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quinta-feira, 24 de junho de 2010

A ORIGEM DO FUTEBOL

A evolução da bola


A Idade das Trevas


Quem pode afirmar quando começou o jogo? Chutar é uma ação bem instintiva, por isso, sem dúvida, o homem da Idade de Pedra deu, sem querer, uma batida numa pedra ou num osso com seu pé e, talvez, um dia alguém chutou de volta e tudo começou assim.
Contudo, as primeiras indicações de uma maneira formal primitiva de futebol datam de 3000 anos atrás na China da Antiguidade. Uma partida jogada com uma bola de pele de animal recheada de pelo ou penas que era chutada entre estacas de cerca de 10 metros de altura e era, muito provavelmente, utilizada para treinamento militar. Em 50 dC, o jogo foi denominado tsu chu e registros antigos comparam a bola redonda e o gol quadrado como Yin e Yang, os símbolos antigos da harmonia.




Provavelmente, o futebol começou há 3000 anos atrás na China. Esta aquarela mostra Kemari, uma versão japonesa cerimonial do jogo. Ilustração cortesia do Museu Nacional do Futebol, em Preston, Reino Unido.


Os gregos e romanos foram os maiores expoentes de jogos. Construíram arenas por todo seu império e transformaram tudo em teatro, desde corridas de carruagem até combates de gladiadores, em que ferimentos graves ou mesmo a morte eram coisas naturais e faziam parte do espetáculo. Comparado a isso, chutar uma bola parece sem graça, todavia, há indicações de que eles jogavam um tipo de futebol também. No caso dos gregos, era chamado de “episkyros”, e dos romanos, um jogo chamado “harpustum” – mas ambos eram principalmente jogos em que a bola era carregada.
“Harpastum” veio da palavra grega “Harpazein” que significa agarrar. A bola era pequena, quase do tamanho de um melão, e dura, principalmente porque era recheada com areia. O jogo acontecia num campo demarcado, com cada jogador em uma posição como hoje, e os times, provavelmente, formados de 12 jogadores. O jogo mesmo era mais parecido com o rugby, com mais arremessos que chutes, e exigia considerável agilidade. As regras, parece, eram inversas ao do futebol, uma vez que o objetivo era fazer com que a bola permanecesse atrás da linha central, em seu próprio lado, e não permitir que o adversário a pegasse. Os gols eram marcados se a bola batesse no chão.


“Harpastum” veio da palavra grega “Harpazein” que significa agarrar. A bola era pequena, quase do tamanho de um melão, e dura, principalmente porque era recheada com areia. O jogo acontecia num campo demarcado, com cada jogador em uma posição como hoje, e os times, provavelmente, formados de 12 jogadores. O jogo mesmo era mais parecido com o rugby, com mais arremessos que chutes, e exigia considerável agilidade. As regras, parece, eram inversas ao do futebol, uma vez que o objetivo era fazer com que a bola permanecesse atrás da linha central, em seu próprio lado, e não permitir que o adversário a pegasse. Os gols eram marcados se a bola batesse no chão.


Dizem que os Vikings chutavam as cabeças de seus inimigos, o que não era um comportamento muito agradável, mas as sociedades um pouco mais civilizadas, como os japoneses, persas, egípcios, assírios e índios norte-americanos, todos jogavam um tipo de jogo com bola. Os astecas no México desenvolveram seu próprio jogo de chutar, para o qual utilizavam uma pedra coberta com uma fina capa de resina. O jogo, conhecido como “tlatchi”, acontecia entre dois times com sete homens e era uma atividade cultural muito importante. Os jogos aconteciam em estádios construídos para este fim e apostavam-se grandes somas de dinheiro nos resultados.
A essência toda do futebol está em seu implemento mais simples – a bola. E tem de ser um tipo especial de bola, também, com a habilidade de voar pelo ar quando direcionada pelo jogador e – o mais importante – repicar de forma previsível. Foi, de fato, somente com o desenvolvimento de uma bola que repicava e a pura satisfação em chutá-la de jeitos variados, que fez do futebol o jogo mais popular e de maior sucesso no mundo.


VOCÊ QUER SABER MAIS?


Pearson, Harry (25/11/2005). Premiership could learn from Titchy Kid and Hogger (em inglês). The Guardian. Página visitada em 19/06/2010.


Massarani, Abruccio. Luisa,Marcos,BOLA NO PÉ: A INCRÍVEL HISTÓRIA DO FUTEBOL. Editora: CORTEZ, ISBN: 85-249-0993-5.


Saldanha,João em seu livro "O Futebol" - Bloch Editores, Rio de Janeiro, 1971, pg. 46.


http://www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=1362

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

terça-feira, 22 de junho de 2010

TRAÍDORES OU MENTES LIVRES?

OS 10 MAIORES TRAÍDORES DA HISTÓRIA!


Ao lado de todo grande homem tem sempre um grande traidor. Se você não acredita nisso,este ranking lhe dá dez bons motivos para desconfiar dos amigos, caso, claro, você tenha planos de gravar seu nome nos livros de história.


1- JUDAS ISCARIOTE


GALILÉIA


33 ANOS APÓS O NASCIMENTO DE CRISTO




Ele não traiu ‘simplesmente’ uma pátria, um partido ou uma ideologia. O mais famoso traidor da história é até hoje lembrado como o sujeito que deu uma rasteira no filho único do Todo-Poderoso. E pior: segundo a Bíblia, Judas entregou Jesus Cristo aos soldados romanos em troca de míseras 30 moedas de prata. Arrependido, o apóstolo tentou devolver o dinheiro e voltar atrás, mas já era tarde. Cristo foi crucificado e Judas, culpado, suicidou-se. Em algumas cidades do mundo, inclusive aqui no Brasil, existe o costume de ‘malhar’ o Judas no sábado de Aleluia (o que vem antes do domingo de Páscoa).


2 TALLEYRAND-PÉRIGORD


FRANÇA


REVOLUÇÃO FRANCESA, SÉCULO 18




Para o ministro das relações exteriores de Napoleão Bonaparte, ‘traição é uma questão de datas’. Talvez por isso, Talleyrand não só tenha abandonado o imperador mas também mudado radicalmente de lado. Numa época em que a França espalhava pela Europa os princípios da revolução, ele organizou a deposição de Napoleão e a volta dos Bourbons para restaurar a monarquia. Depois da crocodilagem, Talleyrand trabalhou como embaixador de Luís XVIII, que sucedeu Napoleão, e representou a França no Congresso de Viena.


3 MARCUS JUNIUS BRUTUS


ROMA


44 A.C.




Brutus certamente não foi o primeiro traidor da história, mas foi o primeiro a se tornar famoso. Depois de lutar pelo Império Romano, comandado pelo seu pai adotivo, Júlio César, ele se uniu a outro traíra, o general Cássio Longinus, para tomar o poder. Não bastasse a traição, o cara aceitou colocar em prática o plano de assassinar o ‘papito’. Ao ser golpeado, César mandou a famosa frase: ‘Até tu, Brutus?’(Et tu, Brute?" (Até tu, Brutus?) é uma frase em latim imortalizada por Shakespere na peça Julius Caesar para representar as últimas palavras do ditador romano. A citação é amplamente utilizado como um epítome da traição.). Depois da traição, Brutus chegou a montar um exército para dominar o Império Romano, mas foi derrotado por Marco Antônio. Aí a consciência pesou e ele se suicidou.


4 HEINRICH HIMMLER


ALEMANHA


SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945)




Abandonar os companheiros de luta e passar para o outro lado é considerado traição, independentemente do lado em que está lutando. Por isso, Himmler, o chefe da polícia nazista, está aqui. Afinal, quando ele percebeu que as chances de vencer a guerra eram praticamente nulas, não titubeou em abandonar Hitler e negociar uma rendição da Alemanha com os EUA e a Grã-Bretanha. Himmler tentou entregar a Alemanha para os Aliados em troca de sua liberdade. Mas não deu certo: ele foi considerado criminoso de guerra, foi preso e se suicidou.


5 SILVÉRIO DOS REIS


PORTUGAL


BRASIL COLÔNIA, SÉCULO 18




Apesar de ser português, ele se tornou um dos traidores mais famosos do Brasil antes mesmo de o país se libertar de Portugal. Isso porque passou por cima logo do primeiro movimento de independência, a famosa Inconfidência Mineira. Para escapar das suas dívidas com a Coroa, ele entregou seu amigo Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. A conclusão todo mundo já sabe: o líder dos inconfidentes acabou enforcado e esquartejado. Além de ter suas dívidas perdoadas, o delator de Tiradentes ganhou uma pensão vitalícia do governo português e foi até mesmo recebido por dom João.


6 AUGUSTO PINOCHET


CHILE


DÉCADA DE 1970




No dia 25 de agosto de 1973, o presidente do Chile, Salvador Allende, escolheu um dos militares que considerava mais leais para assumir a chefia do Exército. Três semanas depois, Pinochet liderava um golpe militar para derrubá-lo e implantar uma ditadura que duraria 17 anos. Pinochet até ofereceu um avião para o presidente fugir, mas uma transmissão de rádio revelou que sua intenção era jogar Allende da aeronave em pleno vôo. Allende confiava tanto em Pinochet que, na manhã do dia do golpe, teria dito: ‘Chamem Augusto, ele é um dos nossos’.


7 DOMINGOS FERNANDES CALABAR


BRASIL


BRASIL COLÔNIA, SÉCULO 17






O único representante brasileiro da lista é considerado por muitos um dos primeiros traidores da história do país. Calabar era um senhor de engenho na capitania de Pernambuco e se aliou aos holandeses quando eles invadiram as terras brasileiras – na época, sob o domínio de Portugal. Como conhecia o território pernambucano como a palma de sua mão, ajudou em praticamente todas as conquistas da Holanda por estas bandas. Alguns historiadores questionam a fama de traidor de Calabar e alegam que ele lutou ao lado dos holandeses porque acreditava que, sem o domínio de Portugal, a pátria seria livre.


8 TOMMASO BUSCETTA


ITÁLIA


DÉCADA DE 1980




Foi um dos membros mais importantes da Cosa Nostra, a máfia italiana. E adivinhem onde ele enriqueceu? No Brasil, traficando drogas. Preso pela Polícia Federal em 1984 e deportado para a Itália, ele fez pinta de arrependido e entregou todo o esquema da máfia. Por colaborar com a polícia, Buscetta ganhou proteção especial e um salário para o resto de sua vida, que terminou em 2000, quando morreu de câncer. O italiano foi o primeiro traidor da máfia a ficar conhecido por quebrar o juramento de silêncio da organização. Ele se safou, mas a Cosa Nostra ‘apagou’ mais de dez pessoas de sua família.


9 ALDRICH AMES


EUA


DÉCADAS DE 1980 E 1990




Espião da mais famosa agência de inteligência americana, a CIA, Aldrich Ames se vendeu para a KGB, o serviço secreto da Rússia, durante a Guerra Fria. Por alguns milhões de dólares, o traíra vendia para os russos o nome daqueles que trabalhavam para os EUA. Descoberto depois de quase 15 anos de serviços prestados aos inimigos, ele foi condenado à prisão perpétua. A Rússia contratou um traidor para ser seu dedo-duro infiltrado na CIA, mas não perdoava traições. Pessoas delatadas por Ames não tinham perdão: muitas foram executadas antes mesmo de poderem se defender.


10- WANG JINGWEI


CHINA


GUERRA SINO-JAPONESA, DÉCADA DE 1930




Depois de participar do Kuomintang, movimento que lutava para unificar o país, Jingwei se revoltou e mudou para o lado inimigo justo quando a guerra da China contra o Japão pegava fogo, literalmente. Ele não apenas fez vista grossa para os avanços japoneses como conquistou a província de Nanquim para os novos amigos.Ao trocar a China pelo Japão, Wang Jingwei deixou de lado sua ideologia comunista para defender um país que fazia parte do grupo do Eixo, aquele mesmo que era comandado pela Alemanha nazista na Segunda Guerra.


VOCÊ QUER SABER MAIS?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal


SOUTHEY, Robert (1774-1843). História do Brasil (Traduzida por Luís Joaquim de Oliveira e Castro). Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 1981.


Selecções do Reader´s Digest - Grandes Personagens da Bíblia. Madrid, 1997. ISBN 972-609-208-6.CALLE CALLE, Francisco Vicente, Judas Iscariote: vida, leyendas, iconografía, "La Quema", www.bubok.com, 2009.


http://cite-du-vatican.over-blog.com/article-13-fevrier-1754-charles-maurice-de-talleyrand-perigord-prelat-et-homme-d-etat-fran-ais-44852584.html


Höhne, Heinz (1969). The Order of the Death's Head, The Story of Hitler's SS. London: Pan Books Ltd. (1972) ISBN 0330029630.


AQUINO, Rubim Santos Leão de; BELLO, Marco Antônio Bueno; DOMINGUES, Gilson Magalhães. Um sonho de liberdade: a conjuração de Minas. São Paulo: Editora Moderna, 1998. 176p. il. ISBN 8516021009.


CHIAVENATO, Júlio José. As várias faces da Inconfidência Mineira. São Paulo: Contexto, 1989. 88p. il. ISBN 8585134429.


JARDIM, Márcio. A Inconfidência Mineira: uma síntese factual. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1989. 416p. ISBN 857011141X.


MEIRELES, Cecília. Romanceiro da Inconfidência. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.


MAXWELL, Kenneth. A devassa da devassa: a Inconfidência Mineira: Brasil-Portugal - 1750-1808. São Paulo: Paz e Terra, 1985. 318p. mapas, tabelas. ISBN 8521903979.


MÁRQUEZ, Gabriel García. Chile, el golpe y los gringos. Crónica de una tragedia organizada., Manágua, Nicaragua: Radio La Primeirissima, 11 de setembro de 2006.


El Ladrillo: Bases de la Política Económica del Gobierno Militar Chileno. Santiago de Chile: june 2002, ISBN 956-7015-07.


SOUTHEY, Robert (1774-1843). História do Brasil (Traduzida por Luís Joaquim de Oliveira e Castro). Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 1981.


Hsü, Immanuel C. Y. The Rise of Modern China (6th Edition), Oxford University Press (USA): Nueva York 2000.

sábado, 19 de junho de 2010

COMO TUDO COMEÇOU.

Arqueologia no Brasil


A arqueologia no Brasil teve início em 1834, com o dinamarquês Peter Lund, que escavou as grutas de Lagoa Santa (MG), onde foram encontrados ossos humanos misturados com restos animais com datação de 20 mil anos.




PETER LUND


No segundo reinado, Dom Pedro II implantou as primeiras entidades de pesquisa, como o Museu Nacional do Rio de Janeiro. Em 1922, surgiram outras organizações como o Museu Paulista e o Museu Paraense.


Alguns estrangeiros começaram a vir para o País em 1950, e passaram a explorar sítios arqueológicos na Amazônia, no Pará, no Piauí, no Mato Grosso e na faixa litorânea. Em 1961, todos os sítios arqueológicos foram transformados por lei em patrimônio da União, a fim de evitar sua destruição pela exploração econômica.




INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) registrou 8.562 sítios arqueológicos. Entre eles, destaca-se o da Pedra Furada (PI), onde a brasileira Niède Guidon localizou, no ano de 1971, restos de alimento e carvão com datação de 48 mil anos. Estas observações vêm a contrariar a tese aceita de que o homem teria chegado à América há cerca de 12 mil anos, pelo Estreito de Bering, entre a Sibéria e o Alasca.




NIÈDE GUIDON


Em 1991, a norte-americana Anna Roosevelt, arqueóloga, descobriu pinturas rupestres na caverna da Pedra Pintada (PA) com mais de 11 mil anos, e, em 1995, revelou sítios cerâmicos na Amazônia com datação de 9 mil anos.




CAVERNA DA PEDRA PINTADA (PA)


Centros Arqueológicos do Brasil


Os centros arqueológicos incluem os sambaquis, as estearias, os mounds e também hipogeus, cavernas, etc.


1. Sambaquis: palavra de origem indígena que deriva de tambá (concha) e ki (depósito). Possuem formações de pequena elevação formadas por restos de alimentos de origem animal, esqueletos humanos, artefatos de pedra, conchas e cerâmica, vestigíos de fogueira e outras evidências primitivas.


2. Estearias: jazidas de qualquer natureza que representam testemunhos da cultura dos povos primitivos brasileiros.




HESTEARIAS


3. Mounds: monumentos em forma de colinas, que serviam de túmulos, templos e locais para moradia.




MOUNDS


4. Hipogeus: ambientes subterrâneos, às vezes com pequenas galerias, nas quais eram sepultados os mortos.




HIPOGEUS


Os principais Centros Arqueológicos do Brasil são:

Centros Arqueológicos


Bacia Amazônica:Cunani, Maracá, Pacoval, Camutins, Sambaqui de Cachoeira, Sambaquis da Foz do Tocantins e de Cametá, Santa Izabel, Tesos e Mondongos de Marajó, Caviana, Santarém, Taperinha, Miracanguera, Rio Tefé, Irapurá, Cerro do Carmo, Rio Içana, Anuiá Luitera, Apicuns, Tijolo, São João e Pinheiro.


Zona Maranhense:Marobinha, Pindaí, Ilha de Cueira, Florante, Lago Jenipapo, Armindo, Lago Cajari e Encantado.


Zona Costeira do Norte e Centro:Cunhaú, Valença, Guaratiba, Macaé, Parati, Saquarema, Feital, Cabo Frio, Cosmos.


Zona Costeira do Sul: Santos e São Vicente, Conceição de Itanhaém, Iguape, Cananéia, Sabaúna, Guaraqueçaba, Paranapaguá, São Francisco, Imbituba, Laguna, Joinvile, Sanhaçu, Armação da Piedade, Porto Belo, Rio Tavares, Rio Cachoeiro, Canasvieiras, Rio Baía, Ponta do Guaíva, Vila Nova, Itabirubá, Penha, Rio Una, Magalhães, Porto do Rei, Laje, Sambaqui das Cabras, Sambaqui ao sul de Tramandaí, Sambaquis do Arroio do Sal, Luiz Alves, Carniça, Cabeçuda, Caputera, Perchil, Ponta Rasa, Sambaquis nas proximidades de Torres.


Zona Central:Lagoa Santa.


Cunani: descoberto por Coudreau (naturalista) em 1883, explorado e descrito por Emílio Goeldi (1895); urnas antropomorfas guardadas em hipogeus. Hartt descreve as urnas, dizendo que eram empregadas durante as idades da pedra e do bronze, na Europa, e posteriormente por tribos, na América. Informações apontam que os povos etruscos e egípcios também as usavam, assim como também os povos do México e Peru.



Maracá: localizados na Guiana e conhecidas desde 1879, são urnas funerárias em pequenas grutas naturais; nelas aparecem as primeiras formas de corpo humano e animais.


Pacoval: primeiro Mound-builder explorado em Marajó. O material extraído da peça que primeiro aflorou foi um cachimbo. O artefato mais abundante e precioso, por não ser encontrado em outras paragens, é a tanga. Hartt foi quem primeiro estudou seu material, reconhecendo na louçaria linhas clássicas ornamentais, como as gregas e as aspirais e também preferência pelas figuras humana e de animais. Foi observada a ausência de motivos ornamentais inspirados nas plantas; na cerâmica ainda distinguiu grande número de ídolos.


Camutins: mounds situados em Marajó, pouco distantes do Pacoval, contendo louça de igual qualidade no gênero das peças.


Caviana: cerâmica diferente da de Marajó; esse material marca a existência da estação lítica (formação do cerâmio).


Santarém: rico e desenvolvido território, onde os resquícios do homem são encontrados em lugares que lembram as estações e fornecem a melhor cerâmica recolhida de Marajó e Cunani, toda ela trabalhada em estilo semelhante ao das peças chinesas antigas, sem pintura, mas de relevo aperfeiçoado.


Miracanguera: une inúmeros túmulos, verdadeiros vestígios de estações. Barbosa Rodrigues, em 1870, descobriu várias urnas funerárias com formas de seres humanos. Nesta mesma região, entre os Rio Madeira e Santarém, Nimuendaju encontrou peças trabalhadas.


Rio Tefé: perto da embocadura desse rio, o padre Tastevin recolheu inúmeros vasos estudados por Métraux. Apesar de certas particularidades, eles demonstram semelhanças com o material de Santarém e são úteis para estudo da influência que essa região possa ter exercido na louçaria indígena. Na margem do Irapurá, Tastevin deparou-se com uma urna representando o rosto da figura humana, contendo ossos em mau estado de conservação. Urnas funerárias simples foram também descobertas por Nimuendaju em Cerro do Carmo, Rio Içana e Anuiá Iuitera (região do Rio Uapés).


Sambaquis: o exame da louça dos sambaquis, com especialidades do sul, coloca em relevo a inferioridade do material. Nos sambaquis do norte, as cerâmicas são de má qualidade e escassas.


Apicuns: localizada ao pé de pequeno igarapé deste nome, à margem direita do Arapipó.


Tijolo: situada na pequena ilha Furo, na confluência do Rio Inajá com o Pirabas.


São João: localizada em terra firme à margem direita do igarapé Avindeua, próximo à junção com o Rio Pirabas.


Hartt encontrou sambaquis no Amazonas (interior) e em Taperinha, pouco abaixo de Santarém. Deixando a Amazônia, os sambaquis da ilha do Maranhão vêm em primeiro lugar. Na várzea aluvial do Pindaré, no seu afluente Maracu, no lago e Rio Cajari, aparecem nas estearias e sambaquis peças de cerâmica quebrada em abundância, sendo observadas semelhanças com a cerâmica de Cunani.


Os sambaquis do Rio de Janeiro e do Distrito Federal contém ossos e pequena quantidade de barro fino. Já os sambaquis da zona compreendida entre Nordeste e a Bahia tendem a desaparecer.


Nos sambaquis do Paraná, Santa Catarina e litoral de São Paulo são encontrados machados polidos, mãos de pilão, poucos utilitários de cerâmicas, morteiros zoomorfos, etc. Ainda se incluem aqui os sambaquis explorados pelo diretor do Museu Nacional, Roquette Pinto, no Rio Grande do Sul, dos quais foram retirados alguns materiais.


Em Cidreira e Vila das Torres, estão: o Sambaqui das Cabras, próximo à Lagoa D. Antonia, a cerca de 17km ao sul de Tramandaí; outro a cerca de 1km para o sul; outro junto ao Capão do Quirino 16 km perto do Arroio do Sal. Ainda há os quatro sambaquis de Torres, todos de grandes dimensões, sendo um ao chegar à Vila de São Domingos e outros três próximos de Mampituba.


A zona Nordeste, toda faixa litorânea subtropical que se estende do norte da Bahia até a embocadura do Paraíba, nas proximidades do Maranhão, é pobre de centros arqueológicos, apesar de ter sido habitada por antigas e variadas nações indígenas.


Em pedras, os melhores achados da Amazônia são as nefrites trabalhadas (muiraquitãs), gravadas em forma de animal ou de homem. A outra reminiscência que a pedra deixou entre os índios da planície, revelada recentemente por Vernau e Paul Rivet, é a clava, extraída da rocha, que, devido à escassez da pedra na vasta imensidão por onde o Amazonas e os seus grandes tributários derramam suas águas, constituiu ativo comércio de trocas entre os povos da bacia.


As idéias e invenções, do domínio da cerâmica, propagavam–se pelas migrações e pelas trocas. No território que se estende entre os Andes e os vales vizinhos da planície, a economia naturalista possibilitou a penetração das civilizações. As tribos que residiam nas proximidades da montanha recolheram variados elementos dos povos do planalto.


Na Amazônia, acentua-se a evolução da cerâmica na passagem para modelo de homens e animais. Essa modificação pode ser atribuída à influência andina. Em Santarém, é difícil demonstrar a mesma influência, registrando fortes analogias entre a cerâmica de Santarém e a dos povos istmos da América Central.


Nordenskiöld pensa na influência centro-americana, que deve ser contemporânea da que irradiou do Peru e dela emana a idéia dos vasos de três pés e de outros tipos de potes encontrados em Santarém e Maracá.


VOCÊ QUER SABER MAIS?


ALBUQUERQUE, Paulo Tadeu de Souza; SPENCER, Walner Barros. Projeto arqueológico:
o homem das dunas (RN). CLIO – série arqueológica, UFPE, Recife, n. 10, p. 176-188,
1994.


AUGÈ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 4 ed.
Campinas: Papirus, 2004.


BAPTISTA, João Gabriel. Etnohistória indígena piauiense. Teresina: UFPI, 1994.


BARBOSA, Márcia. Reconstituição espacial de um assentamento de pescadores-coletorescaçadores pré-históricos no Rio de Janeiro. In: TENÓRIO, Maria Cristina (org.).Pré-história da Terra Brasilis. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. p. 205-221.


BARROS, Paulo Sérgio. Confrontos invisíveis: colonialismo e resistência indígena no Ceará. São Paulo: Annablume; Fortaleza: Secult, 2002.


BORGES, Jóina Freitas. O sítio arqueológico do Seu Bode: Estudo do Material Lítico,
Cerâmico, Ósseo e Malacológico. Teresina: UFPI, 2002. (Relatório final de pesquisa de
iniciação científica PIBIC/CNPq - digitado)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

sexta-feira, 18 de junho de 2010

UM SOCIALISMO POR VIAS DEMOCRÁTICAS?

RESENHAS


FÓRMULA PARA O CAOS


Waldir José Rampinelli




Waldir José Rampinelli - Professor do Departamento de História da UFSC.




Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira, mais conhecido como Moniz Bandeira (Salvador, 30 de Dezembro de 1935), é um professor universitário, cientista político e historiador luso-brasileiro, especialista em política exterior do Brasil e suas relações internacionais, principalmente com a Argentina e os Estados Unidos, sendo autor de várias obras, publicadas no Brasil e na Argentina, bem como em outros países.

“Fórmula para o caos”, expressão extraída de um telegrama da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), é o nome que o historiador Luiz Alberto Moniz Bandeira escolheu para seu livro sobre o golpe de Estado que depôs Allende, no Chile. O autor parte do pressuposto de que seria impossível se chegar à efetivação do modo de produção socialista pela via democrática como desejava Allende, e menos ainda pelo caminho das armas, como defendiam alguns movimentos revolucionários, já que a conjuntura local, regional e internacional era totalmente
desfavorável. Recorre à história das guerras pela independência e da formação do Estado nacional na América Latina para explicar o surgimento do militarismo, que gerou o caudilhismo e que, por sua vez, criou a cultura do golpe de Estado contra projetos nacional-populares.

Não se pode esquecer, no entanto, que o triunfo da Unidade Popular em 1970, não se deu apenas por conta de uma divisão interna na classe dominante, mas culminou de um prolongado esforço de formação de consciências, de organização popular e de lutas comunitárias, cujas origens remontam ao início do século XX, no Chile. Por isso, a transição ao socialismo chegou a ser uma possibilidade nos anos 1970, pois não se tratava de um projeto de um grupo de intelectuais ou de uma ação limitada de alguma vanguarda desvinculada das massas, mas sim de algo surgido dessas mesmas massas e das organizações que não falavam em nome do proletariado, Professor do Departamento de História e coordenador do Núcleo de Estudos de História da América Latina (NEHAL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC. mas que efetivamente o representavam orgânica e ideologicamente.




Os trabalhos desenvolvidos por Cueva e Vuskovic apontam para essas ideias Moniz Bandeira responsabiliza tanto os movimentos e partidos radicais de esquerda como os de direita pelo caos no Chile (1970-1973), isentando a figura de Allende e defendendo a tese da aliança nacional. Aponta contradições nas forças de esquerda entre as perspectivas dos “gradualistas” e dos “rupturistas”, já que os primeiros defendiam a instauração gradual do socialismo pela via pacífica, ao passo que os segundos buscavam a ruptura da legalidade e o desmantelamento do Estado existente. Essa atuação marcava a ambiguidade política da Unidade Popular e impedia a execução consequente de seu programa de governo. O autor afirma que “Allende e os comunistas, mais realistas, tinham consciência da ameaça do golpe de Estado, que cada vez mais se configurava, como consequência do apressamento e da radicalização o processo revolucionário. Pretendiam avançar gradualmente no que chamavam de construção do socialismo” (p.338).

Por outro lado, mostra, ao longo do livro, que o golpe de Estado acontecido em 11 de setembro de 1973 fora sucessivamente postergado por três razões: a) a defesa intransigente do legalismo do general Carlos Prats, na condição de comandante-em-chefe do Exército; b) a incerteza da unidade das Forças Armadas na derrubada de um Presidente constitucional; e, c) a resistência armada de grupos revolucionários pró-Allende e o consequente receio de uma guerra civil. Isso comprova que a sociedade chilena estava profundamente dividida em uma crescente luta de classes, podendo qualquer um dos lados sair vencedor. Era exatamente essa conjuntura que dava à esquerda da Unidade Popular as razões para avançar na radicalização do processo rumo ao socialismo. No dia 4 de setembro de 1973, data em que o governo de Allende completava três anos desde que fora eleito, uma multidão calculada em 800 mil pessoas marchava pelas ruas de Santiago em apoio ao Presidente. Isso, apenas sete dias antes do golpe.


Moniz Bandeira atribui a “fórmula para o caos” exatamente aos movimentos e partidos de esquerda, entre eles, o Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR), o Movimento de Ação Popular (MAPU), uma facção da esquerda do Partido Socialista (PS) e uma parte da esquerda cristã do Partido da Democracia Cristã (PDC), como já mencionado. Quanto ao MIR, diz que sua radicalização estava servindo, CUEVA, Agustín. Dialéctica del proceso chileno: 1970-1973. In: VUSKOVIC, Pedro (Org.) El golpe de Estado em Chile. México: Fundo de Cultura Econômica, 1975, p.132 objetivamente, “para lançar as classes médias na oposição, reduzir mais e mais as bases sociais de sustentação do governo, desestabilizá-lo e justificar o golpe de Estado” (p.346). Enquanto isso “Allende, o PC e os setores moderados do PS compreendiam que a Unidade Popular não tinha condições de avançar mais rapidamente o processo revolucionário, dentro da moldura constitucional, inclusive porque a oposição era predominante no Congresso” (339). Na verdade, essa posição reformista é que vai permitir a organização e o avanço da contrarrevolução.


Moniz Bandeira dedica muito tempo à análise das ditaduras militares próximas do Chile, passando a ideia de um determinismo histórico, já que apresenta esses governos impostos pelas Forças Armadas – com o apoio explícito dos Estados Unidos – como inevitáveis. Chega a defender a tese de uma aliança nacional com a burguesia para restaurar a democracia representativa, não se dando conta de que, essa mesma burguesia, não teria permitido tocar na economia de mercado e tampouco realizar as pretendidas reformas. Na verdade, tal estratégia não teria deixado de ser uma capitulação, defendida não apenas pelo Partido Comunista chileno (PCch), mas de toda a região.


O autor deixa, ainda, de dar a devida atenção às profundas transformações econômicas que abriram caminho para um desenvolvimento nacional independente em favor da grande maioria da população chilena, tais como a nacionalização do cobre, do ferro, do salitre, do carvão e de outros recursos básicos do país; a estatização do sistema bancário; a redução drástica do latifúndio; ao fim do controle do monopólio privado da indústria siderúrgica, do cimento e de outros setores industriais, assim como ao término da grande distribuição atacadista; por fim, a abertura de canais de participação por meio dos quais os próprios trabalhadores vão tomando o controle dessas atividades, segundo descreve Pedro Vuskovic em seu texto “Dos años de política económica del gobierno popular”, no livro por ele organizado e citado anteriormente. (p.9-10).


As medidas do Programa do Governo Popular não só enfraqueceram a burguesia como lhe tiraram a sustentação de seu poder econômico, fazendo com que ela perdesse parte da dominação de classe. Por isso, ela trabalhou diuturnamente, assessorada pela CIA, contra a resolução dos problemas e, ao mesmo tempo, pelo seu aprofundamento, preparando o caminho para o golpe de Estado. Moniz Bandeira apresenta um longo estudo (640 p.) sobre a derrubada de Salvador Allende depois que integrantes de movimentos revolucionários e partidos políticos, intelectuais de universidades chilenas e estrangeiras, economistas e sociólogos já tinham feito suas avaliações sobre a via chilena para o socialismo. O que levou o historiador brasileiro a escrever sua versão dos fatos e sua análise desse golpe de Estado parece ter sido o acesso privilegiado que teve às fontes primárias do Itamaraty, concessão inaceitável, visto que elas deveriam estar à disposição de todos os pesquisadores.


Chega a fazer um agradecimento especial ao ministro Hélio Vitor Ramos Filho, diretor do Departamento de Comunicação e Documentação (DCD), por ter autorizado a desclassificação de documentos que proporcionaram todas as facilidades para a realização da pesquisa, além de ceder o prefácio ao embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, secretário-geral (p.40-41). Sua análise dos acontecimentos chilenos é feita, pelo manuseio preponderante de documentos brasileiros, enviados de Santiago para Brasília pelo embaixador do Brasil da época, Antônio Cândido da Câmara Canto, que servia aos interesses das forças conservadoras. Nesses escritos está, portanto, a visão de um golpista que não esteve no centro do poder das forças chilenas que derrubaram Allende. Além dessa limitação, o autor se vale demasiadamente de fontes não primárias – como as memórias de Carlos Altamirano, Augusto Pinochet, Carlos Prats e Toríbio Merino – Empobrecendo as informações e argumentações e, por outro lado, esquecendo-se de
alguns livros muito significativos como Una sola lucha, de Pedro Vuskovic, e El golpe de Estado em Chile, de Agustín Cueva et alii.

Em outro momento da obra, o autor dedica um capítulo inteiro (cap. XV) na análise e descrição da ditadura uruguaia. Passa, com isso, a nítida impressão de ter encontrado uma caixa ou pasta com documentos inéditos sobre aquele regime e, querendo aproveitá-los para torná-los público, reservou um espaço enorme àquele país, sem mostrar as relações profundas com o golpe de Estado chileno. Mais proveitoso seria se tivesse apresentado a política internacional de Allende, que substituiu as fronteiras ideológicas das ditaduras de segurança nacional pelo pluralismo ideológico da Unidade Popular.

Fórmula para o caos foi lançado concomitantemente no Brasil e no Chile, precedido de ampla divulgação, no 35o aniversário da queda de Allende. A Editora Civilização Brasileira, possivelmente pressionada pela data, não teve o tempo necessário para rever os escritos que apresentam erros de grafia, de faltas de preposições e de conjunções, quando não de traduções equivocadas do espanhol e do latim (p.444) ou de datas alteradas (p.124). Embora tais equívocos não comprometam a leitura, mostram, no entanto, uma falta de rigor na impressão. Por fim, não seria nada recomendável a citação do jornal Clarín, em destaque na capa do livro, elogiando o autor do trabalho, uma vez que esse mesmo periódico apoiou enfaticamente o golpe de Estado no Chile.


VOCÊ QUER SABER MAIS?


BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Fórmula para o caos: a derrubada de Salvador
Allende 1970-1973. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. 640 p.


BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Brasil – Estados Unidos no Contexto da Globalização, vol. II (2ª. revista, aumentada e atualizada de Brasil-Estados Unidos: A Rivalidade Emergente, São Paulo, Editora SENAC, 224 pp. 1999.


BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. De Martí a Fidel – A Revolução Cubana e a América Latina, Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 687 pp. 1998.


BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Brasil – Estados Unidos no Contexto da Globalização, vol. I (Terceira edição revista de Presença dos Estados Unidos no Brasil – Dois Século de História e Brasil, São Paulo, Editora SENAC, 391 pp.


http://www.diarioliberdade.com/index.php?option=com_content&view=category&id=94%3Arepressom&layout=blog&Itemid=108&limitstart=80

quinta-feira, 17 de junho de 2010

NINJUTSU. A ARTE NINJA DE COMBATE!

HISTÓRIA DOS ANTIGOS NINJAS




A FACE DA MORTE


Shinobi (忍び ou しのび), também conhecidos como Ninja (忍者 ou ニンジャ) era uma organização secreta marcial que habitava as províncias de Iga e Kōga, no Japão. Eram conhecidos por suas habilidades de infiltração, no Japão feudal do século XIV. Forneciam serviços em troca de pagamento, e seus trabalhos envolviam espionagem, assassinato, sabotagem, dentre outros. Eram isolados e viviam uma espécie de contracultura da época, pois os locais onde habitavam eram de difícil acesso, tornando-se reduto de chineses e coreanos refugiados das guerras, bem como de antigos clãs samurais. Isto proporcionou a estas famílias ninjas gerarem uma cultura extremamente sincrética. Ninjas eram mais eficientes em infiltrações (armadilhas, armas ocultas, inteligência) do que no combate em campo aberto, ao contrário da crença popular.




Devido aos seus dotes artísticos, os ninjas estão geralmente associados à figura mitológica do Tengu.


As atividades dos ninjas antigos datam do período Heian na China (794-1185) até a era Kamakura no Japão (1192-1333). Essa época foi o apogeu do ninjutsu antigo. Essa arte se baseava na mistura de truques mágicos e suas capacidades técnicas tendo como origem os monastérios do Tibet, desenvolvendo-se por completo nos Templos Shaolin na China.


Mais tarde no Japão a arte se desenvolveu plenamente. Lá foram criadas técnicas incríveis que foram documentadas nos manuscritos chamados de Torimaki. Muitos desses registros não foram decifrados até hoje porque usavam códigos secretos para não caírem em mãos inimigas. Apenas as famílias que conservaram até os dias atuais tem acesso aos torimaki e sabem sua tradução.


Os ninjas antigos desenvolveram suas técnicas por necessidade, devido a grande opressão existente no lugar onde viviam, especialmente na China e no Japão. Antigamente a tradição era transmitida de pais para filhos e por isso se considerava uma família (ryu) e não uma escola (kai).




O PONTO DE VISTA DO ADVERSÁRIO FAZ A DIFERENÇA ENTRE UM NINJA E UM GUERREIRO COMUM.


Muitas das técnicas dos ninjas se baseiam na natureza, nos animais, no corpo humano e sobretudo na astúcia do modo de atacar dos animais. Por isso suas técnicas se desenvolveram nas montanhas, nos campos, lagos, rios, mares, etc... hoje em dia suas técnicas continuam sendo ensinadas da mesma maneira diferentemente das outras artes marciais. As práticas no campo aberto se realizam com o objetivo de tornar os ninjas mais rápidos, mais fortes e mais audazes.


Os ninjas consideram que a natureza é o melhor meio para o treinamento, melhor que um dojo. Os ninjas antigos conviviam com a natureza ao ponto de depender dela e por isso consideravam o ninjutsu uma forma de vida e não uma arte marcial. Muitos podem pensar que seus treinamentos não servem para a vida cotidiana hoje em dia e só servem para enfrentar uma guerra. Isso é totalmente contrário ao pensamento ninja que treinava e ainda treina para ajudar as pessoas e para ser melhor como pessoa tendo valores em uma sociedade perdida e caótica como a que vivemos atualmente.


Esses incríveis mestres na arte de camuflagem desenvolveram técnicas e armas para se infiltrarem em qualquer lugar. Suas técnicas de espionagem se baseiam no antigo livro chinês “A arte da Guerra” de Sun Tzu.


Sua resistência ao frio e a dor era prodigiosa. Sua coragem era superior ao do samurai. O ninja antigo, sem dúvida não considerava desonroso fugir, porque assim teria uma segunda oportunidade para atacar. O que importava era cumprir a sua missão. Se era capturado preferia se suicidar, não porque não dava valor a vida, mas porque sabia que seria submetido a torturas das mais cruéis para delatar suas famílias. Por isso não duvidavam em se suicidar, pela honra da sobrevivência de sua espécie.


VOCÊ QUER SABER MAIS?


RATTI, Oscar; WESTBROOK, Adele. Secrets of the Samurai: The Martial Arts of Feudal Japan. Boston: Tuttle Publishing, 1991. ISBN 0-8048-1684-0 - mais especificamente, o capítulo sobre Ninjutsu, das páginas 324-331.


www.ninjutsu.com.br/instrutores_14.html


Alves, Roberto. Ninjutsu a arte da resistência. São Paulo: Editora OnLine, 2005.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

GENOMA NEANDERTAL. REVELAÇÕES!!!!!

Genoma do Neandertal conta uma história humana




OSSOS QUE FORAM USADOS PARA PESQUISA DE DNA NEANDERTAL


06 MAIO DE 2010


DAVID CAMERON


HARVARD MEDICAL SCHOOL


A versão preliminar do genoma do Neanderthal, O nosso parente mais próximo evolutiva, revela em detalhes requintados como este membro do extinto há muito tempo da Homo gênero refere-se a seres humanos modernos.
O trabalho para o projeto foi realizado em duas fases. Na primeira fase, os cientistas do Instituto Max Planck em Leipzig, Alemanha extraído vale um genoma de DNA de ossos aproximadamente 40 mil anos de idade, provenientes de uma caverna em Croácia. Na segunda fase, um consórcio internacional que analisou os dados para estudar como os neandertais são relacionados geneticamente com os humanos modernos. A chave-análise conduzida por Harvard Medical School (HMS), professor adjunto da genética David ReichRevelou que os neandertais cruzaram com os ancestrais dos europeus modernos e asiáticos, mas não africanos.
"Os europeus e asiáticos do Leste hoje ter uma relação mais estreita com os neandertais que não africanos", diz Reich. "Um a quatro por cento dos genomas dos não-africanos traçar sua ascendência para Neanderthals. Europeus e asiáticos têm ambos o sinal, indicando que o fluxo gênico ocorreu, pelo menos, 45.000 anos atrás, antes de estas duas populações ancestrais separados. "
Estes resultados são publicados na edição de 06 de maio Ciência.


A PARTIR DE ANCESTRAIS. . .




COMPARAÇÃO ENTRE CRÂNIO DE UM NEANDERTAL E UM HUMANO


Neandertais, que foram extintos cerca de 30.000 anos atrás, por razões desconhecidas, e que divergiram de ancestrais dos humanos modernos 270,000-440,000 anos, têm sido um assunto de intensa especulação. Eles são os mais próximos da população no registro fóssil de humanos anatomicamente modernos, Mas eles são claramente distintas em termos de sua estrutura física.
Neanderthals tiveram maior faces do que nós, com mais caixas em forma de barril e membros mais curtos, e foram provavelmente mais adaptado ao clima mais frio. Seus cérebros, apesar de ser um pouco mais, possivelmente com menor lobos temporais, geralmente eram do mesmo tamanho que o nosso.
O registro fóssil mostra que os humanos modernos e neandertais se sobrepunham geograficamente para dezenas de milhares de anos na Europa e Ásia. A partir desta evidência molas a pergunta óbvia: será que as duas espécies se misturam e partilhar os seus genes?


. . . DE PRIMOS DISTANTES


Por mais de uma década, um grupo de pesquisadores liderados por Svante Pääbo no Instituto Max Planck foi tentar obter as seqüências do genoma do Neanderthal com amostras pílula do tamanho de pó extraído de fragmentos ósseos. Este tipo de trabalho é muitas vezes frustrada por contaminação da amostra (a maioria do DNA extraído em tais experiências acaba de vir de micróbios, ou de um técnico de laboratório infeliz). No entanto, os pesquisadores aumentaram a pureza de suas amostras, tirando partido dos avanços tecnológicos que tanto poderia detectar e filtrar a contaminação do material genético.
O resultado foi uma reconstrução dos pares mais de 4 bilhões de bases de DNA montado a partir de uma variedade de células. Esse total representa cerca de 60 por cento do genoma do Neanderthal.


Uma equipe internacional de geneticistas liderada por David Reich, em seguida, estudaram como os neandertais e humanos modernos estão relacionados ao comparar estes novos dados genômicos para cinco pessoas hoje em dia a partir de regiões distantes do mundo. Reich e seus colegas descobriram que cerca de 1-4 por cento dos genomas de todos os seres humanos não-Africano modernos são descendentes diretos do Neanderthal. Além do mais, esses grupos modernos, todos parecem igualmente relacionados com a sua "distantes" primos.
Uma explicação para essa distribuição uniforme genética é de que a mestiçagem ocorreu na entrada do migração do homem moderno para fora da África na parte superior Paleolítico, Cerca de 45 mil anos atrás. De pontos no Norte de África, isto é, os países modernos, como a Líbia e Egito, os seres humanos modernos dispersos por toda a Europa e na Ásia Oriental.


"Essa não é a única explicação, mas é a mais provável", diz Reich.
Tanto quanto os investigadores podem dizer, essa pequena porcentagem de DNA herdado é aleatório. Não há provas de que ele é associado com características específicas.
De acordo com o professor da Universidade de Harvard da biologia evolutiva humana Daniel Lieberman, Que não estava envolvido com o estudo, não devemos ser extremamente surpreso com a evidência de cruzamento. "Eu não acho que isso de forma alguma diminui a prova de que os neandertais e humanos modernos eram realmente espécies distintas. Espécies estreitamente relacionadas, muitas vezes se cruzam de forma limitada. "


Claramente, os dados são um tesouro para futuros estudos. "Há uma tremenda quantidade de informação ainda não explorada neste genoma", diz Reich, "e nós vamos passar muitas décadas mais aproximar-se o que isso significa."


VOCÊ QUER SABER MAIS?


Green, R., A-S. Malaspinas, J. Krause, A. Briggs, et al. (2008). A complete Neandertal mitochondrial genome sequence determined by high-throughput sequencing, Cell, 134, 416-426.


Krings, M., H. Geisert, R.W. Schmitz, H. Krainitzki, & S. Pääbo. (1999). DNA sequence of the mitochondrial hypervariable region II from the Neandertal type specimen, Proc. Nat. Acad. Sci. USA, 96, 5581-5585.


Krings, M., A. Stone, R.W. Schmitz, H. Krainitzki, M. Stoneking, & S. Pääbo. (1997). Neandertal DNA sequences and the origin of modern humans, Cell, 90, 19-30.


Risch, N., E. Burchard, E. Ziv, & H. Tang. (2002). Categorization of humans in biomedical research: genes, race and disease, Genome Biol, 3, 1-12.


http://www.talkorigins.org/faqs/homs/mtDNA.html

http://www.harvardscience.harvard.edu/culture-society/topics/anthropology

http://hos.princeton.edu/

http://www.princeton.edu/history