O Messerschmitt
Me 163 Komet,
desenhado por Alexander Lippisch,
era um avião de combate alemão a jato. Foi o primeiro avião a jato
operacional, propulcionado por foguetes. Seu design
foi revolucionário, e o Me 163 era capaz de um
desempenho inigualável em voo. O piloto de testes
do Messerschmitt, Rudy Opitz em 1944 chegou a 1.123
kmh (698 mph). Mais de 300 aeronaves foram construídas;
No entanto, o Komet se mostrou ineficaz em combate, tendo sido responsável pela
destruição de apenas cerca de nove aeronaves aliadas (16 vitórias
do ar por 10 perdas, segundo outras fontes).
O projeto iniciado sob a égide da Forschungsanstalt Deutsche für Segelflug (DFS) Instituto Alemão de Estudos de vôo planador. Seu
primeiro projeto foi uma conversão
do anterior Lippisch Delta IV conhecido como
o DFS 39 e
usado apenas como um teste para as asas da
aeronave.
A versão seguinte com um motor munido de uma pequena hélice começou com os 194 DFS. Esta versão utilizava asas como lemes, que Lippisch sentiu que poderia causar problemas em alta velocidade. Mais tarde, redesenhado-los para ser montado sobre um estabilizador vertical convencional na parte traseira da aeronave. O projeto incluiu uma série de características de um planador, com uma derrapagem utilizada para pousos, o que poderia ser recolhido na quilha da aeronave em vôo. Para a decolagem, um par de rodas, cada uma montada nas extremidades de um de um eixo transversal especialmente concebidos, em conjunto compreendendo uma decolagem "dolly" montado debaixo do estrado de aterriçagem, foram necessárias devido ao peso do combustível, mas estes eram libertados pouco depois decolagem. Foi planejado para passar para o Walter R-1-203 motor de 400 kg (880 lb) movimento por propulsão de foguete.
Heinkel também
trabalhou com com Hellmuth Walter em seus motores de foguete, montados no 112 para testes, e mais tarde no primeiro avião com a
finalidade para o uso de foguetes, o He 176. Heinkel também havia
sido escolhido para produzir a
fuselagem para o DFS 194,
quando entrou em produção, verificou que
o combustível altamente
volátil seria muito perigoso em
uma fuselagem de madeira, com os
quais poderia reagir. O trabalho
continuou sob o codinome Projekt X.
Me 163D
No entanto, a divisão de trabalho da DFS e Heinkel teve alguns problemas, e a DFS parecia incapaz de construir a fuselagem para um protótipo. Lippisch solicitou sua saída do projeto junto com sua equipe da DFS a Messerschmitt. Em 2 de janeiro de 1939, mudou-se juntamente com sua equipe da DFS, concluíu parcialmente 194 aviões