-

-

sábado, 20 de outubro de 2012

A Primeira Guerra Mundial. Parte II. Inicio e Guerra das Trincheiras.

Soldados australianos entrincheirados em frente de batalha na Bélgica (foto de 1917). Imagem: Primeira Guerra Info.

O fato que iniciou o conflito foi a morte do arquiduque da Áustria, Francisco Fernando e sua esposa, a condessa boêmia Sofia Chotel. Eles foram mortos por um nacionalista sérvio chamado Gavrilo Princip, em Sarajevo. Com a sua morte, começaram as hostilidades entre Áustria-Hungria e a Sérvia, pois o arquiduque era herdeiro do trono austro-húngaro. É importante ressaltar que os principais fatos que foram realmente importantes para o começo da guerra foram as rivalidades econômicas entre os países europeus e o espírito nacionalista que crescia em cada país. Além disso, a corrida armamentista criou alianças entre os países que se dividiram da seguinte forma: aTríplice Aliança e a Tríplice Entente.

Um soldado monta guarda na trincheira enquanto seus colegas tentam repousar por alguns minutos. Imagem: Primeira Guerra Info.

Tríplice Aliança é fruto de um pacto entre a Alemanha, Áustria-Hungria e Itália com o intuito de combater um possível ataque da França. Já a Tríplice Entente era a aliança entre a França, Rússia e Grã-Bretanha. Após a morte do arquiduque Francisco Fernando, a Áustria declarou guerra à Sérvia em julho de 1914. Ao mesmo tempo, a Rússia se posicionou contra a Áustria e Alemanha e declarou guerra em 01 de agosto. Dois dias depois, era a vez da Alemanha declarar guerra contra a França. No dia 04 de agosto, foi a vez do governo britânico declarar guerra aos alemães. A Itália somente iria declarar guerra em 23 de maio de 1915  e os Estados Unidos entraram na guerra em 06 de abril de 1917.

Nas trincheiras os soldados aguardavam as ordens para avançar, muitas vezes durante semanas. Imagem: Primeira Guerra Info.

Guerra das Trincheiras

Esse confronto iniciou-se quando as tropas britânicas, francesas, australianas e neozelandesas desembarcaram em 
Gallipoli, no dia 25 de abril de 1915, com o intuito de tomar o estreito de Dardanelos após invadir a Turquia. Foi uma luta cruel que chegou a causar perdas de até 50% de cada lado. Os aliados somente saíram do local no início de 1916.

Um destacamento britânico aguardando a ordem de avançar sobre terreno inimigo. Imagem: Primeira Guerra Info.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"O Homem inventou a máquina. A máquina, agora, quer fabricar homens. E se um dia saírem homens do ventre das usinas, também os úteros das mulheres gerarão homens-máquinas, sem coração, sem afeto, meros aparelhos de produção..."

Plínio Salgado.