domingo, 16 de setembro de 2012

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS - MSF.




Símbolo dos Médicos Sem Fronteiras -  MSF. Imagem: msf.org.br.

Aos leitores do Blogue Construindo História Hoje, tenho o imenso orgulho de poder agradecer aos meus visitantes e amigos, que juntos fazem desse trabalho um pequeno Oásis de conhecimento. Um local feito por quem têm sede de conhecimento para pessoas com sede de conhecimento. Conhecimento. Uma palavra que em si carrega uma vasta gama de construções intelectuais que fazem aos que a buscam caçadores incansáveis de suas virtudes. 

Estarei trabalhando cada dia para tornar o Construindo História Hoje, um local melhor e mais amplo para o encontro do conhecimento como ferramenta para o dia-a-dia ou para pesquisas mais amplas. 

No momento estou lendo; O Egito antes dos Faraós de Edward F. Malkowski, O Festim dos Corvos de George R.R, Psicologia da Revolução de Plínio Salgado e Isto é o Meu Corpo de Hermann Sasse. Estou sempre nessa busca incansável pelo saber e com toda certeza estarei compartilhando com vocês tudo que aprender com meus estudos, pois este é o humilde objetivo desse Blogue.

Hoje trarei a vocês um texto sobre os Médicos Sem Fronteiras. Uma organização não governamental que busca prestar auxilio a nações pobres e em situações de desastre. Boa Leitura a todos.

Atenciosamente,

Leandro Claudir

 Locais no globo que recebem atendimento dos Médicos Sem Fronteiras. Imagem: msf.org.br.

 MÉDICOS SEM FRONTEIRAS - MSF
Quem somos?

Médicos Sem Fronteiras é uma organização médico-humanitária internacional, independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam. Também é missão de MSF tornar públicas as situações enfrentadas pelas populações atendidas. 

São cerca de 28 mil profissionais de diferentes áreas, espalhados por mais de 60 países, atuando diariamente em situações de desastres naturais, fome, conflitos, epidemias e combate a doenças negligenciadas. 

A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto a equipe médica socorria vítimas em uma brutal guerra civil, o grupo percebeu as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos faziam com que muitos se calassem frente aos fatos testemunhados. 

 Médica voluntária antendendo crianças no Sudão do Sul. Uma imagem diz mais que mil palavras. Imagem: msf.org.br.

MSF surge, então, como uma organização médico-humanitária que associa socorro médico e testemunho em favor das populações em risco. 

A organização é uma iniciativa independente de governos e sustentada, em grande parte, por