Polikarpov
Po-2 Bomber. Imagem: http://www.wwiivehicles.com/ussr/aircraft/bomber/polikarpov-po-2-bomber/polikarpov-po-2-bomber-01-thumb.png
A ideologia dos
líderes nazistas sempre foi pontuada por esoterismo e magia, mas se alguma vez
tiveram verdadeira razão para acreditar em bruxas as responsáveis foram as Nachthexen
(Bruxas da Noite). Assim, os alemães
chamavam os militares aviadores do 588°
Regimento de Bombardeiros da Noite da União Soviética.
Selo comemorativo com a imagem de Marina Raskova. Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhn1J03JJ99GIp51G6bAKZikR9j6rt6yGCdB4uTzCCm0jyZqwxXvez9lUfgUyfbx0mYtnitmt0sDUIm2PQgJF-LNwD7gfvy4qj0pziSspbWxYwPG9qrJXI39AcoEC81KnbwUtZNfs2liqk/s400/Marina-Raskova.jpg
Em 2 de novembro de
1938, Polina Osipenko ,Valentina Grizodúbovatres e Marina
Raskova receberam a distinção de Heroínas da União Soviética por vários recordes
de distância percorrida em voo, foram as primeiras mulheres a recebê-lo e as
únicas antes do início da Segunda Guerra Mundial. Marina Raskova, que também foi à primeira mulher instrutora na
Academia da Força Aérea, foi entrevistada por Stalin pessoalmente que lhe deu o
posto de Major. Quando Hitler quebrou o pacto de não agressão com a União
Soviética, Marina liderou uma campanha para que as mulheres tivessem permissão para
lutar contra os alemães no ar. Em 1941, graças à sua amizade com Stalin alcançou
seu objetivo: a criação de três
regimentos de voo compostos exclusivamente por mulheres, incluindo 588° Regimento de Bombardeiros da Noite. Este regimento foi composto por
400 mulheres, entre pilotos e pessoal de terra, que tinham uma idade média de 22 anos. Quando Marina encontrou-se
com todas elas, assustou-se com a perspectiva de que mulheres tão jovens pudessem
morrer. Dirigindo-se
ao Regimento a Major Raskova, perguntou-lhes:
“Vocês
não tem medo de ir para o front? Vocês não sabem que os alemães podem matar
você?”
Todo o Regimento
respondeu em uníssono:
“Não
se atirarmos primeiro, Major Raskova!”
Polikarpov
U-2 Bomber. Imagem: http://www.wwiivehicles.com/ussr/aircraft/bomber/polikarpov-u-2-bomber/polikarpov-u-2-vs-bomber-01-thumb.png
Os alemães
avançavam rapidamente e a aprendizagem que deveria durar vários anos na
Academia da Força Aérea foi reduzido há alguns meses. Tiveram que passar por um
duro treinamento físico e um curso de táticas de combate, mas nenhuma delas se
queixou sobre isso. Além disso, as aeronaves escolhidas para o Regimento de Bombardeiros da Noite foram
os Polikarpov
U-2 (Po-2), o biplano mais produzido no mundo criado, inicialmente,
para a prática de voo e pulverização de campos.
Polikarpov
Po-2. Ilustração técnica. Imagem:
O problema é que
essas aeronaves eram muito lentas, obsoletas (fabricadas em 1927) e foram
construídos com madeira e lona. Essas "Vassouras Voadoras", sem rádio ou paraquedas, preferiam morrer a
cair nas mãos dos alemães, transportando dois tripulantes (piloto e navegador)
tinham espaço para duas bombas, e às vezes devido a sistemas desatualizados e mau
funcionamento lançavam as bombas com as mãos. Há princípio, eles não tinham
chance contra os rápidos caças alemães, mas sua capacidade de manobrar e fazer
curvas bruscas e rápidas dificultavam muito a possibilidade de serem abatidos.
Além disso, sua lentidão permitia voarem tão baixo a ponto de passarem entre os
bosques, onde caças alemães não poderiam atravessar.
Devido à sua pequena capacidade de carga, As Bruxas da Noite realizavam
várias operações na mesma noite, sempre seguindo as mesmas táticas quando se
aproximaram do alvo desligavam seus
motores barulhentos e planavam até alcançar o objetivo, jogando bombas e logo após religavam o
motor para sair do local.