quinta-feira, 4 de março de 2010

HERMANN WILHELM GORING

HERMANN WILHELM GORING



Hermann Wilhelm Göring (ou Goering; 12 de janeiro de 1893, Rosenheim – 15 de outubro de 1946, Nuremberg) foi um político e líder militar alemão, membro do Partido Nazista, Marechal do Reich, comandante da Luftwaffe e segundo homem mais importante na hierarquia do Terceiro Reich de Adolf Hitler.

Herói da Primeira Guerra Mundial como piloto de combate várias vezes condecorado, foi julgado e condenado à morte no Julgamento de Nuremberg por crimes de guerra e crimes contra a humanidade ao fim da Segunda Guerra Mundial., escapando da execução na forca ao cometer suicídio na prisão ingerindo uma cápsula de cianeto de potássio, em 15 de outubro de 1946, aos 52 anos de idade.
Cursou a escola de cadetes, o colégio militar e foi incorporado ao exército prussiano em junho de 1912, no Regimento Prinz Wilhelm, arma da infantaria. Durante o primeiro ano da I Guerra Mundial, Goering serviu nas trincheiras da infantaria, da qual deu baixa hospitalizado por problemas de reumatismo causado pela umidade existente nas trincheiras. Convencido por um amigo a se transferir para a Luftstreitkräfte, o serviço aéreo do exército imperial alemão e embrião do que seria a Luftwaffe, a força aérea alemã, teve seu pedido de ingresso negado, mas assim mesmo conseguiu voar como observador, transferindo-se por si próprio, correndo o risco de uma corte marcial, que acabou não se concretizando, e em 1915 foi qualificado como piloto de caça. Derrubado em combate no mesmo ano, passou o ano seguinte se recuperando dos ferimentos e em 1917 voltou ao combate, conseguindo a marca de 22 vitórias aéreas, que lhe valeram a Cruz de Ferro e a desejada medalha Pour le Mérite.

Nos meses finais do conflito, antes da rendição alemã, Goering comandava o famoso esquadrão Richthofen, homenageado com o nome do grande herói da aviação alemã, Manfred von Richthofen, o lendário Barão Vermelho.

Inconformado com a rendição alemã, a abdicação do Kaiser e as condições humilhantes do armistício, que considerou uma traição dos políticos ao povo, ao ser intimado a entregar seus aviões aos Aliados em dezembro de 1918, ele e outros oficiais fizeram aterrissagens forçadas com os biplanos, suficientes para causar o máximo de danos possíveis ao avião sem destruí-lo, para que os Aliados não recebessem máquinas de guerra em estado operacional.

Após a guerra , Hermann Goering continuou a voar , integrando a Força Aérea sueca em 1920. Na Suécia, conheceu aquela que se tornaria sua primeira mulher, Carin von Kantzow, casada há dez anos com um empresário sueco, de quem se divorciou para casar com Goering em janeiro de 1923, em Estocolmo.

Hermann Göring como oficial da SA em 1923Ele filiou-se ao então nascente Partido Nazista em 1922 e rapidamente ascendeu a posições importantes na hierarquia do partido e da SA, as tropas policiais e de choque antecessoras da SS, alcançando o posto de SA-Gruppenführer, caindo nas boas graças do líder Adolf Hitler.

Apreciadores da boa vida e ardentes nacionalistas, Goering e Carin ofereciam lautas recepções e reuniões em sua casa na Baviera às grandes personagens do partido como Hitler, Rudolf Hess, Alfred Rosenberg e outros. Apesar de sua habilidade na organização da SA, Goering sofreu sua primeira derrota como nazista quando do Putsch de Munique, em 1923, uma tentativa de tomar o poder na Baviera por parte de nazistas juntamente com generais heróis da I Guerra, sendo obrigado a fugir ferido para a Áustria com a mulher, para escapar da prisão. O ferimento a bala que sofreu e seu subseqüente tratamento, o transformariam num viciado em morfina; em 1925 foi internado num sanatório sueco para ser curado da profunda dependência que o deteriorava. Com o tempo, este vício o transformaria num obeso e deterioraria sua saúde .e dele só seria curado no fim da vida, na prisão de Nuremberg. Voltou à Alemanha apenas em 1927, em seguida a uma anistia política sancionada pelo Presidente Hindenburg.

Membro do Reichstag desde 1928, tornou-se presidente do Parlamento em 1932 e foi uma das figuras chaves na sua destruição física através de um grande incêndio, Gleichschaltung, que acabou instituindo a ditadura nazista na Alemanha. Nos anos seguintes, como colaborador-chave de Hitler, Goering baniu jornais católicos da Alemanha, perseguiu comunistas,[1] foi ministro em diversos escalões do governo nazista, articulou o rearmamento alemão visando a uma nova guerra de conquista e tornou-se comandante e primeiro Marechal do Ar da Luftwaffe em 1935. Em 1940, Hitler o proclamou seu sucessor e o promoveu ao posto único de Marechal do Reich (Reichsmarschall), a mais alta patente militar do Reich alemão. Também ocupou o cargo de Ministro da Economia do Reich, após o afastamento de seu titular por anos, Hjalmar Schacht.
Em 1945, no fim da guerra, com a Alemanha irremediavelmente derrotada, invadida a leste pelos russos e a oeste pelos demais Aliados, Goering, refugiado em Berchtesgaden, enviou a Adolf Hitler, isolado em Berlim em meio à luta final pela cidade, um telegrama propondo assumir a liderança do Reich como sucessor anunciado do Führer. Hitler considerou este ato uma grande traição e deu ordens para que Goering fosse preso pela SS, o retirou de seu testamento político e o expulsou do Partido Nazista.

Preso na Áustria, para onde tinha fugido, em 8 de maio de 1945, dia da rendição alemã, em condições físicas e mentais lamentáveis, foi encarcerado em Nuremberg, onde foi julgado junto com outros líderes nazistas durante 1945-1946. Em entrevistas ao psiquiatra Leon Goldensohn, Goegring refletiu, na prisão, sobre a ascenção do nazismo, repisou a tese da inferioridade de outros povos, como os russos, e declarou ser o maior opositor do Comunismo na Alemanha.[2] Recuperado de seu vício pelo tratamento dados pelos norte-americanos na prisão e de volta a seu brilho de orador e sua saúde física e mental, Goering atuou como líder dos acusados e defendeu-se vigorosamente durante o julgamento, mas as provas, testemunhos e evidências contra seus crimes o condenaram a morte pela forca, por crimes contra a humanidade, crimes contra a paz e crimes de guerra.

Ele foi o único nazista de alto-escalão que, de maneira documentada, autorizou o estudo e os preparativos da chamada Solução Final. Um memorando com sua assinatura foi apresentado no tribunal, onde ele ordena a Reinhard Heydrich que lhe seja submetido o mais rapidamente possível os detalhes práticos para a "desejada solução final da questão judia".

Tendo conhecimento da pena ainda solicitou ao tribunal que fosse fuzilado. Tal morte, ao invés da forca, referia-se ele, seria digna de um militar. Seu último pedido foi recusado pelo Tribunal de Nuremberg.

Na véspera de sua execução, sem que se saiba como ele a conseguiu e manteve-a em seu poder, Goering matou-se engolindo uma cápsula de veneno de cianeto de potássio.

Seu corpo foi cremado, juntamente com os outros 11, dos 21 réus acusados, cujas penas foram a morte por enforcamento. Posteriormente, as cinzas foram jogadas num rio de Munique, medida tomada pelos aliados para evitar um ponto de memorial neonazista, caso eles fossem enterrados.

Você quer saber mais?


http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal