-

-

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

As esfinges egípcias


Grande Esfinge no complexo de Gizé 

As esfinges egípcias são consideradas belas artes arquitetônicas do Egito faraônico. As mais comuns possuem corpo de leão e cabeça de humano (geralmente de Faraós). As menores serviam de decoração para as avenidas que levavam aos templos. Eram consideradas pelos antigos egípcios como guardiãs de um determinado local. Os tipos de esfinge existentes são as de corpo de leão e cabeça de carneiro, de falcão ou de humano (nesse caso, de Faraós). Houve também algumas com cabeça do deus Seth.

Havia esfinges que serviam como decoração e proteção de interiores (como ocorre hoje com estatuárias de uma determinada crença). As esfinges são consideradas do sexo masculino, mas também tiveram as suas versões femininas, como foi o caso da esfinge da Faraó Hatshepsut. A esfinge mais famosa é a do complexo de Gizé. O rosto dela é atribuído ao faraó Quéfren e portanto dataria da quarta dinastia. Algumas teorias tentam afirmar, no entanto, que a esfinge foi construída muito antes desse período.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"O Homem inventou a máquina. A máquina, agora, quer fabricar homens. E se um dia saírem homens do ventre das usinas, também os úteros das mulheres gerarão homens-máquinas, sem coração, sem afeto, meros aparelhos de produção..."

Plínio Salgado.