-

-

quinta-feira, 13 de março de 2014

Foi o homem do Paleolítico “inventor” do cinema?


Responda rápido: quem inventou o cinema?

A pergunta é polêmica. Você pode dizer que foram os irmãos Lumière, que, em 1895, no Salão Grand Café de Paris, apresentaram ao mundo o cinematógrafo.

Mas, se você “fuçar” ainda mais na história da sétima arte, talvez chegue ao nome de Eadweard Muybridge. Em 1876, Eadweard colocou 24 câmeras fotográficas ao longo de um hipódromo, tirou várias fotos da passagem de um cavalo e montou um “filminho” com o material. Outro, entre os famosos que podem ter inventado o cinema, é Thomas Edison, que em 1891, inventou uma caixa movida à eletricidade que continha uma película e que, ao que tudo indica, inspirou os irmãos Lumière.

Porém, o que poucas pessoas dirão é que nossos parentes do Paleolítico já faziam seus filminhos com a arte da animação e tentavam dar a sensação de movimento por meio de suas pinturas rupestres. Pelo menos é o que diz o resultado de um estudo publicado na revista Antiquity, que analisou 53 obras descobertas em várias cavernas francesas.

As pinturas são da Idade da Pedra Lascada – período da pré-história de cerca de 2,5 milhões A.C. – e representavam animais com muitas patas, ou algumas partes de seu corpo repetidas, o que os pesquisadores imaginam ser a prova da existência de uma primitiva animação. Segundo o trabalho, essa forma de dispor os animais permite que as imagens pareçam mover-se embaixo da luz das chamas.

COPYRIGHT © 

Copyright © construindohistoriahoje.blogspot.com.br Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Construindo História Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes e seus atributos de direitos autorais.

Você quer saber mais? 

(E-BOOKS PARA DOWNLOAD)

(REDE SOCIAL BADOO)

(AGREGADOR DELICIOUS)

(COMUNIDADE CHH NO DIHITT)

(COMUNIDADE DE NOTÍCIAS DIHITT)

(PÁGINA NO TUMBLR)

(REDE SOCIAL ASK)

(REDE SOCIAL VK)

(REDE SOCIAL STUMBLEUPON)

(REDE SOCIAL LINKED IN)

(REDE SOCIAL INSTAGRAM)

(ALBUM WEB PICASA)

(REDE SOCIAL FOURSQUARE)

(ALBUM NO FLICKR)


(CANAL NO YOUTUBE)

(MINI BLOGUE TWITTER)

(REDE SOCIAL BEHANCE)

(REDE SOCIAL PINTEREST)

(REDE SOCIAL MYSPACE)

(BLOGUE WORDPRESS HISTORIADOR NÃO MARXISTA)

(BLOGUE LIVE JOURNAL LEANDRO CLAUDIR)

(BLOGUE BLOGSPOT CONSTRUINDO PENSAMENTOS HOJE)

 (BLOGUE WORDPRESS O CONSTRUTOR DA HISTÓRIA)

(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O CAPITALISMO) 

 (BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O COMUNISMO) 

(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O NAZISMO)

 (BLOGUE WORDPRESS CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)

(BLOGUE BLOSPOT CONTATO)

 (REDE SOCIAL FACEBOOK CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)

(REDE SOCIAL FACEBOOK LEANDRO HISTORIADOR)

(REDE SOCIAL GOOGLE + CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE) 

(MARCADOR DICAS DE LEITURA) 

(MARCADOR ARQUEOLOGIA) 

(MARCADOR ÁFRICA)

(MARCADOR ANTIGUIDADE)

(MARCADOR PERSONAGENS DA HISTÓRIA) 

(MARCADOR HISTÓRIA DO BRASIL) 

(MARCADOR FÉ) 

(MARCADOR COMUNISMO) 



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"O Homem inventou a máquina. A máquina, agora, quer fabricar homens. E se um dia saírem homens do ventre das usinas, também os úteros das mulheres gerarão homens-máquinas, sem coração, sem afeto, meros aparelhos de produção..."

Plínio Salgado.