sexta-feira, 2 de julho de 2010

A GLÓRIA DO POVO BASCO!

País Basco (Espanha)


O País Basco ou Euskadi é uma das 17 comunidades autônomas da Espanha, situada no nordeste daquele país, junto aos Pirenéus, e possui "Nacionalidade Histórica" reconhecida pela Constituição Espanhola.




ESCUDO DO PAÍS BASCO




BANDEIRA DO PAÍS BASCO




MAPA DO PAÍS BASCO


A sua denominação oficial é Comunidad Autónoma del País Vasco, em castelhano, e Euskal Autonomia Erkidegoa, em basco. Os nacionalistas bascos consideram este território, o "País Basco do Sul" ou Hegoalde como parte da nação basca, junto com a Comunidade Foral de Navarra (Nafarroa, em basco), também em Espanha e três partes do departamento francês dos Pirineus Atlânticos, nomeadamente, Sola (Zuberoa) Lapurdi e Baixa Navarra (Nafarroa Beherea), que formam o "País Basco do Norte" (Iparralde) ou "País Basco francês".


O País Basco espanhol está dividido em três províncias: Álava (Araba), Biscaia (Bizkaia) e Guipúscoa (Gipuzkoa).


Principais Cidades:Bilbao/Bilbo(a mais populosa),Donostia/San Sebastian,Gasteiz/Vitoria(a capital politica de Euskara/Pais Basco).


Principal aeroporto internacional:Bilbao/Bilbo(BIO).


História dos bascos


Presume-se que o povo basco tenha ocupado a Península Ibérica por volta do ano 2000 a.C. e tenha resistido as constantes invasões sofridas pela região ao longo dos séculos. Apesar da dominação romana, os bascos mantiveram sua língua, costumes e tradições, num processo de constante resistência. A língua basca ou euskera não tem parentesco com as línguas indo-europeias, embora seja a língua mais antiga falada hoje na Europa, o vasconço somente constitui-se como língua escrita no século XVI e reforçou o sentimento de união do povo.


Entre os séculos XV e XVI, a região sul foi submetida ao Estado Espanhol, que havia sido iniciado com o casamento dos reis católicos Fernando e Isabel.
Há no território vasco, entre outros, movimentos que desejam uma relação mais federalista com a Espanha e alguns que desejam a separação desta. Ainda que não se saiba a proporção desta parcela, todos os partidos legais, bem como a maioria da população da região condenam a ação do grupo terrorista ETA.


Geografia


Sua região é principalmente montanhosa, conformada pelos Montes Bascos e a imponente Serra Cantábria no sul, com o Toloño como máxima altitude.
No País Basco podem distinguir-se quatro zonas climáticas: a vertente atlântica ao norte, uma zona de clima subatlântico (Vales Ocidentais de Álava e a Llanada Alavesa), uma zona de clima submediterrâneo e, ao extremo Sul, entrando na depressão do Ebro e Rioja Alavesa, onde se passa a um clima com verão claramente seco e caloroso do tipo continental.


Organização territorial



Paisagem do País Basco.


Territórios históricos


O País Basco compreende três províncias da Espanha, as quais recibem a denominação de territórios históricos:


• Álava (299.957 habitantes). Capital: Vitoria


• Guipúzcoa (688.708 habitantes). Capital: San Sebastián


• Vizcaya (1.136.181 habitantes). Capital: Bilbao


Municípios


O País Basco divide-se em 253 municípios, 51 em Álava, 88 em Guipúzcoa e 114 em Vizcaya.


DEMOGRAFIA


Graças a ser um dos focos iniciais da revolução industrial na Espanha, a população do País Basco teve um grande crescimento desde meados do século XIX até princípios dos anos 70, recebendo uma grande imigração de outras regiões espanholas. Entretanto, o fim do protecionismo, a crise industrial, a instabilidade política e o descenso da natalidade tem provocado um retrocesso demográfico e desde a Transição, a região está com crescimento.
Segundo o censo Instituto Nacional de Estatística da Espanha (o INE) de 2006, o País Basco conta com uns 4,01% de imigração, o que representa uma das porcentagens mais baixas da Espanha e constitui menos da metade da média nacional (9,27%).


Economia


Apesar de sua extensão relativamente pequena, o País Basco concentra um grande volume de indústrias e é uma das regiões mais ricas da Espanha: 117,1% da média européia do PIB per capita (dados Eustat, ano 2002). A meados dos anos 80, em plena crise económica, produziu-se a reconversão industrial e a reindustrialização, o qual produziu um importante recesso e, já recuperada desta situação desde muito tempo, é na atualidade uma das regiões mais desenvolvidas da Espanha e segundo um estudo do Instituto Basco de Estatística seguindo metodologia da ONU a região alcançaria em 2004 um dos Índices de Desenvolvimento Humano mais altos do mundo.


Línguas


No País Basco fala-se duas línguas: o castelhano e o euskera, sendo esta última a língua originária da região. O euskera, ao contrário do resto das línguas ibéricas modernas, não procede do latim nem pertence a família indo-europeia. No ano de 2001, 49,6% da população era monolíngue em castelhano, 32,2% era bilingue e 18,2% era bilingue passivo (entendia euskera ainda que o falasse com dificuldade).[3] Estas porcentagens variam de um território histórico a outro, sendo Guipúzcoa onde mais se fala euskera e Álava onde menos.


Política



Museu Guggenheim de Bilbao.
A opção política maioritária desde a transição democrática é do "nacionalismo basco", em suas diversas variantes desde as mais moderadas até as mais radicais e com suas diferentes concepções para a configuração da atual Comunidade Autônoma (independente, autonôma, federalista …). Dita opção disputa o mapa eleitoral com outras ideologias denominadas "não nacionalistas", de amplo respaldo no território histórico de Álava, tradicionalmente castelhano-falante.


Segurança


O País Basco dispõe de uma policia própria, a Ertzaintza. Atualmente tem cuidado de todas competências exceto na luta antiterrorista, no controle de aduanas, documentação, passaportes e visas. A Guarda Civil e a Policía Nacional contam com um número mínimo de efetivos e encarregam-se das aduanas e da tramitação de documentos oficiais. A presença da Policía Nacional no País Basco se reduz a 4 comissários, das quais duas encontram-se em Guipúzcoa (San Sebastián e Irún), uma em Vizcaya (Bilbao) e outra em Álava (Vitoria), enquanto que a Guardia Civil dispõe mais de duas dezenas de quartéis repartidos pela geografia basca.


VOCÊ QUER SABER MAIS?

http://www.euskadi.net/r33-2220/es/">

http://www.euskaletxeabrasil.com.br/">

http://www.muturzikin.com/carte.htm">

http://www.ethnologue.com/">