-

-

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O Integralismo na Cinemateca de São Paulo.

Arquivo Audiovisual sobre Integralismo presente na Cinemateca Paulista. O uso do cinema pelos partidos políticos brasioleiros nos anos 30 como disseminador de suas idéias.

Integralistas em Blumenau, Santa Catarina em 1936

A Cinemateca paulista possui um importante acervo de filmes dos mais diversos temas, entre eles destacasse as películas que retratam de alguma forma a Ação Integralista Brasileira (1932 - 1937), estes negativos foram enviados da Cinemateca do Rio de Janeiro para São Paulo a fim de ser mais bem conservada. Os arquivos dedicados ao Integralismo chegam atualmente a um total de 32 películas muitas delas abertas ao publico e aos pesquisadores sobre o tema, entre elas se destacam os filmes do órgão criado pela AIB para divulgar a doutrina denominada SIGMA FILME. Esta secretaria ligada a pasta de propaganda foi de grande importância para a divulgação da doutrina dos camisas-verdes.



Imagens do movimento integralista fazem parte dos primórdios do cinema catarinense, período vivido por Baumgarten. FOTOS DIVULGAÇÃO( Imagem inserida por Construindo História Hoje).


O Cinema foi usado pela Ação Integralista Brasileira como um canal de aproximação da sua doutrina com o homem comum, através de imagens que retratavam manifestações das mais diversas possíveis se poderia vislumbrar um pouco das atividades dos camisas-verdes. Portanto o uso do cinema pela A.I.B foi mais um importante canal de divulgação da doutrina do Sigma.

Alguns dos cinegrafistas que produziram estas imagens foi o cineasta catarinense Alfredo Baumgarten, este cineasta foi preso durante a perseguição aos Integralistas pelo Estado novo em 1938, infelizmente devido a enchente que ocorreu 1950 seus arquivos praticamente foram todos perdidos restando poucos negativos os quais se encontram hoje na Cinemateca. Podemos hoje analisar estas imagens com um outro olhar, um olhar romântico aonde vemos que a luta por um Brasil Integral esta cada dia mais perto.

Para os interessados em visitar a Cinemateca Paulista devem se encaminhar para o endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo - SP.

http://www.cinemateca.com.br/ ou para ter acesso a alguns filmes produzidos pela AIB, acesse: www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=l3RuX8XG9hk


Autor: Guilherme Jorge Figueira


Você quer saber mais?


http://www.integralismorio.org

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"O Homem inventou a máquina. A máquina, agora, quer fabricar homens. E se um dia saírem homens do ventre das usinas, também os úteros das mulheres gerarão homens-máquinas, sem coração, sem afeto, meros aparelhos de produção..."

Plínio Salgado.