terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dicas de Leitura: A Escravatura e o Processo da Abolição de Maria Amélia Salgado Loureiro.


Quase por toda parte, no antigo Oriente, existiu a escravidão: no Egito, na Caldéia, na Assíria, na Média e Persa, enfim em todas as regiões da Ásia Menor houve, sempre, homens privados de sua liberdade pessoal. A escravidão resultava, sobretudo, das guerras de conquista. Os egípcios, por exemplo, levaram das suas campanhas na Ásia e na Etiópia, milhões de asiáticos e de negros. Os assírios e demais povos conquistadores seguiram este exemplo. Na Gréciaadotava-se a escravidão em toda a parte e, como no Oriente, era ela a consequência da guerra e da pirataria, que alimentava um comércio lucrativo. Em Roma, o serviço servil era sustentado, na maioria dos casos, pela guerra. Os questores vendiam os prisioneiros aos traficantes de escravos que ordinariamente acompanhavam os exércitos, embora os romanos considerassem esse comércio vergonhoso. Os bárbarosda mesma forma, mantinham a escravatura: entre os Germanos viviam os escravos em situação de colonos e não eram maltratados; junto aos Francosa escravidão tomou um aspecto de dureza muito particular, cujos traços se encontram na lei sálica; a lei dos Visigodosmantinha, também, a rigidez do direito primitivo sobre a escravidão; a lei dos Borgúndios, ainda que menos rigorosa traça uma linha de demarcação profunda entre o homem livre e o escravo.

Sobre a obra:

No momento em que várias correntes de opinião tentam minimizar e, mesmo, negar, a participação de ilustres brasileiros, tanto civis como militares, em atividades que determinaram a extinção do tráfico negreiro e a libertação dos escravos, ocorreu-nos lembrar essa fase da vida nacional para, sem isenção, colocar os fatos em seus devidos lugares.
Para isso, não só enfocamos os acontecimentos sob os seus mais variados ângulos, inclusive as suas consequências próximas e remotas, como também focalizamos a figura de certos líderes que se destacaram pela coragem, lhaneza, idealismo, na luta gloriosa, pela qual arriscaram tudo, a começar pela própria segurança pessoal. É um trabalho que deseja, sobretudo, homenagear, a Abolição dos Escravos, a raça a quem o Brasil deve toda a grandeza e prosperidade de seus primeiros séculos de vida, que foram, incontestavelmente, o alicerce para o progresso que ora desfruta.

Sobre a Autora:

Maria Amélia Salgado Loureiro, filha de PlínioSalgado, escritora, escreveu a biografia "Plínio Salgado, Meu Pai", tendo sido laureada com o Prêmio Clio de História, da Academia Paulistana de História, e com o Prêmio Lúcia Miguel Pereira, da Academia Mineira de Letras. Segundo o editor Gumercindo Rocha Dórea, "Maria Amélia, mergulhando no cofre forte de sua memória, onde se entrecruzam os mais diversos dados e acontecimentos por ela vividos e sofridos", publicou "A Cidade e as Áreas Verdes", "A Evolução da Casa Paulistana", "A Arquitetura de Ramos de Azevedo", "O Integralismo", e autorizou o lançamento do livro "Com a Palavra o Nobre Deputado Plínio Salgado", do Prof. Paulo Fernando Costa.  Maria Amélia era casada com o Deputado José Loureiro Junior, tinha dois filhos; Maria de Fátima e João Batista, vários netos e bisnetos. Maria Amélia, faleceu em 2003, aos 83 anos de idade.

Leandro Claudir

COPYRIGHT ATRIBUIÇÃO - NÃO COMERCIAL © 

Copyright Atribuição –Não Comercial© construindohistoriahoje.blogspot.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Não Comercial.  Com sua atribuição, Não Comercial — Este trabalho não pode ser usado  para fins comerciais. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Construindo História Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes e seus atributos de direitos autorais.



Você quer saber mais? 

LOUREIRO, Maria Amelia Salgado Loureiro. A Escravatura e o Processo da Abolição. São Paulo: Editora Voz do Oeste-INL, 1988.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário