quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Pampadromaeus, com penas dinossauro descoberto no Rio Grande do Sul é um dos mais antigos do Mundo.

O dinossauro foi descoberto em 2004, mas foi classificado somente agora. Foto: Gabriel de Mello/Ulbra/Divulgação.

Cientistas de quatro universidades brasileiras apresentaram nesta quinta-feira em Canoas (RS) o resultado do estudo de uma espécie de dinossauro descoberta em 2004 em Agudo (RS). Após a classificação, o predador plumado ganhou o nome de Pampadromaeus barberenai. A pesquisa foi coordenada pelo professor Sergio Cabreira, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), e contou com cientistas das universidades de São Paulo (USP), Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e de Minas Gerais (UFMG).

Os fósseis, datados de 228 milhões de anos atrás, foram descobertos em 2004

Segundo os paleontólogos, o primeiro nome faz referência ao pampa, os campos característicos do Rio Grande do Sul, e o sufixo grego "dromaeus" à palavra grega para "corredor". Já o segundo nome homenageia o pesquisador e paleontólogo brasileiro Mario Costa Barberena, um dos fundadores do Programa de Pós-graduação em Paleontologia do Instituto de Geociências da Ufrgs.

O aspecto do Corredor dos Pampas

O dinossauro tinha apenas 50 centímetros de altura, 1,2 metro de comprimento e pesava aproximadamente 15 quilos. Ele passa a ser chamado de Pampadromaeus barberenai, ou Corredor dos Pampas. O nome genérico refere-se às pradarias típicas do Rio Grande do Sul. O sufixo grego dromaeus se refere ao fato de ser uma espécie corredora. O nome barberenai é uma homenagem ao paleontólogo brasileiro Mario Costa Barberena, um dos fundadores do programa de pós-graduação em Paleontologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

“Estes materiais fósseis ajudam os pesquisadores de todo o mundo a encontrarem respostas para a origem dos mamíferos, dos dinossauros e das aves”, explicou o pesquisador e doutor Sérgio Furtado Cabreira, responsável pela descoberta no município de Agudo. Segundo ele, trata-se de um acontecimento importante para a ciência brasileira. “Conseguimos estabelecer oficialmente mais um grupo de dinossauros”, acrescentou.

Grupo de cientistas é composto por gaúchos e paulistas.

A equipe de paleontólogos utilizou-se de radiografias e tomografias computadorizadas de diversas estruturas para chegar em uma reconstrução mais próxima possível do Pampadromaeus. “Esta espécie representa um dos mais antigos membros da linhagem do grupo de dinossauros com pescoço longo, característica típica dos herbívoros. Porém, ele se alimentava de pequenos animais, insetos e compartilhava características dos famosos bípedes carnívoros, como o Tiranossauro rex, que existiram 75 milhões de anos atrás”, explicou.

A pesquisadora Marina Bento Soares, da Ufrgs, salientou outro aspecto do dinossauro gaúcho. A presença de penas. “Somente depois de descobertas na China que se percebeu que as penas tinham origem no isolamento térmico e não com o voo”, frisou. Lembrou que Pampadromaeus, por seu porte, era um animal ágil, de atividade intensa mesmo em clima frio. “Por isso a decisão de fazer a réplica com penas”, comentou Marina.

O fóssil descoberto tem 228 milhões de anos e, destacam os pesquisadores, possui muitas características do grupo dos terópodos - famosos carnívoros como Tyrannosaurus rex e Velociraptor mongoliensis -, em especial ser bípede. Apesar disso, estes predadores existiram apenas 75 milhões atrás, muito depois do corredor dos pampas.

Contudo, o Pampadromaeus é um dos mais antigos representantes da linhagem dos sauropodomorfos, no qual se destacavam dinossauros de pescoço longo, geralmente herbívoros e grandes - como os titanossauros. O dinossauro gaúcho, apesar de pertencer ao grupo, era bem diferente - tinha apenas 1,2 m e era onívoro (comeria pequenos animais, inclusive insetos, e vegetais).

A descoberta indicaria que os primeiros sauropodomorfos e terópodos eram muito semelhantes, mas acabaram gerando dinossauros bem diferentes, o primeiro os saurópodos (herbívoros), enquanto os terópodos continurariam com "monstros" como os tiranossauros.

O município de Agudo concentra um grande número de fósseis que datam até 200 milhões de anos atrás. A importância é tamanha que levou à criação da “Rota Paleontológica”, que inclui as cidades de Faxinal do Soturno, Dona Francisca e São João do Polêsine. Nesses municípios, já foram encontrados fósseis de répteis, dicinodontes, cinodontes, pronto-mamíferos e dinossauros ancestrais.

O estudo foi coordenado pelo paleontólogo Sergio Cabreira (Ulbra) e contou com os pesquisadores Cesar Leandro Schultz e Marina Bento Soares (Ufrgs), Max Cardoso Langer e Jonathas Bittencourt (USP) e Daniel Fortier (UFMG), além do biólogo e mestrando Lúcio Roberto da Silva (Ulbra).

Você quer saber mais?

http://www.construindohistoriahojecontato.blogspot.com/

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=364135

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5487006-EI8147,00-Com+penas+dinossauro+descoberto+no+RS+ganha+o+nome+de+pampa.html

http://construindohistoriahoje.blogspot.com/search/label/PESSOAL



10 comentários:

  1. Pois é meu amigo, deve ser um trabalho danado reconstruir a história. Mas é um trabalho bonito!
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Leandro, continuo acompanhando seu excelente trabalho sempre quando posso, mesmo sendo da área de exatas gosto muito de acompanhar todo este seu projeto.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Leandro!Recebi seu comentário em meu blog Taberna Do Guerreiro. E viemos aqui para contribuir com sua participação.
    Dei uma olhada no seu blog e posso dizer que é muito bom! merece ser seguido também, principalmente essa essa postagem sobre o dinossauro descoberto aqui no Brasil, muito interessante.
    No mais desejo sucesso ao seu blog!
    Saudações da Equipe Taberna do Guerreiro!

    ResponderExcluir
  4. Interesantísmo post. He aprendido contigo. Un abrazo.

    ResponderExcluir
  5. Como vai Olhos de mel? É um trabalho que exige muito dos pesquisadores, mas que no final e gratificante.
    Abraços,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  6. Salve Diniz,
    Legal que está acompanhando o Construindo História Hoje. O único motivo de existência desse trabalho são pessoas como você que gostam e aprendem aqui.
    Muito obrigado,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  7. Amigo Sauro da Taberna do Guerreiro,
    Sua participação aqui será sempre uma honra. Estarei sempre que possível na Taberna comentando o excelentes textos.
    Os Saudo!
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  8. Saudações Leandro! Estarei sempre que possível visitando seu blog tbm. Aqui tem coisas sobre paleontologia e arqueologia que me interessam muito!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Muchas gracias Alma.
    Estoy a trabajar mucho aqui!
    Saludo,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  10. Com toda certeza também estarei acompanhando o porta Taberna dos Guerreiros.
    Os temas abordados são muito interessantes.
    Valeu Sauron, senhor da Terra Média.....
    Leandro CHH

    ResponderExcluir