terça-feira, 2 de abril de 2013

Núbia (TA-SETI), a terra do arco. Parte III. Principais Monarquias.




A partir da XXIII Dinastia o Egito começa a se fragmentar em pequenos reinos independentes. A XXV Dinastia foi a chance dos núbios. A Núbia era a única região que prosperava. Aos poucos foi se desligando do Egito encontrando saídas comerciais e prósperas ao Sul. Assim se formou um Reino autônomo, cuja capital Nápata se encontrava próxima à Quarta Catarata. Na época do Faraó Sesonki, um grupo de sacerdotes de Amon transferiu-se para lá, fundando outro Estado Teocrático tendo Tebas como modelo. Era o único recanto do Nilo no qual existia um poder central, um exercito eficiente e uma economia prospera. O primeiro soberano foi Kashta, ampliou seu poder até Tebas. Lembrando que Kashta era um Rei Núbio e não um Faraó da XXV Dinastia.

XXV Dinastia (Núbia) Faraó Piankhi (751-716 a.C)


Parte superior da Estela do Faraó Piankhi. Imagem:Estela encontrada em Elefantina contendo o nome do Faraó Núbio Piankhi. Imagem: http://www.touregypt.net/featurestories/piye.htm

Filho do Rei Núbio Kashta, ajudou o povo de Heracleópolis contra Tefnakht que governava o Delta do Nilo. Conquistou também a cidade de Mênfis. Impressionados com a queda da cidade Santa de Mênfis, os príncipes do Delta abandonaram Tefnakht e se submeteram em massa ao conquistador, entre eles estava o Faraó Osorkon IV que não passava de um príncipe como os demais. Quando Piankhi se dirige à cidade de Saís, Tefnakht sozinho resolve se submeter. Quando os principes de Fayum e de Afroditopolis se rendem sem lutar, o Faraó Núbio Piankhi, julgou concluído a sua missão. O Egito estava novamente unido, desde o Delta até a Quarta Catarata, sob um único cetro. Piankh, constrói um templo a Amon em sua Capital Nápata.

XXV Dinastia (Núbia) Faraó Sciabaka(716-695 a.C)



O Faraó Sciabaka é irmão de seu antecessor no trono Piankhi. Seu reinado já começa conturbado devido a Tefnakht que havia se rendido a Piankhi, mas decide mudar que ideia com o advento de um novo Faraó e tenta restaurar em 730 a.C a XXIV Dinastia Egípcia e consegue um poder temporário no Delta do Nilo. Tefnakht falece em 721 d.C e seu irmão Bocoris sob ao trono, mas é destituído pelos núbios de Nápata sob ordens do Faraó Sciabaka a pedido dos nobres. Sciabaka vai a guerra durante seu reinado para conquistar novamente a cidade de Saís para os Núbios.

XXV Dinastia (Núbia) Faraó Sciabataka(695-690 a.C)


Busto do Faraó Sciabataka. Imagem: Museu da Núbia. Fonte:http://pt.goldenmap.com/Shabataka