segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A HISTÓRIA DO JOGO DE XADREZ.

Jogo apontado em geral como o mais intelectual dos praticados no mundo. Em seus movimentos, lembra a figuração de táticas militares, e o objetivo único é a “morte do rei, através de uma jogada que se generalizou para representar imposições indefensáveis: o xeque-mate, do persa shah mat (“rei morto”).

O xadrez é de origem muito antiga, que se atribui tanto ao Rei Salomão como aos sábios mandarins contemporâneos de Confúcio. Foi através da Pérsia que chegou à Europa, espalhando-se então por todo o mundo e adquirindo organização internacional, que se encontra sob direção superior da Fédération Internationale des Échecs, com sede em Estocolmo, na Suécia.

No Brasil, o xadrez existe desde 1808, quando D. João VI ofereceu à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, um exemplar do primeiro trabalho impresso sobre a matéria, de autoria de Lucena. Data de 1880 a realização do primeiro torneio oficial. No âmbito nacional, esse jogo é orientado pela Confederação Brasileira de xadrez, que congrega as federações dos clubes estaduais. Na capital do Estado de São Paulo, o xadrez está oficializado como ensino desde 1960, mediante decreto que instituiu no curso municipal as séries funcionais de administrador, instrutor e secretário-bibliotecario.

Você quer saber mais?

Benton, Hemingway Helen. Encyclopaedia Britannica Editores Ltda, Rio de Janeiro, 1975.

Fédération Internationale des Échecs

http://www.fide.com/

Confederação Brasileira de xadrez

http://www.cbx.org.br/

4 comentários:

  1. Olá Leandro,

    Td bom?
    Como sempre seu blog trazendo muita informção e matando algumas curiosidades também.
    Acho esse jogo muito interessante. Infelizmente não sei jogar =/

    Abs,

    Pamella

    ResponderExcluir
  2. Fale Leandro, muito legal o post. Parabéns pela informação e pelo trabalho em divulgar uma história crítica. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi,Pam! Que legal que gostou. É um jogo que depois que se aprende as regras se torna fácil. O mais complicado é aprender as jogadas para dar xeque-mate em poucas jogadas.

    ResponderExcluir
  4. Oi, professor Leo! É isso ai estou contigo para uma História cada vez mais critica!

    ResponderExcluir