sábado, 3 de novembro de 2012

Opte pela Ação: tomada de Decisão Ética Sistemática.


Testes com a TGN1412. Imagem: naturalnews.com.

“Não posso, por falta de premissas suficientes, aconselhá-lo no que determinar, mas se você quiser, eu lhe direi como.”

Benjamin Franklin

Em 13 de Março de 2006, seis homens receberam uma infusão de pesquisa nos arredores de Londres, Inglaterra. Em questão de minutos, um dos homens reclamou de dor de cabeça. Horas depois, todos os seis foram levados às pressas para o Northwick Park Hospital com falência múltipla de órgãos. Somente com a administração intravenosa de doses maciças de esteroides, juntamente com a ventilação mecânica e outros recursos de alta tecnologia, reverteu-se o quadro desses homens, à beira da morte.

O episódio marcou um dos testes mais desastrosos de medicamentos da história – e desencadeou uma chuva de críticas. Por que, perguntaram os observadores, os pesquisadores colocaram homens saudáveis em tamanho risco?

As autoridades inglesas isentaram os pesquisadores de prática indevida. O experimento tinha sido testado em animais e aprovado por autoridades fiscalizadoras tanto no Reino Unido quanto na Alemanha, terra natal de TeGenero, que desenvolveu a droga. Além disso, o debate causou tamanha reação global que o caso do TGN1412 teve um lugar nos anais da ética de pesquisa humana.

O TGN1412 era uma droga de combate ao câncer e à artrite por estimular células imunes de uma maneira nova. Estava sendo testado pela primeira vez em humanos. Apresentava pequeno risco de efeitos colaterais sem precedentes – principalmente uma síndrome de resposta inflamatória sistêmica (SRIS) devastadora, chamada de tempestade de citocina, ou hipercitocinemia, em que o sistema imune ataca os órgãos do corpo. O teste foi conduzido em homens saudáveis, incentivados a participar pela quantia que receberiam – 2.000 libras.

O teste apresentava inúmeras questões éticas. Uma das mais simples: os pesquisadores, que estavam testando uma droga nova, informaram os riscos específicos aos voluntários? Os pesquisadores omitiram informações que teriam sugerido a possibilidade de efeitos colaterais catastróficos já testemunhados em compostos análogos? Ou eles simplesmente usaram um consentimento verbal padrão, comum nos negócios?

Nunca poderemos saber toda a história sobre o teste do TGN1412 – apesar das resmas de documentos agora abertos ao público. Mas sabemos que ela reafirma uma lição efetiva sobre a tomada de decisão ética – para não mencionar casos diários menos dramáticos – podemos tomar decisões mais inteligentes se dedicarmos tempo suficiente para seguir um processo simples de tomada de decisão:

1.    Esclarecer a questão ética. Qual é a tentação ética básica que enfrentamos?
2.    Criar alternativas. Que opções aceitáveis, atraentes e até mesmo transformadoras nós temos?
3.    Avaliar as alternativas. Que alternativas oferecem respostas defensivas, éticas?

No caso do TGN1412, como os pesquisadores aprimorariam sua tomada de decisão? Vamos começar supondo que eles tivessem princípios éticos exemplares. Eles gastaram tempo para esclarecer possíveis aspectos éticos nessa situação? Consideraram alternativas que levaram mais plenamente em conta o ponto de vista de homens saudáveis que se apresentaram como voluntários para o teste? Forneceram informações suficientes aos voluntários, para que eles fossem plenamente informados?

Todos nós às vezes enfrentamos tentações éticas desafiadoras, seja sob pressão, para acelerar a colocação no mercado de um produto testado inadequadamente, ou para enganar e ganhar algum tipo de favorecimento. Nesses momentos, com frequência nosso código pode nos levar à respostas certa. Mas ele pode não nos guiar para a melhor resposta. Podemos sempre tomar decisões de alta qualidade se usamos um processo de tomada de decisão para suplementar nosso código , quer pensemos na ação ou nas consequências.

COPYRIGHT ATRIBUIÇÃO - NÃO COMERCIAL © 

Copyright Atribuição –Não Comercial© construindohistoriahoje.blogspot.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Não Comercial.  Com sua atribuição, Não Comercial — Este trabalho não pode ser usado  para fins comerciais. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Construindo História Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes e seus atributos de direitos autorais.

Você quer saber mais? 

HOWARD, Ronald A; KORVER, Clinton D. Ética Pessoal para o Mundo Real: criando um Código Ético e Pessoal para Guiar suas Decisões no Trabalho e na Vida. São Paulo: M.Books do Brasil Editora Ltda, 2011.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário