight, Inc.
Gardner, H. (1993). Frames of
Mind: The Theory of Multiple Intelligences.London: fontana Press.
Zenhas,
A., Silva, C., Januário, C., Malafaya, C., & Portugal, I. (2002). Ensinar a
estudar - Aprender a estudar (4.ª ed.). Porto: Porto Editora.
Referências:
COPYRIGHT ©
Copyright
© construindohistoriahoje.blogspot.com.br Você pode
republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o
conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História
Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de
artigos de Construindo História
Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo
para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O
link não é exigido para citações. A republicação de artigos de
Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às
condições dessas fontes e seus atributos de direitos autorais.
Você quer saber mais?
(PÁGINA NO TUMBLR)
(REDE SOCIAL VK)
(ALBUM WEB PICASA)
(ALBUM NO FLICKR)
(CANAL NO YOUTUBE)
(MICRO BLOGUE TWITTER)
(REDE SOCIAL PINTEREST)
(BLOGUE WORDPRESS HISTORIADOR NÃO
MARXISTA)
(BLOGUE BLOGSPOT CONSTRUINDO
PENSAMENTOS HOJE)
(BLOGUE WORDPRESS O
CONSTRUTOR DA HISTÓRIA)
(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O
CAPITALISMO)
(BLOGUE BLOGSPOT
DESCONSTRUINDO O COMUNISMO)
(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O
NAZISMO)
(BLOGUE WORDPRESS
CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)
(REDE SOCIAL FACEBOOK
CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)
(REDE SOCIAL GOOGLE + CONSTRUINDO
HISTÓRIA HOJE)
(MARCADOR DICAS DE LEITURA)
(MARCADOR ARQUEOLOGIA)
(MARCADOR ÁFRICA)
(MARCADOR ANTIGUIDADE)
(MARCADOR PERSONAGENS DA
HISTÓRIA)
(MARCADOR HISTÓRIA DO BRASIL)
(MARCADOR FÉ)
(MARCADOR COMUNISMO)