domingo, 28 de dezembro de 2014

Sambaquis, Parte III: Sepultamentos nos Sambaquis e Conclusão - Relatório de Arqueologia.

Não deixe de ler a primeira e segunda postagens sobre o tema para ficar inteirado de todas as informações:



SEPULTAMENTOS NOS SAMBAQUIS 
              Quando durante as escavações os arqueólogos chegavam em profundidades que correspondiam aos primeiros sepultamentos, os arqueólogos encontraram covas com uma grande quantia de buracos de estacas que revelam o que um dia foi uma estrutura de madeira, hoje já decomposta, que demarcava o local onde estava o morto, na cova. Encontramos também grossas camadas de conchas que separam grupos de sepultamentos em níveis, algo que reflete sepultamentos de pessoas que não possuíam laços sentimentais com os sepultamentos anteriores, essas camadas de conchas são encontradas com dezenas de anos de diferença, o que explica a falta de laços com os antigos sepultamentos, pois o grupo atual desconhecia os indivíduos sepultados anteriormente.

              Ao serem escavados, alguns sambaquis revelaram que o sepultamento em si com conchas e objetos do morto e aonde algumas vezes são encontrados alimentos para o falecido ficava logo abaixo de onde havia ocorrido a cerimonia fúnebre devidos aos vestígios de oferendas e fogo ritual que foram encontrados acima do mesmo. Quando analisamos as práticas funerárias desenvolvidas pelos grupos sambaquianos, vemos desde o principio o desenvolvimento de uma hierarquização com base nos bens depositados juntos ao corpo na sepultura e também pelo modo como o corpo do individuo é tratado após a morte, pois indivíduos de status superior recebiam um tratamento de preparação de seus corpos antes do sepultamento em si. Embora alguns arqueólogos afirmam que não havia uma relação direta entre estes aspectos de tratamento, pois são verificados dois tipos de status: um é aquele que a pessoa adquiri com seus feitos durante o decorrer de sua vida e o outro é aquele que pode ser herdado de seus ancestrais.

              Os arqueólogos ao analisar os sepultamentos de jovens aonde são encontrados um tratamento diferenciado com deposito de artefatos lindamente pintados como esculturas em pedra e osso especialmente confeccionadas com motivos do cotidiano do seu povo denota um status herdado, pois alguém tão jovem não teria tido tempo de realizar algo significante para sua sociedade segundo os padrões e expectativa de vida de seu grupo.

Crânios de sambaquianos: 12. Crânios encontrados em sepultamentos em sambaquis, os indivíduos tinham entre 40 e 50 anos. Fonte: DUARTE, 1968, p.43.

              Nos sepultamentos os ossos humanos estão muitas vezes juntos com conchas os quais acabam como matéria-prima na construção moderna, uma falta de respeito com os povos que sepultaram seus parentes nessas estruturas denominadas Sambaquis. Se esses povos possuíam uma preocupação com o sepultamento provavelmente preocupavam-se com a vida pós-morte do sepultado o que nos remete que este individuo não foi simplesmente colocado ali.   Algo que se destaque nos sepultamentos em geral são os ossos robustos dos esqueletos encontrados que nos mostram que pertenciam a pessoas que realizavam atividade física de modo rotineiro com certeza relacionados a pesca e ao remar dos seus barcos, pois sabemos que os sambaquianos tinham barcos que os levavam até ilhas no litoral.
              Alguns corpos sepultados, devido a rituais religiosos tinham seus corpos pintados de vermelho com algum corante natural, isto é verificado nos ossos dos esqueletos que aparecem cobertos com este material. Conforme os sepultamentos iam ocorrem o sambaqui crescia no decorrer de centenas de milhares de anos, aliados ao acumulo de restos alimentícios e de utensílios era um verdadeiro monumento a vida e ao cotidiano desses povos que nos seu final culminava com seus próprios corpos os principais componentes destes maravilhosos monumentos aos seus grupos sociais.

Pobres que foram humildes e grosseiros, os homens dos sambaquis eram, no entanto, acompanhados frequentemente à sepultura de seus toscos utensílios de pedra e osso, de algum alimento como se verifica da omoplata duma anta ou dum veado, com frequência ao lado dos objetos, e até de restos humanos incompletos: crânio mais comumente, às vezes dentro de cerco de pedras brutas contornando os corpos. Daí o encontro duma pedra maior, atípica, ter-se tornado, a princípio, sinal de ossada perto, quando em trabalho de pesquisa em sambaqui. (DUARTE, 1968.p.103).

            Ao serem analisados devidamente, esses sepultamentos nos mostram em parte como eram as estruturas físicas desses povos paleo-americano, podemos encontrar ossos de crânios, com dentes muito fortes, desgastados pela areia dos mariscos ou pelo mastigo de raízes e outros alimentos duros, mas, incrivelmente, sem uma só cárie, algo incrível até para a atualidade. Verificaremos como eram realizados os rituais de sepultamento, uma área de estudo responsável pela escatologia. 


Mas embora grosseiros esses túmulos primevos não deixavam de insinuar outros túmulos toscos também, perfeitamente característicos e pequenos do Egito ainda selvagem, dos clãs e das tribos nilóticas, cujo culto dos mortos evoluiria para os megálitos, tipicamente documentados pelos menhires e dólmens de tantos sítios da Europa, da Ásia e da América, e também para as sepulturas coletivas do Egito nação, para as pirâmides faraônicas, possível estilização dos mastabas, cuja forma embora mais avançada atrai claramente as longínquas origens nos grosseiros amontoados de conchas mesolíticas. Das pirâmides e das tumbas, subterrâneas ou não, ao túmulo de Máusolo ou de Cleópatra, seria apenas uma questão de tempo. [...] Resumindo: estaria no sambaqui a forma primeva de um complexo sociológico iniciado em plena era totêmica? De um lado os ritos funerários, a sepultura do chefe e indivíduos diferenciados, o Panteão. De outro, as assembleias do grupo. Para decisões coletivas, combinações de guerra ou de paz; conselho dos velhos, característico das sociedades primitivas; ritos mágicos de caça, de pesca, de instituições sociais, nascimento, casamento, alianças; festejos, danças e cantos, refeições coletivas, comemorações de todo o grupo; refúgio para segurança noturna ou defesa contra as feras e os homens. Tudo se desenrolaria no sambaqui, como à influência de um mimetismo ou contágio sociológico das grutas pintadas do Magdalense, alguns milhares de anos antes. (DUARTE, 1968, p.104-5).

            Essa reflexão de Paulo Duarte me faz pensar até aonde poderiam ter ido os grupos sambaquianos senão tivessem desaparecido. Poderiam ter-se desenvolvido e aperfeiçoado suas tradições e culturas de modo que isto seria só uma questão de tempo? Algo que muitos arqueólogos respondem positivamente.


Sepultamento: Sambaqui Ilhote do Leste, Ilha Grande, RJ. Sepultamento. Fonte: WESOLOSKY, 2000 p.162.

Enquanto em outras culturas é comum uma certa separação do espaço destinado ao sepultamento, uma vez que o cemitério é visto como um lugar a ser ignorado e/ ou evitado, os construtores de sambaquis e acampamentos litorâneos criaram um vínculo espacial claro com seus mortos ao manterem as sepulturas na mesma área do sítio, e este fato deve ser considerado como o eixo principal de todo o padrão funerário estabelecido por estes grupos. (WESOLOSKY, Verônica. Práticas funerárias Pré-históricas do litoral de São Paulo. TENÓRIO, Maria Cristina (Org.) Pré-história da Terra Brasilis, Rio de Janeiro: UFRJ, 2000, p. 190-1).
  

CONCLUSÃO
            O relatório aqui apresentado visa expor de forma clara e extremamente curiosa esses grupos sambaquianos que habitaram os litorais do Brasil e expor de forma clara suas origens e motivos de existência. Vimos que alguns sambaquis chegam a ter mais de 6 mil anos de existência e que foram construídos grupos considerados não-indígenas, pois sambaquianos não eram índios. Entendemos que os sambaquis eram monumentos erguidos durante milhares de anos gerações e gerações de grupos que habitaram e utilizaram do mesmo em seu cotidiano como abrigo, cemitério e deposito de restos alimentares e artefatos. Sendo que os principais vestígios são os restos de conchas provindos de sua alimentação diária, além de ossos de mamíferos e peixes, incluindo também restos de tubarões e outros peixes que habitavam águas mais profundas.

            Verificamos que através de estudos os grupos sambaquianos tem origem nos primeiros habitantes da América que aqui chegaram a 10 mil AP e se estabeleceram nos litorais sul-americanos com cultura material própria e que denota grande habilidade com artefatos feitos de ossos e pedra. Na análise dos sítios sambaquianos do Sul do Brasil descobrimos que os primeiros datam de 3 mil AP e que em SC no Sambaqui de Jabuticabeira-II existem mais de 43 mil sepultamentos. Por meio dessa complexidade vemos que os grupos que habitavam o litoral brasileiro eram organizados em estruturas sociais hierarquizadas com redes de troca entre outros grupos, e com uma população alta se comparada com outros grupos e que eram sedentários. Não eram simples agrupamentos humanos, mas existia uma estrutura cultual envolvida em suas relações diárias entre si e o mundo que os rodeia. Possuidores de uma indústria lítica aonde eram preparados machados, armas (incluindo pontas de flecha e outros), moedores e outros artefatos como um grande número de artefatos lascados e lascas de quartzo. Registraram-se raspadores, furadores, pontas-de-arremesso triangular, facas, quebra-cocos, percutores, talhadores e alisadores. Não podemos esquecer é claro dos zoólitos, que são esculturas feitas de osso ou pedra com a forma dos animais das regiões onde habitavam, alguns zoólitos tem forma de animais marinhos, aves e raramente, mas existem alguns com forma humana. Mas a característica mais marcante dessa cultura sambaquiana é o hábito de acumular todas essas coisas é o que diferencia seu grupo de tantos outros que ocuparam o território brasileiro. Eles consideravam os restos alimentares como material construtivo e os acumulavam, dia a dia, erguendo uma plataforma que, com o passar do tempo, mais se destacava na paisagem.

            Esse costume de acumular restos alimentares e usa-los para erguer construções não é um costume que deva ser entendido segundo a visão pratica, pois se relaciona com o prestígio dos moradores de cada local em relação aos vizinhos.  Os sambaquis eram locais de moradia, sabemos disso, pois, são encontrados diferentes artefatos e nos mostram sua relação com o cotidiano desses povos e sua vida. Outro indicio importante é que nunca foi encontrado outro local de habitação dos povos sambaquianos além do sambaqui em si. Mesmo realizando muitas atividades do dia-a-dia no próprio sambaqui os seus construtores exploravam muito todos os locais nos arredores do sambaqui.

Autor: Leandro Claudir. Criador e administrador do Projeto Construindo História Hoje e Acadêmico de História.

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REFERÊNCIAS

CADASTRO NACIONAL DE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS, sítio RS-LN-19: Capão Alto, sambaqui localizado no município de Xangri-lá/Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.iphan.gov.br/sgpa/cnsa_detalhes.php?11993. Acessado em 13 de nov. de 2014.
CUNHA, Manuela Carneiro da Cunha. Os mortos e os outros. São Paulo: Hucitec, 1978.
DUARTE, Paulo. O sambaqui visto através de alguns sambaquis. São Paulo: Instituto de Pré-história da Universidade de São Paulo, 1968. p.100-105.
FERREIRA, C. C.; TORRES, F. R.; BORGES, W. R. Cubatão: Caminhos da História. Cubatão: do autor, 2007.
GASPAR, Maria Dulce. Sambaqui: arqueologia do litoral brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
GASPAR, Maria Dulce. Os ocupantes Pré-históricos do litoral brasileiro. TENORIO, Maria Cristina (Org.) Pré-história da Terra Brasilis. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.
SCHMITZ, Pedro Ignácio. Pré-história do Rio Grande do Sul: arqueologia do Rio Grande do Sul, Brasil 2º Edição. São Leopoldo: Instituto Anchietano de Pesquisas, 2006.
WESOLOSKY, Verônica. Práticas funerárias Pré-históricas do litoral de São Paulo. TENÓRIO, Maria Cristina (Org.) Pré-história da Terra Brasilis, Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.
Sambaqui Figueirinha I. Disponível em:
Sambaqui Figueirinha II. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sambaqui#mediaviewer/File:Figueirinha_II_Areia.JPG> Acesso em 10 de nov. de 2014.
Modelo de estratificação das camadas de um sambaqui do litoral sul catarinense, no Brasil. Disponível em:
Sambaqui MAE-USP. Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sambaqui,_MAE-USP_(2).JPG> Acesso em 11 de nov. de 2014.
Zoólitos. Disponível em: <http://atmosferasapiente.blogspot.com.br/2013/08/sambaquis-arqueologia-no-litoral.html>. Acessada em 11 de nov. de 2014.
Rara escultura de pedra em forma humana: Disponível em:
Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville/MASJ. Disponível em:


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"Jamais critiquem algo sem antes ter estudado e lido sobre o assunto, pois palavras jogadas ao vento sempre existiram, mas fundamentos poucos procuraram. Não procure o caminho da retórica descabida, mas procure o caminho do conhecimento que só pode ser adquirido através da realização de leituras e análise de livros. Não procure fontes terciárias, procure fontes primárias sobre qualquer assunto. Isso vale para a história da religião, guerra, personagens históricos, antiguidade, política, mitologia, arte etc."


       Agradeço a todos vocês que durante este ano ajudaram a colocar milhares de pedras nesta Construção. E que venham mais milhares, num fluxo mútuo de troca. Desejo a todos um FELIZ ANO NOVO, repleto da paz do Deus único por meio de Jesus Cristo!

Leandro claudir

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Sambaquis, Parte II: Os Povos Sambaquianos e Sambaquis no Sul do Brasil - Relatório de Arqueologia.

Não deixe de ler a primeira postagem sobre o tema para ficar inteirado de todas as informações:Sambaquis, Parte I: Origens dos Sambaquis - Relatório de Arqueologia. 
           
              Antes da Revolução Agrícola o homem vivera sempre em pequenos bandos móveis, de coletores de raízes e frutos, de caçadores e pescadores, rigidamente condicionados ao ritmo das estações engordando nas quadras de fartura e emagrecendo nos períodos de penúria. Só em regiões excepcionalmente dadivosas, como as costas marítimas ricas em mariscos, e por isso mesmo muito disputada, esses grupos podiam alcançar maiores concentrações. Ainda assim, o montante de cada grupo era limitado pela capacidade de provimento alimentar nas quadras de maior escassez e pelas dificuldades de ordenar socialmente o convívio de unidades sociais maiores. O desenvolvimento aparece, uma visão global de Humanidade, não geralmente de um povo. Pois são comuns as estagnações e mesmo regressões culturais se considerarmos os povos um por um. Em sentido de humanidade, porém, vê-se que o povo que atingiu o ponto de desenvolvimento mais produtivo, vai aos poucos difundindo ao redor de si, seja por difusão, ou por imposição, a própria cultura, “atualizando”, assim, os outros povos. É por isso também que encontramos povos de um mesmo nível cultural, separados no tempo por milênios.

              Os distintos hábitos culturais e alimentares levaram à conclusão de que eram construções de um grupo diferente daquela dos Tupi-guaranis, que habitavam a região costeira do país. Na atualidade, a ideia de construtores de sambaquis em tanto que “comedores de moluscos” caíram em desuso. O conhecimento arqueológico atual sobre a cultura sambaquiana. Enfatizando a questão, os Sambaquis são construções artificiais feitas por populações pré-históricas que habitaram a costa do Brasil mais ou menos entre 7 e 10 mil anos AP (GASPAR, 2000), são provável os sítios mais antigos encontrados no litoral brasileiro. Muitos deles podem ter sido destruídos pela do mar durante o Holoceno, e na atualidade estão submersos, ou foram preservados em grandes profundidades no mar graças as armadilhas geomórficas e sedimentares que os preservam. Estes tipos de sítios variam de pequenas elevações de 2m de altura até grandiosas estruturas de 30m de altura por 500m de comprimento, consideradas na atualidade como monumentos que marcar a paisagem litorânea brasileira. Por um longo período da arqueologia brasileira, os sambaquis eram considerados como acúmulos de restos alimentares de grupos nômades coletores de grande mobilidade territorial e baixa densidade populacional. Segundo os dados encontrados acreditamos que, posteriormente, estes grupos se tornaram pescadores.
              Esta alteração de modo de subsistência foi atribuída às mudanças climáticas e ambientais relacionadas a variações do nível do mar e a um clima mais seco, que teriam reduzido à quantidade de moluscos e levando-os a variar sua dieta com outros alimentos encontrados através da pesca. Mesmo assim muitos estudos de Zooarqueologia apontam que a pesca foi preponderante desde as ocupações mais antigas. Os restos de moluscos representam um volume maior de material, sendo mais visíveis na estratigrafia, mas os restos de peixes correspondem a um aporte nutricional e a um volume de alimento muito superiores (FIGUTTI, 1993). A coleta de moluscos, embora estratégica em sua economia, era, portanto uma fonte de alimentos secundária para estes grupos pescadores.

              Os sambaquis eram construídos por cada grupo com o objetivo de atender suas necessidades, como por exemplo, para marcação de território, observação e rituais fúnebres, dentre outros. Eram compostos por diversos objetos naturais ou artificiais. Esses grupos que se alimentavam de moluscos, frutos silvestres e caça de pequenos animais. Sua dieta era farta em peixes, segundo análises químicas, o que permite concluir que, embora fosse uma cultura de pescadores-coletores, também poderiam ter hábitos sedentários. Os sambaquianos tinham o hábito de acumular os restos de alimentos, enfeites que usavam no corpo e artefatos quebrados e inteiros no entorno de sua moradia. Outro costume era o de realizar sepultamentos no próprio sambaqui, com o tempo era aplainado o terreno e organizada novamente as camadas de cima do local. Muitas atividades do seu dia-a-dia eram feitas no lugar onde eles moravam. Por exemplo, objetos como raspadores de conchas e facas de pedra encontradas nos sambaquis sugerem que eles fabricavam no próprio local objetos de madeira, couro e fibra. Os batedores, suportes de pedra e a grande quantidade de lasquinhas indicam a fabricação de objetos líticos. Os restos de fogueiras mostram que também lá preparavam alimentos e se aqueciam. Os mortos ali sepultados eram decorados com objetos que resistiam ao passar do tempo. Sendo muito comum encontrar entre os esqueletos, dentes e vértebras de animais e adereços feitos de conchas. Objetos, como pontas de osso e lâminas de machado, são achados junto com os mortos. Sepultar os membros do grupo envolvia muito cuidado como preparar a sepultura, muitas vezes revestida com argila ou areia e madeira, mas não sendo muito comum. Os moradores tinham perto de onde habitavam os materiais necessários para seus artefatos que deveriam ser de fácil fabricação, pois somente as esculturas eram feitas em pedra polida, os zoólitos, parecem ter exigido um esmero maior em sua fabricação.



Crânios e ossos encontrados em sambaquis: 1-Perônio com uma fratura bem reduzida e inteiramente curada.2-Tibia e Perônio do mesmo individuo com fratura. 3, 5 e 6 - Malformação dentárias com abrazão irregular de todos os dentes. 7- Crânio peruviano (anomalia occipital composto e dois ou mais fragmentos articulando-se entre si é que caracteriza o chamado homem peruviano. 8 e 9- O célebre crânio de mulher, do sambaqui Maratuá (Ilha de St. Amaro). Nota-se aderido ao crânio, grande número de um pequeno molusco que tem sido encontrado frequentemente em vários lugares do mundo, compondo uma coifa, e até mantos mortuários. Fonte: DUARTE, 1968. p. 87.

                                      Alguns arqueólogos já definiram a sociedade sambaquieira como bando ou macro-bando, tendo por elemento definidor o número de pessoas envolvidas na trama social e o tipo de ocupação. O limite entre sociedades simples e complexas é o surgimento de permanente hierarquia social [...] A especificidades dos locais de implantação de alguns sítios, as dimensões de alguns assentamentos e o tratamento diferenciado dos mortos apontam para uma sociedade com incipiente hierarquia social. (GASPAR, 2000.p.75,6).

              O que mais impressiona é a ocupação de diversas ilhas, sendo que muitas estão distantes da costa, e a  grande quantidade e variedade de resíduos de fauna aquática caracterizam intimidade com o mar. Certamente os povos sambaquianos possuíam embarcações para poderem ir de diferentes pontos do continente e das ilhas. Quando encontramos restos de peixes grandes entre os resíduos faunísticos, incluindo tubarões, aponta para uma grande habilidade em pesca marinha, chegando a acreditar que realizavam pescas em águas profundas no mar. Sua estrutura óssea nos deixou um vestígio rico de informações sobre suas atividades diárias, pois através deles podemos verificar que eram pessoas robustas característica de povos que faziam uso frequente de embarcações, sendo que o hábito de mergulhar também deixou seus traços. Fora as embarcações, deviam existir armadilhas para pesca e redes de arrasto, mas, devido ao fato destes objetos ficarem na água, não se tem vestígios de sua presença entre os matériais recuperados nos sambaquis. Encontramos um eficiente arsenal tecnológico para a pesca, formado por uma variedade de pontas ósseas, tal qual uma farpa de arpão, que deveriam ficar presas a hastes para serem lançadas durante a pesca.

            Os materiais escolhidos para fabricação destes artefatos são espinhas de peixes, ossos longos de aves e de mamíferos, como macacos, porcos-do-mato e veados. Em alguns sítios anzóis de osso complementam o acervo voltado para a captura de peixe. Pequenos pedaços de quartzos eram raspados com conchas resistentes para fazer adornos. Contavam também com objetos para triturar e moer alimentos, como os quebra-coquinhos que facilitava o consumo de vegetais mais duros. Sua indústria lítica possuía um significativo acervo de peças lascadas, polidas e perfuradas que podiam ser usados tanto para a manufatura de artefatos práticos relacionados com a alimentação ou como adereços pessoais. Mas a habilidade dos sambaquianos ficou conhecida mesmo com os zoólitos, que são objetos feitos tanto em pedra como em osso no formato de animais.

Zoólitos: Em forma de pássaros e peixes, incluindo um turbarão no alto ao centro. Fonte: Atmosfera Sapiens.

SAMBAQUIS DO SUL DO BRASIL

              Os sambaquis brasileiros têm uma grande amplitude geográfica sendo apontados em quase todo o litoral e em algumas áreas fluviais. Existem registros desses assentamentos “pela faixa litorânea do Rio Grande do Sul até a Bahia e do Maranhão até o Litoral do Pará, incluindo o Baixo Amazonas” (GASPAR, 2000: 159). Mesmo que não encontramos dados sobre integração política a nível regional ou além e que particularidades regionais e do espaço e tempo sejam encontradas, a homogeneidade tipológica das indústrias lítica e em ossos, bem como as características das estruturas dos sítios propriamente ditos, aponta que seus construtores sambaquianos de todo o litoral brasileiro pertencessem ao mesmo grupo devido aos indícios de sua sociedade e cultura.

              Os Sambaquis são um fenômeno cultural humano, que como tal possuí seu simbolismo e seu motivo de ser, os Antropólogos definem a cultura como a herança social de uma comunidade humana, os grupos sambaquianos construíam e erguiam seus monumentos que representam pelo acervo coparticipado de modos estandartizados de adaptação à natureza para o provimento da subsistência através dos restos faunísticos marinhos ou de outras naturezas, de normas e instituições reguladoras das relações sociais e de corpos de saber, de valores e de crenças que juntas movimentaram esse  habitantes pré-históricos da América a erguerem seus monumentos que explicam sua experiência, exprimem sua criatividade artística e se motivam para a ação de construírem. Assim conceituada, a cultura é uma ordem particular de fenômenos que tem de característicos sua natureza, réplica conceitual da realidade em que vive, tal como é percebida por suas experiências de vida, e transmitida simbolicamente, de geração a geração como uma tradição para todos os seus descendentes.

              Os principais vestígios dos grupos sambaquianos é um tipo de sítio denominado sambaqui, base de diversos temas de interesse científico desde o inicio da segunda metade do século XIX. Sendo a palavra Sambaqui de origem Tupi, língua falada pelos horticultores e ceramistas que viviam em parte significativa do litoral brasileiro quando os europeus chegaram a América e iniciaram a colonização através do litoral. A palavra Tamba significa conchas, Ki amontoado, que são as características mais marcantes desse tipo de sítio arqueológico, sendo assim Tamba Ki, deu origem à palavra Sambaqui. Alguns autores inclusive especulam sobre a presença de chefias nesses sítios e enfocam o elaborado ritual funerário como forte indício de complexidade e diferenciação social. Outros autores apontam que esses construtores “formavam um grupo étnico, no sentido de que se tratava de uma população, cujos membros se identificavam e eram identificados como tais...” (GASPAR, 2000:34). Desse modo trata-se da denominação mais amplamente utilizada pelos arqueólogos e que denota a capacidade de observação e síntese dos habitantes nativos que construíram estes monumentos. São sítios positivos, monumentos que demonstram liderança e poder (como uma pirâmide), que mostrasse aos outros grupos sambaquianos ou não seu poder, pois quanto mais alto, mais pessoas trabalhavam em prol daquele monumento, o que significava que possuíam mais força perante outros.


Rara escultura de pedra em forma humana: Com tamanho de 6x21 cm. Encontrada em sambaqui no Estado de Santa Catarina. Fonte: Museu Nacional.

              Eles são basicamente caracterizados como uma elevação de forma arredondada que, em algumas regiões do Brasil, chegam a possuir até mais de 30 metros de altura. São construídos dentre outros com restos de faunísticos como conchas, ossos de peixe e mamíferos. Encontram-se também sementes, sendo que determinadas áreas dos sítios foram espaços dedicados ao ritual funerário e onde foram sepultados homens, mulheres e crianças de diferentes idades.

Sob uma apelação genérica podemos incluir o envolvimento do corpo do morto em esteiras, a transladação do defunto, a escavação da sepultura e seu preparo, e enfim a inumação propriamente dita. Se englobamos todas estas etapas sob o título de ‘Remoção do cadáver é porque este se afigura ser o ponto culminante da cerimônia, o nó da tragédia: em nenhum outro momento serão os grupos e o conflito entre eles tão claramente definidos e tão exacerbadas as expressões de dor. A inumação propriamente dita não despertará depois senão um interesse limitado. (CUNHA, 1978, p.31).

            Igualmente contam com inúmeros artefatos de pedra e de osso, marcas de estaca e manchas de restos de fogueiras, que compõem uma intricada estratigrafia que remonta as muitas centenas de anos de utilização daquele local como sítio ritualístico e monumental. Os restos que mais se sobressaem na composição dos sambaquis são de origem marinha ou de lagoas como as conchas de berbigão. Estudos iniciados no fim dos anos 90 do século passado colocam mais uma vez em evidência os esqueletos e terminaram por teorizar a ideia de que os grandes sambaquis do sul de Santa Catarina mostram indícios de terem sido usados somente como cemitério, devido a ausência de locais de moradia, de resíduos de alimentação, de etapas de fabricação de artefatos usados para alimentação e caça/coleta, ligados ao fato de que todos os utensílios estão espalhados em relação aos esqueletos, como também estão as estruturas verificadas e a própria construção dos monumentos sambaquianos.

              Os estudos de arqueólogos que não identificaram traços característicos de moradia nos grandes sambaquis do sul de Santa Catarina demonstram que alguns desses grupos não habitavam o mesmo local aonde eram construídos os monumentos sambaquianos. Deste modo reforçando também a visão de grandes monumentos aos mortos e sua cultura, seu modo de vida e alimentação ali eram deixados por meio de rituais.
              Um dos exemplos mais interessantes desses rituais são a ocorrência de zoólitos, incríveis esculturas de pedra presentes juntos aos sepultamentos nos sambaquis, são uma característica dos sítios do Sul do Brasil, expressões elaboradas de arte demonstram práticas cerimoniais e grande habilidade na fabricação destas peças líticas o que aponta para uma sociedade complexa, se de modo que é possível reconhecer atualmente que esses povos sambaquianos eram sedentárias e tinham uma população consideravelmente alta se comparada com outros grupos distintos. Uma estimativa conduzida no sambaqui Jabuticabeira-II (SC), datado entre cerca de 3000 e 1800 anos AP. Calculou que neste sítio foram feitos 43.840 enterramentos ao longo de 700 anos, o que representa uma taxa de 63 sepultamentos ao ano (Fish et al. 2000).

              Desse modo podemos crer que existam na região diversos outros sítios de igual porte, e eventualmente contemporâneos uns dos outros, de modo que taxas parecidas de sepultamentos foram identificadas, podendo-se ter uma ideia do índice populacional desses grupos que habitavam o litoral durante esse período. Várias características de grande importância destes grupos nativos que habitavam o litoral brasileiro apontam para um claro padrão de ordem social e cultural muito complexa daquilo que acreditávamos durante as primeiras descobertas.



Capão Alto: Sambaqui Capão Alto no município de Xangri-lá/Rio Grande do Sul. Fonte: Arquivo pessoal.
            Vemos entre os apontamentos mais importantes, uma crescente relação com a coleta de moluscos em uma escala bem alta para fins de construção de seus monumentos sambaquianos, desse modo apontando para um trabalho organizado com a existência de liderança organizada por um objetivo comum. No sul do Brasil entre os povos construtores de sambaquis vemos uma produção especializada de artefatos líticos e de ossos e a existência de grandes redes de troca e difusão conhecimento entre esses grupos, assim como provas de tratamento diferenciado dos seus mortos, bem como uma hierarquia social e de gênero e manejo um manejo do cultivo de vegetais para fins de consumo.




Artefatos ósseos e líticos: 1 a 3-Tortuais feitos com bula timpânica de baleia e com rocha. 4-Bula timpânica de baleia dúctil, utilizado para a fabricação de objetos mais finos. 5, 6 e 7- Berloques, o primeiro e o último feitos de valvas de ostras, o do centro com parte de concha de caramujo marinho.8- Pequenos machados perfurados. Fonte: DUARTE, 1968, p.15.

              Em Joinville/Santa Catarina encontramos diversos sambaquis que são considerados Patrimônio Cultural Brasileiro e protegidos por leis, na região já foram datados em até 5 mil AP, e que ocupavam as regiões mais secas junto aos manguezais, lagoas e rios, de onde pescavam seus recursos alimentares. São constituídos por restos faunísticos, como conchas de moluscos e ossos de animais, principalmente peixes. Caracterizam-se por sua forma circular/ovalar com dimensões muito variadas.

              Existem também as oficinas líticas localizadas na beira de rios, lagoas e oceano. Resultam da ação de polimento de instrumentos de pedra de populações pré-históricas e, em Joinville, estão associadas a sambaquis. A seguir segue-se a lista dos 42 principais sambaquis em Joinville, Santa Catariana: Cubatão I, Cubatão II, Cubatão III, Cubatão IV, Cubatãozinho, Espinheiros I,  Espinheiros II, Gravatá, Guanabara I, Guanabara II, Ilha do Gado I, Ilha do Gado II, Ilha do Gado III, Ilha do Gado IV, Ilha dos Espinheiros I, Ilha dos Espinheiros II, Ilha dos Espinheiros III, Ilha dos Espinheiros IV,  Iririuguaçu, Itacoara,  Lagoa do Saguaçu, Morro do Amaral I, Morro do Amaral II, Morro do Amaral III, Morro do Amaral IV, Morro do Ouro (Parque da Cidade), Paranaguamirim II, Ponta das Palmas, Ribeirão do Cubatão, Rio Bucuriuma, Rio Comprido, Rio das Ostras, Rio Fagundes, Rio Ferreira,Rio Pirabeiraba, Rio Riacho, Rio Sambaqui, Rio Velho I, Rio Velho II, Rio Velho III, Rua Guaíra e Tiburtius.
              Diante do que estudamos até então vemos que o fato de existirem sambaquis desde o nordeste do Brasil até o estado do Rio Grande do Sul demonstrou a hipótese que esses grupos sambaquianos seguiram o caminho de sua expansão através do próprio mar como demonstra os diversos sítios destes grupos encontrados no litoral brasileiro.



terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Feliz Natal!



"O construindo História Hoje vem desejar a todos as pessoas, independentes de seu credo, etnia, posição política, social ou qualquer outra criação humana que torne as pessoas menores ou maiores aos olhos de seus semelhantes um FELIZ NATAL! Que todos nós humanos, venhamos permitir que a mensagem do Cristo Jesus nasça em nossos corações e que a paz advinda dessa mensagem reine absoluta, assim como Cristo Reina acima de todos os povos e nações, acima de todo egoísmo e opressão. Dissipando toda as trevas pela luz do nascimento do Redentor. São os mais fraternos e sinceros votos que desejo a todos nós, filhos, irmãos, criação de um só Deus criador e construtor de tudo de vemos."

Leandro Claudir

(Criador e administrador do Projeto Construindo História Hoje)

Sambaquis, Parte I: Origens dos Sambaquis - Relatório de Arqueologia.

INTRODUÇÃO
                                                                                                                                                         Para dar inicio ao meu relatório farei primeiramente uma pequena exposição sobre a ciência que estuda os sambaquis: a Arqueologia é a ciência que procura entender os monumentos e vestígios de civilizações antigas e é uma ciência relativamente nova. Na segunda metade do século XIX, o campo e a prática dessa disciplina se firmaram e definiram suas bases. A arqueologia tem várias vertentes, cada uma voltada para uma área, com a arqueologia dos monumentos e obras de arte. A linha de seguimento arqueológico que nos interessa nesse relatório e a arqueologia pré-histórica cujas raízes remontam o século XVI, e foram fortalecidos no século XVII, com a multiplicação de achados associáveis a tempos remotos da história humanidade. No século XIX deu-se a cristalização da disciplina, com a formulação de princípios metodológicos.        
              O presente relatório tem por objetivo apresentar as pesquisas e estudos presentes sobre os Sambaquis do Litoral brasileiro. Suas origens e motivos de existência, quem os construíram e o mais importante o porquê os construíram e desse modo traçar um padrão das descobertas referentes aos mesmos. Por ser um tema muito importante para a arqueologia brasileira. Pois os sambaquis são praticamente encontrados em todo o litoral de nossa nação. Embora o que realmente importa é sabermos realmente o que é um Sambaqui e o porquê de sua construção.
              Compreendidos muitas vezes como sobras da alimentação dos homens Pré-históricos, e passam ainda sendo vistos como uma espécie de lixeira dos povos que ali próximos habitavam ou um acúmulo de detritos nos quais predominam conchas e ostras, misturadas costumeiramente com instrumentos de pedra e osso, esqueletos ou parte de esqueletos de animais e humanos, provas de que nos dão a certeza de não estarem definitivamente decifrados os significados plenos desses monumentos artificiais.  Mais um dos mistérios a ser revelado pelos estudos dos sambaquis é o fato de além de serem depósitos de restos alimentares são também monumentos funerários, aonde encontramos ossadas humanas e até sepulturas.

                                      Por definição, sambaquis – também conhecidos como casqueiros, concheiros, terraços, berbigueiros ou ostreiras – são grandes montes artificiais compostos por restos faunísticos característicos da região litorânea (mariscos, berbigões, conchas e ossos de aves e de pequenos mamíferos) que, acumulados ao longo de milhares de anos, conformaram enormes monumentos que serviram de acampamentos ou cemitérios, mas, sobretudo, como marcos paisagísticos para os colonizadores do litoral brasileiro, anteriores aos povos ceramistas dos quais descendem as comunidades indígenas atuais (GASPAR, 2004).

Muito trabalho tem sido feito por parte dos arqueólogos exigindo, dos políticos a criarem leis que regulamentem a preservação dos sambaquis, pois os sambaquis do Brasil podem atingir até uma idade de 10.000 A.P.

                                      A escatologia pode ser definida como um conjunto de representações  relativas ao destino post mortem do homem.  Tal conjunto faz            parte de uma herança cultural, de uma acervo da sociedade,          e não pode portanto, como assinala Max  Gluckman (1937:117) ser tido como uma reposta individual à ideia de morte.  (CUNHA, 1978, p.112).

              Nós, povos da atualidade, responsáveis por essas descobertas, deveríamos no mínimo respeitar a história destes povos que foram ancestrais de muitos de nós. Mesmo não sendo os monumentos mais velhos da Pré-história brasileira luta-se há muitos anos para defender a integridade dos sambaquis como reserva para a pesquisa cientifica.
              Este relatório será elaborado tendo em vista os sambaquis do litoral brasileiro e em particular os sambaquis do Sul do Brasil, e seu motivo de ser na história dos povos pré-históricos que habitavam os litorais do Brasil. Escolhi esse tema por diversas vezes ver os nativos das terras brasileiras serem considerados índios menos inteligentes ou desenvolvidos que os demais grandes impérios da América como os Incas, Maias e Astecas. Acredito que os Sambaquis possam ser o inicio de grandes descobertas que serviram para uma análise mais critica sobre essa opinião acerca da distinção cultura entre as tribos nativas do Brasil e os impérios da América pré-colombiana. Dou, por exemplo, a recente descoberta da hierarquização dos sambaquis pela altura. Quanto mais alto mais importante e respeitada era a tribo. Além do fato que esses nativos persuadiam outros povos com menos poder a deixarem seus restos materiais, alimentares em seu sambaqui, desse modo com mais pessoas cooperando mais rápido e maior eles ficavam. Como disse esse é só um pequeno nuance do que acredito que realmente tenha ocorrido pelo Brasil Pré-colonial. Conhecemos apenas uma ínfima parte da grande história que é a história dos nativos brasileiros.


Sambaqui Figueirinha I: Santa Catariana, com cerca de 18 metros de altura. Fonte: Wikipédia.


Sambaqui Figueirinha II: Santa Catarina, na praia de Nova Camboriú. Fonte: Wikipédia.


1. ORIGENS DOS SAMBAQUIS.

              Encontramos os sambaquis mais antigos entre os Estados de Paraná e São Paulo. Onde alcançam uma idade de até 4.000 anos a.C. Seguindo em direção norte e em direção ao sul desse ponto, os sambaquis são cada vez menos antigo, estimando que se os primeiros sambaquis surgidos em Torres tenham sido construídos mais ou menos a uns dois mil anos a.C.
              Quem foram seus fundadores e como essa adaptação ao litoral aconteceu ainda está por ser descoberta. Definimos os sambaquis como o acúmulo de conchas, ossos de peixes e outros resíduos de atividade humana, como resultado da ocupação do         litoral marítimo por grupos especializados em sua exploração para alimentação,          resíduos volumosos produzidos por população pré-histórica brasileira. Podendo chegar a formar morros de 30 metros da altura, ao longo de lagoas, lagunas, mangues, pântanos ou baías, onde os alimentos eram ricos, mas dificilmente são encontrados ao longo de praias retilíneas, onde o conjunto de alimentos calóricos é consideravelmente pouco.

Modelo de estratificação das camadas de um sambaqui do litoral sul catarinense, no Brasil: Fonte: Wikipédia.

              Podemos concluir que os homens que construíram os sambaquis, da região de Iguape, e Cananéia, viveram nesses lugares, entre 2 a 10 mil anos; ignoravam a olaria, e a agricultura, a domesticação de qualquer espécie, mesmo o cão, que os índios atuais conhecem. Viviam principalmente da pesca e da coleta e eram pouco ativos em relação à caça. Perante os estudos realizados nos sambaquis chegou-se a conclusão que não produziam instrumentos de grande eficácia para arremesso, como arcos e propulsores, devido a esse fator a caça terrestre era colocada em segundo plano.


Artefatos Líticos: 4. 1 a 4- Machados ou bifaces. 5 a 7- Afiadores. 8- Fragmento filito com depressões circulares artificiais. Uso hipótetico. 9 e 10- Machados de diabásio. Fonte: DUARTE, 1968. p. 24.

              Os sambaquis são monumentos artificiais construídos no decorrer do tempo por tribos que habitavam a região em tempos pré-históricos e que permanecem como seu legado a nossa civilização.


Artefatos líticos e ósseos: 1- Berloque de osso. 2,3 e 4 - Furadores. 5- Goiva de osso de mamífero. 6- Lâmina feita com osso de mamífero. 7 e 8- Agulhas com fundo. 9, 10 e 11- Pontas de osso. 12, 13 e 14 peças de osso sem perfuração. 15 e 17 - Goivas de osso. 16- Berloque de chifre de cervídeo. 18- Peça de osso. 19- Peça de osso com dimensão de 82 mm. 20- Peça longa feita com osso de Beleia, afiada numa das extremidades. Fonte: DUARTE, 1968. p. 33.
           
              A grande maioria dos sambaquis está localizada no litoral e são feitos de conchas marinhas, as praias eram uma das bases de aquisição de recursos alimentares do litoral, devendo-se isto ao farto fornecimento de fauna mamífera marinha, tais como cetáceos e penípedes, mesmo que seja raro encontrar vestígios em sítios da tradição Tupi-guarani desta espécie. Fragmentos de ossos de mamíferos calcinados foram encontrados nos sítios do Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

                                     Tanto é a antiguidade dessas Ostreiras […] que a umidade pelo decurso dos tempos veio a dissolver as conchas de algumas delas, […] petrificando-se pouco a pouco com o calor, formou pedras tão sólidas […] Destas conchas dos mariscos que comeram os índios […] Na maior parte delas ainda se conservam inteiras as conchas e n'algumas acham-se machados (o dos índios eram de seixo muito rijo) pedaços de panelas quebradas, e ossos de defuntos, pois que se algum índio morria ao tempo da pescaria, servia de cemitério a Ostreira, na qual depositavam o cadáver e depois cobriam de conchas (Memórias para a História da Capitania de São Vicente apud FERREIRA et al., 2007, p.9).

              Entretanto são nos sambaquis marinhos que foram registradas significativas quantidades de ossos de fauna marinha descartada. Mas há sambaquis no interior, á margem de grandes e pequenos rios, cujas conchas provêm de moluscos fluviais e até terrestres. Todas as pessoas medianamente cultas têm notícia do que, em linhas gerais, seja um sambaqui. Os primeiros cronistas do século XV a XVIII tiveram já a sua atenção chamada para esses depósitos, atribuindo-os ao índio aqui encontrado. Não são poucas as referencias de Anchieta, Nobrega, Fernão Cardim, Gabriel Soares, Madre de Deus, e outros, aos numerosos sambaquis do Cubatão, de Itanhaem, alguns ao lado de São Paulo e, ainda hoje, o sítio chamado Casqueiro, na estrada São Paulo-Santos, conserva esse nome por causa dos sambaquis espalhados pelo Egá-guaçu, que é toda a baixada do Cubatão e Santos, área parte do Paleoarquipélago de alguns milhares de anos entre o oceano e a Serra do Mar. No próprio sambaqui pode haver grande diferença de idade, entre a última camada, no cume, e a primeira, na base, essa diferença pode atingir um longo período. Devido a isso, acontece, com frequência, que as camadas superiores sejam inteiramente diversas das demais, pela cultura diferente e até tipos humanos variados. A análise de todas essas descobertas, principalmente dos restos dos índios, tem conduzido a muita especulação disparatada, inclusive a de confundirem-se tais depósitos com a cultura do índio, quando o Homem do Sambaqui é muito anterior ao aqui encontrado. Essa informação somente os sambaquis dirão um dia se o índio do século XVI, do qual restam hoje muitos poucos, são descendentes do Homem do Sambaqui ou um invasor.


Sambaqui MAE-USP: acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Fotografia de Eliel Bragatti e Renata Martins Rocha. Fonte: Wikipédia.

              O que temos por fato é que numerosos sambaquis continuam a existir como necrópole de nativos e em suas camadas superiores aparece, com frequência sepulturas dos selvagens atuais ou extintos pelo colonizador, cujos ossos e instrumentos são dados etnológicos e antropológicos ligados aos índios, de raça, cultura, cronologia, diferentes dos achados nas camadas inferiores, estes, sim, correspondentes aos sambaquianos, que pode ser colocado na categoria paleo-americana, em quase tudo diferente dos outros nativos.
              A verdade é que a atividade normal dos sambaquis terminou bem antes da chegada dos colonizadores europeus aqui na América. Pelo que sabemos os sambaquianos não teve olaria ou cerâmica, nem arco e flecha, talvez extinguiram-se devido a outros povos tecnicamente mais bem equipados e estes recém-chegados das migrações neolíticas, mais bem armados, portadores de uma cultura mais avançada marcaram o fim da Era dos Sambaquis.
                                   
                                    
Se considerarmos o problema apenas de um ponto de vistalógico, poderemos distinguir duas opções (1) entre outras ossíveis para uma sociedade: ela pode, por um  lado, enfatizar a oposição vivos/mortos e coloca-los sempre como divisão primária. Mas pode também fazer prevalecer a continuidade dos consanguíneos e relegar a oposição vivos/mortos ao segundo plano. A última opção poderá vir expressa – mas não virá necessariamente – em grupos de descendência unilineares e será consistente com existência de ancestrais concebidos como prolongamento senão parte integrante da sociedade. (CUNHA, 1978, p.142).

            Concentrados num único ponto estão os sambaquis lacustres que estão, nas margens da Lagoa dos Patos, enquanto que os marinhos distribuem-se ao longo da face intermareal. Isso ocorre porque naquele ponto da lagoa a salinidade é menor, favorecendo a proliferação do molusco e na praia a salinidade é homogênea em toda sua extensão, ocorrendo os sambaquis por uma área maior. Ao analisarmos a porção central da planície costeira, as áreas de captação de recursos estão inseridas em diferentes habitats e, às vezes, no mesmo nicho ecológico. Como exemplo, o marisco cujo habitat é a zona de arrebentação, está num mesmo nicho ecológico que os peixes, ou seja, a beira do mar. Existe  uma relação entre populações e recursos, que para determinarem estratégias particulares de exploração constatam a disponibilidade das fontes alimentares e seu potencial energético. Já na planície costeira central, entre os municípios de São José do Norte e Mostardas, as áreas que mostram melhores condições de habitabilidade e alimentação para a tradição Tupi-guarani são aquelas contíguas e próximas à Lagoa do Peixe, isto é, os campos de dunas vegetadas, as matas ciliares e a proximidade entre as lagoas internas e as matas insulares, pois a fauna é mais abundante e o solo mais fértil.
             

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A história escondida: a participação dos soldados das colônias africanas nas grandes guerras

Por Herbert Ekwe-Ekwe; Professor britânico, especialista em Estados, genocídios e guerras na África e colaborador do Observatório das Nacionalidades. Tradutor: Sued Lima.

               Em texto primoroso de 2008, a bióloga e ativista ambiental queniana Wangari Maathai, primeira africana a receber o Prêmio Nobel da Paz, em 2004, reflete sobre o pouco conhecido papel dos africanos nas guerras mundiais:  

“Na minha família havia um membro ausente, cuja existência desconheci até atingir a idade adulta. Durante a Primeira Guerra, africanos das colônias foram recrutados para lutar e, no Quênia, os pais com filhos em idade para combater deviam apresentá-los às autoridades. Meus avós tinham um filho, Thumbi, de 20 anos, e não queriam que ele fosse para a guerra. Em desespero, minha avó o aconselhou a esconder-se na densa vegetação que margeia o rio Tucha. Mas Thumbi foi capturado pelos britânicos e tornou-se um dos mais de cem mil homens da etnia Kikuyus que morreram em combate, de fome ou de doença. Minha avó chorou a perda do filho pelo resto de sua vida”.

            Somente nessa guerra, a África perdeu cerca de um milhão de soldados em frentes de batalha a leste e oeste do continente e na própria Europa, lutando tanto pela Inglaterra, França, Itália, Bélgica e seus aliados, como pelos seus oponentes Alemanha e Impérios Austro-Húngaro e Otomano. As duas guerras mundiais foram confrontos nos quais os africanos se viram compulsados a atuar sem que os interesses de qualquer dos lados lhes dissessem respeito. Os dois principais protagonistas, Grã-Bretanha e Alemanha, eram os grandes usurpadores do território africano desde 1885, responsáveis por saques de recursos naturais e massacres de grandes parcelas dos povos autóctones, o que produzia uma cruel contradição: soldados naturais dos territórios ocupados combatiam ao mesmo tempo a favor e contra opressores de sua própria gente. 


             Nas comemorações do corrente ano que tiveram lugar em toda a Europa, lembrando efemérides de ambos os conflitos mundiais, um tema recorrente tem sido o de definir o papel dos africanos em tais confrontos, o que é desconhecido por muitos. A dificuldade que o cerca é a de explicar a forma perversa a que foram submetidos esses povos, mantidos longe dos acordos e tratados firmados após o cessar fogo. 

            O Tratado de Versalhes, de 1919, liberou todos os europeus subjugados, enquanto os africanos das regiões ocupadas por alemães na Namíbia, Tanzânia, Camarões, Togo, Ruanda e Burundi não tiveram sua liberdade restaurada; apenas assistiram a alternância de potências ocupantes, que passaram a ser a Grã-Bretanha, França e Bélgica. 

            A independência de países africanos no pós-Segunda Guerra foi claramente rejeitada pelo primeiro-ministro britânico Winston Churchill, em discurso proferido em novembro de 1942, em Londres: “Eu não me tornei primeiro-ministro do rei para presidir a liquidação do Império Britânico”. Na mesma linha, Charles de Gaulle, líder das Forças Francesas Livres exiladas na Inglaterra, desde que a Alemanha invadiu a França, em 1940, se opôs enfaticamente à independência de países africanos. 


             Em artigo publicado recentemente no tabloide britânico Mail on Sunday, George Carey, ex-arcebispo de Canterbury, lembra: “Este ano, somos lembrados pelas comemorações de duas guerras mundiais que nossas tradições democráticas são preciosas. Nossos pais e avós lutaram contra o totalitarismo pela sobrevivência desses valores”. A avaliação de Carey não incorpora o sacrifício africano, engrossando o caráter assimétrico da interpretação histórica, verdadeira camisa de força totalitária aplicada ao continente por todos os Estados que dominaram territórios na África. 

            Poucos anos após o término da Segunda Guerra, a Grã-Bretânia iria desfechar duas campanhas devastadoras em nações africanas que se colocavam na vanguarda da luta contra a ocupação: o povo gikuyu, do Quênia, na década de 1950, com a morte de dezenas de milhares de pessoas, e na Nigéria, com o genocídio do povo igbo, entre 1966 a 1970, produzindo o massacre de cerca de 3,1 milhões de pessoas. 

              Em seu depoimento sobre o tio Thumbi, Wangari Maathai escreve: “O governo britânico levou meu tio para a guerra dele, não o trouxe de volta e não se preocupou sequer em dizer aos meus avós o que havia acontecido com ele”. Eu complementaria dirigindo-me aos governos de todos os países europeus envolvidos em ambas as guerras: 

“Nossos irmãos foram recrutados para lutar por vocês e nunca voltaram. Ninguém se dignou a nos dizer o que havia acontecido com eles”.