-

-

domingo, 21 de outubro de 2012

A Primeira Guerra Mundial. Parte III. 1916: Período de estagnação da guerra.



Aviões de guerra da Alemanha usados em combate na Primeira Guerra Mundial. Imagem: Primeira Guerra Info.

Com a vitória ocorrida em 1915, a Alemanha iniciou sua ofensiva nas operações da frente ocidental.  Posteriormente, ocorreu a Batalha de Somme, onde os aliados atacaram e os britânicos, utilizando carros de combate mais modernos. Enquanto isso, na frente oriental, a Rússia atacou os austríacos. Como consequência desse ataque, a Romênia entrou na guerra para apoiar os aliados em agosto de 1916. As tropas austro-alemães invadiram a Romênia no final daquele ano e no início de 1917, ela já estava tomada.

Já a frente que era liderada pela Itália, durante o ano de 1916, ficava concentrada na 5 batalha do Rio Isonzo e junto à ofensiva austríaca, em Trentino. Enquanto isso, forças aliadas começaram a intervir na política da Grécia, durante o ano de 1916. Nos Balcãs, ocorreram dois ataques naquele ano: a Sérvia e Itália realizaram um ataque conjunto contra as tropas búlgaras e alemãs e ainda uma ofensiva conjunta à Macedônia. Além disso, houve o confronto naval mais importante da guerra que foi denominada a batalha da Jutlândia, entre a Frota Britânica e a Frota de Ultramar Alemã. O confronto naval foi vencido pelos britânicos.

Soldados da Força Aérea americana carregam bombas na traseira de um caminhão, por volta de 1917. Imagem: Primeira Guerra Info


1917: Entrada dos Estados Unidos


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"O Homem inventou a máquina. A máquina, agora, quer fabricar homens. E se um dia saírem homens do ventre das usinas, também os úteros das mulheres gerarão homens-máquinas, sem coração, sem afeto, meros aparelhos de produção..."

Plínio Salgado.