-

-

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O Jornal A Offensiva.

Imagem Fonte: Autor. Clique na imagem para ampliar

O Jornal A Offensiva, de circulação nacional, foi lançado no Rio de Janeiro em 17 de maio de 1934 e extinto em 19 de março de 1938. No começo de sua existência só podia ser adquirido através de assinatura, porém logo começou a ser vendido nas bancas de jornal pelo Brasil.
O periódico durante seus primeiros anos foi impresso nas oficinas gráficas do Jornal Diário de Noticiai, localizada no centro do Rio de Janeiro, como muitos outros matérias de divulgação da Acção Integralista Brasileira. O Chefe Nacional da AIB ocupava inicialmente o cargo de Diretor tendo sido substituído pelo Chefe Provincial Madeira de Freitas após alguns anos.
Inicialmente era vendido a 200 réis tendo tido varias variações durante o tempo. A venda do jornal possuía finalidade de financiar o pagamento dos funcionários e na divulgação da AIB.
Para a surpresa de muitos após a decretação do Estado Novo (1937-1945).

Autor: Guilherme Jorge Figueira

Você quer saber mais?

http://www.integralismorio.org

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"O Homem inventou a máquina. A máquina, agora, quer fabricar homens. E se um dia saírem homens do ventre das usinas, também os úteros das mulheres gerarão homens-máquinas, sem coração, sem afeto, meros aparelhos de produção..."

Plínio Salgado.