sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O Túmulo de Newgrange do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, na Irlanda


O Túmulo de Newgrange do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, na Irlanda. Vista externa. Imagem: Laalcazaba.

Newgrange é uma tumba do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, no Condado de Meath, na Irlanda, um dos mais famosos sítios pré-históricos do mundo e o mais famoso da Irlanda.

O Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne (ou Brú na Bóinne, em inglês: Palace of the Boyne) é um importante complexo de pedras Neolíticas localizado em um amplo meandro do Rio Boyne, na Irlanda. Mais tarde, na Idade do Ferro, foi utilizado como local para enterros. Os Normandos se estabeleceram na área na Idade Média. É considerado um Património Mundial da Irlanda.

O local tem importância para a Arqueoastronomia. Newgrange e Dowth, pontos específicos do complexo, têm alinhamentos solares no Solstício de inverno, enquanto que outro ponto, chamado Knowth tem um alinhamento solar no Equinócio.

 Newgrange foi construído de modo que, ao nascer do sol do dia mais curto do ano (solstício de inverno), um fino raio de sol ilumina por pouco tempo o piso da câmara no final de um longo corredor.

Foi construída originalmente entre 3300 e 2900 AC, mais de 500 anos antes da Pirâmide de Quéops no Egito. Também precede Stonehenge em mais de 1.000 anos. No período Neolítico, Newgrange continuou como um local de cerimônias.

Newgrange parece ter sido usada principalmente como uma tumba. Foram encontrados restos humanos cremados de cinco indivíduos. O sol parece ter sido um importante elemento nas crenças religiosas do Neolítico.

 
 O Túmulo de Newgrange do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, na Irlanda. Vista externa do muro lateral. Imagem: Laalcazaba.

O alinhamento solar em Newgrange é ainda muito preciso se comparado a outros fenômenos, tais como o que acontece nas Ilhas Órcades, perto da costa de Escócia.

De acordo com a Mitologia irlandesa, Newgrange era um dos Sídhes (montes) onde Tuatha Dé Danann vivia. Foi construído pelo deus Dagda. De acordo com a lenda, o herói Cú Chulainn nasceu lá. Contudo, a maioria dos ciclos místicos associados com Newgrange datam da era Céltica da mitologia e da História da Irlanda.

Os mistérios da história humana na Irlanda.

A cultura megalítica detém mistérios emocionantes da história humana. A Irlanda mostra, como em muitos outros aspectos de seu passado, como um espaço sagrado é imortalizado pelos antigos monumentos projetados para durar até o fim dos tempos.

 Vista frontal do Túmulo de Newgrange do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, na Irlanda. Imagem: Laalcazaba.

Houve um tempo na história em que a espiritualidade humana expressava-se através da pedra.
Milhões de toneladas foram transportadas, decoradas, verticalmente em prol da espiritualidade e da mística. Cerca de 6.000 anos atrás, a cultura começou a ganhar força na Europa. Eles sabiam a arte da tecelagem, e praticaram enquanto aperfeiçoavam o primeiro conhecimento precioso e emergentes da metalurgia e manipulação de rudimentos de metal e, pela primeira vez, também eram caçadores-coletores, agricultores. Eles adoraram a terra, mortos e natureza e nos deixaram, desde o Mediterrâneo ocidental para o Báltico, seus monumentos de pedra característicos: os megálitos. Este imenso trabalho que durou milhares de anos, revela a realidade preocupante que essas sociedades antigas tiveram com a eternidade e o notável conhecimento construtivo e astronômicos.

Cerca de 40 km, a noroeste de Dublin em um meandro de largura formado pelo rio Boyne, o lugar de Brú na Bóinne (em gaélico, "Palácio do Boyne"), não muito longe de Tara, a montanha sagrada dos antigos reis irlandeses e cenário épico , do país mitológico. Tradição celta subseqüente (que nada tem a ver com as construções megalíticas), insiste em que os restos mortais de alguns dos seus reis estavam enterrados ali.

Vista externa de parte da parede lateral do Túmulo de Newgrange do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, na Irlanda. Imagem: Laalcazaba. 

Neste ponto, no Vale do Boyne, são montes artificiais de Newgrange e Knowth. Estes são dois dos túmulos principais mais notórios da Europa; Newgrange, por seu tamanho e iluminação espetacular fenômeno solar chocante dentro recriada, e Knowth pela riqueza simbólica, de fato, não existe em qualquer outro lugar da Europa tesouros de tamanha mensagens simbólicas e misteriosas que se concentra neste monumento megalítico Knowth. Um terceiro monte próximo a Dowth hoje quase inacessível, completa esta tríade de monumentos funerários erguido por uma das sociedades primeras da agrícultura que exploraram os recursos deste lugar.

Hoje, temos dificuldade de entender o que moveu esses povos ha levantar obras tão extravagante como as de Newgrange, de acordo com suas possibilidades tecnológicas rudimentares e a expectativa de vida curta de tempo (de atingir a idade de "venerável" 40 anos foi quase um milagre), para o qual foi necessário o envolvimento de muitas gerações para completar o trabalho que levou milhares de anos para se completar. Esse deve ter sido o fardo espiritual e místico dos construtores que não poupou tempo e esforço na criação deste magnífico monumento.

Túmulo de Newgrange do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, na Irlanda. Vista externa. Imagem: Laalcazaba.

Em 1000 aC a tradição de megálitos desapareceu, o que nos faz pensar que, por causa de sua aparência camuflada na paisagem, a tumba de Newgrange passou despercebido por pelo menos 20 séculos, não foi detectada em nossa era até 1699. Em 1960 iniciou-se a reconstrução, que deu toda a sua aparência atual, que na época era apenas sobre uma paisagem elevação cujas vacas e ovelhas percorriam o topo. Hoje a reconstrução foi impressionante.

Causando um impactos visual, o revestimento de pedras brancas de quartzo as pedras, que como se crê foram originalmente usadas.

Mas o mais surpreendente é que arqueologia moderna, descobriu que milhares de pedras de granito, siltito, quartzo e constituintes grandiorita, foram trazidas para cá principalmente pelo mar e pelo rio Boyne para onde está Newgrange, e longe de vários pontos da costa leste da Irlanda. Lembre-se que tudo isso aconteceu há 5.000 anos.

 Parte da parede externa do Túmulo de Newgrange do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, na Irlanda. Na foto podemos vêr os entalhes na pedra feitos sob cálculos matemáticos. Imagem: Laalcazaba.

A forma do montículo de um círculo é irregular. O seu diâmetro varia entre 79 e 85 metros e uma altura de mais de 13 metros. Para criar calcula-se que era necessário empregar cerca de 200.000 toneladas de pedra e terra. O acesso ao interior é através de uma passagem estreita metros onduladas e 19 de comprimento, as paredes são feitas de 43 placas de alvenaria em algumas secções mal a altura de 1,5 m. Isso nos leva a uma câmara funerária cruciforme, cerca de 6 x 6,5 mts. onde foram depositadas as cinzas provenientes da incineração que foram detectadas ali perntence a cinco diferentes cremações humanas.

A câmara funerária Newgrange não é um  túmulo com passagem clássica ou dólmen cobertos por um bloco de pedra enorme em cima, mas aqui, o teto se eleva acima das paredes, de forma cônica telhas de bloqueio para mais de 6 metros, elevada, dando-lhe uma chaminé na parte superior coberta por uma outra tampa que fecha a laje. Apesar da negligência e indiferença que este trabalho tem tido por milênios, sua configuração interna tem sido forte o suficiente para ter sido preservadas como seus construtores deixaram há 5.000 anos atrás. Este valor vai ficar em um período de construção antes das famosas Pirâmides de Gizé, no Egito (que têm uma antiguidade de 4500 cerca de anos.).

 Entrada do Túmulo de Newgrange do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne com petroglifos, na Irlanda. Vista externa. Imagem: Laalcazaba.

O monte é cercado por 97 blocos de pedra, cada um com um tamanho médio entre dois e quatro metros. Sabe-se que um segundo círculo de pedras de pé (megálitos) externa em torno do túmulo permanecem enterrados. Em relação a esses blocos que marcam a base, incluem os números 1 e 52, decorados com espirais, diamantes e outros símbolos de significado incerto. Recentes conclusões científicas que os desenhos relatam uma sociedade xamânica, ou muito provavelmente para induzir estados alterados de consciência, que recriam levantadas visões e percepções causadas por sugestão e isolamento sensorial, todos experientes nessas câmaras criadas artificialmente e subterrâneos.

Conclui-se que foram baseadas no culto dos mortos que acreditavam ter migrado para o outro plano. Mas também idolatravam o ambiente natural, em suma, uma cosmogonia notório e complexa desencadeada com o advento da agricultura que gerou a ligação dependente com a terra. Foi provavelmente em lugares como este que em todo o mundo, a tradição da magia e da feitiçaria-do-Paleolítico, foi reinventada para dar lugar a religiões modernas, com toda a sofisticação e parafernália elaborados.

Newgrange tem algumas características que o tornam um enclave único. Sua passagem para cima de 19 mts., Sobe em declive suave até 3 metros. acima do piso da base. O fato de que ele foi construído sobre um promontório escolhido, também desempenha no efeito solar que ocorre no interior durante o solstício de inverno.

 Petroglifos matematicamente desenhados em Newgrange do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, na Irlanda. Vista externa. Imagem: Laalcazaba.

Entre 20 e 23 de Dezembro, os raios do sol nascente penetram na clarabóia acima da entrada e percorrem o corredor estreito e sinuoso para chegar a câmera, desta forma, se alguém fica lá esperando no escuro, não terá sido aquele que seguiu o caminho do sol, mas o sol que acariciava. O raio de luz, que ilumina apenas uma espiral tripla incisão numa ortostato parte inferior da câmara. Este fenômeno é ocorre apenas durante os dias de 08:58 horas e por cerca de 17 minutos, quando o sol banha o quarto, então a câmara volta novamente a ser mergulhada na escuridão total e isolamento do mundo exterior.

Esta prática de observar o sol mostra não só a importância fundamental que a cultura que deu seu ambiente imediato, mas também revela um notável grau de especialização e observações referentes a construção e movimentos astronômicos estão envolvidas. Não esqueçamos o detalhe da passagem, com seu caminho sinuoso, sobe para a câmara mortuária orientada e localizado na altura exata para que a luz do sol passesse.

  Petroglifos matematicamente desenhados em Newgrange do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, na Irlanda. Vista externa. Imagem: Laalcazaba.
O solstício de inverno é o começo do dia com mais horas de sol, foi feito sagrado em virtude dos benefícios que ela relatados. Deve notar-se, além disso, um novo tipo de ano para ser ligada às expectativas de produção agrícola.


No momento, o efeito do raio solar para iluminar os movimentos de câmera, é magnífico e fielmente recriada para os visitantes que entram na tumba de Newgrange em qualquer estação e época do ano. Através de um conjunto de refletores recria a cena, que consegue causar uma grande sensação visitante desde a câmara mortuária está completamente escura, mesmo em plena luz do dia, porque o corredor com seus recantos, inclinação e comprimento, filtra qualquer indício de luz exterior.

Oprimido pensamento como esta construção cuidadosamente calculado para dramatizar este fenômeno solar de emoção, surpresa e admiração que a experiência traz. Pense sobre isso, sobre Newgrange ou outros monumentos semelhantes, e está fazendo isso com o algo atemporal, que foi construído para durar através do tempo. Pode ser uma mensagem para as gerações futuras, além de conotações astronômicas e de funeral, mas, inegavelmente, Newgrange é um dos marcos mais característicos humanos que os nossos antepassados ​​nos deixaram, há 5000 anos.

Como muitos outros monumentos megalíticos, Newgrange não deve ser analisado isoladamente, o fato de que é o maior de seu tipo na Europa. Os montes vizinhos de Knowth e Dowth, se destacam pela quantidade de megálitos que existem na área (1000), vamos desvendar a verdadeira extensão e razão para este prolífico campo de megalítico, na bela e mágica Irlanda.


COPYRIGHT ATRIBUIÇÃO - NÃO COMERCIAL © 

Copyright Atribuição –Não Comercial© construindohistoriahoje.blogspot.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Não Comercial.  Com sua atribuição, Não Comercial — Este trabalho não pode ser usado  para fins comerciais. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Construindo História Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes e seus atributos de direitos autorais.


Você quer saber mais? 










Nenhum comentário:

Postar um comentário