sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Conceitos de Micro-história, Nova História Política e História do Tempo Presente



►Micro-história:

            A Micro-história em si nada mais é que uma gama de possíveis respostas que enfatizam a redefinição de conceitos e uma análise aprofundada dos instrumentos e métodos existentes. Constituída inicialmente como um conjunto de teorias e discussões a respeito das técnicas e métodos da história social, a micro-história promoveu discussões dispersas sobre a relação da história com outras ciências sociais. A Micro-história utiliza na pesquisa, um tema investigado que seja delimitado pelo historiador no que se refere principalmente ao espaço e ao tempo. O recorte deve ser temático. Reduzindo na escala de observação do historiador com o intuito de se perceber aspectos que de outro modo passariam despercebidos. Analisando situações especificas, ações individuais, acontecimentos precisos, redes capilares de relações, mas sem perder de vista a realidade mais global. Alcançando o conhecimento do passado por meio de inúmeros sinais, sintomas e indícios.

►Nova História Política:

            A Nova História Política surge nos anos de 1980, com uma preocupação a partir de então com aqueles poderes existentes e influentes na vida cotidiana das pessoas comuns, das grandes massas anônimas. Ao entender que todos os indivíduos são condutores da História, a Nova História Política visa tomar como seu objeto de estudo os indivíduos comuns, e quando se propõe a estudar as grandes figuras políticas é dando um novo sentido ao enfoque. Olhando para a trajetória daqueles que ocupam posições privilegiadas na organização do poder.

►História do Tempo Presente:


            A História do Tempo Presente é voltada para o estudo do passado, não importando o quão próximo ele esteja. O presente também se faz logo passado e claro que aquilo que chamamos de tempo presente é passado, pois já aconteceu, mas não é um passado longínquo. Sendo historiador do presente mais cuidadoso no que diz respeito aos fatos.

COPYRIGHT © 

Copyright © construindohistoriahoje.blogspot.com.br Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Construindo História Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.brO link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes e seus atributos de direitos autorais.

Você quer saber mais? 

SIMÕES, Rodrigo Lemos. Teoria da História II. Canoas: Editora Ulbra, 2015.

(FRATERNITATEM  DHH)

BLOGUE FRATERNITATEM  DHH

(COMUNIDADE CHH NO DIHITT)

(PÁGINA NO TUMBLR)

(REDE SOCIAL VK)

(REDE SOCIAL LINKED IN)

(ALBUM WEB PICASA)

(ALBUM NO FLICKR)


(CANAL NO YOUTUBE)

(MICRO BLOGUE TWITTER)


(REDE SOCIAL PINTEREST)


(BLOGUE WORDPRESS HISTORIADOR NÃO MARXISTA)


(BLOGUE BLOGSPOT CONSTRUINDO PENSAMENTOS HOJE)

 (BLOGUE WORDPRESS O CONSTRUTOR DA HISTÓRIA)

(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O CAPITALISMO) 

 (BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O COMUNISMO) 

(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O NAZISMO)

 (BLOGUE WORDPRESS CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)

 (REDE SOCIAL FACEBOOK CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)

(REDE SOCIAL GOOGLE + CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE) 

(MARCADOR DICAS DE LEITURA) 

(MARCADOR ARQUEOLOGIA) 

(MARCADOR ÁFRICA)

(MARCADOR ANTIGUIDADE)

(MARCADOR PERSONAGENS DA HISTÓRIA) 

(MARCADOR HISTÓRIA DO BRASIL) 

(MARCADOR FÉ) 

(MARCADOR COMUNISMO)