quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Desvendando o Fascismo.



O nome deriva da palavra italiana fascio (em latim: fascis). A palavra, na Roma antiga , foi usada como símbolo da união dos combatentes. O símbolo fascista é o fasces romano, que significava poder do regime, especialmente o poder judicial. O termo latino fasces, na expressão fasces lictoris (em italiano, fascio littorio: "feixe de lictor") refere-se a um símbolo de origem etrusca, usado pelo Império Romano, associado ao poder e à autoridade. Era então denominado fasces lictoriae, por ser carregado por um lictor, o qual, na Roma Antiga, em cerimónias oficiais - jurídicas, militares e outras - precedia a passagem de figuras da suprema magistratura, abrindo caminho em meio ao povo.

Fascismo (italiano fascio, feixe, fasces, por sua vez do latim fasces, pl. 's fascista) é uma ideologia e um movimento político totalitário que surgiu na Europa entre guerras (1918-1939) em oposição à democracia liberal e projecto de estado socialista, contra a qual se apresenta como uma terceira via.
 
As razões para esta posição está em que a democracia liberal representada os valores dos vencedores da I Guerra Mundial , por outro lado o movimento sindical teve que se refere a recente Revolução Bolchevique.

Exalta a idéia de nação contra essa classe ou suprime individual dissidência política em favor de um partido único e do localismo em favor do centralismo. Habilmente utilizadas as novas mídias eo carisma de um líder que concentram todo o poder. Tire proveito dos sentimentos de medo e frustração para alimentá-lo através de coletiva à violência, repressão e propaganda, e move-se contra um inimigo comum (real ou imaginado, interna ou externa), que atua como um bode expiatório contra o qual a despejar toda a agressividade do impensadamente, conseguir a unidade e participação (voluntária ou por força) da população. É expansionista e militarista, utilizando os mecanismos de mobilização de irredentismo territorial eo imperialismo que havia sido experimentado por nacionalismo do século XIX.

O fascismo deveria, em qualquer caso, ser localizado de forma histórica, e não sintomático, como um movimento ideológico que desapareceu após a queda da Alemanha Nazista ea rendição da Itália.

Resultando em uma expansão de ambos socialismo, e do capitalismo, que depois dão lugar à guerra fria, foi a questão racial foi um conflito de ideologias.

Como estes movimentos são feitos classes populares durante e após a Guerra Fria, além de ser deixado amarrado a uma definição do socialismo, enquanto o fascismo se opõe a ele é claro que a própria definição de esquerda e direita já estão presentes desde o Guerra Civil Espanhola.

Origens do Fascismo

O conceito de regime fascista pode ser aplicado à sistemas políticos autoritários da Europa entre-guerras e impostos em todo o continente durante a Segunda Guerra Mundial, de uma forma notável, em primeiro lugar para a Itália de Benito Mussolini (1922) que abre o modelo, seguido pela Alemanha de Adolf Hitler (1933), que leva às últimas conseqüências, e fechando o ciclo, a Espanha de Francisco Franco (desde 1936) que dura muito mais tempo e se desenvolve a partir do período (até 1975 .) O fascismo na Alemanha nazista, nacional-socialismo ou adicionar um componente racial, tomado em uma segunda vez pelo fascismo italiano e de outros movimentos fascistas e fascistas, que a componente religiosa é muito mais importante, como Trevor-Roper foi capaz de definir o termo fascismo clerical (que seria o Nacional-espanhol).

A componente social do fascismo se destina a ser classe cruzada: ele nega a existência de interesses de classe e as tentativas de suprimir a luta de classes com uma política paternalista de somente a união dos trabalhadores e empregadores vertical e que obedecem as orientações acima, como em um exército. Esse é o corporativismo italiano ou o nacional sindicalismo espanhol. Nacionalismo econômico, com a autarquia uma gestão centralizada e adaptada como uma economia de guerra para a situação da crise de 1929. No entanto, não havia um sistema de fascista ou de estilo soviético, os planos de cinco anos, não é questão da propriedade privada ou modificação radical do sistema capitalista, mais de intervenção no mercado. Essas características servem como base para uma crítica (de ambos os materialistas e orientação liberal), que destaca a conveniência do fascismo para a burguesia.

Deste ponto de vista, você normalmente manter a movimentos fascistas entreguerras foram alimentados pelos poderosos classes economicamente (por exemplo, a classe média alta), para opor-se ao movimento operário e da democracia liberal. Apesar de uma certa simplificação, é geralmente considerado o fascismo como um movimento de direita e que os aliados do fascismo foram historicamente os poderosos classes econômicas mais. Apesar disso, certas características do fascismo italiano de socialismo de Estado, como Mussolini, antes do final da Primeira Guerra Mundial, era um ideólogo militante e líder dos trabalhadores do Partido Socialista, onde a cerveja eo fascismo, ainda pode difílcilmente considerar o fascismo como uma forma de socialismo.

O fascismo é um movimento de "totalitário" que se destina a intervir em todos os aspectos da vida do indivíduo. Na realidade, o fascismo surge com vocação para ir além das ideologias tradicionais e é apresentada como superação de todas as outras ideologias, está muito mais próximo do populismo (seja qual for a tendência ou a bandeira) que uma ideologia política específica.

Fascismo enfatizou o nacionalismo, mas sua apelação foi internacional. Emergiu mais forte, pela primeira vez em vários países, entre 1919 e 1949, principalmente na Itália, Alemanha e Espanha. Estritamente falando, a palavra fascismo é aplicado para se referir apenas ao futebol italiano, originalmente, foi criado, mas foi estendido para se aplicar a qualquer ideologia política semelhante. Da mesma forma, o Japão enfrentou durante o regime militar de 1930 que tinham fortes características fascistas. Os regimes fascistas também existiram em períodos diferentes de tempo em muitos outros países. Mesmo as democracias liberais, como a França ea Inglaterra tinham significativa movimentos fascistas durante os anos de 1920 e 1930. Após a derrota dos poderes da Roma-Berlim-Tóquio na Segunda Guerra Mundial, o fascismo sofreu um longo eclipse, mas nos últimos tempos voltou mais ou menos aberta no democracias ocidentais atuais, especialmente na França e na Itália.

Caracteriza-se como anti-, anti-liberalpartido, opondo-se a democracia, pluralidade e variedade. Exalta o sentimento irresponsável e promove a unidade do país, com tudo (totalitário). Economicamente promove um tipo de capitalismo corporativista.

O fascismo tem uma base racial na Alemanha pelo aumento dos nazistas, mas não na Itália, os nazistas construíram o mito da raça ariana superior de nórdicos origem (na verdade, os nazistas confundir a teoria de um indo-europeu povo original com pouco científico nórdicos teoria). Para executar este amálgama ideológica baseada em fontes mitológicas e literárias, bem como obras clássicas dedicado à consagração da desigualdade racial. A ideologia do partido nazista também se baseia em publicações e folhetos de um ocultista. Italiano leis raciais também adoptar uma segunda vez pela pressão dos nazistas. Além disso, o conceito alemão é alimentado por teses anti-semitas e superstições medievais de uma natureza romântica. O anti-semitismoe foi muito forte em muitas partes da Europa e os nazistas exploraram essa sensação à consciência. O resultado foi que em muitos casos os autores dos SS foram superados em número pelos soldados de países aliados, que tiveram de conter (por exemplo, da Roménia).

É controverso o papel da Igreja Católica muito a esse respeito: acusa Pio XII de calor, se não cumplicidade, por não condenar claramente o regime nazista ea perseguição aos judeus desde o início. Muitos criminosos de guerra da Segunda Guerra Mundial fugiu para a Suíça e Argentina, com a ajuda de padres católicos (alguns com passaportes do Vaticano e disfarçado de sacerdotes).

O fascismo despreza as instituições do Estado republicano substitui o voto como expressão da vontade popular, o maciço de expressão de apoio para o líder. e Hitler utilizou o referendo como uma arma nas relações internacionais: as suas decisões mais importantes são suportados pelo apoio maciço plebiscitos utilizados como ameaça: o líder fascista aparece como um porta-voz da nação unificada que fala com uma só voz. Isso reforça um outro dos seus elementos fundamentais: "a liderança carismática". O líder é quase divino e sua liderança não é racional: "Führer", "Duce", "Líder", etc. O fascismo não é considerado um valor de liberdade de expressão e de recurso sistemático à violência para ganhar poder ou permanecer nele, a violência tem um valor positivo para o movimento fascista é uma força de mudança, como a juventude, que também é exaltado. Mussolini, fundador do Partito Nazionale Fascista FNP, contra os princípios da Revolução Francesa de "igualdade, liberdade e fraternidade", o lema "acreditar, obedecer e lutar."

Fascismo realizou uma "nacionalização" da política e da linguagem adotada uniformes militares e dá grande valor para os símbolos e as grandes concentrações. Ele se opõe ao conceito de razão e queima de livros para provar isso. O fascismo é a força, vitalidade, energia e violência juvenil, não o pensamento racional. Os intelectuais são desprezados. O fascismo manipula as idéias de Friedrich Nietzsche sobre o poder da vontade e da criação do homem superior. tese de Nietzsche, no entanto, condenam o proselitismo e desprezar os fãs (veja Assim Falou Zaratustra). Em várias partes do mundo, apoiado por movimentos fascistas surgiram correntes ultramontana de fins nacionalistas. Em geral, descrito como um inimigo a uma conspiração internacional formada por judeus, comunistas e maçons (sinarquia) (embora nesta rede pode incluir qualquer organização que considere MNC) e contra os interesses do Estado-nação, como o capitalismo também gentrified e não relatam benefícios estado. A oposição à Maçonaria, que pode parecer anacrônica, mas responde a uma lógica de continuidade do tempo histórico em que a rede de custódia maçônica permanece invisível para as idéias do liberalismo. Os fascistas apoiar uma ideologia de luta entre os estados é resolvido pela introdução e expansão do mais apto.

O "imperialismo", entendida como uma política externa expansiva, é outra características clássicas do fascismo é geralmente baseada em mitos do passado, o que reforça seu caráter romântico, mais sobre religião do que ideologia. Os fascistas querem recuperar a glória do passado e os nomes dos respectivos regimes a que se referem ("Terceiro Reich"). Os fascistas reivindicar o território que consideram suas por direito histórico e seus líderes estão em conexão com a essência da mística ou sagrada.

Apesar de não ser militar fascista do governo de tudo, o termo frequentemente usado para descrever as ditaduras e os partidos e grupos que se expressam através da violência ou pregar autoritarismo e desprezo por aqueles que pensam da mesma maneira. Hoje, o termo "fascista" é associado com a extrema-direita e das idéias racistas e autoritárias. Em geral, é freqüentemente chamado de "fascista" a quem tenta impor pela força a sua opinião sobre a dos outros.

História do Fascismo

No "início" de que fala o fascismo para se referir ao movimento político autoritário de Benito Mussolini, mas é frequentemente aplicada por extensão a qualquer manifestação de autoritarismo. No entanto, um dos primeiros modelos fascistas, embora sem esse nome, foi criado na França no começo do século XX, o escritor Charles Maurras, com seu partido Action Française e seu embate grupo de jovens, que ele chamou de Camelots du Roi.

No final do século XIX, começou a tomar forma na Itália uma ideologia nacionalista e ultraconservadora chamava fascio. Após a Primeira Guerra Mundial, o país era pobre, o governo era fraco e tinha muitas queixas porque a Itália não concordou com as conclusões do Tratado de Versalhes.

Em 1919, Benito Mussolini canalizou o descontentamento popular e fundou o Partito Nazionale Fascista (PNF), caracterizada por sua oposição à ideologia política liberal eo comunismo. nobreza italiana usada para movimentos fascistas para desmantelar os trabalhadores organizados e simpatizantes se reuniram Mussolini foi, até que, em 1922, forçou o rei da Itália, Victor Emanuel III, para entregar o poder, que detinha o título de Duce (líder ).

idéias fascistas foram repetidos por quase todos os europeus e alguns países da América do Sul (Argentina), especialmente na Alemanha e em menor escala, na Espanha, que se tornaram importantes organizações fascistas como o Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nazi) e Falange espanhola , respectivamente.

Mussolini vontades entre os jovens capturados pelo grupo de camisas pretase Adolf Hitler teve sua camisas pardas, como Maurras modelo de continuidade. implantações Missa, organizada e disciplinada, faziam parte da liturgia fascista na Itália, Alemanha e Grécia.

Na Grécia, Ioannis Metaxas Geral estabeleceu um regime fascista em 1936 caracteres. Fascismo grego tinha muitas semelhanças com o fascismo italiano e alemão (o militarismo, a saudação romana, o intervencionismo, a doutrina racista e nostalgia de glórias passadas do país), embora algumas características como a distância. O período fascista na Grécia terminou em 1941 com a morte de Metaxas e da ocupação alemã.

Em Espanha, o general Francisco Franco tinha o apoio dos fascistas italianos e nazistas alemães para derrotar o exército republicano na guerra civil começou em 1936, e estabelecer uma ditadura que durou 36 anos e, inicialmente, teve o apoio do falangistas de cunho fascista. A aliança entre Hitler e Mussolini chamado Eixo Berlim - Roma foi um passo para a Segunda Guerra Mundial.

O fascismo em sua forma mais tradicional reapareceu no Ocidente nas décadas de 80 e 90 do século XX, sob o nome de fascismo, mas com formas não muito diferentes daquelas que tinham historicamente. Especialmente na Itália, surgiu após a II Guerra Mundial sob a forma de partido político Movimento Sociale Italiano (missão).

Você quer saber mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário