terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Desvendando o Sobrenome Hitler.

Hitler em seu primeiro ano de vida.

O nome Hitler, Hiedler, ou Huttler parece ser de origem tcheca (Hiddar, Hidlarcek) e aparece pela primeira vez numa de suas variantes por volta do ano de 1430. Era um nome de camponeses desprovidos de bens.

Em 7 de junho de 1837 na casa do camponês Johann Trummelschlager do vilarejo de Strones, a criada solteira de nome Maria Anna Schicklgruber deu a luz a um menino batizado Alois, no registro não constrava o nome do pai. Cinco anos depois ela casou com Johann George Hiedler então desempregado. No mesmo ano deu o filho Alois para um irmão do marido, o camponês Johann Nepomuk Huttler de Spital por não poder criar o menino.

Após 29 anos da morte de Maria Anna Schicklgruber e 19 anos após a morte de seu marido,o irmão deste Johann Nepomuk Huttler apresentou-se junto ao pároco com 3 testemunhas e solicitou a legitimação do “filho adotivo” para o seu já falecido irmão Johann Georg Hiedler que confessará isso como alegam as testemunhas.

A essa altura Alois Schicklgruber tinha 40 anos e o pároco então acrescentou a certidão o nome de pai para Johann George Hitler.

Apartir de janeiro de 1877 Alois Schicklgruber passou a chamar-se Alois Hitler. A iniciativa da trama partiu de Johann Nepomuk Huttler, pois Alois acabará de ser promovido e desempenhava uma função que um Huttler ou um Hiedler jamais tinha exercido antes. Portanto o desejo de perpetuar o seu nome de Johann Nepomuk Huttler. Mas Alois tinha igualmente boas razões para trocar de sobrenome por ter subido de status e ter o cargo mais elevado de funcionário da alfandega.

O então Alois Hitler, desejava um futuro sólido e seguro de um sobrenome “honrado”.

Alois Hitler teve 3 esposas à última Klara Polzl era 23 anos mais nova que Alois ela era de Spital também. Em 20 abril de 1889 em Braunau deu a luz a Adolf Hitler. Foi o quarto filho, mas os anteriores morreram em tenra idade sobrando só sua irmã Paula e os filhos do segundo casamento de Alois com Ângela.

Você quer saber mais?

Fest, Joachim C. Hitler vol.1, Editora Nova Fronteira S.A, Rio de Janeiro, 2005.

Hitler, Adolf. Mein Kampf, Eher Verlag, Baviera, 1925.

http://construindohistoriahoje.blogspot.com/search/label/SEGUNDA%20GUERRA%20MUNDIAL