sábado, 15 de outubro de 2011

Crítica ao Movimento Anarquista. Parte III.

A ordem sempre irá opor-se ao caos em todos os aspectos.

Tanto o anarquismo como o comunismo procuram em última instância a acracia ou sociedade sem autoridade. Não obstante, anarquistas e marxistas têm estado enfrentados desde que Marx atacou a Proudhon em The Poverty of Philosophy (1846), confronto que atingiu seu clímax no confronto entre marxistas e bakuninistas pelo controle da Primeira Internacional, e que acabou com a ruptura da mesma em 1872. A base do conflito centra-se em que, bem como os marxistas criam na necessidade transicional de um estado dos trabalhadores (a «ditadura do proletariado»), os anarquistas pensavam que o caminho ao socialismo (ou ao comunismo) passava pela destruição do estado. Para os anarquistas, um estado socialista repetiria as características de opressão e privilégio contra as que lutavam, ao mesmo tempo em que, ao estender os poderes à organização da vida econômica, resultaria ser inclusive mais opressivo. Para os marxistas, a desorganização dos anarquistas impedir-lhes-ia atingir nenhum lucro.

O anarquismo clássico nunca atraiu grandes números de membros, e sua influência no curso da história mundial foi mínima. The Blackwell Encyclopaedia of Political Thought diz que a idéia anarquista de uma sociedade organizada sem uma autoridade central vai contra o desenvolvimento do papel do estado paralelo ao da industrialização experimentado nas sociedades avançadas, e que requer um enorme salto de fé. A este respeito, o historiador anarquista George Woodcock diz que o anarquismo foi mais um movimento de rebelião que de revolução; um protesto e resistência em frente à revolução social que desde mediados do século XVIII, com a contribuição do progresso científico e tecnológico, conduz ao mundo para uma centralização econômica e política, com o que implica de subordinação do indivíduo para o estado. Assinala que em frente a esta negativa revolução, os anarquistas protestaram em nome da dignidade humana, sendo este possivelmente seu maior lucro.

Woodcock diz também que o anarquismo sofreu das debilidades de suas táticas revolucionárias, uma completa falta de coordenação que provocou que as rebeliões e ações anarquistas em ocasiões servissem para manter um estado de tensão, mas não produziam resultados duradouros. A propaganda pelo fato em demasiadas ocasiões converteu-se em propaganda negativa, e o sucesso do sindicalismo de fato representava um compromisso com a tendência à centralização: Woodcock diz que o mesmo Malatesta sugeria que, ao imitar as formas políticas e industriais de seu tempo, eventualmente fariam parte da ordem centralista ao que se opunham. Assim, a CGT francesa acabou em mãos de reformistas , e finalmente nas de comunistas; e inclusive a CNT enviou a seus líderes à coalizão governamental durante a Guerra Civil Espanhola.

Você quer saber mais?

FALE COM OS CONSTRUTORES
http://construindohistoriahoje.blogspot.com/2010/07/
http://construindohistoriahoje.blogspot.com/search/label/F%C3%89
http://construindohistoriahoje.blogspot.com/search/label/PESSOAL
http://construindohistoriahoje.blogspot.com/search/label/INTEGRALISMO

10 comentários:

  1. Olá Leandro, boa noite! Passando para deixar o meu carinho...

    Receita de Paz

    Ora com mais confiança em Deus.
    Trabalha um tanto mais.
    Serve com mais alegria.
    Age mais caridosamente.
    Desculpa as faltas alheias com mais compaixão pelos ofensores.
    Usa mais calma, particularmente nas horas difíceis.
    Tolera, com mais paciência, as situações desagradáveis.
    Coloca mais gentileza no trato pessoal.
    Emprega mais serenidade na travessia de qualquer provação.
    E, assim, com a benção de Deus, encontrarás mais segurança e paz, nas estradas do tempo, garantindo-te o êxito preciso nos deveres de cada dia, a caminho da vida maior.
    (Emmanuel-Chico Xavier)

    Um abraço carinhoso e que a semana que se inicia lhe seja repleta de bênçãos!

    A paz esteja contigo

    http://hajalluz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leandro.
    Esclarecedor seu artigo. Não havia estudado sobre as semelhanças e diferenças entre anarquismo e socialismo.
    Também sou de Porto Alegre, e estudei na UFRGS há muito tempo (terminei em 1971 o curso de Letras e iniciei em 1968 - repare no período histórico em que estudei aí).

    Boa semana, continuarei a visitá-lo no blog.

    Da
    Celina

    ResponderExcluir
  3. Oi Liene,
    Recebo seu carinho com muita alegria.
    Obrigado pela Receita de Paz, irei lêr com toda atenção.
    Abraços,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  4. leandro, gracias por tu visita a foto grata; una vision desmitificadora y desenmascaradora de ciertos credos he podido observar por encima en tu blog, interesante. saludos

    ResponderExcluir
  5. Oi amigo Leandro tudo bem? Interessante seu post sobre o anarquismo e o comunismo,gostei de entender um pouco esse movimento. Obrigada pela marca de carinho deixada no meu blog. Tenho andado um pouco ausente da net, por isso a demora em estar aqui te lendo.Desejo uma ótima semana. Abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  6. E falando de anarquismo, te envio um dos vídeos, que mostra a violência gratuita, destruindo Roma sem nenhuma piedade sábado passado, dia 15/10...
    Horrível ver algo assim, mas a vida nos presenteia coisas que menos esperamos. Eu vivo na Itália, mas em Milão, e agradeço a Deus de não ter estado em uma situação como esta.
    http://www.youtube.com/watch?v=97Cd1dFkKfY

    Vim agradecer o seu comentário. Ele foi para mim, algo de grande valor! Muito obrigada por elogiar meu blog de uma maneira tão valiosa.
    Ali, tem o meu livro(um romance - A estoria de duas irmas em uma viagem ao Mato Grosso), iniciei o livro em Janeiro e logo, logo estarei postando o dois últimos capítulos dele. Estou muito feliz por ter conseguido escrever um livro.
    Ele existe só no blog, rsrs Não é um livro como tantos (capa, folhas escritas, editora), mas por estar ali no Blog, algumas pessoas deste mundo, estão de alguma forma, podendo conhecê-lo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado Celina. É durante esse periodo as coisas não foram nada faceis para os estudantes.
    Abraços,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  8. Muchas gracias Oteador. Estoy hacer mi mejor trabajo.
    Saludos,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga Smareis, presença sempre querida nesse espaço.
    Também tenho estado um pouco ausente na net...
    Saudações,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  10. Oi Aymée,
    Assisti ao vídeo. Foi algo horrível mesmo, coisa tipica de anarquistas. Queimam, quebram, destroem tudo gratuitamente...
    Mas a Itália é uma nação forte desde suas origens e superará qualquer crise.
    Parabéns pelo livro que escrevestes, pode não ter capa, mas tem um belo título, pode não ter folhas, mas tem um excelente conteúdo e esta na rede para o mundo inteiro lêr.
    Saudações,
    Leandro CHH

    Muito obrigado pela visita e pela dica.

    ResponderExcluir