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sexta-feira, 15 de junho de 2012
Abuso verbal-emocional. Infância e adolescência.
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sábado, 9 de junho de 2012
Conhecendo o Xintoísmo “a via dos deuses”. Parte III.
O Primeiro Imperador Jimmu Tenno, filho da deusa Sol Amaterasu.
No
budismo japonês cultuam-se os BUTSU e BOSATSU (ser iluminado). Três desses seres têm
grande relevância:
AMIDA:
preside a “Terra Pura” ou paraíso ocidental.
KANNON: é
o protetor das crianças, e das mulheres em trabalho de parto é também o bosatsu
daqueles que buscam o perdão.
JIZO:
também se preocupa com as crianças, particularmente com as almas daquelas que
morreram (inclusive, em épocas recentes, como os fetos abortados), é também o
bosatsu daqueles que sentem dor.
Tanto
os KAMI,
quanto os BOSATSU
são considerados essencialmente complementares. E o número de divindades é
importante para o xintoísmo como para o budismo.
HACHIMAN, um
importante deus guerreiro, baseado no semilegendário imperador OJIN (300 d.C).
Ele é venerado em quase todo o Japão. Os santuários Hachiman, são os locais
preferidos para o ritual OMIYAMAIRI.
Em que bebês são levados aos santuários, pela primeira vez, para serem
purificados. Outra divindade com raízes
históricas é SUGAWARA
NOMICHIZANE
conhecido também como TENJIN ou “Pessoa Celestial”. Viveu de 845 – 903
d.C, era um sábio e brilhante administrador e membro da corte de HEIAN.
Foi acusado falsamente e
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Torre de Pisa, uma obra prima da engenhosidade humana.
A TORRE DE PISA,
é um campanário da catedral da cidade italiana de Pisa. Está situada atrás da catedral,
e é a terceira mais antiga estrutura na praça da Catedral de Pisa. Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a
inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, em mil cento e
setenta e três, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação
mal compactado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais. Sua
inclinação está voltada para o sudeste.
A torre
mede 55,86 metros no lado mais baixo e de 56,70 metros na parte mais alta. A
espessura das paredes na base é de 4,09 metros e 2,48 metros no topo. Seu peso
é 14 500 toneladas.
A torre tem 296 ou 294 degraus: o sétimo andar da face norte das escadas tem
dois degraus a menos. Antes do trabalho de restauração realizado entre
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quarta-feira, 6 de junho de 2012
O SIGMA.
Autor: Sérgio de Vasconcellos
Como pôde o Integralismo, um Movimento político de
tão intenso nacionalismo, de tão arraigado nativismo, adotar como seu símbolo
uma letra estrangeira, o Sigma, que é grego?(1)
Contam-nos o Chefe Nacional Plínio Salgado(2) e
Olbiano de Mello, que a sugestão do Sigma partiu do escritor Dr. Arthur Mota.
Deixemos falar Olbiano de Mello:
“Uma tarde o Chefe avisa-nos que no Clube Português
a AIB realizaria uma nova reunião.
“Se não nos enganamos, a segunda franqueada ao
público depois de sua instalação. Marcada a noite, Paranhos toma-nos na
residência do Dr. Arnaldo Amado Ferreira, ali pelas imediações da Avenida
Paulista, onde nos achávamos hospedados. Ao entrar para o automóvel, nele se
achava um outro passageiro. Tratava-se do Dr. Arthur Motta, historiador
residente na Capital. Ia também, a convite de Paranhos, assistir a reunião.
“No Clube, depois que fizemos a leitura de um
trabalho nosso – Paranhos saúda, na pessoa de Arthur Motta, o sociólogo e o
matemático. E este, agradecendo, num improviso feliz, afirma: “que, ele
matematicamente, bem compreendeu que somente seria num sigma político, formado
por todos os valores diferenciais da Nação, que o Brasil acharia salvamento.
“Terminada a sessão, espalhamo-nos, aos grupos,
pelas redondezas da sede daquele Clube. E mais tarde, quase à uma hora da manhã
com Leães num café da rua Líbero Badaró – depararam-se-nos Casali, Reale e
Igáyara de lápis em punho, a desempenhar, numa folha de papel a atual letra
simbólica do Integralismo.
“Discricionariamente já haviam abandonado o modelo
de distintivo que estávamos estudando em nossas reuniões na Rua Brigadeiro Luiz
Antonio e, inspirados na frase de Arthur Motta, fixaram esta letra grega como a
expressão integral de nosso pensamento doutrinário. Nasceu assim, noite alta,
modesta e simplesmente numa mesa e no meio barulhento de um café paulistano – o
Sigma Brasileiro”.(3)
Seu uso, no Distintivo e Bandeira, foi estabelecido
nos três Estatutos da antiga e gloriosa Acção Integralista Brasileira.(4) Mas,
é nos “Protocollos e Rituaes da A.I.B” –Capítulo III – Dos Symbolos – O Sigma
-, que achamos uma exposição mais minuciosa:
Art. 12º - O sigma é o sinal simbólico do Movimento
Integralista (Veja-se desenho com dimensões proporcionais no “Monitor”
nº9).
“ – É uma letra grega que corresponde ao nosso “S”
e indica soma;
“ – Leibnitz escolheu-a para indicar a soma dos
infinitamente pequenos;
“ – É a letra com a qual os primeiros cristão da
Grécia indicaram a palavra “Deus”;
“ – É o nome da Estrela Polar do hemisfério sul.
“ – Ela lembra que o nosso Movimento é no sentido
de integrar todas as Forças Sociais do País na suprema expressão da
Nacionalidade.
“O Sigma maiúsculo foi preferido ao minúsculo por
uma questão estética”.(5)
Gustavo Barroso nos diz quase o mesmo:
“O Sigma.
“É a letra grega escolhida por Leibnitz para
indicar
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segunda-feira, 4 de junho de 2012
Conhecendo o Xintoísmo “a via dos deuses”! PARTE II.
A deusa do sol Amaterasu, saindo de uma caverna, trazendo luz solar de volta ao universo.
No
final do século XVIII,
Motoori Norinaga e outros estudiosos do xintoísmo contribuíram para um renovado
interesse no KOJIKI
e no NIHONSHOKI
e em outros textos sagrados xintoístas antigos. Com
ênfase ao culto imperial.
Com
a restauração Meiji,
o xintoísmo se tornou a religião estatal. Os missionários cristãos voltam em
1870, agora mais tolerantes. Mas ainda hoje, somente seiscentos mil japoneses
professão a fé cristã, sendo a metade católica.
O
xintoísmo, no entanto, permeia a vida japonesa de muitas maneiras inusitadas. O
esporte nacional é a luta SUMÔ, por exemplo, e esta se origina de um antigo
ritual xintoísta em homenagem aos KAMIS.
O
xintoísmo SHUKYO
é o sincretismo do xintoísmo com o budismo, cristianismo e outras crenças. São
novas seitas que surgem no final do século XIX.
O
WEI CHIB,
é o relato mais antigo do Japão em uma Crônica chinesa de 297 d.C. O credo e a
prática xintoísta tem como eixo a veneração de seres sobrenaturais chamados
Kami que supervisionam todos os aspectos da natureza e da vida humana.
Acreditam que esses seres dão vida a tudo no universo.
Diz-se
que o panteão xintoísta contém um número infinito de Kamis. E muito deles são
divindades que vieram do budismo e do taoismo e foram incorporadas ao xintoísmo.
Os textos xintoístas mais antigos, o KOJIKI e o NIHONSHOKI, ensinam que o mundo foi criado pelas
divindades celestiais IZANAGI e IZANAMI. Depois de um começo que pareceu não ter
dado certo, o par original deu à luz um grupo de Kami, inclusive a deusa
soberana do Sol, AMATERASU, cujo descendente,
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