Sabemos que muitos afirmam que a Igreja Católica diga-se de passagem,é tão rica ao ponto de ser capaz de usar os bens que tem para aniquilar a fome do mundo.Esta mentira de que a Igreja é a instituição mais rica do mundo vai acabar por este artigo,onde com provas concretas escreverei a verdade. Embora seja protestante luterano, não posso me calar diante de tantas mentiras dirigidas contra a cristandade. Pois, afirmo aqui, o que Lutero, afirmou a quase 500 anos. "Nunca desejei criar uma nova Igreja, mas reformar os erros da Santa Mãe Igreja Católica". Pois é para mim, no mínimo ridículo lutar contra quem está há 2000 anos protegendo a fé cristã. Seja contra as invasões muçulmanas ou contra as piores heresias de seitas barbaras.
Diferente da visão de instituição bilionária ou trilhonária que muitas pessoas têm da Igreja Católica,o Estado do Vaticano, tem um PIB de 333 milhões de dólares (muito diferente dos bilhões ou trilhões que muitos pensam que a Igreja tem),ou seja, o Vaticano é a 179° economia do mundo.
A Igreja em outras épocas foi muito mais rica que agora,pois durante a Reforma Protestante e até mesmo no processo de independência e unificação da Itália,a Igreja perdeu grande parte de suas terras do Estado Pontifício,restando apenas o Vaticano que é o menor país do mundo , e que conta atualmente com 800 habitantes.
Ou seja , o patrimônio da Igreja Católica atualmente no momento que escrevo este artigo são 333 milhões de dólares.Não chega nem aos bilhões que muitos por ignorância afirmam que a Igreja tenha.Grande parte dos bens materiais que a Igreja têm (Catedrais,obras de arte,doações de reis da Idade Média) não podem ser vendidos por se tratarem de patrimônios da humanidade)
Com certeza estes 333 milhões de dólares que é o PIB do Vaticano seja para nós muito dinheiro,mas enquanto o Vaticano é a 179 ª economia do mundo,o Brasil é a 7 ª maior economia do mundo,com um PIB de 2 trilhões de dólares.Nem sequer são milhões,mas trilhões de dólares que é o PIB de nosso país,onde todos sabemos que é pelo PIB que se mede a riqueza e o progresso econômico de uma determinada região.
A Igreja Católica por ser a Igreja com o maior número de fiéis no mundo certamente é rica, mas com o suficiente para se manter e nada mais. Diferente da propaganda enganosa de que o atual papa, Bento XVI viva no mesmo luxo que a Igreja do século XVI,dos tempos de Lutero. A Igreja Católica em meio de tantas revoluções perdeu bens materiais,mas ao mesmo tempo se enriqueceu de bens espirituais e de virtudes.Perdeu riquezas,mas adquiriu grandes homens nos últimos dois séculos,como Paulo VI, João XXIII, São João Bosco, João Paulo II e entre tantos nomes que ficaram para ser mencionados.
Para terminar, não nos enganemos, mas busquemos a verdade. Muitas pessoas tem uma visão distorcida da Igreja Católica por não a conhecerem. A Igreja não é esta instituição grandiosamente rica,como muitos afirmam, pois só o PIB do Brasil de 2 trilhões de dólares já deixam o PIB do Vaticano para traz.
Você quer saber mais?
http://www.vatican.va/news_services/television/index.htm
Bom seria se todos ao inves de levantarem tantos questinamentos, cuidassem da obra de Cristo...
ResponderExcluirHumilde sua preocupação, e sincera, meu amigo!
Bom ter lido!
Hoje venho fazer um convite, quando puder, fica a vontade para aparecer e trocar ideias em:
http://felipewag.blogspot.com/
Desde já, aguardamos com carinho!
Bjosss
Paz e bem no seu dia....
Querido amigo; belo post! Eu creio na riqueza espiritual da igreja que prega o amor e a fé. Não na igreja que não se envolve na política. Na igreja simples que acolhe o rico e o pobre. A casa de Deus, onde o pobre não sente vergonha de entrar e o rico, não se sinta constrangido com a presença deles.
ResponderExcluirEu creio no amor, porque só ele será capaz de devolver ao mundo uma humanidade, realmente mais humana.
Beijos
Oi amiga Cristina,
ResponderExcluirConcordo contigo, pois muitos vivem a criticar, mas não colaboram em nada com a obra de Cristo. Fico grato pelas palavras amigas.
Estarei visitando o blog indicado em breve.
Fraternalmente,
Leandro CHH
Prezada amiga Lúcia do Blog Olhos de Mel,
ResponderExcluirA riqueza espiritual tem sido deverás negligenciada dentro de diversas denominações cristãs. Devemos nos unir e não separar, "pois aqueles que não ajuntam espalham".
Muito mais deveria ser falado em amor ao seu semelhante e as riquezas de uma existência harmoniosa do que o acumulo de bens, propriedades etc. que são cultivadas em nossa sociedade como símbolos de poder.
Um grande abraço,
Leandro CHH
Concordo plenamente com essa igreja que a Olhos de Mel disse. Uma igreja fraterna, espiritual e nada mais. Abraços e parabéns pelo texto tão rico e sincero!
ResponderExcluirObrigado pela visita Professor Adinalzir.
ResponderExcluirContribuamos todos para a contrução dessa igreja que está construida não com pedras, mas em nossos corações por meio de nossos sentimos. Eles é que constroem ou destroem tudo que fazemos.
O "Sentir"...mal ou bem!
Abraço,
Leandro CHH