Construção
da Ponte do Guaíba. Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisdnP__Qb2AMIDLOrhjca4cvDwK2_a2DFacCsqI-p6yTM21UmQltIOLOeYOHzwQjh3b1kVEShUq929d_WgtEn_Oppy6cBTEwXU_jTB9ZUJL3Ot-xKy3WAHlZ6KSk-lQ8zWR1kiMXivfSE/s1600/ponteaviao.jpg
Amigos
Construtores, o estudo da história seja ela regional nacional ou internacional
é uma arma que pode ser usada para afirmar valores nas crianças e jovens ou até mesmo
destruir valores
e crenças em nossos futuros cidadãos. Para ilustrar o texto trago as imagens da
construção da ponte sobre o Rio Guaíba datada de 1958, que trouxe grande
desenvolvimento para Grande Porto Alegre por facilitar o acesso à região.
Quando
é passado para um jovem em sala de aula a história de seu país com seus heróis
e seus feitos gloriosos que conduziram a sociedade a condições melhores de
vida. Esse cidadão em construção sentirá
que ele é parte dos acontecimentos citados, pois ele é brasileiro e se identificará com os
feitos de seus compatriotas.
Ao
levar questões
locais da realidade de nossos cidadãos ao momento histórico que esta sendo
tratado trará uma identificação pessoal com os heróis e suas lutas
em suas épocas. A questão é realizarmos essa identificação com o passado por
meio do presente, mas com a visão da época para os fatos. Porque não podemos
olhar, por exemplo, para a década de 30 do século
XX, aonde eventos como a quebra da bolsa de valores de New York levou a
Grande Depressão, a revolução de 30 no Brasil encabeçada por Getúlio Vargas
agitava a vida política nacional, a ascensão dos regimes fascistas na Europa
que levaria a Segunda
Guerra Mundial com a visão do século
XXI. Agindo assim estaremos pecando com os fatos tratados, pois agora
podemos ver o todo dos eventos, mas na época tratada ninguém tinha como saber
com exatidão aonde os eventos chegaria.
Construção
da Ponte do Guaíba. Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTlgmPArd61IMXuvdOD5OMNFejmahiAUvYpzpcpN2JeSyDUCLZXY11zHLEuv3ndU8-jTBpiN941nzWgEnBJo8o4-oWBvyai0pI3qKd-hcYiKYQYTJIpHoXP0picGDWgniWcpPALc0wf0k/s400/ponteemu.jpg
Em
uma realidade presente devemos olhar para o passado de forma a nos identificarmos com
os problemas que afligiam os cidadãos da época, mesmo que muitos
problemas sejam semelhantes aos atuais o contexto era diferente. Exemplifico o nacionalismo para fins de um Estado
forte da década de 30, onde uniformes, hinos, marchas moviam pessoas não só no
Brasil, mas no mundo todo.
Hoje
em dia as questões
psicológicas em relação ao uso desses artifícios para fim de
atividade talvez recebam resistência, pois está fora de contexto, mas muitas
das soluções propostas para um Estado forte não!
O
mais importante é entendermos que devemos construir nos jovens uma noção de
respeito às realidades históricas e aos momentos históricos seguidos de pontos
de identificação históricos onde os jovens cidadãos saberão interpretar as
fontes pelos meios de sua realidade.