Motivação e Sucesso. Imagem: Rede Vida.
Gostaria
de apresentar uma definição de motivação focada na organização, que de uma
maneira muito simples, porém bem clara, exprime este conceito.
“
É o processo pelo qual se induz o liderado a proceder de certa forma ou a
compartar de acordo com o determinado padrão de conduta, ou seja, é o meio pelo
qual o líder cria e mantém em sua equipe ou em seus liderados, o desejo de
alcançar os objetivos planejados, procurando a satisfação pessoal de cada um.”
.
Ao analisarmos essa definição percebemos que alguns aspectos se destacam explícita ou implicitamente. Eles são:
Ao analisarmos essa definição percebemos que alguns aspectos se destacam explícita ou implicitamente. Eles são:
•
Esforço, energia gerada pelo indivíduo, que deve ser encaminhado para a
obtenção de um bom rendimento de trabalho.
•
Necessidades (carências), que alteram o equilíbrio das condições físicas e/ou
psíquicas das pessoas.
•
Desejos (impulsos intencionais), gerados pelas necessidades.
•
Objetivos, para os quais estão dirigidos os impulsos para satisfazer as
necessidades.
Em
algumas ocasiões, confundem-se os termos motivação e satisfação. Por isso
explicamos:
A
motivação é o impulso e o esforço para satisfazer um desejo ou um objetivo. Já a satisfação é o prazer experimentado quando conseguimos satisfazer o
desejo. Daí
que a motivação seja anterior ao resultado e a satisfação posterior ao
resultado. A
motivação originada pode estar dirigida para o aumento do trabalho ou para a
sua diminuição, dependendo dos fatores que estiverem imperando. Vejamos alguns
deles.
Podem
inspirar para o primeiro caso:
•
O desejo de ser promovido.
•
O propósito de realizar um bom trabalho.
•
Desejos econômicos ou outros.
•
O desejo de aprender.
•
O convencimento de que seu trabalho vale à pena.
Entre
os elementos negativos aparecem os seguintes:
*
Salários,
•
Problemas de relações com os subordinados.
•
Dificuldades ou complicações com o serviço.
•
Inércia para não trabalhar
Estes
aspectos não são os únicos que influenciam a motivação. Não obstante isso, o
xis do assunto consiste em elevar os aspectos que originam o efeito positivo e
eliminar ou diminuir ao mínimo aqueles que potencializam o efeito negativo ou,
de outra maneira, fazer compatíveis os objetivos da organização com as
necessidades pessoais.
A motivação designa um conjunto de
forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para
determinado objetivo. (A motivação é um conjunto de forças internas que
mobilizam e orientam a ação de um organismo em direção a determinados objetivos
como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio.)
Entendemos
por motivação toda força ou impulso interior que inicia, mantém e dirige a
conduta de uma pessoa visando alcançar um objetivo determinado. No ambiente
profissional, “estar motivado” supõe estar estimulado e suficientemente
interessado como para orientar as atividades e a conduta para o cumprimento dos
objetivos estabelecidos com antecedência.
Embora
nos concentremos na equipe comercial, isso tudo pode ser também aplicado a
qualquer outro departamento. A pró-atividade é uma das principais variáveis
positivas do século XXI.
Considerações:
-
A motivação de um ser humano é dinâmica e varia a cada instante em função de
suas necessidades;
-
Podemos afirmar que enquanto as
necessidades fisiológicas, não estiverem totalmente atendidas os indivíduos não
conseguem atender as demais, ou seja, com sede, fome, ou sono ele poderá não
pensar em mais nada;
-
As necessidades de reconhecimento e auto-realização serão buscadas diariamente;
-
Os motivadores materiais, como dinheiro ou prêmios, atuam no campo fisiológico
ou da segurança e são de curta duração;
-
A elevação da auto-estima, desenvolvimento da empatia e da afetividade atua no
campo de segurança psicológica e do reconhecimento;
-
A auto realização não é atingido por motivadores, pois, situa-se valor interno
de cada individuo.
-
Assim poderemos entender que no ambiente do trabalho o papel do líder é importantíssimo,
pois, estimulando os liderados, a conquistar os objetivos, gera satisfação
pessoal, reconhecimento, proporcionando maior aceitação do individuo em ser
útil.
TEORIAS
DA MOTIVAÇÃO
Maslow
e a hierarquia das necessidades:
Segundo
Maslow, as necessidades humanas estão organizadas numa hierarquia, isto é, não
têm todas a mesma importância. Maslow apresenta a sua teoria através de uma
pirâmide em que, na base, estão as necessidades fisiológicas, e, no cume, as
necessidades de auto-realização.
As
necessidades humanas começam pelas