-

-

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Isótopos revelam a temperatura dos dinossauros

Sauropodes. Créditos pela imagem: Mr1805/Dreamstime.

No debate sobre se os dinossauros eram de sangue frio (mais corretamente, que possuiam a temperatura do ambiente ou não) ou quente. Seria bom se houvesse alguma forma de descobrir qual era a temperatura do corpo dos dinossauros. Surpreendentemente, existe um meio, graças a Robert Águia da Caltech e seus colegas foram capazes de fazer uso do fato de que os isótopos ¹³C e 18O preferencialmente se ligam entre si por uma quantia que depende da temperatura. Em particular, a quantidade precisa de ligação de carbonato nos ossos depende da temperatura na qual eles foram formados: quanto maior a temperatura, menos essa combinação isotópica está presente.
Os pesquisadores acham que a temperatura do corpo de grandes saurópodes do periodo Jurassic deve ter sido entre 36-38°C
semelhante ao dos mamíferos modernos e diferente dos modelos previsto na escala baseada para sague frio que variava entre 4-7 ° C . (Eles de fato deveriam ser bastante quentes por causa de seu grande tamanho e da dificuldade associada em se livrar do calor).

Você quer saber mais?

EAGLE, ROBERT, Isotopes reveal dinosaur temperatures: CernCourier, Genova (Switzerland), volume 51, número 7, p.17 ,setembro 2011.

FALE COM OS CONSTRUTOR

PESSOAL

OBJETIVO

INTEGRALISMO

LinkLink

FAÇA UMA ASSINATURA GRATUITA DA REVISTA CERNCOURIER

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"O Homem inventou a máquina. A máquina, agora, quer fabricar homens. E se um dia saírem homens do ventre das usinas, também os úteros das mulheres gerarão homens-máquinas, sem coração, sem afeto, meros aparelhos de produção..."

Plínio Salgado.