sexta-feira, 20 de julho de 2012

Movimento Zapatista na atualidade: atividades e expansão.



Guerrilheiros Zapatistas. Imagem: EZLN

O Movimento Zapatista, conhecido também por EZLN (Exército Zapatista de Libertação Nacional), tem nos últimos anos desenvolvido projetos em várias áreas de atividade. Dentre elas citarei algumas como o JRA (Jovenes em Resistencia Alternativa) que busca o apoio da juventude mexicana aos zapatistas. A Radio Insurgente que trabalha dentro das comunidades divulgando em ondas curtas e longas as transmissões dos revolucionários para as regiões de Chiapas. Outro meio utilizado na atualidade pelos revolucionários é a Revista Rebeldia que tem seu enfoque na atuação e filosofias do movimento.

Dentro da temática em questão trataremos da elaboração de Cooperativas, Clínicas e Escolas dentro das comunidades governadas pelos revolucionários. Abordaremos também as atividades dos simpatizantes do Movimento Zapatista que procuram através da adesão à Declaração da Selva afirmar seu apoio às convicções zapatistas.

JRA. Jovenes en Resistencia Alternativa

Formada em 2002 a JRA é uma organização mexicana composta principalmente de jovens estudantes na Cidade do México. Seus membros tem em comum um forte processo de organização em torno do movimento zapatista e as suas iniciativas. Afirmam ser uma organização radical de esquerda de ação pacífica que não busca o poder político tradicional. O grupo organiza festivais de música de expressão político, passeatas, processos de educação popular, e um projeto editorial. Também procuram organizar-se em coordenação com outras lutas e movimentos sociais em solidariedade com os seus processos locais. Seu espaço surge na busca de uma participação política alternativa fora do estado e suas partes, mas também como uma alternativa às formas tradicionais de política.

Radio Insurgente. La Voz de Los Sin Voz.

Desde fevereiro de 2002, a equipe da Radio Insurgente, composto por rebeldes, tem divulgado as idéias e conteúdo da luta zapatista através de FM, ondas curtas. A partir de várias estações nas montanhas do sudeste mexicano. É uma estação produzida pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional, totalmente independente do governo mexicano. A Rádio Insurgente tem divulgado o avanço do processo de construção da autonomia nas áreas zapatistas, e promove a divulgação de discursos e músicas nas comunidades indígenas. Seus operadores são treinados dentre a população, incluindo bases de apoio zapatistas, para assumir as estações FM que operam como rádio comunitária. O objetivo é cobrir as cinco áreas de Chiapas controladas pelos Zapatista com  rádios comunitárias que produzem seus próprios programas de acordo com as necessidades e as línguas de cada região..

Revista Rebeldia


A Revista Rebeldia foi fundada em 2002 e a partir de 2003 já possuía edições online com o objetivo de mostrar a experiência do que chamam de Bom Governo realizado pelos zapatistas. Seu enfoque é criar articulações sociais, que divergem da política do governo mexicano. Articulações que não buscam outra coisa senão criar uma força social capaz de construir os obstáculos necessários para evitar o massacre que está ocorrendo com os povos indígenas no México. 

Em seu conteúdo apresenta troca de cartas sobre ética e política do governo entre os membros do movimento, bem como as realizações nas áreas ocupadas, palavras dos lideres zapatistas e assuntos de interesse das comunidades indígenas do México.

Cooperativas

As cooperativas começaram por se desenvolver com a questão do café, como forma de vender o produto em melhores condições do que especuladores intermediários.Também há cooperativas de mulheres, que começaram antes de 1994 com o artesanato como a existente em Oventic em Chiapas. Há também uma cooperativa de sapatos e artigos em pele dentre as diversas comunidades zapatistas.

Clínicas

Em algumas comunidades existem Clínicas de atendimento à saúde onde membros do movimento realizam o trabalho de representantes dos promotores de saúde que são ao mesmo tempo um trabalhador e um formador. Assim pode considerar-se que o seu cargo é triplo: formar-se, exercer e transmitir os seus saberes. Algumas clínicas tem tido maior êxito devido a adesão de médicos do próprio México ou do exterior ao movimento. Possuem ênfase na medicina autônoma e pelo uso de ervas medicinais nos tratamentos.

Educação

Um exemplo do sistema educacional proposto pelos zapatistas, é o presente em Oventic. A educação tem dois níveis: primário e secundário. O ciclo primário conta com 6 anos de prática, e o secundário com 3 anos. Acreditam que o modelo educacional deve corresponder às necessidades do povo. A escola institucional impõe a língua castelhana a crianças que não a falam. Na escola autônoma fala-se com as crianças na sua língua materna (o tzotzil para a zona de Oventic) mas também aprendem o castelhano que é a língua de comunicação com comunidades de outros idiomas. A escola autônoma deve manter um papel de preservação da língua materna, tanto oral como escrita. Além disso, a parte da história tem uma grande importância neste esquema educativo. Trata-se, para os povos indígenas, de conservar o conhecimento das suas origens.

Simpatizantes pelo Mundo

 Bandeira do Exército Zapatista de "Libertação" Nacional. Imagem: EZLN.

O Movimento Zapatistas possui vários simpatizantes. Sua única exigência para aqueles que desejam ser adeptos de seu movimento é que aceitem e respeitem a Declaração da Selva Lancadona. 

Seus adeptos estão presentes principalmente na América do Sul e Europa. Na Europa encontram adeptos no Movimento Europa Zapatista iniciado em 2008 na Grécia. O Movimento Europa Zapatista esta presente em vários países do continente. Seus membros desejam encontrar e reconhecer as pessoas interessadas no trabalho, em solidariedade com a luta zapatista, deliberando sobre as propostas e práticas de um modelo radical e eficaz de econômica e organização social alternativas.

No decorrer do breve estudo sobre o Movimento Zapatista, concluí simplesmente não tratar-se de uma revolução, mas sim de uma reforma do sistema político. Será o mesmo que tirar os mexicanos burgueses do poder e colocar índios burgueses no lugar. Já vimos isso ocorrer na ex-URSS duas vezes. Do czarismo para o comunismo, o povão viu os mesmos líderes nas fábricas e nos campos só trocarem de uniforme. Depois do comunismo para o capitalismo vimos a elite do PC assumir altos cargos no governo russo capitalista como Vladimir Putin. Aonde pretende chegar o subcomandante Marcos quando chegar ao poder? 

Infelizmente é o que vejo. Não há nada de libertário no zapatismo somente novas algemas. Ainda não conseguimos conceber um sistema político igualitário, principalmente se partirmos do principio que a igualdade é uma desigualdade. Ou não? Todos movimentos revolucionários e revoluções só fazem-me pensar naqueles que morrem, passam fome devido a essas ditas revoluções libertárias.

Talvez alcançarmos um meio termo de equilibrio entre todos os interessados em qualquer questão interna de uma nação seja o bom, mas como atingir o equilibrio se sempre é impossível agradar a todos. Alguns sempre teram que se submeter e dirão serem injustiçados, por mais justa que uma utopia possa ser.

Leandro Claudir

COPYRIGHT ATRIBUIÇÃO - NÃO COMERCIAL © 

Copyright Atribuição –Não Comercial© construindohistoriahoje.blogspot.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Não Comercial.  Com sua atribuição, Não Comercial — Este trabalho não pode ser usado  para fins comerciais. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Construindo História Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes e seus atributos de direitos autorais.

Você quer saber mais? 













Nenhum comentário:

Postar um comentário