-

-

domingo, 14 de outubro de 2012

Corrupção: A dimensão do problema!



Infelizmente hoje em dia muitas pessoas prejudicam seu próximo de proposito. Imagem: W.T.

Você já foi afetado pela corrupção? Com toda certeza e até  já sofreu os efeitos de alguma forma de corrupção.

Segundo o Índice de Percepção da Corrupção de 2011, elaborado pela organização Transparência Internacional, “a grande maioria dos 183 países e territórios avaliados teve uma nota abaixo de 5 numa escala de 0 (muito corrupto) a 10 (muito confiável)”. Essa organização declarou que seu relatório de 2009 já expunha o enorme alcance da corrupção: “Fica claro que nenhuma região do mundo está imune aos perigos da corrupção.”

Em alguns casos, as consequências da corrupção são desastrosas. Por exemplo, a revista Time disse que a “corrupção e a negligência” foram, pelo menos em parte, responsáveis pela enorme quantidade de mortes no grande terremoto que assolou o Haiti em 2010. E acrescentou: “Prédios são construídos com pouco ou nenhum parecer técnico de engenheiros, e sim com muito suborno dado aos chamados inspetores do governo.”


A nossa natureza humana é corrupta e desobediente, mas isso não é justificativa para não muda-lá. Imagem: W.T.

Há alguma solução definitiva para a praga da corrupção? Para responder a essa pergunta, precisamos entender suas causas básicas. Vamos analisá-las no próximo artigo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"O Homem inventou a máquina. A máquina, agora, quer fabricar homens. E se um dia saírem homens do ventre das usinas, também os úteros das mulheres gerarão homens-máquinas, sem coração, sem afeto, meros aparelhos de produção..."

Plínio Salgado.